• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 – LIDERANÇA

3.2 Conceitos sobre Liderança

Paul Hersey e Kenneth Blanchard definem liderança da seguinte maneira “é o processo de influenciar as atividades de indivíduos ou grupos para a consecução de um objetivo numa dada situação. Em essência, a liderança envolve a realização de objetivos com e através das pessoas” (HERSEY/BLANCHARD; 2006, p. 105).

Quadro 3 – Graus de influenciação

OS GRAUS DE INFLUENCIAÇÃO

Coação Persuasão Sugestão Emulação

Forçar, coagir ou constranger mediante

pressão, coerção ou compulsão.

Prevalecer sobre uma pessoa, sem forçá-la, através de conselhos, argumentos ou induções

para que faça alguma coisa.

Colocar ou apresentar um plano, idéia ou proposta a

uma pessoa ou grupo, para que considere, pondere ou execute.

Procurar imitar com vigor, para igualar ou

ultrapassar, ou, pelo menos,chegar a ficar quase igual a alguém.

(Chiavenato; 1992, p. 147)

Para Chiavenato (1992, p. 147)

(...) a liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Podemos defini-la como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

Chiavenato (1992) também menciona que a liderança é um processo de influenciar pessoas. Segundo o mesmo influência “é uma transação interpessoal, na qual uma pessoa age no sentido de modificar ou provocar o comportamento de uma outra, de maneira intencional”(CHIAVENATO, 1992, p. 147). Portanto, o quadro 2 além de definido sugere os graus de influenciação exercidos pelos líderes, seguindo uma gradação que inclua coação, persuasão, sugestão ou emulação.

Para Vicenti Falconi (2009) a liderança é o fator mais importante dentro de uma organização. Sem esta não acontece nada, isto é, a empresa não anda.

De acordo com Falconi (2009, p. 14):

(...) liderar é bater metas consistentemente, com o time fazendo certo. Quem não bate metas não é líder. Ser um bom líder é conseguir resultados por meio das pessoas, então a pessoa do líder deve investir uma parte substancial de seu tempo no desenvolvimento de sua equipe. Portanto, o tema de Recursos Humanos é central no desenvolvimento do Conteúdo da Liderança.

Observando a definição de liderança do autor Vicenti Falconi tem-se a sensação de que a mesma é uma versão mais moderna daquela dos autores Paul Hersey e Kenneth Blanchard, pois os mesmos também focam na realização de objetivos e metas.

Falconi (2009) também destaca que o líder é o único agente capaz de realizar mudanças na organização, portanto, a implantação e a mudança são indelegáveis, sendo o mesmo responsável diretamente pelas mesmas. E esta mudança ocorre através da capacitação dos liderados, papel essencial do líder.

Através das afirmações acima podemos verificar que Vicenti Falconi é um autor bastante objetivo quando se trata do assunto liderança não é por outra razão visto que este também é um entendimento da Qualidade Total da qual ele foi um dos introdutores no Brasil dessa filosofia administrativa.

Ele também destaca que a boa governança corporativa é essencial no que diz respeito ao exercício da liderança.

Para Falconi (2009, p. 14 à 16) um líder deve implementar dentre outros aspectos:

1. Um sistema que possa atribuir a todos as pessoas metas que sejam críveis e

desafiadoras.

2. Promover a aquisição de conhecimento técnico pela equipe.

3. Garantir o estabelecimento e melhoria contínua de um sistema de

recrutamento e seleção. Participar do recrutamento e seleção de sua equipe. Selecionar, dentre os recrutados, pessoas excepcionais e garantir um crescimento mais rápido.

4. Participar das várias formas de Treinamento de sua equipe exercendo a

função de professor em alguns casos. Reconhecer que as pessoas tem a necessidade de aprender continuamente.

5. Inspirar as pessoas. Sonhe grande, promova o sonho e inspire as pessoas.

6. Fazer Coaching2

. Supervisionar a maneira de trabalhar de sua equipe e aconselhar, fazendo ajustes de procedimento.

7. Promover a meritocracia. Promover uma avaliação do desempenho de seu

time de forma honesta e construtiva, dando feedback contínuo. Demitir quando necessário. Afastar de 5% a 10% por ano aqueles mais mal avaliados do time.

8. Alinhar os interesses das pessoas com os da organização por meio de um

sistema de incentivos.

9. Cuide da cultura da organização, trabalhando valores que garantirão o seu

futuro. Estes valores devem estar incluídos na avaliação de desempenho.

10. Promover uma cultura de alto desempenho, “esticando” as metas e

atribuindo valor aos que superam.

11. Promova a cultura de tomar decisões com bases em fatos e dados. Incentive

a prática da análise e da síntese como elemento principal do planejamento e fundamental no processo de aprendizado. Exija a apresentação das análises em suas reuniões.

12. Promova uma cultura de “enfrentamento de fatos” que valoriza a verdade e

não tem medo de ver os fatos como são. Aqui espera-se que os líderes comuniquem para seus times não só o que está indo bem, mas também os maus resultados afim de trabalhar em cima destes para então melhorá-los.

Bergamini (1992) cita várias definições de vários autores sobre liderança, dentre elas destaca-se as der:

Reuter (1941 apud BERGAMINI, 1992, p. 96)“Liderança é uma habilidade de persuadir ou dirigir as pessoas sem o uso do prestígio ou da força de uma autoridade formal, ou de circunstâncias externas”.

Stogdill (1950 apud BERGAMINI, 1992, p. 96) “A liderança é o processo de influenciar as atividades do grupo através da colocação e da chegadaa objetivos”.

Cowley (1954 apud BERGAMINI, 1992, p. 96)“O líder é uma pessoa que tem sucesso em conseguir que as pessoas o sigam”.

Dubin (1951 apud BERGAMINI, 1992, p. 96)“Liderança é o exercício da autoridade e da tomada de decisões”.

Desta forma pode-se concluir que liderança é a capacidade de gerenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo gere resultados e se transforme em uma equipe eficiente. Fazendo com que a mesma alcance os objetivos propostos em prol da organização.

2 Termo do léxico inglês que traduz a relação de um conselheiro particular com um executivo na condução

O conceito de liderança pode variar de autor para autor e dentro das organizações podem ter alguns significados diferentes. Pode-se constatar que a maior parte dos autores conceitua liderança como processo de influência de um indivíduo sobre outro indivíduo ou grupo, objetivando a realização de metas e objetivos em uma situação dada.

Documentos relacionados