• Nenhum resultado encontrado

6 Atividades para o Ensino de Documentação de Requisitos

6.2 Listagem de Atividades

6.3.1 Análise dos Dados

A Tabela 15 e 16 mostra quanticado as avaliações dos docentes para cada opção. Para a primeira atividade, Quiz, um docente considerou inecaz, outro imparcial e o último a considerou inecaz. Quanto à dinamização do ensino, dois consideraram que a atividade se mostra motivadora. Um deles destacou que ao depender da quantidade de alunos alguns podem não participar e do docente é exigido um bom nível de detalhamento para cada questão. Todos os docentes já haviam tido experiência aplicando-a em sala de aula.

Sobre a Palestra, dois docentes se mostraram imparciais e outro assinalou que não é ecaz. A atividade foi considerada como boa para dinamizar o ensino por dois deles e um terceiro se mostrou imparcial. Os docentes relataram que os alunos se tornam muito passivos em atividades desse tipo, porém outro ressaltou que pode ser solicitado um relatório sobre a importância do que foi discutido. Todos os docentes já haviam tido experiência aplicando-a em sala de aula.

Figura 27: Modelo apresentado para avaliação quanto ao conhecimento das atividades A atividade de Descrição com Desenhos foi assinalada como inecaz por um dos docentes e outros dois se mantiveram imparcial. Para ela, dois docentes a consideram dinâmica. Um dos docentes descreveu que não havia ouvido falar da atividade, outro já a conhecia e um terceiro, já a aplicou.

Na atividade com Blocos de Montar, dois assinalaram como ecaz e dinâmica. Um dos docentes comentou que seria mais proveitoso se a atividade acontecesse associada a um processo de desenvolvimento. No caso os alunos teriam que construir algo que o docente previamente determinou. Dois dos docentes não conheciam a atividade e um já havia aplicado.

Na atividade de Descrição com Jogos todos os docentes a marcaram como eciente e dinâmica. Dois dos docentes já haviam ouvido falar e outro desconhecia essa atividade. Em Reconhecimento de Erros na Especicação o mesmo ocorreu quanto à eciência e dois reconheceram a dinâmica da mesma. Todos os docentes já haviam aplicado essa atividade.

Para a atividade onde há a interação com clientes reais, dois docentes a consi- deram ecaz no exercício das habilidades e conhecimentos para documentação e todos a consideraram dinâmica. Todos os docentes já haviam aplicado a atividade.

Tabela 15: Avaliação dos docentes quanto a ecácia e dinâmica das atividades

Atividades Ecácia Dinâmica

Sim Imparcial Não Sim Imparcial Não

Quiz (A01) 1 1 1 2 - 1

Palestra (A02) - 2 1 2 1 -

Descrição com desenhos

(A03) - 2 1 2 1 -

Descrição com blocos de

montar (A04) 2 - 1 2 1 -

Descrição com jogos antigos

(A05) 3 - - 3 - -

Reconhecendo erros na es-

pecicação (A06) 3 - - 2 1 -

Exercitando técnicas de do-

cumentação (A07) 2 - 1 3 - -

Debate com artigos (A08) 1 1 1 2 - 1 Interdisciplinaridade (A09) 2 1 - 3 - - Especicação com cenários

(A10) 2 - 1 3 - -

Dramatizações (A11) - 2 1 2 1 -

Jogos (A12) 2 - 1 3 - -

No Debate de Artigos cada docente assinalou uma opção, um considerou ecaz, outro se manteve imparcial e o terceiro considerou que não. Contudo, dois deles vêem a atividade bastante dinâmica. Na Interdisciplinaridade, os docentes a consideram ecaz e dinâmica, porém foi relatado que é preciso muito planejamento para que tudo ocorra de maneira satisfatória. Em ambas atividades, todos os docentes tinham experiência quanto a sua aplicação.

No Trabalho com Especicação através Cenários, dois a consideraram ecaz e um imparcial, porém, todos a viram como uma atividade dinâmica. Dentre eles, dois já haviam aplicado e outro só havia ouvido falar. Na penúltima atividade, Dramatização, dois docentes se mantiveram imparcial e outro assinalou que não é ecaz. Dois dos docentes a consideram dinâmica e dois deles a desconheciam. Nesta, um dos docentes já havia ouvido falar da atividade.

Por m, o uso de Jogos se mostra ecaz para dois deles e todos o consideram uma atividade dinâmica. Neste último foi relatado sobre o jogo Ilha dos Requisitos e que tudo se torna melhor aproveitado se estiver aliado a outras práticas da docência. Dois deles já haviam aplicado essa atividade e um terceiro só a conhecia.

Tabela 16: Avaliação dos docentes quanto ao conhecimento das atividades Atividades Desconheço Ouvi falar Apliquei

Quiz (A01) - - 3

Palestra (A02) - - 3

Descrição com desenhos (A03) 1 1 1 Descrição com blocos de montar

(A04) 2 - 1

Descrição com jogos antigos

(A05) 1 2 -

Reconhecendo erros na especica-

ção (A06) - - 3

Exercitando técnicas de docu-

mentação (A07) - - 3

Debate com artigos (A08) - - 3 Interdisciplinaridade (A09) - - 3 Especicação com cenários (A10) - 1 2

Dramatizações (A11) 2 1 -

Jogos (A12) - 1 2

6.4 Discussão

Através da lista de atividades pretendíamos dinamizar o ensino, saindo do modo tra- dicional de aulas expositivas e fazendo os alunos interagirem de diversas maneiras através das metodologias que cada atividade traz. Além disso, exercitar o ponto comumente citado por docentes e engenheiros na pesquisa, a qualidade dos requisitos (escrita e interpreta- ção). Com a análise dos dados percebemos que esse objetivo é alcançável por que tivemos em todas elas indicações quanto a sua dinâmica.

De acordo com a amostragem do estudo, as atividades de Descrição com Jogos an- tigos e Reconhecendo erros em especicação se mostraram as mais ecazes. Porém, atentamos ao fato de que algumas atividades eram desconhecidas por alguns dos docen- tes e consequentemente não foram avaliadas de maneira mais precisa sobre esse quesito. As atividades de Palestra, Descrição com desenho e Dramatizações deixaram os docentes meio divididos e tiveram grandes índices de imparcialidade dando espaço para que sejam aplicadas em diferentes turmas e a partir disso analisado sua ecácia quanto ao propósito. A segunda atividade não cou clara para um dos docentes, logo isso pode ter impactado na sua resposta quanto a incerteza. As outras atividades se mostraram bastante ecazes e todas muito dinâmicas.

As atividades em um modo geral já foram aplicadas pelos docentes participantes. Na atividade de descrição com desenhos percebeu-se certo desconhecimento e acredita-se

que esta estimule bem os alunos por se tratar de muitas etapas e com uma metodologia que se mostra criativa. Na atividade de blocos de montar e dramatizações também foi percebido seu desconhecimento.

Muitas das avaliações partiram da perspectiva do docente que muitas vezes a aplicou, outras ouviu falar e outras desconhecia. Isso é um fato que afeta em suas respostas. Vimos algumas vezes atividades descritas positivamente e que ainda não foram aplicadas pelos docentes, o que mostra a boa percepção ao listá-las e acreditar em sua eciência no ensino. Contudo, é necessário a aplicação dessas atividades em algumas turmas para se ter um melhor posicionamento quanto as percepções.

É visto que as limitações são poucas, apenas uma delas foi declarada que poderia não ser perceptível a não participação de algum aluno, Quiz. A atividade de blocos de montar, acreditou-se que seria um desao pela disponibilidade das peças, mas isso não foi comentado em nenhum momento. Por m, as limitações apresentadas podem ser contornadas nas atividades agora que são conhecidas.

6.5 Considerações Finais

Este capítulo apresenta o resultado da análise de dois surveys e uma revisão siste- mática. A listagem de atividades aqui demonstradas reforça algumas das diculdades e desaos sentidos por docentes e engenheiros de requisitos. Nessas atividades se exercita a descrição de requisitos e interpretação de contextos e soluções, pontos importantes para a documentação de requisitos. Através dessas atividades se pretende trabalhar na academia algo que é sentido na indústria, além disso, mostra aos docentes algumas metodologias e atividades que podem ser adaptadas e se revelam bastante dinâmicas.

Foi visto que as atividades (a) onde os alunos descrevem requisitos de um jogo e em seguida apresentam à turma para que seja descoberto a que jogo se refere e (b) descri- ção de cenários onde os alunos identicam erros na especicação, se mostram bastante ecientes para exercitar alguns dos desaos sentidos pelos engenheiros de requisitos. To- das as atividades apresentadas foram descritas como bastante dinâmicas e que podem ser utilizadas pelos docentes na expectativa de motivar os alunos a medida em que contorna alguns dos desaos sentidos pelos mesmos. No próximo capítulo são descritos trabalhos que se relacionam de alguma forma com essa pesquisa.