• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA

4.3 Design em Nível de Sistema

4.3.2 Refinamento do design industrial

4.3.2.1 Conforto

A categoria de conforto neste conceito descreve sobre as posições de assento do motorista e passageiro e as posições das camas. A Figura 45 ilustra as posições do banco do motorista e passageiro dentro da cabine.

Figura 45: Bancos giratórios.

A principal característica incorporada no banco do motorista e do passageiro é que ele pode ser girado em um determinado ângulo. O assento do motorista pode ser girado até 45 graus e o banco do passageiro pode ser rotacionado até 45 e 90 graus – duas posições em seu eixo. Devido ao crescente nível de condução autônoma, as legislações predizem que o motorista deve estar sempre ao assento. Esses ângulos fazem com que o motorista controle o caminhão ou interfira no sistema em uma fração de tempo. Esta é a razão por que o assento do motorista em nosso conceito pode ser girado até apenas 45 graus. É importante notar que a Volvo já oferece solução com o giro do banco do passageiro, portanto, é um desafio incorporar essa solução ao banco do motorista.

Nesse conceito, tem se duas camas com colchões. Uma delas está localizada na parte inferior da parede traseira e a outra está localizada na parte superior da parede traseira.

A dimensão da cama superior é de 700x1800x130 (mm) e pode ser dobrada parcialmente em direção à parede traseira. A característica importante do beliche superior é que a altura pode ser ajustada. Do compartimento superior traseiro da cabine até a primeira posição, 310 mm na direção Z (permitindo que o compartimento inferior seja completamente dobrado até a parede traseira). A segunda posição de altura é de 550 mm na direção Z (de acordo com as restrições fornecidas para um espaço confortável para dormir). A Figura 46 ilustra a cama superior e sua capacidade de ajuste.

62

Ambas as camas podem ser travadas na posição dobrada - usando cintos, solução similar ao que a Volvo já oferece na linha FH.

Figura 46: Camas rebatidas.

Há uma escada presente no quadro do beliche para ter acesso fácil a região superior. Essa escada é usada no atual Volvo FH e pode ser dobrada abaixo da cama. A Figura 47 ilustra a solução.

Figura 47: Cama com escada rebatível.

A dimensão da cama inferior é 900x2000x180 (mm). Semelhante ao item superior, também pode ser dobrado em direção à parede traseira. Uma pequena parte - 40 mm na direção X e 570 na direção Y - da cama inferior é cortada em ambos os lados. Isso foi feito para facilitar o

63

deslizamento do bando do motorista, bem como o assento do passageiro na direção X. Em relação à armação de beliche, a espessura da armação escolhida foi de 30 mm, medida próxima ao que é utilizado no veículo atual. As Figuras 46 e 47 ilustram o leito inferior. Uma porção da área da cama inferior é dividida em duas partes para criar uma área de vivência. Essa funcionalidade será explicada na seção futura.

4.3.2.2 Divertimento e socialização

A categoria de diversão e socialização nesse conceito descreve sobre a socialização do motorista e do passageiro dentro da cabine. A Figura 48 ilustra a área de socialização dentro da cabine.

Como discutido na categoria conforto, a razão por trás de uma área de cama dividida é criar uma região com sofá, que serve para socialização na área da vivência.

A decisão de não se dividir a cama em duas seções (cortar o colchão em uma direção vertical) é para se manter os requisitos ergonômicos para quem utiliza a cama de baixo. Colchões divididos podem apresentar fragilidade e uma maior deformação na espuma ou no material em que se deita.

Figura 48: Área de socialização.

A espessura do colchão é de 130 mm. É dividido igualmente em duas partes com 65 mm na região do sofá. Para ter-se acesso à região do sofá, a cama inferior é totalmente rebatível para a parede traseira. A altura da cama superior (direção Z) deve ser ajustada para aumentar o espaço da região de convivência.

64

4.3.2.3 Guardar e Organizar

A categoria que trata sobre guardar itens e organizar os pertences dentro da cabine descreve sobre a geladeira e sobre os espaços para armazenar os itens. Existem diferentes tipos de lugares para armazenamento. O refrigerador está localizado na parte central-inferior da cabine, debaixo da cama. O motorista e o passageiro podem acessar o refrigerador puxando-o em direção ao painel, 490 mm na direção X. Possui uma porta na parte de cima (plano XY) que permite acesso aos alimentos. A Figura 49 apresenta o refrigerador.

Figura 49: Geladeira e maquina de café.

Um bagageiro está localizado nas laterais da cabine (L: 350 x C: 700 x A: 480 mm). Esses bagageiros podem ser acessados pela parte interna da cabine e pela parte externa. Esse bagageiro é dividido em duas partes (a de acesso interno e a de acesso externo). Para exemplificar as dimensões, itens comuns na vida de um motorista foram adicionados nos modelos 3D, a Figura 50 mostra as soluções de bagageiro.

A altura dos bagageiros é semelhante ao caminhão FH de produção atual, mantendo assim os mesmos níveis de acesso.

Um dos compartimentos pode ser dedicado para bens de valor, criando uma porta com chaves – oferecendo um pequeno cofre – como um opcional ao consumidor.

65

Uma gaveta permite o acesso a itens que estejam armazenados entre a geladeira e a área do sofá. Essa gaveta pode ser puxada na direção X, permitindo a visibilidade quando acessada. A Figura 51 apresenta o conceito da gaveta.

Figura 51: Gaveta aberta.

A parte superior do para-brisa manteve-se dedicada a áreas de armazenagem.

Na região superior da parte traseira, um volume é dedicado para um grande bagageiro, como fornecido em edições mais caras na atual versão do FH. Essa solução, por ser corrente, atente os requisitos ergonômicos mencionados.

Para alcançar o requisito de volume, uma nova solução foi proposta, adicionando uma rede de proteção na cama superior. Isso permite motoristas a guardar itens quando a cama superior não está sendo utilizada.

66

4.3.2.4 Comer e beber

Descreve sobre os suportes oferecidos para comer e beber dentro da cabine.

Uma mesa está embutida no console da geladeira. Deve ser acessada rebatendo a cama totalmente em direção a parede. A Figura 53 ilustra a mesa disposta no interior da cabine.

Figura 53: Mesa central para atividades diversas

A mesa pode ser ajustada em sua altura (direção Z) através de um atuador elétrico. Possui um tampo principal com duas partes que podem ser deslizadas para aumentar em tamanho. Para ter-se água fresca próxima ao motorista e passageiro, propôs-se um bebedouro embutido ao refrigerador, acompanhado de um lugar para armazenamento de uma garrafa de 1 litro (Figura 49).

Uma cafeteira está fixada na parte central-baixa do painel (Figura 49), oferecendo café fresco e ao alcance do motorista e passageiro para situações autônomas.

O conceito possui um micro-ondas na região acima do para-brisa – lado do passageiro, conforme recomendado pelos padrões de segurança da Volvo (ver Apêndice B).

67

Figura 54: Posição do micro-ondas.

4.3.2.5 Espaço

Essa categoria descreve sobre as interfaces que os motoristas terão dentro do veículo.

O espaço interno é avaliado através da ferramenta computacional DELMIA. Essa avaliação apresenta a principais posturas e distâncias entre o motorista e o ambiente, assim como acessibilidade. Os resultados estão dispostos na seção de avaliação ergonômica.

4.3.2.6 Higiene

Esse conceito é orientado a motoristas que compartilham a cabine, que ficam geralmente muitos dias longe de sua casa ou base. Isso implica na necessidade de disponibilizar-se espaço para guardar alimentos, roupas e outros itens pessoais. Esse fato levou ao não desenvolvimento de artigos de higiene.

A limpeza da cabine pode ser executada com o auxilio de um aspirador de pó pequeno, vendido pela Volvo junto com o caminhão. Pequenas cestas de lixo podem ser dispostas próximo ao painel central, parecidas com as que a Volvo já tem em seus veículos.

4.3.3 Testes Ergonômicos

Para determinar os acessos e refinar o conceito na fase de desenvolvimento, avaliações ergonômicas foram realizadas no conceito final. Esse processo foi realizado utilizando a ferramenta DELMIA, através da extensão “Human Activity Analysis”. Essa ferramenta foca em como humanos irão interagir com os ambientes e objetos no local inserido, bem como os efeitos de levantar, abaixar, puxar e subir. O modelamento “Human Activity Analysis” é parte do DS DELMIA análise humana modelada, uma solução que inclui “Human Builder”, “Human Posture Analysis”,”Human measurements Editor” e “Human task simulation”.

68

Debaixo da ferramenta “Human Activity Analysis” existem três tipos de modos de avaliação. Eles são:

- RULA (Rapid Upper Limb Assessment) analysis. - Lift – Lower analysis

- Push – Pull analysis - Carry analysis

- Biomechanics single action analysis

Como parte do escopo do projeto, a avaliação da ergonomia do ambiente deveria ser realizada através da ferramenta RULA.

A análise através da ferramenta RULA investigou a exposição dos indivíduos a riscos associados com desordens posturais. A análise RULA proporciona os riscos máximos e mínimos no corpo.

Os riscos são geralmente ranqueados de 1 a 7. Todos esses riscos combinados resultam em uma pontuação. Cada uma da pontuação é explicitada por cores que reproduzem em nível da postura.

- 1 e 2: (Verde) Indica que a postura é aceitável se não mantida e repetida por muitas vezes.

- 3 e 4: (Amarelo) Indica que investigações futuras são necessárias.

- 5 e 6: (Laranja) Indica que mudanças posturais são necessárias o quanto antes. - 7: (Vermelho) Indica que a postura é inaceitável e o conceito deve ser alterado. A Figura 55 ilustra a tabela que resulta da análise RULA, com as pontuações posturais.

69

Nessa etapa de avaliação dos conceitos, manequins com diferentes percentis foram selecionados.

Os percentis considerados foram Masculinos 99%, Masculino 50%, Feminino 50% e Feminino 5%, todos da população Alemã. Esses percentis representam os consumidores gerados na fase de geração de conceitos.

Para avaliação ergonômica, algumas posturas vistas como as mais relevantes foram selecionadas para avaliação fisiológica da posição, bem como a acessibilidades de lugares. As posturas/posições definidas foram:

- Acesso à geladeira pelo banco do motorista. - Acesso ao bagageiro inferior.

- Acesso às gavetas. - Acesso ao sofá e mesa.

- Acesso ao armário superior traseiro. - Acesso ao armário superior frontal.

Com propósito ilustrativo as imagens geradas são apenas do percentil Masculino 99% Alemão, entretanto os gráficos e tabelas gerados apresentam dados de toda a população avaliada.

Documentos relacionados