• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV – INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA SAÚDE AMBIENTAL E OCUPACIONAL

C APÍTULO VI – R ESULTADOS

6.8 Análise de Associações e Correlações

Análise comparativa dos valores médios dos indicadores biológicos entre fumadores e não fumadores

Verificação das condições de aplicabilidade do teste paramétrico para duas amostras independentes.

15 fumadores, 32 não fumadores

Não se verificou a normalidade dos dois indicadores em cada um dos grupos (Cr: valor-p fumadores = 0,001; valor-p não fumadores < 0,001; Mn: valor-p fumadores = 0,001; valor-p não fumadores < 0,001.

Assim, aplicou-se o teste não-paramétrico alternativo, Teste de Mann-Whitney.

Não existem diferenças significativas entre os valores médios dos dois indicadores entre fumadores e não fumadores (valor-p_Cr=0,775; valor-p_Mn=0,316).

Análise comparativa dos valores médios dos indicadores biológicos entre tipo de atividade profissional

A dimensão das amostras:

As variáveis não têm distribuição normal. A partir do teste de Mann-Whitney não existem diferenças significativas entre os valores médios dos dois indicadores entre soldadores e o grupo controlo ou indiretamente exposto (valor-p_Cr=0,224; valor-p_Mn=0,667).

Relação entre o número de anos como soldador na empresa ou na profissão e os indicadores biológicos (Cr e Mn)

Não se verifica a normalidade das variáveis, assim para analisar a correlação entre o número de anos com cada um dos indicadores, utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman.

Número de anos na profissão vs Cr (n=39)

O diagrama de dispersão entre o número de anos na profissão e a eliminação de crómio não apresenta correlação entre as variáveis indo ao encontro dos resultados obtidos pelo coeficiente de correlação (rs=0,035, valor-p=0,844).

Gráfico 38 – Número de anos na profissão e a eliminação de crómio

O diagrama de dispersão para os anos de antiguidade na profissão e o crómio também não apresenta nenhum padrão que assinala que a partir de um determinado ano o valor do crómio aumenta (cf. Gráfico 39).

Gráfico 39 – Diagrama de dispersão Indicador Biológico Crómio e Anos de Antiguidade na Empresa Observa-se no gráfico 39 que quem está há pouco tempo na empresa tem valores mais elevados do indicador biológico Cr, do que quem está há mais tempo (r=-0, 136).

Por último, verificou-se se havia alguma relação entre o tempo na empresa e na profissão (cf. Gráfico 40).

Gráfico 40 – Diagrama de dispersão Anos Antiguidade na Profissão e na Empresa

E pelo diagrama de dispersão não se identifica essa relação, existem apenas dois indivíduos que estão há tanto tempo na profissão como na empresa.

Número de anos vs Mn (n=35)

O diagrama de dispersão (cf. Gráfico 41) entre o número de anos na profissão e a eliminação de Mn não apresenta correlação entre as variáveis indo ao encontro dos resultados obtidos pelo coeficiente de correlação (rs=-0,29, valor-p=0,873).

Gráfico 41 – Número de anos na profissão e a eliminação de manganês

Análise comparativa entre os valores médios dos níveis de Crómio e o tipo de soldadura na última semana.

Tipo de soldadura P11 (sim=12; não=27)

A partir do teste de Mann-Whitney conclui-se que não existem diferenças significativas entre os valores médios do crómio entre os soldadores que estiveram expostos a P11 e aos não expostos (valor-p=0,061).

Tipo de soldadura P22 (sim=14; não=25)

Usando o teste de Mann-Whitney constata-se que existem diferenças significativas entre os valores médios do crómio entre os soldadores que estiveram expostos a P22 e aos não expostos (valor-p=0,001).

Gráfico 43– Valores médios dos níveis de Crómio e o processo soldadura P22 Tipo de soldadura P91 (sim=19; não=20)

A partir do teste de Mann-Whitney atesta-se que não existem diferenças significativas entre os valores médios do crómio entre os soldadores que estiveram expostos a P91 e aos não expostos (valor-p=0,383).

Tipo de soldadura Carbono (sim=23; não=16)

Com base no teste de Mann-Whitney conclui-se que existem diferenças significativas entre os valores médios do crómio entre os soldadores que estiveram expostos a Carbono e aos não expostos (valor-p=0,012).

Gráfico 45 – Valores médios dos níveis de Crómio e o processo soldadura Carbono

Análise comparativa entre os valores médios dos níveis de Mn e o tipo de soldadura na última semana.

Tipo de soldadura P11 (sim=12; não=27)

Recorrendo ao teste de Mann-Whitney constata-se que não existem diferenças significativas entre os valores médios do Mn entre os soldadores que estiveram expostos a P11 e aos não expostos (valor-p=0,357).

Tipo de soldadura P22 (sim=14; não=25)

A partir do teste de Mann-Whitney conclui-se que não existem diferenças significativas entre os valores médios do Mn entre os soldadores que estiveram expostos a P22 e aos não expostos (valor-p=0,744).

Gráfico 47 – Valores médios dos níveis de Manganês e o processo soldadura P22

Tipo de soldadura P91 (sim=19; não=20)

Usando o teste de Mann-Whitney atesta-se que não existem diferenças significativas entre os valores médios do Mn entre os soldadores que estiveram expostos a P91 e aos não expostos (valor-p=0,421).

Gráfico 48 – Valores médios dos níveis de Manganês e o processo soldadura P91 Tipo de soldadura Carbono (sim=23; não=16)

Recorrendo ao teste de Mann-Whitney conclui-se que não existem diferenças significativas entre os valores médios do Mn entre os soldadores que estiveram expostos ao processo de soldadura de Carbono e aos não expostos (valor-p=0,187).

Gráfico 49 – Valores médios dos níveis de Manganês e o processo soldadura Carbono

Relativamente aos Sintomas e Doenças e os valores do indicador biológico Crómio

Quadro 45 – Análise comparativa dos níveis médios de Cr e a presença ou não de queixas nasais Sinal ou sintoma Valorp (teste de Mann-Whitney)

Corrimento nasal 0,305

Crise de espirros 0,106

Nariz entupido 0,251

Comichão no nariz 0,933

Crise de falta de ar Não foi possível realizar o teste

Não existem diferenças significativas entre os níveis médios de Cr entre os soldadores que revelaram ter ou não de queixas nasais descritos no quadro 45.

Relativamente ao Manganês (Mn) não há dados suficientes para realizar testes de hipóteses e análise de componentes principais, porque eram necessários mais dados deste indicador biológico (apenas 7 resultados acima do limite de quantificação).