• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3: ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS E NOVAS TECNOLOGIAS:

3.3 Análise das postagens: o conteúdo diário das campanhas

postagens dos blogs de todos os candidatos estudados no período de seis de julho a três de outubro de 2010. Para isso as informações foram categorizadas em um livro de códigos, com apresentação a seguir dos seguintes itens: o tipo da postagem, se em forma de texto, áudio, vídeo ou/e foto, podendo haver em uma única postagem a presença de todos os tipos de formato ou apenas um. Também foi analisado o tipo de autor que é identificado nos blogs por seus responsáveis, se é candidato/responsável pelo blog, autor não identificado, internauta, eleitor, militante do partido, filiado ao partido, militante de outro partido ou imprensa tradicional.

Para melhor compreensão do conteúdo das postagens é analisada a valência predominante (positiva, negativa, neutra ou equilibrada) e o tema principal abordado no post, categorizado em Campanha Eleitoral, Político-institucional (temas que envolvem órgãos do Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário e Sociedade Organizada), Economia, Política Social (todas as políticas relacionadas ao desenvolvimento social), Infra-estrutura e Meio Ambiente, Violência e Segurança, Ético-moral (aqueles que envolvem valores relacionados à ética e normas morais), Política para Esporte, Cultura/Variedades, Política Estadual/Nacional, Política Internacional, Imagem Política do Candidato, Imagem Pessoal do Candidato, Imagem Administrativa do Candidato, Imagem Política de Adversário, Imagem Pessoal de Adversário, Imagem Administrativa de Adversário, Imagem do Governo em Disputa (tema relacionado ao governo em vigor durante as eleições de 2010), Imagem da Campanha e Eleitores (como a apresentação de pesquisas de intenção de voto e a imagem ou depoimentos de eleitores) e Outros Temas (quando o assunto não cabe em nenhuma das categorias citadas).

O formato que predomina no texto também é estudado, para saber se nas postagens a forma de comunicação foi majoritariamente informativa (apenas com informações), interpretativa (se as avaliações vão além da informação, mas sem declarar posição explícita) ou opinativa (quando predomina uma declaração explícita de um

posicionamento). As fontes utilizadas e citadas nas postagens são juntamente alvo de estudo, pois é com essa informação que podemos observar de forma mais concreta o agendamento midiático nos conteúdos postados, em que trechos ou reportagens completas eram utilizadas em forma de post, recorrendo a jornais, portais de informação e vídeos televisivos. Embora também seja possível observar essa ocorrência através da leitura dos textos dos blogs, quando os candidatos citavam outros meios de comunicação (como o desempenho em debates em canais de TV). Além disso, é observada a presença de hyperlinks nas postagens, que direcionavam o internauta a conteúdos de dentro ou fora do blog.

Gráfico 2 – Número de postagens por semana de campanha Fonte: Autora

Analisando as informações que o gráfico 2 apresenta, é possível observar que as campanhas de Dilma e Marina tiveram uma produção crescente durante as campanhas de primeiro turno, embora haja oscilações durante o período de análise, é possível observar que houve um aumento da produção de conteúdo, principalmente na última semana, a mais próxima das eleições de três de outubro. José Serra, por sua vez, diminuiu a quantidade de postagens durante o período, pois seu site passou a se voltar

para a produção de outros tipos de conteúdo, que não foram coletados para análise para manter o padrão das coletas em relação ao conteúdo, em todos os blogs.

Com 62 posts o blog petista iniciou já com produção superior aos demais e viria a crescer ao longo da campanha, começando no primeiro mês com o que correspondeu a 19,7% do total de postagens no site. Passou a 112 posts em agosto (35,7%) e 129 em setembro, o que correspondeu ao maior número de postagens em todo o primeiro turno, equivalente a 41,1% de toda a produção em seu blog. Terminou os últimos três dias de campanha em outubro com 11 postagens.

Marina Silva iniciou sua campanha no blog com 51 postagens, que corresponderam a 22,8% de todo o material produzido por sua equipe no primeiro turno, único disputado pela candidata. Em agosto subiu para 77 posts (34,4%) e o auge de sua produção de postagens ocorreu, assim como no caso de Dilma Rousseff, em setembro, com 87 posts, que corresponderam a 38,8% de toda propaganda política veiculada em seu blog. No final de sua participação das eleições presidenciais de 2010 a Equipe Marina disponibilizou nove postagens nos três primeiros dias de outubro.

Já José Serra fez o caminho inverso, começando o mês de julho com seu maior número de postagens 39 (49,4% do total), e diminuindo os números ao longo do período de análise. Como a pesquisa não observou outros espaços de produção que não fossem as postagens noticiosas, a campanha do candidato do PSDB pareceu ser menos significante em relação à produção disponibilizada, porém o peessedebista apostou mais em outras formas de produção dentro de seu blog, conforme fora descrito no tópico 3.2. Passando então a 18 postagens em agosto, que seriam 22,8% de todo o conteúdo produzido e 20 (25,3%) em setembro. Ao final, nos três últimos dias de campanha de primeiro turno, o blog contou com duas postagens. É possível observar que durante as semanas oito e nove, que correspondem aos dias de 24/08/2010 a 06/09/2010, não houve produção. Isso porque foi esse o período em que seu blog ficou fora do ar para reformulação. E na terceira semana (20/07/2010 a 26/07/2010) houve uma queda na produção de todos os blogs. Embora tenha acontecido com os três casos estudados, não foi possível saber qual o motivo.

Tabela 2 - Tipo de postagem nos weblogs

Texto Vídeo Áudio Foto Total

Dilma Rousseff N 313 34 8 269 624 Percentual 50,2% 5,4% 1,3% 43,1% 100% Percentual de casos 99,7% 10,8% 2,5% 85,7% 198,7% José Serra N 79 5 0 45 129 Percentual 61,2% 3,9% 0% 34,9% 100% Percentual de casos 100% 6,3% 0% 57% 163,3% Marina Silva N 224 86 60 39 409 Percentual 54,8% 21% 14,7% 9,5% 100% Percentual de casos 100% 38,4% 26,8% 17,4% 182,6% Fonte: Autora

A tabela 2 expressa a presença de quatro tipos de formatos nas postagens, com a possibilidade de em um único post aparecer as quatro formas de apresentação de informação. Existem três tipos de informação contidas nessa tabela: o número de postagens que contém o formato (texto, foto, áudio e/ou vídeo), o percentual sobre o total de postagens, fechando no final um percentual igual a 100%, informando dentre aqueles formatos, qual predominou e quanto. Já a outra informação, sobre o percentual de casos, observa todas as vezes em que cada formato esteve presente, sendo que uma postagem poderia apresentar mais de um formato, fechando em mais de 100%, portanto. É possível observar que texto foi a forma predominante de comunicação das postagens nos weblogs, sendo algumas delas acompanhadas de fotos, vídeos e/ou áudio. A internet é um meio de comunicação que consegue agregar, em um único veículo, dispositivos tecnológicos que permitem que sejam explorados todos os tipos de formato – é a chamada multimidialidade, retratada no segundo capítulo – a chamada “pluralização da emissão de conteúdos” (Aldé, Escobar e Chagas, p. 1, 2007) ou ainda a capacidade de “potencializar as formas de publicação, compartilhamento e organização de informações” (Primo, p. 2, 2007). Apesar de esses outros formatos serem também explorados pelos candidatos em suas campanhas nos weblogs, foi de forma secundária. Dentre todas as postagens, apenas uma não continha texto em seu conteúdo e fazia parte do site de Dilma Rousseff, que por sua vez foi também responsável pela maior incidência de imagens em suas postagens: 85% delas continham fotografias ilustrativas. Já vídeo e áudio não foram muito utilizados pela campanha on-line petista.

José Serra foi o candidato que menos explorou conteúdos noticiosos em seu blog, disponibilizando maior espaço para seu outro site, o

http://www.propostaserra.com.br/, que possibilitava a participação dos internautas para que enviassem suas propostas com conteúdos direcionados por temas propostos pelo peesedebista. Além disso, as propostas de campanha e a rede „combata a mentira‟ obtiveram maior espaço no site do que as postagens. Embora os dados mostrem que não houve a utilização de áudios, pouco em vídeo e moderadamente em fotos, essas são informações dos posts e não do site inteiro, em que podiam ser encontrados fotos, vídeos e áudios em local específico e separado, assim como nos blogs de Marina Silva e Dilma Rousseff.

A candidata do PV manteve a tendência de postagens com textos como seus concorrentes, e em todas as suas postagens havia a presença textual, mesmo que houvesse outras formas de informação presentes no mesmo post. Mas foi quem mais apostou em áudios e vídeos, se comparados os dados com seus opositores.

Tabela 3 – Autor responsável pelas postagens

Candidato Candidato/Respons

ável pelo blog

Autor não identificado Eleitor Imprensa tradicional N % N % N % N % Dilma Rousseff 1 0,3% 312 99,4% 1 0,3% 0 0,0% José Serra 22 27,8% 56 70,9% 0 0,0% 1 1,3% Marina Silva 223 99,6% 1 0,4% 0 0,0% 0 0,0% Total 246 39,8% 369 59,8% 1 0,16% 1 0,16% Fonte: Autora

A terceira tabela apresenta informações sobre o responsável pelas postagens. Inicialmente existiam oito categorias para realizar a coleta de dados sobre o tipo de autor dos conteúdos estudados, porém, apenas quatro apareceram nos resultados, demonstrando que „militante do partido‟, „filiado ao partido‟, „militante de outro partido‟ e „internauta‟ não tiveram espaço para postar conteúdos nos blogs ou então não foi possível identificar se o fizeram. No blog de Dilma Rousseff não eram dados os créditos das postagens em sua grande maioria, sendo então 99,4% identificados como „autor não identificado‟. Porém, ficou claro que apesar de não dizer a autoria de quem produzira os conteúdos analisados, é possível identificar que a equipe que administrava o site era a responsável também pela produção das postagens. As exceções foram quando no dia 11/09/2010 na postagem “Pessoas do Brasil inteiro mandam parabéns a Dilma”, em que a postagem era destinada exclusivamente a mensagens de internautas

que parabenizavam a petista pelo nascimento de seu primeiro neto, Gabriel. Apesar de o conteúdo ser regulado e escolhido pelos responsáveis do site, a classificação dessa postagem como autor „eleitor‟ foi realizada em um esforço de diferenciar seu conteúdo dos outros veiculados no site.

A outra exceção no tipo de autoria das postagens no blog de Dilma foi no dia 03/10/2010, no post “Democracia e união para construir o futuro”, escrito “Por Dilma Rousseff”, mas a fonte era o jornal Folha de S. Paulo, com link para a matéria. Em seu texto a petista dá uma declaração para falar do importante dia três de outubro, dia de votação para a eleição presidencial no país, iniciando suas palavras da seguinte forma: “O Brasil dará neste domingo mais uma demonstração da nossa vitalidade democrática. O mundo nos observa na expectativa de confirmar a extraordinária evolução do país nos últimos anos. [...]”. A seguir a candidata faz uma contextualização da situação do Brasil em diversos setores, destacando o desenvolvimento do país ao longo dos últimos anos e lembrando-se de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, junto ao discurso sobre democracia: “A conquista da democracia e seu constante aperfeiçoamento relacionam-se diretamente aos avanços do país nos últimos anos. É profundamente democrática, por exemplo, a ascensão à cidadania de 28 milhões de brasileiros que saíram da miséria, no governo do presidente Lula, graças ao crescimento econômico e a programas sociais abrangentes e eficazes, como o Bolsa Família, o Luz Para Todos e o Minha Casa, Minha Vida. [...]”24

. Esse foi seu último discurso publicado na campanha de primeiro turno, no dia de votação.

As postagens de José Serra foram divididas, quando se trata de autoria, em três formas de aparição. Em 27,8% dos casos foi o candidato ou responsável pelo blog quem postou o conteúdo analisado. Na maior parte não foi identificado o autor das postagens, com 70,9%, mas assim como no caso de Dilma, no blog peessedebista também foi possível perceber que os responsáveis pelo site o foram também em relação aos posts, embora não tenham sido dados os devidos créditos e em parte (22 postagens) o conteúdo fora vinculado ao candidato. Mas também houve uma exceção em site, quando no dia 19/07/2010 foi postado um conteúdo da „imprensa tradicional‟, no caso uma

24

Informações acessadas dia 10/10/2010 no endereço

matéria da Folha de S. Paulo com o título “A saúde como sacerdócio”. Seu conteúdo também era relacionado a declarações de José Serra e por isso a autoria foi dada a ambos, o jornal e o candidato.

A representante do PV nas eleições de 2010 à presidência teve em seu blog as postagens devidamente creditadas, com 99,6% delas com autoria de “Equipe Marina”. O único caso em que sua equipe não foi a responsável pela postagem foi no dia 07/07/2010 no post “Assista à reportagem do Jornal Nacional sobre a Casa de Marina”, em que não foi identificada a autoria de quem postou o conteúdo, embora a fonte tenha sido identificada – „Jornal Nacional – Globo‟. O conteúdo era sobre o projeto „Casa de Marina‟, que fora noticiado no principal jornal da Rede Globo de Televisão, com um pequeno texto que falava sobre a matéria e logo em seguida estava disponível o trecho do Jornal Nacional em que havia uma reportagem sobre o assunto, em forma de vídeo, obtido por meio do site www.youtube.com.

Essas informações deixam evidente que a campanha nos blogs foi completamente controlada pelas equipes responsáveis pela propaganda política on-line e não havia espaço para que outras pessoas pudessem postar conteúdos da mesma forma que candidatos/responsáveis pelos blogs, apenas comentários controlados por filtros moderadores, quando havia espaço para tal. Mas como se trata de sites voltados especificamente a campanhas eleitorais, é possível compreender que esses espaços não foram abertos à população por terem um objetivo específico: a propaganda política eleitoral e com esta recrutar novos votantes e manter aqueles já conquistados, na garantia de sucesso nas urnas eleitorais.

Tabela 4 – Relação de temas abordados pelos candidatos

Temas Dilma Rousseff José Serra Marina Silva

N % N % N %

Campanha Eleitoral 80 25,5% 22 27,8% 99 44,2%

Político-institucional 6 1,9% 2 2,5% 7 3,1%

Economia 21 6,7% 1 1,3% 2 0,9%

Política Social 40 12,7% 22 27,8% 17 7,6%

Infra-estrutura e meio ambiente 7 2,2% 9 11,4% 21 9,4%

Violência e segurança 1 0,3% 2 2,5% 2 0,9%

Ético-moral 15 4,8% 0 0% 7 3,1%

Política para Esporte 2 0,6% 0 0% 3 1,3%

Cultura e variedades 3 1,0% 3 3,8% 3 1,3%

Política Estadual e Nacional 1 0,3% 3 3,8% 0 0%

Política Internacional 3 1,0% 0 0% 2 0,9%

Outros temas 41 13,1% 5 6,3% 33 14,7%

Imagem política do candidato 1 0,3% 2 2,5% 1 0,4%

Imagem pessoal do candidato 0 0% 1 1,3% 2 0,9%

Imagem admin. do candidato 1 0,3% 0 0% 0 0%

Imagem política de adversário 12 3,8% 6 7,6% 8 3,6%

Imagem admin. de adversário 2 0,6% 0 0% 0 0%

Imagem do governo em disputa 31 9,9% 1 1,3% 2 0,9%

Imagem da campanha e eleitores 47 15,0% 0 0% 15 6,7%

Total 314 100% 79 100% 224 100%

Fonte: Autora

Na tabela 4 aparecem 19 temas ao todo, mas algumas das temáticas apresentadas acima não estiveram presentes em todos os blogs. O de Dilma Rousseff foi o que mais apresentou categorias diferentes presentes em suas postagens, „Imagem administrativa do candidato‟ e „Imagem administrativa de adversário‟ foram, por exemplo, dois temas que apareceram somente em seu blog, ainda que com pequenas aparições, de um ou dois casos específicos. Mas „Imagem pessoal do candidato‟ foi um tema, também pouco explorado, que apareceu nos espaços de Marina Silva e José Serra, sem que houvesse indícios no blog petista.

Apesar das diferenças, como o fato de aparecerem 13 das categorias no blog peessedebista25 e em relação à Marina Silva, 16 temas estarem presentes26, ainda assim há semelhanças entre os assuntos abordados pelos candidatos estudados. Entre elas está no tema mais recorrente das postagens, sendo em todos os casos „Campanha Eleitoral‟ o mais abordado. Considerando que são blogs especificamente voltados à propaganda

25

Ficaram de fora os temas „Ético-moral‟, „Política para esporte‟, „Política internacional‟, „Imagem administrativa do candidato‟, Imagem administrativa de adversário‟ e „Imagem da campanha e eleitores‟.

26

Não apareceram os temas „Política Estadual e Nacional‟, „Imagem administrativa do candidato‟ e „Imagem administrativa de adversário‟.

política, era esperado encontrar esse tema entre os mais frequentes, pois essa foi uma das alternativas de campanha política possíveis para os concorrentes às eleições de 2010.

Mas juntamente ao tema „Campanha Eleitoral‟, o site de José Serra teve entre suas postagens o tema „Política social‟ como o mais abordado, ambos com 27,8% de aparição em relação ao total produzido por sua equipe responsável pela campanha on-line. Foram várias as propostas relacionadas a políticas sociais, incluindo a de manter as já existentes, aumentando-as, como na postagem do dia 09/08/2010, “Serra reafirma compromisso de duplicar o Bolsa-família e dar bolsa extra”. A campanha petista também utilizou fortemente a temática, ficando em terceiro lugar em frequencia de aparição em suas postagens como tema principal com 12,7% do total, se não contarmos a categoria „Outros‟, em que não podemos depreender sobre qual assunto foi discutido. Mesmo em assuntos de política institucional ou críticas a opositores, os responsáveis pelo blog de Dilma quase sempre mencionam políticas sociais, sendo esse o enfoque da campanha, apesar de não aparecer sempre como tema principal. Sua campanha lembrou sempre de ações do governo petista de 2003 a 2010, como em postagens do dia 07/08/2010: “Ações na Cidade de Deus são referência para o país” e “Fizemos tudo sem esquecer a juventude”. Ou demonstrando que seu mandato seria um governo de continuidade caso ganhasse, ou com propostas de expansão e melhorias desses programas desenvolvidos no governo Lula e que deram certo. Exemplo disso é quando no dia 15/08/2010 afirma: “Dilma: Agricultura familiar terá mais crédito e assistência”, ou então quando de maneira explícita em título (e conteúdo) de postagem do dia 31/07/2010 informa: “Vamos vencer mostrando as realizações do governo Lula”.

Em segundo lugar a campanha on-line de Dilma abordou o tema „Imagem da campanha e eleitores‟ com 15% de aparição sobre o total produzido, postando sempre pesquisas de intenção de voto, com seu crescimento durante esses três meses como a de institutos como o Vox Populi e Datafolha. Foram postagens muito comentadas, com comemoração de seu eleitorado com o resultado das pesquisas, apoio ou ainda desconfianças de que esse resultado estaria sendo manipulado e a vantagem fosse ainda maior do que a publicada. Marina Silva também utilizou essa mesma estratégia de publicação de intenções de voto, vinculando ainda seu crescimento nas pesquisas a participações de debates televisivos ou ainda comparando sua situação com a de José

Serra, mostrando que em algumas regiões do país como Brasília a candidata do PV havia passado o peessedebista em intenções de voto, conquistando o segundo lugar em relação a estas na disputa presidencial. Porém, o segundo tema mais abordado por ela, desconsiderando „Outros‟, foi „Infraestrutura e meio ambiente‟. A aposta da candidata e do partido em relação à discussão sobre meio ambiente foi forte durante toda sua campanha, seja para falar sobre as condições atuais do país ou para realizar propostas. Essa grande utilização da temática demonstra uma consonância com os propósitos e ideais tanto de Marina Silva quanto do partido, porém os números (21 postagens – 9,4% do total) são baixos e não demonstram a total realidade, visto que aqui são demonstrados os temas principais de cada postagem, podendo haver vários outros secundários, porém presentes.

José Serra, assim como Marina, tem „Infraestrutura e meio ambiente‟ (11,4%) como segundo tema mais explorado, lembrando que „Campanha Eleitoral‟ (27,8%) e „Política Social‟ (27,8%) empataram com os mesmos números como os mais frequentes. Diferente da candidata do PV, Infraestrutura foi mais abordado do que meio ambiente, lembrando de obras realizadas durante seus governos, propostas de cumprir aquilo que foi proposto por outros governantes, mas ficou apenas nos planejamentos (postagem do dia 25/09/2010: “No governo Serra, ferrovia Transnordestina sairá do papel e incluirá a Paraíba”, por exemplo) e propostas de novas obras ou desenvolvimento das já existentes. Em seguida „Imagem política de adversário‟, que embora os números sejam baixos (6 postagens, totalizando 7,6% do total), o candidato utilizou muito em suas campanhas a imagem de outro candidato, principalmente sua maior rival Dilma Rousseff, que fez o mesmo em seu espaço on-line. Não são assuntos principais, mas enquanto falam de propostas, ideias, campanha, entre outros, há quase sempre um contraponto de como o candidato adversário não está apto ao cargo de presidência da república, nos dois casos – o petista e peessedebista.

As outras categorias de temas aparecem menos em todos os blogs. Algumas delas chegam a ter incidência zero, conforme já dito anteriormente. E „Outros temas‟ têm aparição relevante nos blogs das candidatas do PV (com 14,7%) e PT (13,1%), quando comparado aos outros temas pesquisados. Foram aqueles que não se enquadraram nas categorias propostas, mas que foram coletados da mesma forma, conseguindo então extrair outras informações relevantes ao estudo. Além disso, esses

percentuais mostram que os temas propostos conseguiram representar grande parte da realidade em todos os casos, sendo suficientes para classificar 85,3% das postagens do