• Nenhum resultado encontrado

Requisitos na Perspectiva de docentes

4.2.1 Cenário da disciplina no país

Inicialmente, uma análise foi feita nas ementas de cursos de graduação do país para identicar o atual estado da disciplina, conteúdos lecionados e sua obrigatoriedade. Devido

ao grande número de instituições, selecionamos um subconjunto para que fosse viável a análise. Esse critério foi utilizado apenas nessa etapa da pesquisa para identicar a presença da disciplina.

A plataforma SUCUPIRA (2017) elenca as universidades mais bem avaliadas quanto ao seu ensino de pós-graduação. Selecionamos as universidades que pertenciam a esse grupo. A justicativa para tal critério é de que tendo em vista que as instituições possuem boa nota em seus programas de pós-graduação, elas possuem um bom ensino de graduação uma vez que a maioria dos docentes ensina em ambas modalidades (graduação e pós). Além disso, as pesquisas que são realizadas e materiais de estudo presente nas instituições. O mesmo critério foi adotado por Benitti (2017) em seu estudo sobre proposta de tópicos a serem lecionados em disciplinas de Engenharia de Requisitos. Esse critério foi utilizado apenas para a vericação dos currículos dos cursos nas universidades.

Foram selecionados os cursos recomendados e reconhecidos pelo MEC. Um total de 33 instituições, em 20 estados, foram selecionados para essa análise. Um outro critério usado para reduzir o número de instituições foi seu tipo (pública).

Estavam presentes nas análises as universidades da: Paraíba (UFPB), Alagoas (UFAL), Campina Grande (UFCG), Goiás (IFG), Itajubá (UNIFEI), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (UFLA), Minas Gerais (UFMG), Ouro Preto (UFOP), Pelotas (UFPEL), Pernambuco (UFPE) e (UFRPE), Santa Catarina (UFSC), Santa Maria (UFSM), São Carlos (UFS- Car), João Del-Rei (UFSJ), São Paulo (UFSP), Uberlândia (UFU), Viçosa (UFV), ABC (UFABC), Amazonas (UFAM), Ceará (UFC), Espírito Santo (UFES), Rio de Janeiro (UFRJ), Maranhão (UFMA), Pará (UFPA), Paraná (UFPR), Rio de Janeiro (UFRJ), Rio Grande (UFRG), Rio Grande do Norte (UFRN), Rio Grande do Sul (UFRS) e Fluminense (UFF). As Universidades Federais foram selecionados dada o contexto dos autores.

Durante a análise foi percebida a presença de disciplina nos cursos de Engenharia da Computação (EC), Sistemas de Informação (SI), Ciências da Computação (CC), Enge- nharia de Software (ES), Engenharia de Sistemas (ESis), Engenharia de Computadores (EComp), Tecnologia da Informação (TI), Computação (C) e Engenharia de Computação e Informação (ECI). Os cursos foram elencados conforme eram encontrados nos sites das instituições.

Obrigatoriedade da disciplina

Das 33 instituições, 7 continham a disciplina em sua grade curricular. Na Figura 6 podemos ver que as instituições estão concentradas nas regiões: Nordeste, Centro-Oeste,

Sudeste e Sul. A Tabela 9 demonstra as instituições e seus respectivos cursos. Dentre as universidades listadas, segundo as informações contidas nos sites das respectivas, apenas 5 possuem a disciplina como obrigatória em alguns dos cursos. Em quase todas as insti- tuições a disciplina possuía uma carga horária de 64 horas. Apenas na UFES e UFMA a mesma continha um total de 60 horas. Importante relembrar que mesmo nos casos onde a disciplina não é ofertada, seus conteúdos podem ser vistos de forma transversal em disciplinas como Engenharia de Software ou Gerenciamento de Projetos.

Figura 6: Estados que possuem a disciplina como obrigatória Tabela 9: Cursos com Disciplina de Engenharia de Requisitos

Instituição Cursos Obrigatoriedade UFG CC, ES, SI todos os cursos

UFPE SI não UFC CC, ES ES UFES CC, EC CC UFMA CC não UFPR CC CC UFRN ES ES

4.3 Questões de Pesquisa

Algumas questões de pesquisa foram criadas para que fosse possível fundamentar melhor os objetivos da pesquisa. Com a análise dos dados obtidos através de um survey, será possível responder às seguintes questões:

• QPP1 Quais são as metodologias usadas na disciplina?

• QPP2 Houve uma evolução no ensino de Engenharia de Requisitos?

• QPP3 Existem fóruns para lidar com questões didáticas relacionadas a disciplina? • QPP4 Quais os desaos no ensino de Engenharia de Requisitos?

A relação das questões do survey com as questões de pesquisa são demonstradas na Tabela 10

Tabela 10: Relação de questões do survey dos docentes

Quais são as metodologias

usadas na disciplina? Q01 - Quais as metodologias/abordagens utilizadaspara tratar, em sala de aula, as experiências práticas da Engenharia de Requisitos?

Houve uma evolução no en- sino de Engenharia de Re- quisitos?

Q04 - Você percebe uma modicação na maneira como as universidades ensinam a disciplina de En- genharia de Requisitos ao longo dos anos?

Existem fóruns para lidar com questões didáticas rela- cionadas a disciplina?

Q05 - Quais sites, fóruns, livros ou eventos você uti- liza para buscar informações sobre ER, ou o ensino de ER?

Quais os desaos no ensino de Engenharia de Requisi- tos?

Q02 - Existem muitos desaos no que diz respeito a ensinar Engenharia de Requisitos. Com sua experiên- cia no ensino da disciplina, você consegue identicar alguma abordagem de ensino em ascensão para lidar com esses desaos?

Q07 - O que você considera ser o maior problema ou diculdade no processo de ensino-aprendizagem de Engenharia de Requisitos?

Q09 - Quais são as diculdades enfrentadas por você no ensino de documentação de requisitos?

Q10 - Você consegue identicar quais as diculdades do ponto de vista do aluno em relação à prática de documentação?

Sobre os tópicos lecionados: Q03 - Qual é a etapa do processo de Engenharia de Requisitos você dá mais ênfase em sala de aula du- rante a disciplina?

Q06 - Existe alguma etapa do processo que você con- sidera mais difícil de ensinar? Porquê?

Sobre metodologias de en-

sino: Q08 - Quais são as estratégias utilizadas para o en-sino de assuntos relacionados com a documentação de requisitos e sua evolução?

4.4 Metodologia

A pesquisa foi direcionada a um público-alvo especíco de docentes que ensinaram ou ensinam a disciplina de Engenharia de Requisitos. Apesar de a disciplina de Engenharia de

Software também tratar da área, selecionamos apenas os docentes da disciplina especíca por conter uma maior carga horária.

Antes do envio para os participantes, um teste piloto foi realizado com docentes. No teste não foram relatados pontos como ambiguidade de questões, perguntas tendenciosas ou não entendimento de questões. Após selecionados, os e-mails foram enviados e 3 sema- nas depois, uma reiteração do pedido de participação foi feito. Ao todo foi dado o prazo de 1 mês para encerramento da participação e início da análise dos dados.

Inicialmente o survey foi enviado para docentes de 3 instituições de ensino na qual se tem contato mais direto, são elas: UFC, UFPE e UFRN. Para alcançar um número maior de docentes, o survey foi também enviado para os docentes de Engenharia de Requisitos das universidades listadas em SUCUPIRA (2017) que continham a disciplina. Para seleção destes foi feita uma busca nos sites de instituições. Neles encontra-se uma seção contendo a descrição dos docentes e suas respectivas áreas e/ou disciplinas lecionadas. Para aqueles que continham Engenharia de Software e/ou Engenharia de Requisitos, enviamos o survey. Um total de 50 e-mails foram enviados.

Ainda foram enviados para grupos de pesquisa em Engenharia de Requisitos perten- centes a outras instituições do país. No corpo do e-mail foi solicitado aos participantes que pudessem encaminhá-lo para mais pessoas que lidam com a disciplina. Além disso, o con- vite também foi feito em grupos do Google Groups e Linkedin voltados para Engenharia de Requisitos.