• Nenhum resultado encontrado

Após a realização dos testes de percepção, procedemos às análises acústicas. Essas análises foram realizadas com o auxílio do software PRAAT®. Nesta seção, descreveremos os procedimentos metodológicos adotados nessas análises.

como pistas de expressão dos diferentes estados afetivos do falante. Goldman e outros (2007) pontuam que parâmetros como frequência fundamental, duração e intensidade são aspectos importantes a serem contemplados num estudo prosódico. No quadro abaixo, podemos vê-los sintetizados, conforme Antunes (2007):

Quadro 5: Parâmetros prosódicos para a expressão de atitudes.

Fonte: ANTUNES, 2007, p. 110.

A partir da proposta apresentada no quadro acima, optamos por analisar e descrever o comportamento da curva de frequência fundamental, da duração, da intensidade e, ainda que apenas perceptivamente, da qualidade de voz na expressão das atitudes aqui estudadas. Nossas análises seguiram os procedimentos metodológicos adotados em alguns dos estudos citados ao longo deste trabalho (ANTUNES, 2007; AZEVEDO, 2007; OLVIEIRA, 2011; ANTUNES, AUBERGÉ, SASA, 2014; FERREIRA, 2015).

Um dos aspectos mais explorados num estudo prosódico diz respeito às variações de frequência fundamental, uma vez que mudanças significativas foram encontradas nos valores medidos nesse parâmetro na expressão de atitudes no PB e em outras línguas. Nesse sentido, acreditamos que este é um parâmetro importante a ser descrito, ao caracterizarmos as atitudes presentes nos momentos de ataque e de desqualificação dos adversários políticos nos debates político-eleitorais televisionados analisados. Assim, observamos o comportamento da F0 no que respeita:

- aos pontos descritivos da curva: inicial, final, mínimo e máximo; - à média de F0;

- à tessitura do enunciado, obtida a partir da diferença entre o valor máximo e o valor mínimo da F0.

Em relação aos movimentos melódicos, foram realizadas medições nos pontos inicial e final do movimento final de cada frase, alinhado à última sílaba tônica do enunciado. Além do movimento final, outros movimentos que se mostraram relevantes para a caracterização das

atitudes estudadas foram tomados, tais como os de ênfase, que geralmente são movimentos complexos (ascendente-descendente ou descendente-ascendente). Nesses movimentos, foram medidos os valores inicial, médio e final. Além disso, consideramos as taxas de variação melódica dos movimentos finais (TVM), calculadas pela amplitude de variação melódica dividida pela duração total do movimento, como feito por Antunes (2007). Todas essas medidas, bem como as médias dos pontos de F0, foram extraídas manualmente do software PRAAT® e serão apresentadas em semitons/100 Hz (st/100Hz), uma vez que essas unidades são relativas e favorecem a comparação da F0 entre os locutores e também por estarem relacionadas à percepção.

Após as medições, os dados passaram por tratamento estatístico descritivo, no qual foram calculadas as médias de cada item, além do desvio padrão. Na figura 5, podemos ver um exemplo de como as medições de F0 foram realizadas no PRAAT.

Figura 5: Onda sonora, espectrograma, curva de F0 e tiras da grade de textos com a rotulação da atitude,

a transcrição ortográfica, a segmentação silábica e a transcrição fonética das sílabas, a marcação das tônicas, os valores de F0, osmovimentos melódicos finais e os de ênfases, os valores e a duração dos

movimentos do enunciado “O candidato do PT está sonegando fatos”, dito por Pimenta da Veiga, no debate transmitido pela TV Alterosa, em 23 de setembro de 2014.

Na figura 5, há sete tiras da grade de textos, nas quais foram inseridas anotações durante as análises acústicas. Na primeira delas, encontramos a rotulação da atitude a ser estudada; na segunda caixa, encontramos a frase dita pelo locutor, transcrita ortograficamente; na terceira, apresentamos a divisão silábica do enunciado e as sílabas transcritas foneticamente; na quarta linha, marcamos as sílabas tônicas; na linha de número 5, encontram-se os valores inicial, final, mínimo e máximo de F0; na sexta linha, marcamos os movimentos melódicos finais e os de ênfases, indicados pelas setas; nas duas últimas linhas encontram-se, respectivamente, os valores inicial e final e a duração de cada movimento.

O segundo parâmetro prosódico observado neste trabalho foi a duração, que também tem sido descrita como importante para a expressão de atitudes nos trabalhos revisitados. No que respeita às medidas realizadas, foram calculadas as taxas de articulação (TA), que consiste na divisão das sílabas enunciadas pelo tempo total da enunciação, desconsiderando as pausas, as taxas de elocução (TE), calculadas a partir da divisão das sílabas pelo tempo total de enunciação, incluindo o tempo das pausas. Essas medidas foram dadas em sílabas por segundo (síl/s). Foi observada também a duração das sílabas proeminentes, procurando estabelecer alguma relação entre essas sílabas enfatizadas e a expressão das atitudes. Além disso, observamos a presença de prolongamentos silábicos e de pausas que pudessem caracterizar as atitudes estudadas, bem como a duração desses elementos. Essas medidas foram dadas em milissegundos (ms). Após as medições, obtivemos a média dos valores obtidos com o auxílio do programa Excel e também o desvio padrão.

Outro aspecto prosódico que também contribui na expressão das atitudes é a intensidade. Como mencionamos no primeiro capítulo, a análise desse parâmetro requer alguns cuidados que muitas vezes não dependem do pesquisador em dados já produzidos em situação natural, como aqueles que usamos para este trabalho. Alguns ruídos que podem ser captados pelo microfone durante as gravações dos dados, por exemplo, podem interferir na qualidade do sinal acústico, modificando os valores médios desse parâmetro. Como os dados aqui analisados foram obtidos de debates político-eleitorais previamente gravados, não foi possível controlar essas questões. Desse modo, realizamos observações mais gerais no que respeita à intensidade, apresentando os valores médios desse parâmetro por enunciado, obtidos também com o auxílio do PRAAT®. Essas medidas foram dadas em decibéis (dB).

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Neste capítulo, apresentaremos e discutiremos os resultados encontrados a partir das análises dos dados. Na primeira seção, trataremos dos resultados do teste de percepção. Na segunda seção do capítulo, passaremos às análises discursivas e acústicas, no que respeita à desconstrução do ethos em alguns momentos dos debates analisados, quando encontramos a expressão das atitudes de ataque (crítica e ironia). Do ponto de vista acústico, as expressões atitudinais serão comparadas a enunciados neutros, cujas médias serão apresentadas junto aos resultados obtidos para as atitudes. Além disso, apresentamos, ao longo das discussões, algumas considerações gerais sobre as construções ethicas dos candidatos nesses momentos. Salientamos que essas observações sobre as construções do ethos de cada candidato presente nos debates não é, sobremaneira, um estudo exaustivo acerca do leque de opções de imagens que podem ser construídas ao longo dos debates analisados, mas sim observações gerais apresentadas a fim de compor o entendimento das análises posteriores.