• Nenhum resultado encontrado

4.2 Análise discursiva e perceptiva

4.2.1 Teste piloto

Como previsto em nossos objetivos, uma das etapas metodológicas deste trabalho consistiu na aplicação de um teste perceptivo, com vistas a confrontar a percepção do pesquisador e de outros falantes de PB no que respeita à rotulação das atitudes feitas previamente. Entretanto, para que pudéssemos proceder ao teste de percepção, realizamos um teste piloto, a fim de verificar, por exemplo, se o número de repetições de cada trecho seria suficiente e se o tempo de resposta para o reconhecimento de cada atitude ouvida seria adequado11.

O teste piloto foi realizado em uma das salas de aula do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP. Para esse teste, contamos com a participação voluntária de quatro alunos do mestrado em Letras: Estudos da Linguagem e dois alunos do curso de Letras, todos estudantes da UFOP. Conforme orientações éticas para a pesquisa12, os voluntários tiveram esclarecimento do que seria feito, os riscos em participar do teste, as contribuições para os estudos prosódicos etc. e concordaram em participar, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (ver a seção Apêndices).

Durante o teste, foram reproduzidos os áudios dos 53 trechos escolhidos pelo pesquisador em que os locutores expressavam, conforme a rotulação incialmente atribuída, neutralidade, ironia ou crítica. Além desses três rótulos, acrescentamos as opções de admiração, interesse e autoridade ao conjunto de possíveis respostas, totalizando seis atitudes. Essas opções foram acrescentadas a fim de não enfatizar desde o início do teste aquilo que estava sendo pesquisado. A tarefa dos juízes consistia em assinalar, nesse conjunto de respostas fechadas, qual(is) atitude(s) melhor descreveria(m) o que tinha sido ouvido. Os trechos foram reproduzidos 3 vezes com intervalos de 30 segundos para que os participantes marcassem a resposta. Esses trechos foram transcritos ortograficamente pelo pesquisador e um exemplo dessa transcrição pode ser visto a seguir, junto com um conjunto de respostas.

11 Essas e outras questões foram propostas no exame de qualificação, bem como a sugestão para realização desse

teste piloto. Agradecemos à professora Dra. Adriana Silvia Marusso pelas contribuições.

12

O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Ouro Preto (CEP-UFOP) e aprovado pelo Comitê em 26 de abril de 2015, sob o número de parecer consubstanciado 1.035.679. (Ver a seção Anexos)

Candidato, especializado tem que ser o estado. Saúde não é mercadoria. Não dá pra nós ficarmos terceirizando através das parcerias público-privadas.

( ) interesse ( ) ironia ( ) crítica ( ) admiração ( ) neutro ( ) autoridade

Antes que os trechos fossem reproduzidos, o pesquisador apresentou as definições de cada atitude presente no teste de múltipla escolha por meio de leitura. Essas definições foram elaboradas a partir do que é apresentado na literatura da área sobre cada atitude e em dicionários de língua portuguesa. As definições apresentadas pelo pesquisador foram as seguintes:

- Interesse: além de apresentar uma opinião, o locutor demonstra um maior desejo em obter alguma informação. Conforme o dicionário Houaiss (2009), o interesse diz respeito ao que é importante, que é útil ou vantajoso.

- Ironia: diz respeito ao momento em que o locutor enuncia exatamente o oposto do que pretende ou ainda diz literalmente o que é pretendido com uma modalização diferente, quebrando a expectativa do ouvinte. Em outras palavras, o significado pretendido difere ou se opõe ao que seria usual (CHEANG; PEEL, 2007; FERREIRA, 2015).

- Crítica: o locutor emite uma opinião e faz um julgamento (desfavorável na maioria das vezes) sobre o assunto ou sobre o interlocutor (ANTUNES, 2007). No dicionário, a crítica é definida como ação ou efeito de depreciar, censurar ou condenar.

- Neutro: trata-se do trecho em que nenhuma atitude está presente, isto é, o locutor objetiva dar ou receber alguma informação, a partir do que enuncia sem expressar determinada atitude (ANTUNES, 2007).

- Admiração: no dicionário, a admiração é definida como um forte sentimento de prazer diante de alguém ou de algo considerado extraordinário; sentimento que traduz respeito, consideração ou veneração por uma pessoa (HOUAISS, 2009).

- Autoridade: transmite uma mensagem de ordem sem dar razão ou algum argumento de justificação (SOUZA, 2007). No dicionário, a autoridade é definida como direito ou poder de ordenar, de decidir, de atuar, de se fazer obedecer.

Os resultados do teste piloto nos mostraram algumas lacunas no que respeita à metodologia que vinha sendo adotada. Em 96,22% dos trechos apresentados foram reconhecidas mais de uma atitude e, com base nesse resultado, verificamos que em trechos muito longos muitas atitudes poderiam ser encontradas. A partir desse resultado, optamos por

permitir que os participantes marcassem apenas uma opção no conjunto de respostas durante o reconhecimento das atitudes no segundo teste, que seria realizado futuramente. Pensando ainda no segundo teste de percepção, outras ações foram realizadas, tais como a redução de alguns trechos, a marcação da frase alvo, ou seja, da frase a ser submetida à análise acústica, e a repetição, na transcrição, de trechos em que havia mais de uma frase alvo.

Ao final, pedimos que os participantes registrassem, na última parte do questionário, suas impressões acerca dos procedimentos do teste de percepção, julgando, por exemplo, se o número de repetições de cada trecho e se o tempo dado para as repostas foram suficientes. Entre as sugestões dadas, os juízes sinalizaram que não seriam necessários 30 segundos para marcar as respostas nos questionários e, então, optamos por reduzir no segundo teste o tempo de resposta. Acreditamos que essa mudança foi importante, pois o tempo de duração total do experimento também foi reduzido, mantendo os juízes atentos por mais tempo.

Outra contribuição importante apresentada pelos estudantes que participaram do teste piloto foi que, nessas anotações, eles sinalizaram que em alguns momentos poderia haver uma rotulação diferente daquela proposta pelo pesquisador, tais como acusação, ofensa e provocação em trechos rotulados previamente como críticos. Em trechos em que o pesquisador atribuiu o rótulo de ironia, os juízes reconheceram outras atitudes, como sarcasmo. Acreditamos que essas atitudes são bastante próximas, o que talvez justifique as rotulações atribuídas por outros falantes nativos de PB e, por isso, optamos por agrupá-las em seus respectivos rótulos.

Após as alterações metodológicas mencionadas acima, realizamos o teste de percepção dessa vez com um novo grupo de juízes. Na subseção seguinte, passaremos às considerações desse teste.