• Nenhum resultado encontrado

Análise do Futuro e Cenários

3. METODOLOGIA

3.1 Desenvolvimento de Produto – Método Ulrich & Eppinger

4.2.1 Definição dos Consumidores e Suas Necessidades:

4.2.1.1 Análise do Futuro e Cenários

Definir o perfil do motorista europeu auxilia na interpretação do ambiente em que os mesmos estarão inseridos no futuro. As características e as necessidades dos consumidores serão influenciadas pelo mercado de trabalho, as tecnologias disponíveis aos fabricantes nos desenvolvimentos, aspectos relacionados à saúde e demografia da população, por fim as regulamentações impostas pelo governo no futuro. Esses itens podem se tornar influenciadores de novas necessidades ou altere as necessidades atuais apresentadas.

O trabalho mantém a análise com base no ponto de vista do cliente, o que significa expectativas e requisitos do cliente, entendendo como isso criaria novas demandas para a área de vivência do Volvo FH.

Assim, seguindo a metodologia apresentada, uma análise previsível do futuro foi conduzida para rastrear tendências e pontos que poderiam construir o uso da cabine do futuro pelos motoristas. Depois de identificar o cenário através do escopo e da lista de restrição, os fatores importantes (Fase 1 - Figura 15) são apresentados na Figura 28.

Figura 28 – Fatores chave identificados – Fase 1.

Os resultados da análise dos fatores-chave são apresentados abordando os pontos mais importantes de cada item. Para uma melhor compreensão, esta fase representa a fase 2 do método utilizado para prever cenários e fazer análises de tendências (ver Figura 15).

Regulamentação: Caminhões tratores terão o comprimento da cabine aumentado até 2022. A

proposta da União Europeia é definir como obrigatórios a aplicação desse aumento em novos projetos, permitindo que as empresas ofereçam mais conforto e proporcionem formas

44

aerodinâmicas para reduzir o consumo de combustível. De acordo com informações publicadas pela UE, o novo design permite 12% de melhora no fluxo aerodinâmico, o que poderia criar entre 2-5% de economia de combustível (Kendall, 2014).

A norma inclui o design de para-brisas maiores para redução de pontos cegos, contempla o uso de sensores de peso, radares e câmeras, aumentando a segurança na cabine (Kendall, 2014).

Mercado de trabalho: A Europa, em geral, enfrenta falta de motoristas profissionais.

Algumas previsões estimaram que cerca de 40% dos motoristas profissionais se aposentarão nos próximos 10 anos. Essa tendência levará a uma escassez de motoristas qualificados em mercados-chave. Alguns desses mercados, como o Reino Unido e a Alemanha, já enfrentam problemas com a falta de caminhoneiros (Boagey, 2014).

Para atrair motoristas qualificados, algumas empresas alemãs estão aumentando salários, de modo que o custo adicional está sendo passado para os clientes.

Algumas razões para essa falta é a má imagem sobre a carreira de motorista de caminhão. Algumas pessoas não consideram esse tipo de trabalho importante, implicando em problemas para recrutar jovens motoristas. Outro item é os baixos salários que os motoristas estão recebendo (Weiss, 2013).

Demografia: A falta de motorista levará a invariável procura por motoristas mais novos.

Essas gerações que têm como características a demanda por uma vida de trabalho equilibrada, altas aspiração em suas carreiras e uma exigência de estar sempre conectado socialmente, não se sentem atraídos por ser um motorista de caminhão, visto que algumas dessas características não são encontradas nas estradas (Boagey, 2014).

Já 25% dos caminhoneiros têm mais de 55 anos contra apenas 2% dos motoristas que são menores de 25 anos, então o desafio é tornar este trabalho interessante os mais jovens. Uma vez que os jovens se tornem motoristas, a falta de experiência será um problema para as empresas, sendo assim o caminhão do futuro deve preencher essa falta e também abordar características que possam tornar a carreira de motorista de caminhão mais atraente. Por exemplo, criar um ambiente de trabalho com recursos relacionados à entretenimento (Lau, 2013).

Outra opção é trazer mais mulheres para o mercado de caminhões através de uma cabine que forneça opcionais como segurança, higiene, soluções orientadas, etc. As mulheres podem ter um papel interessante e sentirem-se interessadas em estar no mercado de caminhões de transporte. Empresas como a Volvo desenvolvem esforços no treinamento de mulheres para o mercado de trabalho como motoristas profissionais (Global News, 2012).

Tecnologia: Uma das tendências mais importantes relacionadas à tecnologia é a concepção de

automação veicular. Usando a definição da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) do Departamento de Transporte dos EUA: "Os veículos semiautônomos são aqueles em que a operação do veículo ocorre sem a entrada direta do motorista para controlar

45

a direção, a aceleração e a frenagem, são projetados para que o motorista não necessite monitorar constantemente a estrada enquanto opera no modo autônomo.” (Aldana, 2013). Atualmente essa tecnologia é dividia em níveis definidos pelo standard internacional SAE J3016:

Figura 29 – Definição SAE para direção autônoma.

A tecnologia para programar esses níveis está sendo desenvolvida, entretanto o nível atual de automação de direção é o nível 2 - Automação Parcial.

Outro tipo de função, que será importante para o negócio de transporte rodoviário é o "Platooning", que significa que os caminhões se movimentam em comboios para economizar combustível. O primeiro caminhão é conduzido manualmente e os seguidores entram em modo automático (com um motorista dentro da cabine) (Eutruckplatooning.com, 2016). Às vezes, sistemas de pelotões podem significar que os seguidores ajustam a direção de seus caminhões, mas têm uma regulação automática da posição longitudinal. Para alcançar um nível de seguimento seguro e próximo, será necessária a comunicação entre os caminhões envolvidos em um arranjo de bloco de veículos.

Usando o primeiro conjunto de necessidades dos clientes fornecido pela Volvo, foi construída a Tabela 6 para relacionar como as novas tendências influenciarão as necessidades dos clientes (Fase 3 - Figura 15).

46

Tabela 6 – Necessidades dos clientes e suas implicações.

Necessidades Implicações

Higiene – banheiros e pias.

 No futuro, o mercado de motoristas será populado por mulheres, elas preferirão realizar necessidades fisiológicas em um ambiente seguro e higiênico.

 Devido aos esforços dos governos e empresas, motoristas mais jovens entrarão ao mercado, os quais desejarão ter privacidade.

Espaço – Treinamento e

Exercícios.

 Devido ao longo tempo dirigindo, os motoristas podem estar estressados e ter problemas de saúde. Dedicar um tempo do seu dia pode aliviar essa situação. Nova geração requisitará esse tipo de oferta, uma vez que cuida mais de sua saúde.

Conforto - Cama  Devido à falta de motoristas, em algumas regiões será comum ter apenas um motorista por cabine, necessitando apenas de uma cama da cabine.

 De outro lado, motoristas do oeste serão cada vez mais requisitados, acostumados a dividir a cabine.

Conforto – Bancos giratórios.

 Bancos giratórios serão um diferencial na aplicação de “platooning” quando não será necessário ter as mãos no volante. Por legislação o motorista deverá estar sentado no banco. Esse fato criará espaço para motoristas realizarem atividades de diversão e lazer.

Diversão e socialização.

 Existe a necessidade de espaço para o motorista trabalhar e se divertir. Quando parados em algum posto de parada, motoristas gostariam de socializar com outros motoristas. Para isso preferirão ter espaço internamente, com algum tipo de suporte eletrônico.

Todos os procedimentos acima, combinados com as entrevistas aos especialistas da Volvo foram usadas como base para entendimento dos clientes e suas necessidades.

Documentos relacionados