• Nenhum resultado encontrado

S ENSOR /M ODELO V ARIÁVEL DE MEDIÇÃO V ALORES DE R EFERÊNCIA

CAPÍTULO IV – INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA SAÚDE AMBIENTAL E OCUPACIONAL

S ENSOR /M ODELO V ARIÁVEL DE MEDIÇÃO V ALORES DE R EFERÊNCIA

BSU/102

Termómetro de Bolbo Seco e húmido forçado

Humidade Relativa do Ar (%) 50-70% BSV 101

Anemômetro Velocidade do ar (m/s) 0,2 m/s (referencial antigo)

Termómetro Temperatura 18-22ºC

Sonda de CO2 Concentração de CO2 1250 ppm

Para aquisição de dados utilizou-se um software específico do equipamento, e este encontrava-se devidamente calibrado.

Todo o trabalho foi realizado entre fevereiro de 2016 e dezembro de 2017.

No decorrer das avaliações a empresa apresentou dois layouts diferentes das instalações (cf. Apêndice 9).

5.3.5 – Monitorização de Nanopartículas (de acordo com a revisão bibliográfica do Capítulo IV – 4.3.2)

Para a identificação e caracterização das nanopartículas mais frequentes nos processos de

soldadura, utilizaram-se os seguintes equipamentos217,218.

- Nanoparticle Surface Area Monitor (NSAM, TSI, Model 3550), para determinação da área de superfície depositada no pulmão humano expressas em micrómetros quadrados por

centímetro cúbico de ar (µm2/cm3).

Para avaliação da exposição a nanopartículas o equipamento é operado no modo “A”, correspondendo à deposição de partículas na região alveolar do pulmão de um trabalhador de referência de acordo com os modelos da ICRP e da ACGIH.

- NanoScan Scanning Mobility Particle Sizer Spectrometer (SMPS, TSI, Model 3910), que permite detetar a distribuição dos tamanhos das nanopartículas com grande exatidão, no

intervalo de 10 a 420 nm, determinando a concentração numérica (número de partículas/cm3,

o tamanho das partículas nm) e a concentração da massa (µg/m3).

- Nanometer Aerosol Sampler (NAS, TSI, Model 3089), para recolha de nanopartículas em grelhas metálicas. Este equipamento recolhe as nanopartículas através de um fluxo de ar para uma grelha de cobre acoplada a um precipitador electroestático.

- Scanning Transmission Electron Microscope (STEM, FEI Tecnai G2 F20), para observação da morfologia das nanopartículas e equipado com Eagle 4K câmara CCD e um Apolo-10 EDX detetor da EDAX, para determinação da composição química elementar das partículas.

No presente trabalho utilizou-se a metodologia seguida em estudos anteriores110, envolvendo

vários estudos experimentais, nomeadamente, estudos sobre ar ambiente exterior e interior, ensaios em postos experimentais de soldadura e na preparação de refeições em ambientes interiores.

As medições foram realizadas enquanto a atividade decorria, dado que, na soldadura o material de adição (varetas) tem uma duração limitada.

Realizaram-se medições antes do início da atividade para obter uma linha de base, visto que não existe um valor de referência e será este o “branco” utilizado como elemento comparativo.

Selecionaram-se os postos de trabalho representativos das diferentes atividades e processos de soldadura.

Os dados recolhidos tiveram em conta algumas variáveis operacionais, tais como: a intensidade da corrente; material de adição; os gases de proteção utilizados.

As medições foram realizadas o mais próximo da máscara do soldador (representativo na via de exposição inalatória).

Esta metodologia englobou os seguintes passos:

i) determinação das áreas superficiais depositadas (alveolares) utilizando o analisador on-line

NSAM. Esta possibilitou quantificar as emissões de nanopartículas (expressas em µm2/cm3) ao

longo do tempo e, utilizando o respetivo software de aquisição de dados, relacioná-las com eventos processuais.

ii) determinação da distribuição de tamanhos das nanopartículas utilizando o analisador on- line SMPS. Esta permitiu obter uma estimativa das dimensões das partículas e agrupá-las por

iii) recolha de nanopartículas em grelhas metálicas utilizando o amostrador NAS. Tratou-se de uma recolha que proporcionou, posteriormente, efetuar a análise da morfologia das nanopartículas, em laboratório. Para captar uma quantidade suficiente de nanopartículas, amostrou-se um tempo suficientemente longo, ou seja, uma vez por situação processual; iv) efetuou-se também a análise morfológica, dimensional e química das nanopartículas recolhidas em microscópio eletrónico de transmissão (TEM) acoplado a um sistema de espectroscopia por dispersão de energia (EDS). Esta determinação permitiu a qualificação das nanopartículas recolhidas nas grelhas metálicas em termos de tamanho, forma, hábito cristalino e composição química elementar.

5.3.6 - Questionário, de Aplicação aos Trabalhadores (grupo “diretamente exposto” e grupo “indiretamente exposto”)

Aplicou-se um inquérito por questionário de autopreenchimento, para caracterização do Ambiente de Trabalho e Sintomas Relacionados com o Trabalho (cf. Apêndice 8) após a assinatura de um termo de consentimento informado (cf. Apêndice 10) onde se dava a conhecer os objetivos do estudo e o propósito de recolha de amostras biológicas.

A primeira parte foi construída com o objetivo de caracterizar a atividade profissional (anos de trabalho na empresa e na profissão), com questões respeitantes ao tempo de exposição (com apuramento de exposições alternativas), horas de trabalho, hábitos tabágicos (se é fumador ou não, o número de anos que é fumador, quantos cigarros fuma por dia), caracterização do processo de soldadura (pelas diferentes composições dos materiais). Pretendeu-se, também fazer uma caracterização do ambiente de trabalho, com algumas questões relativas a outros fatores de risco presentes no local de trabalho, bem como, uma parte mais específica sobre exposição a nanopartículas.

Na segunda parte deste questionário pretendeu-se identificar e caracterizar os possíveis sintomas respiratórios dos trabalhadores que se relacionam com os efeitos retratados para a exposição profissional a crómio e a manganês. Este instrumento foi adaptado dos questionários British Medical Research Council - BMRC (Medical Research Council’s Committee on the Aetiology of Clinic Bronchitis, 1960), e da adaptação do questionário BMRC pelo European Coal and Steel Comunnity (1962) utilizado por Uva231,232 e Pinto233.

O inquérito por questionário foi aplicado aos trabalhadores do grupo “diretamente exposto” (soldadores) e ao grupo “indiretamente exposto” (funcionários de outros sectores da empresa)

no Serviço de Saúde Ocupacional, por profissionais deste setor aquando da entrega da amostra biológica.

5.3.7 – Indicadores Biológicos de Exposição

Dos constituintes dos materiais de base dos Processos de Soldadura selecionaram-se o crómio e o manganês (constituinte base) como indicadores biológicos, para análise no Laboratório de Toxicologia Ambiental e Ocupacional do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

A recolha da urina dos trabalhadores realizou-se com o apoio do Serviço de Saúde Ocupacional da Empresa, tendo em conta os seguintes requisitos/condições de colheita das amostras biológicas:

  As amostras de urina corresponderam a uma micção completa;

  As colheitas foram realizadas no fim do turno e no fim da semana de trabalho (após cinco

dias consecutivos de trabalho com exposição e,

  As amostras foram transportadas para o Laboratório no dia em que foram recolhidas e

transportadas em mala térmica com placas de refrigeração (temperatura inferior a -4oC).

Após a receção das amostras no Laboratório foram separadas diferentes alíquotas as quais foram armazenadas em câmara congeladora a temperatura ≤ -18°C, até à sua análise. A análise foi feita em simultâneo com amostras de um Controlo de Avaliação Externa de Qualidade. No total foram analisadas 48 amostras pela Técnica Analítica de Espectrofotometria de Absorção atómica com câmara de grafite, conforme condições descritas no apêndice 11.

As amostras foram codificadas e só o Serviço de Saúde Ocupacional da Empresa, estabelece a relação entre os resultados dos indicadores biológicos e os trabalhadores participantes no estudo.

Após a emissão dos resultados, comparou-se os dados com os valores indicativos, no sentido de detetar alguma alteração funcional nos indivíduos expostos, tendo por objetivo a utilização destes indicadores biológicos de exposição em futuras intervenções de natureza preventiva.