• Nenhum resultado encontrado

Análise das APT no livro didático de História – Coleção 05: nem quantidade, nem qualidade

O livro didático de História, por nós identificado como Coleção 05, pouca ou nenhuma contribuição traz para o aluno do EM no que diz respeito ao desenvolvimento da proficiência de produção de textos escritos, se levarmos em consideração tão somente a intenção dos autores na proposição de atividades de produção de textos. Como relatamos no capítulo anterior, nesta coleção encontramos apenas cinco APT, e essa quantidade é realmente pouco significativa se considerarmos o fato de que a coleção deverá ser usada ao longo dos três anos do EM.

Contudo, sabemos que há aspectos da escrita que extrapolam os limites da produção de textos propriamente dita, sobretudo aqueles aspectos relacionados ao conteúdo da escrita, os aspectos da informatividade e da interdiscursividade, que são determinantes no processo de produção de qualquer texto. Por isso mesmo, não podemos, de modo algum, afirmar ser totalmente nula a contribuição de um LDEM, em seu conteúdo como um todo, para o desenvolvimento da proficiência de escrita pelos seus usuários. A esse respeito, se observarmos atentamente a descrição das seções de atividades do final de cada capítulo do livro de História em análise, conforme fizemos no capítulo anterior, perceberemos pelo menos duas contribuições importantes dessa coleção didática: a presença de sugestões bibliográficas para ampliação dos conhecimentos adquiridos no capítulo, o que, consequentemente, serve para ampliar as habilidades de leitura e, quiçá, estimular o hábito de ler, caso as sugestões sejam aceitas e as referências adquiridas. A outra contribuição é a indicação de filmes, que varia, como dissemos, entre três e quinze títulos, o que, por certo, serve para ampliar a visão

de mundo dos alunos do EM através de um material semiótico que, por entretenimento, favorece a reflexão e a criticidade.

Em se tratando das cinco APT, conforme aparecem neste livro de História, a análise delas nos permite concluir, em palavras simples, que elas são, sem rodeios, pobres! Os gêneros sugeridos para a produção, identificados sob as rubricas de comentário, síntese, análise comparativa, paralelo e cronologia apresentam-se frágeis até mesmo em sua concepção, pois não oferecem ao aluno do EM nenhuma indicação, nem mesmo por um exemplo, do que venha a ser o gênero, sua estrutura, tipos textuais em predominância, sua funcionalidade, modos de circulação etc. O pressuposto é o de que o aluno do EM já tenha pleno conhecimento do gênero e que no próprio ato de fazê- lo se circunscreveriam sua relevância e justificativa do porquê de o aluno ter de executá- lo. Os elementos linguísticos presentes nos enunciados das APT nos dão conta desse ponto de vista. Em todos os exemplos transcritos no capítulo anterior, as APT 08, 09, 10 e 11, percebemos a mesma estrutura enunciativa: “Faça um comentário...”, “Faça uma síntese...”, “Faça uma análise comparativa...”, “Faça um paralelo...” Faça! Essa é a única possibilidade e indicação sobre o gênero deixada à disposição do aluno. O que é, por que, para que, para quem e como parecem não fazer diferença no processo de produção de textos. Certamente, o resultado advindo desse tipo de atividade é um “texto” desprovido de autenticidade, feito tão somente para atender à condição escolar de uso da linguagem desprovido de relevância, próximo ao nonsense! A análise das APT presentes na Coleção 05 apresenta os seguintes resultados:

No que se refere ao quesito tipologia textual, não há diversidade de gêneros e nem de tipos textuais, nem tampouco diversidade de variedades e registros adequados à situação de produção. Quanto ao quesito condições de produção, podemos assinalar a negatividade em todos os seus constituintes, exceto pelo fato da existência da indicação do gênero a ser produzido. Mas, não podemos deixar de pontuar, contradizendo esse fator positivo, a insuficiência de dados, visto que, lembramos, são apenas cinco APT. A mesma situação do quesito que acabamos de explicitar pode ser percebida quanto à contribuição para a construção da textualidade pelo aluno, sem nada que possamos perceber de positivo. Diante disso, enquadramos essas APT na categoria de meros exercícios escolares e talvez nem seria mesmo adequado continuarmos nos referindo a elas como atividades de produção de textos, já que trazem pouca contribuição à textualidade.

Os demais quesitos, formulação das propostas e avaliação dos textos produzidos também apontam para a negatividade. Poder-se-ia questionar sobre o item clareza e correção na formulação das propostas, pois não há truncamentos ou ambiguidades na formulação das cinco APT em análise. Contudo, a imprecisão na indicação do gênero torna a APT pouco clara em relação aos seus propósitos – O que é mesmo um paralelo? Qual a diferença entre paralelo e análise comparativa? Essas conclusões encontram-se configuradas no Quadro 03, a seguir:

QUADRO 03 – SITUAÇÃO DAS APT NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA – COLEÇÃO 05

ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA – COLEÇÃO 05

PRESENÇA /AUSÊNCIA

DAS CARACTERÍSTICAS A SEGUIR E IDENTIFICAÇÃO DAS APT.

Tipologia textual

Sim Não APT

Diversidade de gêneros e tipos textuais

X Diversidade de variedades e registros adequados

à situação de produção X

Condições de produção

Explicitação da situação de produção do texto:

a) indicação de objetivos para a produção X b) indicação de destinatários para o texto X c) indicação do contexto social de circulação do

texto X

d) indicação do veículo ou suporte X

e) indicação do gênero textual X 8, 9, 10, 11

f) indicação da variedade e/ou registro X Proposta de socialização dos textos produzidos X

Contribuição para a construção da

textualidade pelo aluno

Contribuição para a elaboração temática X Contribuição para construção da forma

composicional do texto X

Contribuição para a elaboração do texto de

acordo com as convenções da escrita X

Contribuição para as operações exigidas na

produção: X

a) propostas de planejamento X

b) proposta de revisão de texto X

c) proposta de reelaboração de textos X

Formulação das propostas

Adequação em relação aos objetivos X

Variedade na formulação X

Clareza e correção na formulação X

Progressão nas atividades X

Avaliação dos textos produzidos

Presença significativa de propostas de

autoavaliação X

Presença de proposta de avaliação coletiva, na

sala de aula X

Presença de sugestão de leitura / avaliação por

3.5 Análise das APT no livro didático de História – Coleção 06: a quantidade