• Nenhum resultado encontrado

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.1 ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS

4.1.1 Análise e Classificação Inicial

Os 83 artigos foram classificados segundo alguns critérios em relação à natureza dos artigos, ao tipo de abordagem utilizado e aos métodos de pesquisa (Etapa III). Além disso, tais artigos ainda foram separados de acordo com os cinco grandes grupos de GRH previamente definidos e com as dimensões do Desempenho Organizacional defendidas por Venkatraman e Ramanujan (1986). Para cada uma das análises apresentadas, foram criadas tabelas para auxiliar na contagem, tanto em termos absolutos como em termos relativos, além de auxiliar na visualização dos dados, de forma resumida e condensada.

A primeira classificação realizada foi baseada na divisão temática dos artigos. Para tanto, definiu-se três reas de interesse dos artigos a serem destacadas: “Estrat gia”, “ rganiza o” e “Gest o de Pessoas”. Como divisão de Estratégia, considerou-se os artigos provenientes do

tema ESO e dos eventos 3Es, contemplando 9 artigos (11%). Como divisão de Organizações, considerou-se os artigos provenientes do tema EOR e dos eventos EnEO, consolidando 15 artigos (18%). Por fim, como divisão de Gestão de Pessoas foram considerados os artigos do tema GPR e dos eventos EnGPR, agrupando 59 artigos (71%) dentro dos selecionados.

Gráfico 2 – Divisão dos Artigos Selecionados pela Divisão Temática Fonte: ANPAD

O Gráfico 2 apresenta a distribuição dos artigos de acordo com as três principais áreas de interesse, demonstrando que a maioria dos artigos está presente na área relacionada à GRH. Ou seja, esta é a área que apresenta maior relação entre os dois conceitos estudados nesta dissertação, evidenciando que os artigos ali contidos e apresentados, tratam inclusive da área de pesquisa que engloba o desempenho organizacional.

Merece ainda destaque a relação dos artigos selecionados por área de interesse em relação aos artigos inicialmente disponíveis. A área de GRH apresentava inicialmente 924 artigos disponíveis, dos quais apenas 6,4% (59 artigos) foram selecionados por apresentarem tanto o conceito GRH como o conceito Desempenho Organizacional. As demais áreas – Estratégia e

Organizações – apresentaram inicialmente 1305 e 1250 artigos respectivamente, mas na seleção dos mesmos para a meta-análise, esse número corresponde a um universo de apenas 9 e 15 artigos respectivamente (0,7% e 1,2%).

No que diz respeito à classificação dos artigos, Etapa IV, quanto à abordagem da análise, os mesmos foram classificados em artigos teóricos e empíricos. Dos 83 artigos, percebe-se, pela Tabela 4, uma predominância dos artigos empíricos, correspondendo a 80,7% do total (67 de 83 artigos). Percebe-se ainda que, tanto para os artigos teóricos como para os empíricos, a maior parte é proveniente dos eventos da EnANPAD, sendo que a maioria deles é proveniente dos eventos EnANPAD 2010 e 2011, correspondendo a 20, 9% e 19,4% respectivamente do 67 artigos empíricos.

Tabela 4 – Classificação dos Artigos Quanto à Abordagem da Análise Fonte: ANPAD

Destaca-se ainda o aumento da quantidade de artigos empíricos disponíveis nos últimos dois eventos do EnANPAD, equivalente a 15 e 13 artigos em 2010 e 2011, diferentemente dos anos anteriores em que o número de artigos disponíveis não ultrapassava a quantidade de 10 artigos empíricos por evento.

Quanto ao método utilizado, considerando apenas os 67 artigos empíricos, estes foram classificados como qualitativos, quantitativos e qualitativos/quantitativos. Pela Tabela 5, apresentada a seguir, é possível observar uma predominância de artigos quantitativos em

relação aos demais, correspondendo a 41 artigos (Quantitativos e Qualitativos/Quantitativos) dentre os 67 artigos empíricos e representando 61,1% dos artigos empíricos analisados.

Tabela 5 – Classificação dos Artigos quanto à Metodologia da Análise

Fonte: Elaborado Pela Autora

Gráfico 3 – Classificação dos Artigos quanto à Metodologia da Análise Fonte: Elaborado Pela Autora

No que se refere à Gestão de Recursos Humanos, os 67 artigos empíricos foram agrupados nos grandes grupos previamente estabelecidos, a saber: Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação/Gestão do Desempenho, Remuneração, Carreira e Sucessão e Outros, conforme o Gráfico 4.

Gráfico 4 – Classificação dos Artigos nas Áreas da GRH Fonte: Elaborado Pela Autora

Gráfico 5 – Classificação dos Artigos nas Dimensões do Desempenho Fonte: Elaborado Pela Autora

De acordo com o Gráfico 4, pode-se perceber a predominância de artigos que tratam do grupo de Treinamento e Desenvolvimento (34,4%), seguido do grupo de Remuneração (22,4%). É importante destacar que a soma dos totais dos seis grupos de GRH excede o total dos artigos em virtude da menção e citação de mais de um dos grupos nos artigos.

É importante ainda mencionar que outros termos relacionados à GRH foram encontrados nos artigos, como por exemplo, satisfação, motivação, comportamento organizacional, comprometimento organizacional, cultura organizacional, clima organizacional, gestão por competências, qualidade de vida e equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, envolvimento, entre outros. Esses termos, no entanto, não foram medidos separadamente visto que sempre que suas aparições aconteciam estavam atreladas a um dos cinco grandes grupos destacados anteriormente.

Em relação ao Desempenho Organizacional, utilizando o conceito defendido por Venkatraman e Ramanujan (1986), assim como as demais categorizações realizadas, os artigos foram separados e classificados nas três dimensões existentes. O Gráfico 5 apresenta a quantidade de vezes que as dimensões do desempenho foram mencionados ou apresentados nos 67 artigos empíricos analisados (134 menções ou aparições).

Desse gráfico, é possível perceber que as duas dimensões que mais aparecem nos artigos são as dimensões da Eficácia Organizacional e do Desempenho Operacional, representando 35,1% e 42,5% respectivamente do total de menções e aparições. A justificativa para a Eficácia Organizacional e o Desempenho Operacional serem as dimensões mais citadas é devido ao tratamento que a grande parte dos artigos encontrados dão ao desempenho organizacional das empresas, analisando-os de forma operacional e internamente às empresas e/ou de forma global e/ou organizacional.

Em relação aos indicadores utilizados, no caso da dimensão da Eficácia Organizacional, os principais indicadores encontrados foram os de eficiência e efetividade organizacional. Foram apontados ainda indicadores relacionados ao bem estar social e criação de valor para as

indicadores relacionados à produtividade, competitividade, melhoria de processos das empresas e inovação.

Assim como no caso dos grupos de GRH, para essa classificação, a soma dos totais de cada uma das dimensões apresentadas no Gráfico 5 excede o total dos artigos devido a aparição e/ou consideração de mais de uma das dimensões nos artigos selecionados.

Documentos relacionados