• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV – INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA SAÚDE AMBIENTAL E OCUPACIONAL

5.1 F INALIDADE E O BJETIVOS DO E STUDO

5.1.1 – Finalidade

A exposição profissional a nanopartículas constitui um risco para a saúde dos trabalhadores, sendo fundamental que esse mesmo risco seja analisado e avaliado nos diferentes locais onde decorrem os Processos de Soldadura, nomeadamente a três níveis: avaliação ambiental (também designada por monitorização), avaliação biológica e avaliação de saúde dos trabalhadores. A avaliação ambiental refere-se aos postos de trabalho e abrange um ou mais trabalhadores com uma exposição similar, a monitorização biológica e a avaliação de saúde

são específicas para cada indivíduo133.

Neste contexto, o presente trabalho tem como finalidade caracterizar a exposição profissional a nanopartículas na indústria metalomecânica, com base numa avaliação ambiental, na quantificação da exposição interna e nos efeitos na saúde dos trabalhadores.

Pretende-se disponibilizar informação relativa à exposição a nanopartículas emitidas em processos de soldadura em contexto real de trabalho e identificar eventuais alterações de saúde nos trabalhadores, no sentido de detetar sinais precoces de doença ou alteração funcional nos indivíduos mais expostos, com o objetivo de poder vir a utilizar estes indicadores biológicos de exposição em futuras intervenções de natureza preventiva.

5.1.2 – Objetivos do Estudo

Com o desenvolvimento deste estudo realizou-se uma caracterização e avaliação ambiental num contexto específico - processos de soldadura na indústria metalomecânica, e identificaram-se algumas alterações a nível da saúde dos trabalhadores.

Este apresenta o seguinte objetivo geral:

- Caracterizar a exposição profissional a nanopartículas em Processos de Soldadura, sabendo que esta engloba a caracterização do ambiente laboral (avaliação e quantificação), os efeitos na saúde dos trabalhadores e a quantificação da exposição interna através de indicadores biológicos.

E como objetivos específicos:

- Aplicar uma metodologia qualitativa de avaliação do risco adequada a este contexto ocupacional;

- Identificar e validar métodos e equipamentos para monitorizar nanopartículas durante as atividades de soldadura;

- Avaliar e caracterizar as nanopartículas mais frequentes nos diversos processos de soldadura; - Quantificar os sintomas ou as doenças respiratórias autorreferenciados pelos trabalhadores; - Validar uma metodologia de monitorização biológica (Cr e Mn) para este grupo profissional; - Contribuir para a definição de medidas eficazes de qualificação e controlo da exposição a

nanopartículas, com redução dos riscos para os trabalhadores e melhoria da qualidade do ar em ambiente de soldadura.

5.2-METODOLOGIA

5.2.1 – Desenho do Estudo

Com o desenho de investigação construiu-se um plano lógico do estudo tendo como propósito obter respostas válidas às questões de investigação, de forma, a que este seja um guia de orientação ao longo do processo de pesquisa.

Os principais elementos que constituíram o desenho da investigação (cf. Figura 17) foram: o meio onde o estudo foi realizado, a seleção dos sujeitos e o tamanho da amostra, o tipo de

estudo, os instrumentos de recolha de dados e o seu tratamento230.

Relativamente ao meio, o estudo foi realizado em contexto real de trabalho – indústria metalomecânica, do conjunto de trabalhadores da empresa, constituíram-se duas amostras de trabalhadores os “diretamente expostos” aos fumos de soldadura, e aqueles que se veio a verificar estarem “indiretamente expostos”. O estudo exploratório descritivo permitiu caracterizar a exposição profissional a nanopartículas em processos de soldadura com base na questão de partida.

Quanto ao controlo das variáveis estranhas salientamos as características sociodemográficas da amostra e o estado de saúde dos trabalhadores, no entanto, foi impossível o controlo destas por uma amostragem probabilística ou distribuição aleatória, dado que, o estudo se realizou numa única empresa com um número limitado de trabalhadores.

Os instrumentos de recolha de dados, foram selecionados com vista a dar respostas às questões de investigação em estudo, com base na metodologia de avaliação qualitativa,

quantitativa e de caracterização. Já o método de análise de dados decorre da mesma perspetiva, e teve origem nas três etapas do trabalho de campo: etapa 1 - monitorização ambiental; etapa 2 - colheita de amostras biológicas e aplicação do questionário e a etapa 3 - processamento laboratorial (indicadores biológicos) e métodos de caracterização de nanopartículas.

Este quadro metodológico (cf. Figura 17) que constituiu o plano do trabalho, foi elaborado de modo a obter resposta à questão de partida - Qual a exposição profissional a nanopartículas e os seus efeitos em trabalhadores da indústria metalomecânica? Sabendo que a exposição profissional reúne a caracterização ambiental, os efeitos na saúde dos trabalhadores e a quantificação da exposição interna através de indicadores biológicos.

5.2.2 – Tipo de Estudo

Este estudo é um trabalho empírico descritivo e exploratório que visa descrever e contextualizar uma determinada situação ou contexto - ambiente de soldadura e exposição profissional a fumos de soldadura em contexto real de trabalho.

O objetivo de um estudo descritivo “consiste em discriminar os fatores determinantes ou conceitos que, eventualmente, possam estar associados ao fenómeno em estudo”, e considerou-se exploratório pelo reduzido número de trabalhos neste contexto ocupacional,

tendo-se optado por enunciar questões de investigação em detrimento das hipóteses230.

Considerou-se também um estudo transversal (quanto ao momento temporal), dado que, o mesmo foi realizado num determinado período de tempo, ou seja, a observação dos indivíduos foi realizada num único momento. Este tipo de estudo para além da determinação da prevalência, serviu também para fazer uma análise exploratória das relações estatísticas dos efeitos na saúde e fatores relacionados com a exposição a fumos de soldadura.

Neste projeto, consideraram-se quatro etapas distintas, mas complementares: avaliação qualitativa; avaliação quantitativa, efeitos sobre a saúde e avaliação laboratorial, que se concretizaram em duas partes. A primeira relativa à preparação e implementação metodológica, sobretudo instrumental e de caracterização ambiental, que visou o cumprimento dos três primeiros objetivos específicos do trabalho, e a segunda que envolveu um estudo com o grupo populacional específico, e pretendeu satisfazer os outros objetivos do projeto.

5.2.3 – Questões de Investigação

Especificamente, este estudo teve como questões de investigação:

- A matriz de avaliação qualitativa de avaliação de risco CB Nanotool é a mais adequada a este contexto ocupacional?

- Quais são os métodos e equipamentos mais apropriados para monitorizar nanopartículas durante as atividades de soldadura?

- Qual a natureza, composição e morfologia das nanopartículas mais frequentes nos processos de soldadura e sua caracterização?

- Quais os sintomas ou as doenças respiratórias mais autorreferenciados pelos trabalhadores? - Qual a metodologia de monitorização biológica (Cr e Mn) para este grupo profissional? - Quais as medidas mais eficazes de qualificação e controlo da exposição a nanopartículas?

5.2.4 – População e Amostra

No que concerne à população, à data, existiam 80 soldadores que se encontravam subdivididos em dois turnos (diurno e noturno, 8-16h e 16-24h, respetivamente).

Da listagem inicial de 80 soldadores, e com apoio da equipa do Serviço de Saúde Ocupacional, foram selecionados 40 trabalhadores do grupo “diretamente exposto”, sendo que, todos entregaram o questionário preenchido e respetivo consentimento informado. Um soldador não entregou a amostra biológica.

Relativamente ao grupo “indiretamente exposto” (trabalhadores de outros setores) a amostra

foi acidental, que segundo Fortin230, é uma amostra do tipo não probabilístico em que os

elementos que a constituem são escolhidos em razão da sua presença num local, num dado momento. Destes 10 trabalhadores apenas 9 entregaram o questionário, consentimento informado e amostra biológica.

5.2.5 – Definição de Variáveis

As variáveis foram distribuídas em dois grupos, as independentes e as dependentes, no primeiro grupo foram incluídas variáveis, que podem influenciar a exposição profissional a nanopartículas em Processos de Soldadura.

Independentes

Dados pessoais (grupo “diretamente exposto” e “indiretamente exposto”);

Dados das monitorizações ambientais (temperatura ambiente, humidade relativa, ventilação); Atividades/tarefas e,

Dependentes

Número de partículas no ar ambiente;

Ambiente de trabalho/informação e formação relativa à atividade e, Sintomas e doenças.

Foram também identificadas as variáveis inerentes ao Instrumento de Recolha de Dados, que se encontram no apêndice 6, com a respetiva descrição, tipologia e codificação.