• Nenhum resultado encontrado

Tópico 4: formação e perfil dos divulgadores

4. ANÁLISE E RESULTADOS

Neste capítulo apresentamos a análise de resultados sobre a área da ENF e DC de astronomia no Brasil que emergiram do estudo das respostas dos especialistas às questões do primeiro questionário Delphi15. Dividimos essa apresentação em três etapas distintas de

análise, como já exposto no capítulo da metodologia. A saber:

- Análise Temática

Na qual descrevemos e analisamos as principais temáticas referidas pelos especialistas sobre a educação não-formal e divulgação de astronomia no Brasil: Públicos; Relação com a educação formal de astronomia; Condições de trabalho; Oferta de atividades e iniciativas; Financiamento; Divulgadores e Pesquisa na área;

- Análise Complexa

Na qual descrevemos e analisamos as estruturas, funções (incluindo aqui o papel social e importância da área no contexto brasileiro), fluxos e processos que constituem a dinâmica da área e suas relações e interações com o exterior, assim como os diferentes níveis escalares e temporais envolvidos;

- Análise por clusters

Na qual descrevemos e analisamos os padrões que emergiram das análises efetuadas e os perfis dos especialistas associados a esses padrões.

Retomamos que o objetivo principal desta investigação era traçar um panorama da ENF e DC de astronomia no Brasil, na opinião de um conjunto representativo de seus intervenientes. Por isso, consideramos importante realizar estas três etapas de análise. A análise temática em conjunto com a análise complexa dá-nos um retrato mais abrangente da área do que se realizássemos apenas uma delas. Por um lado, da análise temática emergem os principais temas importantes para a área. Temas esses que a definem. São apontados os seus problemas, aspirações, soluções e é traçado um panorama dos espaços, das pessoas, das questões prementes de financiamento ou condições de trabalho, por exemplo. Por outro lado, a análise complexa permite superar a análise temática, que é unidimensional, e possibilita a

realização de uma análise mais profunda. Conseguimos, assim, estudar a dinâmica da área em termos de fluxos, processos e funções e analisá-la em diferentes níveis temporais (passado, presente e futuro) e escalares (micro, meso e macro). O volume imenso de dados e a enorme quantidade de trabalho necessária para encarar esta dupla análise foi equacionado, em parte, porque a análise temática já tinha sido iniciada anteriormente, no âmbito do mestrado.

Apesar de muitos resultados terem sido gerados com estas análises temática e complexa, constituindo em si, em nossa opinião, já um panorama alargado da área, quisemos ir mais além e tentar perceber se existem padrões numa área tão heterogênea. Tal objetivo justifica a análise por clusters e traz, a nosso ver, mais clareza e profundidade ao retrato da área que procuramos traçar.

Em seguida apresentamos os resultados obtidos nestas três etapas de análise dos dados.

O conjunto de níveis de categorização é grande e diferente para a análise temática e complexa. Por exemplo, na análise complexa existem sub-âmbitos e na temática não, uma vez que a base da rede sistêmica complexa veio da literatura (ver quadro 1) e quisemos manter- nos fieis a ela. Para evitar ambiguidades e ir sinalizando a categorização ao longo da apresentação dos resultados, criamos um código de identificação dos diferentes níveis de análise. Assim temos âmbitos, sub-âmbitos, categorias, subcategorias e sub-subcategorias, que aparecem sempre assinalados deste modo no texto.

4.1. Análise temática

Como já dissemos, a análise temática das respostas foi feita com base na análise iniciada no mestrado. Relembramos que para a construção do questionário 2 do estudo Delphi, realizou-se uma análise de conteúdo das respostas abertas dos especialistas ao questionário 1. A questão 3, sobre o papel da área na sociedade brasileira, não foi completamente analisada e aqui também não o será. Apenas a usaremos na análise complexa uma vez que se adequa muito mais a esse tipo de análise, no âmbito das funções, e assim não teremos repetições.

As categorias criadas foram refinadas e todas as unidades de registro encontradas e alocadas às diferentes categorias foram verificadas, corrigidas ou alteradas, sempre que

necessário. As categorias também foram agrupadas em âmbitos mais gerais. Os âmbitos foram escolhidos de modo a possibilitar uma visão mais ampla das categorias para poder descrever a área e refletir sobre ela. São eles: pessoas, ações e contextos. Pensamos que os mesmos permitem uma caracterização da área focalizando nos seus elementos mais importantes, ou seja, nas pessoas que efetuam as ações, nas próprias ações efetuadas e nos contextos em que essas ações ocorrem. Os âmbitos, categorias e subcategorias foram organizados na rede sistêmica temática, que pode ser consultada na figura 13, abaixo.

Figura 13: Rede sistêmica temática.

Uma vez que a descrição dos dados agrupados por temas permite uma visão geral da área, na opinião dos especialistas consultados, para cada uma das temáticas abordadas, os resultados são apresentados na forma de uma narrativa sobre cada um desses temas, em que nos valemos ao máximo das falas dos especialistas. Procuramos assim trazer as suas vozes para primeiro plano e manter-nos fieis a suas opiniões. Assim, a caracterização da análise por categorias temáticas é acima de tudo uma descrição exaustiva dos resultados encontrados. De modo a completar essa descrição e para irmos construindo um retrato da área, no final da descrição de cada categoria apresentamos também um resumo esquemático da mesma. No final deste capítulo apresentamos ainda um resumo geral dos resultados temáticos. Porém, a discussão dos mesmos, em conjunto com as outras análises efetuadas, é feita mais à frente, no capítulo 5.

Em seguida apresentamos a descrição dos resultados encontrados para cada categoria temática.

4.1.1. Análise por categoria temática

Após a categorização de todas as unidades de registro dos 34 respondentes, cada uma das categorias e subcategorias temáticas foi analisada individualmente. Foram sinalizadas as principais ideias referidas pelos especialistas em cada categoria, assim como os comentários mais significativos ou representativos.

Em seguida descrevemos cada uma das categorias e seus principais conteúdos gerais. Sempre que possível, nos valemos de citações diretas dos comentários dos especialistas para trazer suas vozes para primeiro plano e para ilustrar as ideias referidas.