• Nenhum resultado encontrado

6. DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA EDUFSCAR

6.2 Ambiente organizacional externo da EdUFSCar

Conforme já evidenciado com o levantamento histórico da EdUFSCar, é no ambiente externo que a Editora enfrentará no atual momento seus maiores desafios, em razão de já ter alcançado boa evolução em seu ambiente interno. Com a análise do ambiente externo, serão levantadas as oportunidades do negócio e as ameaças a ele.

6.2.1 Oportunidades

Gráfico 11. Oportunidade – ambiente geral.

Fonte: elaborado pelo autor.

Considerando o ambiente geral, foram apontados seis itens como oportunidades: otimismo econômico; estabilidade da inflação; políticas públicas; projeto “Preço Fixo”; livro digital; e avanços tecnológicos. Nenhum desses itens foi considerado, de forma unânime, de importância alta pelos participantes. São aspectos que influenciam no negócio do livro, porém não sinalizam oportunidades latentes para eles.

0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5

Otimismo econômico Estabilidade da inflação

Políticas públicas Projeto "Preço Fixo" Livro digital Avanços tecnológicos

Ambiente geral

Gráfico 12. Oportunidade – ambiente operacional.

Fonte: elaborado pelo autor.

Outro aspecto das oportunidades, o ambiente operacional, incluiu os seguintes itens: falência de grandes redes de livrarias; concorrência do mercado; crescimento dentro da própria universidade por meio do interesse de professores; crescimento em outros campi; crescimento do número de clientes; novo site com interface mais comercial; comércio on-line; diversidade de produtos (camiseta, caneca, lápis, caneta, chaveiro, mochila); aproveitar mais a estrutura da universidade; aproveitar empresas juniores da UFSCar para fazer o marketing; crescimento de vendas no investimento em marketing; aproveitar temas que estão em evidência na sociedade para lançamento de livros; e parcerias com editoras universitárias e comerciais. Nesse quesito, cinco itens foram apontados por todos os participantes como de importância alta: crescimento dentro da própria universidade por meio do interesse de professores; crescimento do número de clientes; aproveitar mais a estrutura da universidade; aproveitar empresas juniores da UFSCar para fazer o marketing; e crescimento de vendas no investimento em marketing. Tais aspectos do ambiente operacional permitem verificar oportunidades de crescimento a partir da própria universidade e de sua estrutura, mostrando-se mais viável em razão do nicho de mercado que se abre com a falência das grandes redes de livrarias, considerando alguns dos tópicos não unânimes como formas de alcançar as oportunidades, pensando no site, na diversidade de produtos e nas parcerias.

0 1 2 3 4 5 6 Ambiente operacional

6.2.2 Ameaças

Gráfico 13. Ameaça – ambiente geral.

Fonte: elaborado pelo autor.

As ameaças apontadas pelos participantes, quanto ao ambiente geral, foram sete: redução do poder de compra das pessoas; medo de nova crise econômica; vago plano econômico do novo governo; vaga política do novo governo; novo ministro da educação; Amazon; e diversas opções de entretenimento (games, canais por assinatura, serviços de vídeo via streaming) a preços populares e ao alcance das mãos. Dentre elas, uma foi apontada de forma unânime pelos participantes como de importância alta: a redução do poder de compra das pessoas. E verifica-se como unânime por ser um aspecto fático que interfere diretamente na escolha de consumo das pessoas por bens de primeira necessidade. Os outros aspectos, embora ameaças, podem ser sazonais e limitantes indiretas ao negócio do livro.

0 1 2 3 4 5 6 Redução do poder de compra das pessoas

Medo de nova crise econômica Vago plano econômico do novo governo Vaga política do novo governo Novo ministro da educação

Amazon Diversas opções de entretenimento (games, canais por assinatura, serviços

de vídeo via streming) a preços

populares e ao alcance das mãos

Ambiente geral

Gráfico 14. Ameaça – ambiente operacional.

Fonte: elaborado pelo autor.

Quanto ao ambiente operacional, foram elencados quatro itens como ameaças: diminuição do apoio financeiro de instituições como FAPESP, CNPq e CAPES para publicações de livro em virtude de novas políticas adotadas; diminuição do número de livrarias; crescimento de editoras independentes; e dependência de empresas prestadoras de serviço para administrar a hospedagem, a compra e a venda de livros digitais. Dentre os aspectos listados, a um foi atribuída importância alta de maneira unânime: diminuição do apoio financeiro de instituições como FAPESP, CNPq e CAPES para publicações de livro em virtude de novas políticas adotadas. Verificar-se tal ameaça como de alta importância, fruto de mudanças nas políticas adotadas, visto que apontado como ponto forte de alta relevância tal apoio financeiro dessas agências de pesquisa, representando grande insumo ao negócio da produção editorial universitária.

Em síntese, os quatro gráficos anteriores demostraram, dentro do ambiente externo da EdUFSCar, as oportunidades e ameaças na visão de cinco funcionários dessa instituição. Mais uma vez, de todos os itens mencionados dentro das duas subdivisões, serão selecionados apenas aqueles que tiveram votação unânime (cinco votos) para a realização da matriz SWOT. Percebe- se, no total, que foram sete itens de comum acordo que serão relacionados na próxima seção, sem, contudo, deixar de considerar a relevância de todos os aspectos levantados pelos participantes como oportunidades e ameaças, os quais devem ser também considerados no

0 1 2 3 4 5 6

Diminuição do apoio financeiro de instituições como Fapesp, CNPq e Capes para publicações de livro

em virtude de novas políticas adotadas

Diminuição do número de livrarias Crescimento de editoras independentes

Dependência de empresas prestadoras de serviço para administrar a hospedagem, a compra e a venda de livros digitais

Ambiente operacional

plano de gestão, como oportunidades a serem aproveitadas e ameaças a serem atacadas conforme a possibilidade da gestão.