• Nenhum resultado encontrado

5 ANÁLISE DOS DADOS

5.2 Análise e discussão dos resultados

5.2.1 Dimensão individual do sentido do trabalho

5.2.1.2 Alienação

A Figura 2 demonstra a unidade de contexto „alienação‟. Como pode ser observado, foi mencionada, em 16 oportunidades, que há clareza e conhecimentos dos objetivos do trabalho para os entrevistados. Em contrapartida, houve 12 menções quanto ao desconhecimento do trabalho ou sua clareza de objetivos, totalizando 28 ocorrências da unidade alienação.

Figura 2 – Dimensão individual do trabalho: Alienação

Fonte: Elaborada pela autora.

Para que se obtivesse uma resposta mais ampla sobre a alienação do trabalho na coleta de resíduo domiciliar, sob a perspectiva do trabalhador, foi solicitado que o entrevistadofizesse uma breve descrição de seu trabalho, adicionando as perguntas: Quando você exerce uma atividade/tarefa, você sabe por que está fazendo aquilo? Você sabe para que o seu trabalho é útil?

De modo geral, percebeu-se que os entrevistados conhecem muito superficialmente sobre o processo de trabalho realizado, e muito menos sobre o produto final de seu trabalho e os impactos que sua atividade pode causar. Em alguns casos até desconhecem o teor de seu trabalho, como é colocado pelo Trabalhador 9 “Não sei (quando exerce uma atividade/tarefa, por que está fazendo essa aquilo). É uma função que quando

você entra na empresa já tem aquela função.”Ou minimizam-no, como o Trabalhador 4, “Não sei! Só nesses pontos que eu já falei, na limpeza e para diminuir as doenças.” Ou ainda ponderam, como fez o Trabalhador 10, “Meu trabalho é útil, porque sei lá! Mas eu creio que sim. Eu acho que seja útil, mas tem muita gente ainda que não considera isso como um trabalho útil.”

Percebeu-se nas falas que os mesmos entendem apenas sobre a tarefa executada pontualmente, apesar de apresentarem um conteúdo substancial na descrição da utilidade da atividade, muitos ainda citaram ser por obrigação. Por exemplo, as falas do Trabalhador 11: “Sei (por que o trabalho é útil). Para benefício da cidade, da população e até pra mim mesmo que tá exercendo o trabalho. Trabalho pra todo mundo.”; e do Trabalhador 12: “Eu acho que é útil porque é uma necessidade diária, né! A gente tem que tá ali todo dia, todo dia a gente tem que tá. A gente ficou 4 horas (sem coletar) e ficou meio mundo de coisa, imagina se a gente fica um dia completo”.

Além dessas, surgiram colocações como as destacadas a seguir:

Sei, obrigação (por que está exercendo a tarefa)! Primeiramente obrigação e dever! Primeiramente não pensar só em mim, mas também na empresa, né! Primeiramente se ela botou eu aqui é porque ela também confiou em mim pra eu fazer a obrigação dela. Primeiramente ela serviu pra eu dá alimento pra minha família e também pra poder ajudar ela no decorrer da caminhada, todo mundo, né! (Trabalhador 7). (Por que está exercendo a tarefa) Porque é uma coisa que é o que eles passam pra gente e a gente faz todos os dias, diariamente e a gente já tá mentalizado. É uma tarefa já certa. Já sai de casa sabendo o que tem que fazer todo dia sem ninguém tá mandando, né!(Trabalhador 10)

Em contrapartida, apesar das 16 citações positivas sobre alienação, apenas dois trabalhadores possuíam conhecimentosa mais e clareza sobre seu trabalho, além da atividade, de maneira mais abrangente e significativa, citando os benefícios de seus serviços à empresa e à sociedade.

Sim (quando exerce a atividade/tarefa sabe por que está fazendo aquilo). A qualidade, a limpeza.Ajudando a população e até a mim mesmo a se conscientizar de não fazer coisas erradas, que até antes eu poderia tá fazendo, por não está fazendo essa atividade, mas eu por estar nessa atividade eu procuro fazer em casa diferente. Mudou bastante a rotina da minha vida em casa em relação a isso e procuro passar pro próximo também. [...] Saúde, né! (Para que é útil seu trabalho). Aqui nós somos tratados ou era pra ser tratados como agentes de saúde, entendeu! Tirando o que não presta da sua residência, os moradores até tentando nos ajudar também, separando as reciclagens para outras pessoas irem buscar, como já tá até colocando os ecopontos, para você na sua residência. Se você recicla bastante, gasta muito plástico, assim, essas coisas botar separadinho,pra não ir totalmente pro lixo, pra demorar mais a separação, entendeu! E separando num canto, você pode ligar pra uma pessoa do ecoponto pra ir buscar e pra dar o destino certo, correto. (Trabalhador 8).

Sei (quando exerce a atividade/tarefa sabe por que está fazendo aquilo). Para limpar a cidade, atender bem a população. [...] Com certeza (para que o trabalho seja útil). Principalmente assim, nosso trabalho seria melhor se a população seguisse a separação, a reciclagem. Porque a gente trabalha já pra isso, para limpar, despoluir o planeta, pra gente viver mais e viver mais bem, mas como a população às vezes alguns separam outros não. Mas o objetivo é esse. E até a empresa, até então tem uns projetos dela ai para diminuir mais os gases, essas coisas e pra fazer a reciclagem. Mas o objetivo é esse. (Trabalhador 14).

Tamayo e Paschoal (2003) afirmam sobre a realização das tarefas que “a motivação no trabalho, por exemplo, manifesta-se pela orientação do empregado para realizar com presteza e precisão as suas tarefas e persistir na sua execução até conseguir o resultado previsto ou esperado”.

Segundo Oliveira et al (2004), compreender os objetivos da atividade que está desenvolvendo, permite ao trabalhador atribuir sentido a tarefa que está executando. Portanto, realizar um trabalho sem saber qual seu objetivo, confere um sentimento de inutilidade ao trabalhor. Sem ter a visão do seu trabalho como um todo, como instrumento necessário à concretização de um fim específico, o indivíduo pode alienar-se do seu trabalho.

Para considerar um trabalho alienante, percebe-se que o indivíduo não consegue identificar todo o processo da atividade, desde sua geração até conclusão e perceber que o trabalho tem sentido, de modo a contribuir para o ambiente social, a autonomia, a liberdade e a independência para determinar a forma como executará suas tarefas, conforme identificado na análise sobre a unidade de contexto „alienação‟.

Documentos relacionados