• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA DO ESTUDO

3.3 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

A análise e interpretação de dados utilizados nesse estudo consistiu em conhecimentos teóricos, no levantamento de todos os custos envolvidos para a fabricação e o andamento do agronegócio, a realização de planilhas e tabelas no excel, com o objetivo de se obter resultados das atividades a fim de comparar com os resultados desejados pela proprietária, e também a estruturação de um sistema de custos.

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS

Nessa parte do trabalho, é abordada o estudo de caso referente ao tema proposto que é a contabilidade de custos, iniciando pela descrição dos processos de produção das bolachas, os parâmetros das receitas que compõe os custos fixos e variáveis, as depreciações, o custo com mão de obra direta e indireta e a apuração dos custos totais pelos métodos de custeio por absorção e variável. Após, foi realizado uma análise do custo, do volume de produção, das vendas e do resultado, levantando indicadores para auxiliar a proprietária na tomada de decisão. Também contempla a etapa da legalização da atividade, envolvendo todas as fases e avaliando os resultados de sua viabilidade.

4.1 PROCESSO DE PRODUÇÃO

Para toda a produção das bolachas envolve somente a proprietária, para iniciar o processo de produção das bolachas primeiramente é feita a preparação da massa de cada tipo de bolacha, onde são misturados todos os ingredientes e sovados até encontrar o ponto certo da massa.

Com a massa pronta é feita a moldagem de cada tipo de bolacha, onde para deixar as bolachas rosca de coco e de manteiga em sua forma é necessária à passagem da massa na máquina, já para as demais é utilizado forminhas de alumínio, depois de feita a moldagem as bolachas são colocadas para assar durante um tempo de 20 a 30 minutos conforme o tipo da bolacha.

Após as bolachas assadas e frias, é feita à pintura, onde para cada sabor é de uma forma diferente. Na rosca de coco é passado o merengue e enrolado no coco, na de mel e melado e na rosca sem coco é somente passado o merengue, na pintada é passado merengue e colocado miçanga colorida na parte superior da bolacha, e na bolacha de manteiga não é necessária a pintura. Por fim, as bolachas são guardadas em bacias de acordo com seu sabor, aguardando os clientes virem para serem embaladas conforme a quantidade de quilos que desejarem comprar. Os fluxogramas a seguir representarão as etapas de produção de cada bolacha.

Figura 1 - Fluxograma dos processos para a produção da rosca de coco

Fonte: elaborado a partir das entrevistas com a proprietária (2014)

O fluxograma da figura 1 demonstra as etapas da produção da rosca de coco, que é realizada pela proprietária, levando um tempo de aproximadamente duas horas para fazer uma receita com um rendimento em torno de 3 kg. Este tipo de bolacha passa pelas fases de produção descritas no fluxograma com a diferenciação de que elas precisam passar pela máquina de modelização e depois de assadas são mergulhadas no merengue e posteriormente no coco.

Figura 2 – Fluxograma dos processos para a produção da bolacha sem coco

Fonte: elaborado a partir das entrevistas com a proprietária (2014)

ROSCA DE COCO PREPARAR A

RECEITA

MISTURAR OS INGREDIENTES

SOVAR ATÉ FICAR NO PONTO PASSAR NA MÁQUINA DEIXAR NO FORMATO ASSAR PINTAR SOVAR ATÉ FICAR NO PONTO PASSAR NA MÁQUINA DEIXAR NO FORMATO ASSAR PINTAR ROSCA SEM COCO PREPARAR A RECEITA MISTURAR OS INGREDIENTES

O fluxograma da figura 2 demonstra as etapas da produção da rosca sem coco, que é realizada pela proprietária, levando um tempo de aproximadamente de duas horas para fazer uma receita com um rendimento de 3 kg. Este tipo de bolacha passa pelas fases de produção descritas no fluxograma com a diferenciação de que elas precisam passar pela máquina de modelização e depois de assadas é mergulhada no merengue primeiramente de um lado deixando secar, e depois de seco é feito o mesmo processo com o outro lado da bolacha, após a bolacha inteiramente seca se necessário é feito alguns retoques com o merengue para deixa- la com uma pintura e acabamentos bem apresentados.

Figura 3 - Fluxograma dos processos para a produção da bolacha de manteiga

Fonte: elaborado a partir das entrevistas com a proprietária (2014)

O fluxograma da figura 3 demonstra as etapas da produção da bolacha de manteiga, que é realizada pela proprietária, levando um tempo de aproximadamente de uma hora para fazer uma receita com um rendimento de 3 kg. Este tipo de bolacha passa pelas fases de produção descritas no fluxograma com duas diferenciações, elas precisam passar pela máquina de modelização antes de serem assadas e após isso, elas não precisam ser pintadas, sendo assim, é uma bolacha mais fácil e rápida de produzir, possuindo também uma textura crocante diferente das demais.

SOVAR ATÉ FICAR NO PONTO PASSAR NA MÁQUINA DEIXAR NO FORMATO ASSAR BOLACHA DE MANTEIGA PREPARAR A RECEITA MISTURAR OS INGREDIENTES

Figura 4 - Fluxograma dos processos para a produção da bolacha de mel e melado.

Fonte: elaborado a partir das entrevistas com a proprietária (2014)

O fluxograma da figura 4 demonstra as etapas da produção da bolacha de mel e melado, que é realizada pela proprietária, levando um tempo de aproximadamente de duas horas para fazer uma receita com um rendimento de 3 kg. Este tipo de bolacha passa pelas fases de produção descritas no fluxograma com a diferenciação que, após assadas são mergulhadas no merengue primeiramente de um lado deixando secar, e depois de seco é feito o mesmo processo com o outro lado da bolacha, após a bolacha inteiramente seca se necessário é feito alguns retoques com o merengue.

Figura 5 - Fluxograma dos processos para a produção da bolacha pintada.

Fonte – Elaborado a partir das entrevistas com a proprietária

O fluxograma da figura 5 demonstra as etapas da produção da bolacha pintada, que é realizada pela proprietária, levando um tempo de aproximadamente de uma hora e meia para

SOVAR ATÉ FICAR NO PONTO ABRIR A MASSA DEIXAR NO FORMATO ASSAR PINTAR PREPARAR A RECEITA MISTURAR OS INGREDIENTES BOLACHA DE MEL E MELADO SOVAR ATÉ FICAR NO PONTO ABRIR A MASSA DEIXAR NO FORMATO ASSAR PINTAR BOLACHA PINTADA PREPARAR A RECEITA MISTURAR OS INGREDIENTES

fazer uma receita com um rendimento de 3 kg. Este tipo de bolacha passa pelas fases de produção descritas no fluxograma com a diferenciação que, após assadas são mergulhadas no merengue somente a parte superior da bolacha e posteriormente na miçanga colorida.

4.2 LEVANTAMENTOS DE CUSTOS

A seguir, é demonstrado em diversas planilhas, o levantamento de todos os custos que a proprietária tem na produção dos diferentes tipos de bolachas, desde o início da produção até o produto pronto para ser vendido.

4.2.1 Parâmetros das receitas

Os parâmetros das receitas são constituídos pelos diferentes ingredientes que são utilizados para a elaboração de cada tipo de bolacha, onde são definidas as unidades de medidas e os custos de compras.

Na sequencia consta a relação dos ingredientes utilizados nas receitas das bolachas que foram estruturados durante a pesquisa, tendo em vista que houve um acompanhamento por meio de entrevistas e observação do processo de produção e venda das bolachas para conseguir analisar todas as partes de todo o processo, desde a compra da matéria prima até a venda final.

Quadro 1 – Parâmetros das receitas

Planilha com os ingredientes das receitas

Ingredientes Unidade de medida Quantidade Valor em R$

Farinha Kg 1 2,00 Açúcar cristal Kg 1 3,20 Salamoníaco Gr 100 1,00 Fermento em pó Gr 100 1,90 Coco Gr 100 1,80 Nata Kg 1 4,00 Leite Lt 1 1,25 Ovos Unidade 1 0,20 Açúcar de baunilha Gr 100 1,90 Banha Kg 1 3,00 Miçanga colorida Gr 80 1,70 Nescau Gr 400 5,40 Mel Kg 1 6,00 Melado Kg 1 5,00

Conforme o quadro 1 é demonstrado todos os produtos que foram objeto de estudo para a produção das bolachas, juntamente com seus devidos preços conforme a unidade de medida apresentada. Observa-se que, os preços variam com frequência, dependendo do local onde é comprado.

Diante da importância desse quadro estar sempre atualizado, caberá à proprietária manter o cuidado com as alterações nos preços da matéria prima, pois o quadro está interligado aos demais, onde a cada alteração de preço, mudará automaticamente o preço de custo e consequentemente o preço de venda de cada tipo de bolacha.

4.2.2 Custo com material direto por receita

Na sequência, segue os quadros que demonstram o levantamento dos custos com material direto para cada receita produzida, onde consta a receita de cada tipo de bolacha, o seu rendimento e custo por quilos produzidos.

Quadro 2 – Rosca de coco

Rosca de coco

Ingredientes

Unidade

Medida Quantidade Custo Total

Farinha Kg 2 2,00 4,00 Açúcar cristal Kg 1 3,20 3,20 Salamoníaco Gr 50 1,00 0,50 Fermento em pó Gr 50 1,90 0,95 Coco Gr 500 1,80 9,00 Nata Kg 250 4,00 1,00 Leite L 200 1,25 0,25 Ovos Unidade 9 0,20 1,80 Açúcar de baunilha Gr 50 1,90 0,95 Banha Kg 100 3,00 0,30 Total Receita 21,95 Rendimento em KG 3 Custo por KG 7,32

Fonte: elaborado a partir das entrevistas com a proprietária (2014)

O quadro 2 demonstra todos os ingredientes necessários para a produção da rosca de coco, como também, o custo de cada elemento e à medida que cada um representa na fabricação da rosca. Os ingredientes são a farinha, açúcar cristal e de baunilha, salamoníaco, nata, ovos, banha e o essencial que caracteriza o diferencial da bolacha, o coco. Esse tipo de bolacha por trazer em sua receita o coco torna-se mais caro seu custo, porém é uma bolacha

mais pesada, assim não é necessário colocar tantas unidades delas na embalagem na hora de vender. Cada receita produzida rende em torno de três quilos a serem vendidos.

Quadro 3 – Rosca sem coco

Rosca sem coco

Ingredientes

Unidade

Medida Quantidade Custo Total

Farinha Kg 2 2,00 4,00 Açúcar cristal Kg 1 3,20 3,20 Salamoníaco Gr 50 1,00 0,50 Fermento em pó Gr 50 1,90 0,95 Nata Kg 250 4,00 1,00 Leite L 200 1,25 0,25 Ovos Unidade 9 0,20 1,80 Açúcar de baunilha Gr 50 1,90 0,95 Banha Kg 100 3,00 0,30 Total Receita 12,95 Rendimento em KG 3 Custo por KG 4,32

Fonte: elaborado a partir das entrevistas com a proprietária (2014)

No custo da bolacha rosca sem coco, como já diz seu nome, somente o coco que não é um ingrediente utilizado na produção da bolacha, os outros elementos são os mesmos utilizados na rosca de coco. Porém analisando o levantamento dos preços dos ingredientes usados para os dois tipos de roscas, o coco é o ingrediente que tem o custo mais elevado, o que explica o valor do custo de cada quilo de bolacha da rosca sem coco ser mais barato. Esse tipo de bolacha por mais que não traz em sua receita o coco também é uma bolacha mais pesada, assim também não é necessário colocar tantas unidades delas na embalagem na hora de vender. Cada receita produzida rende em torno de três quilos a serem vendidos.

Quadro 4 – Bolacha de mel e melado

Bolacha de mel e melado

Ingredientes Un Medida Quantidade Custo Total

Farinha Kg 2 2,00 4,00 Açúcar cristal Kg 0,5 3,20 1,60 Salamoníaco Gr 50 1,00 0,50 Nata Kg 0,5 4,00 2,00 Ovos Unidade 9 0,20 1,80 Nescau Gr 200 5,40 1,08 Mel Kg 300 6,00 1,80 Melado Kg 300 5,00 1,50 Total Receita 14,28 Rendimento em KG 3 Custo por KG 4,76

Na produção da bolacha de mel e melado conforme o quadro 4 demonstra, são utilizados alguns ingredientes diferentes das demais bolachas, uns possuem um preço menor em comparação com uns dos ingredientes das outras duas bolachas já apresentadas e outros não, o que torna assim, seu custo ainda menor que a rosca de coco e parecido com a rosca sem coco. Esses elementos diferentes são o nescau, mel e melado que são acrescentados, já o coco, leite, fermento em pó, banha e o açúcar de baunilha são o que são ingredientes que não vão na receita dessa bolacha. O diferencial desse tipo de bolacha esta em seu sabor já que agrega três principais ingredientes diferentes das demais bolachas, o nescau, o mel e o melado, que quando misturados geram um bom e agradável sabor. Sua produção como as demais bolachas rende em torno de três quilos a serem vendidos.

Quadro 5 – Bolacha de manteiga

Bolacha de manteiga

Ingredientes

Unidade

Medida Quantidade Custo Total

Farinha Kg 3 2,00 6,00 Açúcar cristal Kg 1,3 3,20 4,16 Fermento em pó Gr 20 1,90 0,38 Nata Kg 2 4,00 8,00 Ovos Unidade 6 0,20 1,20 Açúcar de baunilha Gr 50 1,90 0,95 Total Receita 20,69 Rendimento em KG 3 Custo por KG 6,90

Fonte: elaborado a partir das entrevistas com a proprietária (2014)

A bolacha de manteiga é a segunda com o maior custo em virtude do elemento essencial usado para sua produção, que é a nata, pois para ter bolachas de qualidade à proprietária não faz misturas, usa inteiramente o produto em si. Essa bolacha é a que possui menos ingredientes em sua receita, apenas seis, porém possui um dos custos maiores entre os tipos de bolachas, mas que é compensado pelo custo menor de outros tipos de bolachas. Os ingredientes usados são a farinha, açúcar cristal, fermento em pó, nata, ovos e açúcar de baunilha, uma mistura que rende em torno de 3 quilos de bolachas crocantes e saborosas a serem embaladas e vendidas.

Quadro 6 – Bolacha pintada

Bolacha pintada

Ingredientes

Unidade

Medida Quantidade Custo Total

Farinha Kg 2 2,00 4,00 Açúcar cristal Kg 1 3,20 3,20 Salamoníaco Gr 50 1,00 0,50 Nata Kg 1 4,00 4,00 Ovos Unidade 10 0,20 2,00 Açúcar de baunilha Gr 50 1,90 0,95 Total Receita 14,65 Rendimento em KG 3 Custo por KG 4,88

Fonte: elaborado a partir das entrevistas com a proprietária (2014)

E por fim a bolacha pintada que é famosa na época de natal por trazer o diferencial de miçangas coloridas em sua pintura. O custo desse tipo de bolacha é o terceiro menor, por mais que são usados menos ingredientes comparados com os ingredientes usados nas três primeiras bolachas apresentadas, como na bolacha de manteiga a bolacha pintada agrega em sua receita a nata deixando assim, seu custo equilibrado com a bolacha de mel e melado e a rosca sem coco. Os ingredientes utilizados para a produção da bolacha pintada são os mesmos da bolacha de manteiga, somente substitui o fermento em pó pelo salamoníaco, porém o custo do quilo varia em virtude da quantidade de cada ingrediente utilizado, com, por exemplo, a nata, na bolacha pintada é usado a metade do que na bolacha de manteiga. Essa qualidade de bolacha bastante vendida no mês do natal rende aproximadamente três quilos a serem vendidos.

4.2.3 Custos com mão de obra

O quadro 12 demonstra o valor mensal do pró-labore da proprietária, bem como a quantidade de horas que ela dedica do seu tempo no mês para a produção das bolachas, seguido do valor do custo hora e minuto.

Quadro 7 – Custo de mão de obra sócia

Custo de mão de obra sócia

Pró-labore da proprietária 1.000,00

Nº médio de horas mês 176

Custo por hora 5,6818

Custo por minuto 0,0947

Quadro 8 – Custo de mão de obra rosca de coco

Custo com MOD

Rosca de coco

Tempo em

minutos Custo minuto Custo total

Preparar e misturar os ingredientes 10 0,0947 0,95

Sovar 10 0,0947 0,95

Passar na máquina 25 0,0947 2,37

Modelar a rosca 5 0,0947 0,47

Assar 30 - -

Pintar e passar no coco 40 0,0947 3,79

Total Receita 120 8,52

Rendimento em KG 3

Custo por KG 2,84

Fonte: elaborado a partir das entrevistas com a proprietária (2014)

O quadro 8 apresenta o custo por minuto e o total com a mão de obra de cada etapa necessária para produzir a rosca de coco, onde primeiramente são preparados e misturados os ingredientes, após a massa é sovada e passada na máquina, onde então é feita a modelagem e são colocadas para assar, por fim, é feita pintura. O custo da mão de obra varia conforme cada etapa de produção, em virtude de que uma precisa de mais e outra de menos tempo, não foi calculado o custo de mão de obra para a etapa cinco, em vista de que enquanto as bolachas assam a proprietária fica realizando outras atividades. O diferencial dessa bolacha é na terceira etapa, onde a massa depois de sovada é passada na máquina para ficar em sua moldagem correta. Todo esse processo descrito leva aproximadamente 120 minutos para estar pronto, o que rende em torno de três quilos de bolachas.

Quadro 9 – Custo de mão de obra rosca sem coco

Custo com MOD

Rosca sem coco

Tempo em

minutos Custo minuto Custo total

Preparar e misturar os ingredientes 10 0,0947 0,95

Sovar 10 0,0947 0,95 Passar na máquina 25 0,0947 2,37 Modelar a rosca 5 0,0947 0,47 Assar 30 - - Pintar 40 0,0947 3,79 Total Receita 120 8,52 Rendimento em KG 3 Custo por KG 2,84

O custo com a mão de obra para produzir a rosca sem coco é o mesmo da rosca de coco, em virtude de que as etapas de produção são as mesmas, o que as diferencia é na pintura, onde essa qualidade de bolacha não é mergulhada no coco, porém é pintada primeiramente de um lado deixando secar e depois é feito o mesmo processo com o outro lado da bolacha, o que explica elas levarem o mesmo tempo para estarem prontas. O custo da mão de obra varia conforme cada etapa de produção, pois uma precisa de mais e outra de menos tempo, não foi calculado o custo de mão de obra para a etapa cinco, em vista de que enquanto as bolachas assam a proprietária fica realizando outras atividades. O diferencial dessa bolacha também é na terceira etapa, onde a massa depois de sovada é passada na máquina para ficar na moldagem correta. O processo de fabricação leva aproximadamente 120 minutos para estar pronto, o que rende em torno de três quilos de bolachas.

Quadro 10 – Custo de mão de obra bolacha de mel e melado

Custo com MOD

Bolacha de mel e melado

Tempo em

minutos Custo minuto Custo total

Preparar e misturar os ingredientes 10 0,0947 0,95

Abrir a massa 5 0,0947 0,47 Sovar 10 0,0947 0,95 Modelar a bolacha 5 0,0947 0,47 Assar 30 - - Pintar 60 0,0947 5,68 Total Receita 120 8,52 Rendimento em KG 3 Custo por KG 2,84

Fonte: elaborado a partir das entrevistas com a proprietária (2014)

A bolacha de mel e melado tem um tamanho um pouco maior que as outras, o que exige da sua última etapa de produção, a pintura uma mão de obra maior, por isso mesmo que sua massa não precisa ser passada na máquina o tempo de produção é o mesmo das duas bolachas apresentadas anteriores, ou seja, o tempo de uma etapa compensa o tempo da outra. O custo da mão de obra varia conforme cada etapa de produção, pois uma necessita de mais e outra de menos tempo, não foi calculado o custo de mão de obra para a etapa cinco, em vista de que enquanto as bolachas assam a proprietária fica realizando outras atividades. Todo o processo de produção leva aproximadamente 120 minutos para estar pronto, o que rende três quilos de bolachas.

Quadro 11 – Custo de mão de obra bolacha de manteiga

Custo com MOD

Bolacha de manteiga

Tempo em

minutos Custo minuto Custo total

Preparar e misturar os ingredientes 5 0,0947 0,47

Sovar 5 0,0947 0,47 Passar na máquina 25 0,0947 2,37 Modelar a bolacha 5 0,0947 0,47 Assar 20 - - Total Receita 60 3,79 Rendimento em KG 3 Custo por KG 1,26

Fonte: elaborado a partir das entrevistas com a proprietária (2014)

Conforme demostra o quadro 11 à bolacha de manteiga tem um processo produtivo a menos, o da pintura, assim utiliza menos tempo de mão de obra da proprietária para estar pronta, diminui pela metade o tempo comparado com as outras três bolachas já demonstradas. Como seu diferencial esta em não necessitar de pintura, torna-se uma bolacha mais fácil de fazer, em menos tempo. O custo da mão de obra varia conforme cada etapa de produção, pois uma necessita de mais e outra de menos tempo, não foi calculado o custo de mão de obra para a etapa cinco, em vista de que enquanto as bolachas assam a proprietária fica realizando outras atividades. Todo o processo de produção leva aproximadamente 60 minutos para estar pronto, o que rende em torno de três quilos de bolachas.

Quadro 12 – Custo de mão de obra bolacha pintada

Custo com MOD

Bolacha pintada

Tempo em

minutos Custo minuto Custo total

Preparar e misturar os ingredientes 10 0,0947 0,9470

Sovar 10 0,0947 0,9470

Abrir a massa 10 0,0947 0,9470

Modelar a bolacha 5 0,0947 0,4735

Assar 30 -

Pintar e passar miçanga colorida 25 0,0947 2,3674

Total Receita 90 5,68

Rendimento em KG 3

Custo por KG 1,89

O custo de mão de obra da bolacha pintada é um dos menores, pois para esse tipo de bolacha não precisa a massa ser passada na máquina, e também a pintura leva menos tempo. Os processos produtivos são os mesmos que as demais, só a massa é aberta com o rolo e não passada na máquina. O custo da mão de obra varia conforme cada etapa de produção, pois uma necessita de mais e outra de menos tempo, não foi calculado o custo de mão de obra para a etapa cinco, em vista de que enquanto as bolachas assam a proprietária fica realizando outras atividades. Todo o processo de produção leva aproximadamente 90 minutos para estar pronto, o que rende em torno de três quilos de bolachas.

4.2.3 Custos indiretos fixos e variáveis

Os custos indiretos fixos são aqueles que não variam conforme a quantidade produzida, ou seja, aqueles que a proprietária tem todos os meses em seu estabelecimento.

Os custos com depreciação foi calculado considerando que a produção é mensal e que

Documentos relacionados