• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4 O CASO “MANTRA PRODUÇÕES”

4.1 Análise do perfil Empreendedor e de Liderança da empresária Júlia Manta

A empresa Mantra produções nasceu a partir da vontade de uma estudante do curso de História da Universidade Estadual do Ceará - UECE (e também aluna de um curso de Cinema de Animação) de transformar em um filme de animação o episódio conhecido como a Guerra dos Bárbaros, conflito entre colonizadores e índios do Ceará.

Júlia Manta, Diretora/Produtora e fundadora da Manta Produções, tinha duas opções para dar vida a esse filme. A primeira era contactar uma produtora já existente e a segunda era criar sua própria produtora. Após muito refletir sobre esse dilema, Júlia, que sempre teve vocação para ser uma profissional autônoma e sempre teve interesse pelas artes, pelo áudio visual, pintura e desenho, resolveu abrir sua própria produtora. Percebe-se então que a mesma identificou uma oportunidade e foi atrás do que era necessário para botá-la em prática, características citadas por McClelland (1961 apud CHIAVENATO 2007) e o SEBRAE (sem

data de publicação), que são identificar oportunidades e tomar iniciativa, assumindo também os riscos envolvidos – uma das três características básicas de um empreendedor segundo Chiavenato (2007) – na criação de uma produtora de audiovisuais. Outro ponto que pode ser observado foi um dos motivos que a levou Júlia a abrir uma empresa que foi o desejo de ser uma profissional autônoma e de acordo com Degen (1989) um dos motivos que leva as pessoas a abrir seu próprio negócio é a vontade de ser seu próprio patrão.

Nasce então a Mantra Produções que caracteriza-se por ser uma produtora que realiza projetos culturais, com foco na área de elaboração de projetos audiovisuais. De acordo com a fundadora da empresa, a mesma foi criada sem a elaboração de um estudo mais elaborado que tivesse como finalidade verificar a viabilidade financeira da futura empresa, nas palavras da empresária, a empresa foi criada “instintivamente”, e um dos motivos para que isso ocorresse foi a inexperiência da mesma e falta de conhecimento na área de negócios, visto que ela cursava o curso de História. Analisando a forma como a produtora surgiu observa-se que o tipo de empreendedor no qual Júlia mais se aproxima e o tipo Empreendedor que Aprende (Inesperado), com a diferença de que ela não teve que abandonar sua antiga profissão para iniciar uma totalmente nova.

A Mantra Produções é composta por Júlia, Diretora/Produtora, seu pai, Produtor Executivo e um contador. Porém, quando existem projetos a serem executados, faz-se necessária a contratação de funcionários para executar aquele projeto, isto é, o quadro de funcionários varia de acordo com a execução dos projetos e para a execução dos mesmos são necessários recursos do governo que são concedidos através de editais e licitações, no caso da Mantra Produções os recursos são provenientes, em sua maioria, de editais. A produtora tornou-se então muito dependente do lançamento de editais, visto que a iniciativa privada, mesmo obtendo incentivos, não tem interesse em financiar a execução desses projetos, elas têm interesse em financiar apenas aqueles de grande geram grandes repercussões; e além do lançamento desses editais ela ainda precisa ser contemplada pelos mesmos.

O fato de não ter um quadro fixo de funcionários fez com que a empreendedora aprendesse a se tornar uma pessoa mais flexível no que diz respeito a liderar os funcionários com os quais ela trabalha em cada projeto. Tomando como base as respostas da entrevista, pode-se tirar algumas conclusões levando-se em conta o quadro 4 que trata dos estilos Autocrático, Liberal e Democrático:

 Quanto à tomada de decisão, ela mostra características da liderança autocrática, pois é ela quem decide e fixa as diretrizes a serem adotadas. Porém, com base na questão 16, percebe-se que a mesma dá bastante atenção às opiniões daqueles que estão trabalhando para ela e, além disso, caso alguém sugira alguma ideia melhor e viável ela resolve implantá-la.

 Quanto à programação dos trabalhos, ela também demonstra traços predominantes da do estilo autocrático.

 Quanto à divisão do trabalho, no caso da Mantra Produções cada pessoa é contratada de acordo com a habilidade necessária para cada tipo de tarefa, portanto a escolha da tarefa que cada um irá realizar é feita pela Júlia, basicamente, no ato da contratação. Esse processo de dizer o que cada um irá fazer é uma característica que está associada à liderança autocrática.

 Quanto à participação do líder, a predominância é a do estilo democrático visto a forma como ela costuma tratar as pessoas que trabalham para ela.

Percebe-se que o estilo de liderança predominante da mesma é o autocrático, porém isso não quer dizer que ela é uma líder autocrática e sempre adotará esse estilo, visto que a mesma disse que sempre procura escutar o que os outros têm a dizer e procura tratá-los da forma mais amistosa possível, sempre através de muito diálogo e reuniões que tem como finalidade fazer com que todos trabalhem em sintonia.

Outra análise que pode ser feita a respeito do seu estilo de liderança é a questão da Liderança centrada na tarefa versus Liderança centrada nas pessoas. Visto que a Mantra Produções é uma produtora que realiza projetos culturais com foco na elaboração de projetos audiovisuais, verifica-se (através da observação do quadro 5) que existe uma predominância do estilo Centrado na Tarefa, pois, como foi constatado na entrevista, existe uma grande preocupação em cumprir prazos e ser capaz de entregar os projetos de acordo como os

mesmos foram acordados. De acordo com o que consta no quadro 5, podem ser identificadas características que dizem respeito a liderança centrada na tarefa, como:

 Planeja e define como o trabalho será feito.  Busca completar as tarefas.

 Monitora os resultados do desempenho.  Define claramente os padrões de trabalho.

Podem ser identificadas também, através do quadro 5, algumas características pertencentes a Júlia que se enquadram na Liderança Centrada nas pessoas, como:

 Atua como apoio e retaguarda para os seguidores.

 Mostra confiança nos seguidores; ela procura contratar pessoas nas quais ela confia e conhece o trabalho.

 Respeita os sentimentos das pessoas; ela procura tratar as pessoas, que trabalham com ela, com respeito e de forma amistosa.

Como pode ser visto, ela possui características relacionadas tanto à liderança centrada na tarefa, como a liderança centrada nas pessoas, porém a primeira mostra-se predominante. Isso pode ser justificado pelo tipo de atividade que a sua empresa exerce, que é a execução de projetos, ou seja, para a empresa o mais importante é cumprir os prazos que foram estabelecidos e entregar os projetos de acordo como os mesmos foram contratados e esse sentimento de entregar os projetos é comum a todos os que estão envolvidos em sua elaboração.

Outro ponto importante da entrevista é o questionário proposto na questão de número 16, a fim de verificar qual é o seu estilo de liderança baseado no Grid Gerencial, onde o mesmo avalia à ênfase posta nas pessoas e a ênfase posta na tarefa. Para o tipo de atividade que a Mantra Produções exerce, que é a elaboração de projetos, espera-se que haja uma forte ênfase na tarefa, pois esta é a razão de existir da empresa. Após realizar o questionário 16.1 comprova-se o que era esperado, além do questionário 16.1, outros relatos que Júlia forneceu durante a entrevista comprovam essa preocupação com a execução dos projetos, por exemplo, como quando ela diz que procura contratar pessoas que ela já conhece o trabalho e a

qualidade e quando ela menciona que existe uma grande preocupação no cumprimento de prazos e metas. Outra observação que pode ser feita é a respeito da preocupação com as pessoas que, de acordo com a pesquisa, mostrou-se bastante elevada. Este ponto também pode ser observado quando ela menciona que procura, sempre, tratar todos de forma amistosa, calma, respeitosa, procura sempre ouvir a opinião dos outros e quando possível, ela as bota em prática.

Ao levar-se em conta a teoria da Liderança Situacional o que pode ser observado é que o estilo de liderança, do qual ela mais se aproxima, é o estilo Delegar, pois as pessoas que serão contratadas já possuem as habilidades técnicas necessárias, ou seja, elas já possuem plena capacidade para executar as tarefas e se sentem seguras para realizá-las. Portanto, resta à mesma coordená-los e monitorá-los a fim de que os mesmos possam executar suas habilidades da melhor maneira possível, a fim de dar vida ao projeto.

Voltando a analisar o lado empreendedor da empresária, pode-se perceber algumas características que são mencionadas ao longo deste estudo como:

 Exige qualidade (SEBRAE, sem data de publicação e McClelland, 1961 apud Chiavenato 2007) – a qualidade é um fator que está presente a partir da contratação dos funcionários.

 É persistente, comprometida e dedicada (SEBRAE, sem data de publicação; McClelland, 1961 apud CHIAVENATO 2007 e Dornelas, 2008) – o comprometimento com a entrega dos projetos e cumprimentos dos prazos é um de seus pontos fortes.

 Estabelece metas (SEBRAE, sem data de publicação e McClelland, 1961 apud CHIAVENATO 2007) – as metas são estabelecidas levando-se em conta o orçamento disponível para a elaboração do projeto.

 Realiza planejamento e monitoramento sistemático (SEBRAE, sem data de publicação; McClelland, 1961 apud CHIAVENATO 2007 e Dornelas, 2008) – antes de os projetos entrarem na fase de execução são feitas reuniões para definir como ele será realizado e após o seu início, é feito o seu monitoramento para garantir que o mesmo está saindo de acordo com o planejado.

 Possui conhecimento (Dornelas, 2008) – ela fez vários cursos referentes à área na qual atua e conhece o mercado de audiovisuais.

 É Autoconfiante (uma das três características básicas citadas por Chiavenato, 2007) – ela possui plena confiança na sua habilidade de elaborar projetos, inclusive, ela acredita que essa sua habilidade lhe rendeu uma imagem positiva no mercado.

Finalizando esta análise constata-se que a Mantra Produções tem um grande desafio a superar pela frente que é a questão da dependência dos lançamentos de editais para a elaboração dos seus projetos, isto é, a dependência de recursos públicos. Júlia reconhece que tem que diversificar os produtos oferecidos pela empresa, a fim de se livrar dessa dependência de recursos públicos. Outra oportunidade que ela cita é oferecer o que há de forte na Mantra produções, que é a elaboração de projetos, para outras empresas.

Apesar da mesma confiar no seu talento e sua competência para elaborar projetos, a partir do momento em que a Mantra Produções passar a se aventurar mais pela iniciativa privada, Júlia precisará ter em mente que de que será necessário passar a observar a concorrência e sempre tentando inovar tendo como objetivo obter destaque e competitividade no mercado.

CAPÍTULO 5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente estudo teve como objetivo mostrar o quão importante é o papel do líder no crescimento e consolidação de uma empresa através do bom gerenciamento de equipes abordando a questão: Qual o estilo de liderança que um empreendedor cuja estrutura se organiza em torno de projetos e se desfaz ao seu término?

Para atender à estes requisitos foi feita entrevista com a empreendedora Júlia Manta através desta foi feita uma análise do seu perfil Empreendedor e de Liderança. Após feita esta análise chegou-se à resposta proposta pelo estudo, porém, pode-se chamar atenção para um ponto: porque identificou-se que existe a predominância do estilo Autocrático, enquanto que ao mesmo tempo seu estilo, de acordo com o Grid Gerencial, apontou para forte ênfase nas pessoas e forte ênfase nas tarefas?

A resposta é simples, o fato de existir uma predominância do estilo Autocrático está relacionado, simplesmente, ao tipo de a atividade fim da empresa, que é execução e a entrega de projetos de conforme foi acordado, ou seja, existe uma forte ênfase na tarefa, pois esta é a atividade fim da empresa.

Isso não quer dizer que Júlia é uma pessoa autocrática, pois como pôde ser visto ela se preocupa com as pessoas que trabalham para ela e uma das provas dessa preocupação foi o resultado da questão 16, que aborda o Grid Gerencial, o qual apontou um resultado para o estilo 9.9 que quer dizer que existe uma forte ênfase colocada tanto nas pessoas como na tarefa.

REFERÊNCIAS

Apostila CIEE – Centro de Integração Empresa Escola. Programa CIEE de educação à

distancia. Curso: ATITUDE EMPREENDEDORA. Disponível em:

http://stoa.usp.br/fjcapeletto/files/696/3597/AtitudeEmpreendedora.pdf. Acesso em 06/01/2013.

CHIAVENATO, Idalberto; Gerenciando pessoas: O Passo Decisivo para a Administração de Pessoas. 3 ed. Revisada e Ampliada: Makron Books, 1992.

CHIAVENATO, Idalberto; Empreendedorismo dando asas ao espírito empreendedor: Empreendedorismo e viabilização de novas empresas Um guia eficiente para iniciar e tocar o seu próprio negócio. 2 ed. revista e ampliada, São Paulo: Saraiva, 2007.

BERGAMINI, Cecília Whitaker; Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1992.

DEGEN, Ronald; O empreendedor fundamentos da iniciativa empresarial: Guia para montar seu negócio, vencer as dificuldades e administrar os riscos. 8 ed. São Paulo: Makron Books, 1989.

DORNELAS, José Carlos Assis; Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 3 ed. revista e atualizada, Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. – 5ª reimpressão.

DORNELAS, José Carlos Assis; Empreendedorismo na prática: Mitos e Verdades do Empreendedor de Sucesso. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

FALCONI, Vicenti; O verdadeiro poder: Práticas de gestão que conduzem a resultados revolucionários. 1 ed. Nova Lima – Minas Gerais: INDG – Instituto de Desenvolvimento Gerencial, 2009.

HERSEY, Paul; BLANCHARD, Kenneth H; Psicologia para administradores: A Teoria e as técnicas da Liderança Situacional. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2006. 12ª reimpressão.

LIMA, Thiago Fernandes de; Como utilizar os princípios da liderança e da inteligência emocional na gerência de projetos. Monografia no curso de Ciência da Computação. Universidade Federal de Pernambuco, 2007.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas. GEM 2011: Brasil é

o terceiro país com maior n° de empresas. Disponível em:

http://www.sebrae.com.br/customizado/estudos-e-

pesquisas/temasestrategicos/empreendedorismo/205-27-gem-2011-brasil-e-o-terceiro-pais- com-maior-nb0-de/BIA_20527. Acesso em 05/01/2013.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas. Características do empreendedor. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/customizado/desenvolvimento- territorial/o-que-e/empreendedorismo/caracteristicas-do-empreendedor/BIA_336. Acesso em 06/01/2013.

IBPQ – Instituto Brasileiro da Produtividade e Qualidade; FGV – Fundação Getúlio Vargas. GEM – Global Enterpreneurship Monitor 2011: Empreendedorismo no Brasil. Disponível em: http://gestaoportal.sebrae.com.br/customizado/estudos-e-pesquisas/temas- estrategicos/empreendedorismo/Livro%20GEM%20Brasil%202011.pdf. Acesso em 06/01/2013.

APÊNDICE

1. Porque você resolveu empreender e qual motivo levou você a escolher essa área? 2. O que é a Mantra Produções e como ela funciona?

3. Como ocorreu o planejamento para iniciar a Mantra Produções? Foi realizado algum tipo de projeto antes de dar início ao empreendimento a fim de verificar se o mesmo era viável ou não?

4. Você é uma pessoa que se mantém informada a respeito da área na qual atua, isto é, participa de congressos, fóruns, palestras, faz algum tipo de curso, procura estar atenta aos desejos e necessidades do mercado?

5. Consegue captar recursos para a realização dos projetos da Mantra? Caso afirmativo os recursos são públicos ou privados?

6. Considerando o ambiente em que a Mantra desenvolve suas atividades tente identificar:

Pontos fortes: Pontos fracos:

Ameaças: Oportunidades:

7. Que características e habilidades pessoais você acha que são ou foram responsáveis por fazerem com que a Mantra Produções esteja no mercado desde o início até hoje em dia? 8. Quais as características e habilidades você acha que precisa ter ou melhorar a fim de que possa dar continuidade ao seu negócio?

9. Como ocorre a negociação de um projeto?

10. A Mantra Produções possui um quadro de colaboradores fixo? Sim ou não

11. Caso não possua um quadro de colaboradores fixo. Como você lida com eles, como você os comanda?

12. Os projetos são desenvolvidos na sede da empresa ou é adotado regime de trabalho à distância (teletrabalho)?

13. Como percebe a inovação (nos produtos ou na maneira de fazê-los) como fator de diferenciação da Mantra com os seus concorrentes?

14. Você é uma pessoa que busca inovar no seu empreendimento, ou você acha que a inovação custa muito caro e dá muito trabalho e prefere se manter no mesmo nível em que as outras empresas se encontram?

15. Você costuma ouvir as ideias das pessoas que estão trabalhando com você; você simplesmente age da sua maneira, um pouco dos dois ou depende da situação?

16. Com base na pesquisa utilizando o questionário de Grid Gerencial de Blake e Mouton: Tabela 16.1 – Questionário Grid Gerencial Paul Hershey e Kenneth Blanchard

Opção Pergunta Nota (1 - 5)

Decisão

A1 Aceito a decisão tomada pelos outros. B1 Dou alto valor a manter boas relações.

C1 Procuro decisões passíveis, embora não perfeitas, da parte dos outros, inclusive eu mesmo. D1 Dou grande valor a obter decisões duradouras.

E1 Dou grande valor a obter decisões criativas que resultem em compreensão e acordo.

Convicção

A2 Ou estou de acordo com as opiniões, atitudes e ideias dos outros, ou evito tomar qualquer partido.

B2 Prefiro aceitar opiniões, atitudes e ideias dos outros, antes de impor as minhas. C2 Quando surgem ideias, opiniões e atitudes diferentes das minhas, assumo uma posição intermediária. D2 Defendo minhas ideias, opiniões e atitudes mesmo que com isso, algumas vezes, possa ofender os outros.

E2

Ouço e procuro ideias, opiniões e atitudes diferentes das minhas. Tenho convicções claras, mas reajo às boas ideias mudando meu modo de pensar.

Entusiasmo

A3 Deixo de ver coisas para poder viver.

B3 Apoio encorajo e cumprimento os outros pelo que desejam fazer. C3 Ofereço sugestões positivas para manter as coisas em frente. D3 Sei o que quero e faço pressão para que os outros aceitem.

E4 Dirijo todas as minhas energias para o que estou fazendo e os outros reagem com entusiasmo.

Conflito

A4 Quando surge conflito, procuro manter-me neutro ou for a dele. B4 Procuro evitar gerar conflito, mas quando ele surge, procuro

apaziguar os sentimentos e manter as pessoas unidas.

C4 Quando surge conflito, procuro ser justo mas firme e obter uma solução equitativa.

D4 Quando surge conflito, tento eliminá-lo ou impor minha posição. E4 Quando surge conflito, procuro identificar as razões e dar solução às

subjacentes.

Temperamento

A5 Ficando neutro me sinto provocado.

B5 Por causa das tensões que as perturbações podem produzir, reajo de modo cálido e amistoso. C5 Sob tensão, sinto-me inseguro quanto ao que devo fazer para evitar

futuras pressões.

D5 Quando as coisas não vão bem, defendo-me, resisto ou volto a carga contrargumento. E5 Quando provocado, contenho-me, embora minha impaciência seja visível.

Humor

A6 Meu humor é considerado pelos outros como um tanto sem graça. B6 Meu humor visa manter as relações amistosas, ou quando surgem tensões, ele desvia a atenção do lado sério. C6 Meu humor tem intenção de ser persuasivo em obter aceitação para mim ou para os meus pontos de vista. D6 Meu humor causa impacto.

E6 Meu humor ajusta-se à situação e lhe dá perspectiva. Mantenho um senso de humor, mesmo sob pressão.

Tabela 16.2 – Resultado do Estilo do Grid Gerencial Pontuação Características 1.1 1.9 5.5 9.1 9.9 1 Decisões A1 B1 C1 D1 E1 2 Convicção A2 B2 C2 D2 E2 3 Entusiasmo A3 B3 C3 D3 E3 4 Conflito A4 B4 C4 D4 E4 5 Temperamento A5 B5 C5 D5 E5 6 Humor A6 B6 C6 D6 E6 Total A B C D E 1.1 1.9 5.5 9.1 9.9 (LIMA, 2007, p. 106)

Documentos relacionados