• Nenhum resultado encontrado

3 Análise dos parâmetros do complexo de transitividade

No documento Análise linguística em perspectiva funcional (páginas 122-127)

Nesta seção, apresentamos, em primeiro lugar, a análise dos dez traços da transitividade de 378 orações de duas narrativas faladas, extraídas do Corpus Discurso & Gramática – Narrativa de experi- ência pessoal e Narrativa recontada. Na sequência, a aferição dos dez parâmetros nas orações: transitividade baixa, média e alta.

Todas as orações coletadas apresentaram o parâmetro participante marcado. Esse resultado deve-se ao fato de termos selecionado orações transitivas com dois participantes morfologicamente expressos ou não. No entanto, a presença de dois participantes não implica orações com transitividade alta. As ocorrências com o verbo fazer, por exemplo, são mais transitivas, pois, em geral, têm um sujeito agentivo que pratica uma ação e um objeto paciente dessa ação, afetado ou efetuado. Mas o mesmo não ocorre com o verbo ter. Este é um verbo de estado, e, a oração em que ocorre apresenta transitividade baixa, por denotar estado e não ação.

Das 378 orações analisadas, 248 (71%) apresentaram o parâmetro cinese. Dessas, apenas 146 (59%) codificam ação concluída (perfectiva) e 49 (20%) ação não-durativa, pontual.

Observamos que a marcação positiva do parâmetro

cinese não implica a marcação positiva dos outros dois traços

relacionados ao verbo - aspecto e pontualidade. Esses resul- tados mostram que, apesar de cinese apresentar um resultado significativo se comparado a não cinético, as orações podem apresentar baixa transitividade, uma vez que os outros traços relacionados ao verbo podem não ser marcados positivamente. Das 248 orações com marcação positiva do parâmetro

219 (88%) sujeito intencional e apenas 85 (22%) objeto afetado. Esses resultados mostram que, a maioria do sujeito agentivo presente em orações com dois participantes são, também, marcados volitivamente no evento. Porém, poucos codificam orações com objetos afetados.

Do total de orações analisadas (378), 84 (22%), apresen- taram o parâmetro individuação do objeto. Esse resultado refere-se às orações marcadas com o traço cinese e não-cinese. Dessas orações, 335 (87%) apresentaram polaridade alta (afir- mativa) e 294 (78%) orações indicaram eventos reais (modo realis). Na amostra (15), a polaridade é afirmativa; no entanto, a modalidade é irrealis, uma vez que a oração indica um evento incerto. Na mesma amostra, o objeto é não-afetado e o objeto individuado.

(15) imagine se eu colocasse mais ... [cloreto de sódio pastoso] ... (Corpus, D&G)

Aferição dos dez parâmetros nas orações: transitividade baixa, média e alta

Após análise dos traços em dados reais de língua, verifi- camos que há diferenças no grau de contribuição dos traços para a aferição da transitividade de uma oração. A análise mostrou quais traços são responsáveis por codificar a transitividade baixa, média e alta. A tabela (01), apresenta esses resultados. Ressaltamos que há, em média, 30 a 40 orações analisadas em cada grupo de traços. Por exemplo, as orações com grau 7 de transitividade totalizaram 32 orações.

Tabela 1: Marcação dos parâmetros e escala de transitividade

Transitividade

baixa Transitividade média Transitividade alta

Parâmetros

Quantidade de

traços Quantidade de traços Quantidade de traços 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 1. Participantes + + + + + + + + + + 2. Cinese 0 0 0 (+ -) + + + + + + 3. Aspecto do verbo 0 0 0 0 (+ -) (+ -) (+ -) + + + 4. Pontualidade do verbo 0 0 0 0 0 (+ -) (+ -) (+ -) (+ -) + 5. Intencionalidade 0 0 0 0 + + + + + + 6. Polaridade da oração 0 + + (+ -) (+ -) + + + + + 7. Modalidade da oração 0 0 + + 0 (+ -) + + + + 8. Agentividade do suj. 0 0 0 0 + + + + + + 9. Afetamento do objeto 0 0 0 0 0 0 0 (+ -) + + 10.Individuação do obj. 0 0 0 (+ -) (+ -) (+ -) (+ -) (+ -) (+ -) +

Fonte: Autoria própria

Como se pode ver, organizamos a escala de transitividade em baixa - orações que ocorreram com um a quatro traços, média - orações com cinco a sete traços, e alta - orações com oito

a dez traços, em que o grau 10 representa a oração transitiva prototípica.

As orações que apresentaram transitividade baixa (1 a 4 traços), tiveram dois participantes, o sujeito e o objeto, compondo a estrutura SVO, mas o verbo não foi marcado para cinese, exceto nas orações codificadas com grau 4 de transiti- vidade. Por não conceitualizar uma ação, mas, sim, estados e processos, esses verbos não apresentaram os parâmetros que se correlacionam a cinese: sujeito agentivo, intencional, e o objeto afetado, além daqueles relacionados ao próprio verbo, como perfectividade e pontualidade. Foram constatados apenas os traços relacionados à realização do evento codificado pela oração, como polaridade e modalidade e, com menor frequ- ência, a individuação do objeto. Agrupamos esses casos em transitividade baixa, por apresentarem resultados semelhantes.

(16) e a empregada e o motorista sofreu só escoriações leves né ... foram medicados e liberados né ... pra casa né ... né ... [3 traços]

Nas orações com transitividade média (5 a 7 traços), orações com grau 5 de transitividade é resultado da marcação negativa do traço modalidade, que se correlaciona com a marcação negativa de perfectividade, afetamento e pontu- alidade. Já a marcação das orações com grau 6 resultam da marcação negativa do traço perfectividade, que implica a marcação negativa do parâmetro afetamento. Do mesmo modo, as orações com grau 7 de transitividade mantiveram os parâ- metros das orações com grau 6, com o acréscimo da ocorrência de mais um parâmetro positivo, que pode ser perfectividade, pontualidade ou individuação do objeto.

Nesse grupo, as orações apresentaram dois participantes, o sujeito e o objeto. Apresentaram sujeito agentivo, intencional; porém, tiveram marcação negativa do parâmetro afetamento do objeto. Os outros parâmetros relacionados ao verbo, como perfectividade e pontualidade, e os relacionados à realização do evento codificado pela oração, como polaridade e modalidade foram marcados ora positivo ora negativo.

(17) num campo bem grande assim ( ) bem grande onde os índios fazia os negócio dele lá ... a ... as reza dele lá... aí ficaram muito assustados... que era um negócio bem diferente assim... [7 traços]

Nas orações que apresentaram transitividade alta (8 a 10 traços), as orações com grau 8 e 9 de transitividade tiveram quase todos os parâmetros marcados positivamente. Nessas orações, os parâmetros marcados negativamente foram: pontu- alidade, individuação do objeto e/ou afetamento do objeto.

(18) aí como eu tinha uma hora ... comprei a passagem e ... deixei minhas malas num lugar seguro lá na rodoviária ... no porta-malas ... [9 traços]

Em nossos dados, as orações com transitividade baixa apresentaram verbos do tipo semântico de estado e processo, enquanto a transitividade média e a alta foram registradas em orações com verbos do tipo semântico de ação e ação-processo. Comprovamos também que o parâmetro individuação do objeto pode ocorrer nas orações que apresentam transitividade baixa, média e alta. A sua marcação confere maior transitivi- dade às orações.

4 A Correlação dos traços

No documento Análise linguística em perspectiva funcional (páginas 122-127)