• Nenhum resultado encontrado

5. Atitude dos alunos em relação à Educação Física – comparação entre 6º e 11º

5.5. Apresentação e discussão dos resultados

5.5.2. Análise Intensiva

Neste estudo, além da análise extensiva, tentou-se perceber porque é que as atitudes dos alunos decresciam com a idade. Depois de um levantamento, através do questionário (Anexo VIII), das questões respondidas, tentamos perceber quais os tipos de respostas que foram mais ressalvadas pelos vinte e quatro alunos. Depois de analisadas as respostas, conseguimos encontrar quatros tipos de respostas comuns à maioria dos alunos, tanto dos melhores alunos, como dos piores alunos. Na tabela 10, foi realizado um registo de ocorrências, para se perceber qual o foco de respostas dos melhores e dos piores alunos na disciplina de educação física. Ainda assim, os alunos deram enfoque a mais do que um tema de resposta. O tema que os alunos incidiram mais, foi “Nada”, ou seja, o tipo de resposta em que o aluno diz que não mudaria nada. É interessante perceber que apenas os alunos menos dotados não alterariam nada, sendo que os alunos mais dotados responderam sempre que alterariam algo. Outro tipo de questão encontrada foi o “Tempo”, sendo que apenas dois alunos, dos vinte e quatro inquiridos, responderam que o incremento do tempo de aula, era algo que mudariam nas aulas. A resposta que encontramos mais frequentemente, foi o “Currículo” sendo que os alunos , no geral, referiram que o currículo não está adequado ao ano de escolaridade. Houve ainda algumas respostas que versaram sobre outros assuntos, como por exemplo, a motivação. Deste modo, conseguimos observar que o grande foco, tanto dos melhores alunos, como dos piores alunos, foi relativo ao currículo.

Tabela 10 - Registo de ocorrências aos diferentes tipos de respostas

Nada Tempo Currículo Outros Total

Melhores alunos 0 2 10 4 16

Piores alunos 4 0 5 5 14

139

Nas transcrições que se seguem, a última letra do aluno transcrito, aponta se é um dos piores alunos à disciplina ou se é dos melhores, exemplo: (11HM2), o “M” indica que é um dos quatro melhores alunos da turma; no entanto, se aparecer (11AP3), o “P” indica que é um dos quatro piores alunos da turma.

Relativamente ao tema “Nada” a assinalar, apenas os alunos com menos competências técnicas e táticas responderam. Houveram alunos que disseram que não mudariam nada na disciplina, pois não gostam dela.

“Não mudaria nada, apenas não gosto da disciplina.”

(11AP2)

No entanto, houve alunos, que gostam da disciplina e apesar de serem os menos dotados da turma, acharam a disciplina divertida.

“Na minha opinião as aulas de educação física estão muito bem da maneira que as praticámos, abordando as várias modalidades desportivas que o professor escolhe, aprendendo assim as regras de cada desporto que aprendemos. Por estes motivos, não

mudaria nada nas aulas de educação física.”

(11HP4)

Apenas dois alunos, do leque dos alunos mais dotados, responderam relacionado com o “Tempo” de prática.

“Não haver aulas de 50 minutos, apenas de 100 minutos. As aulas de 50 minutos são

muito curtas, não permitindo o seu devido aproveitamento.”

(11AM1)

“De modo a melhorar as aulas e o interesse, devia-se aumentar o tempo das aulas…” (11GM2)

Estes alunos, revelaram que a falta de tempo de exercitação, retira aproveitamento das aulas, principalmente nas aulas de 50 minutos, onde o tempo de exercitação motora é muito reduzido. É um tema interessantíssimo para se tratar e que é muitas vezes menosprezado (Donovan et al., 2015). No que diz respeito a “Outros” temas, os alunos indicaram que deveriam ser utilizadas diferentes formas de lecionar as aulas, que deveriam ser dinamizadas mais visitas de estudo com carácter desportivo e também que seria interessante palestras ou visitas de atletas conceituados, tendo em vista o fator motivacional.

140

“(…). Outro dos parâmetros a melhorar seria a motivação transmitida aos alunos por parte dos professores.”

(11AM4)

“Talvez a única coisa que mudaria nas aulas era a utilização de música para animar mais

as aulas.”

(11GP4)

“Os professores de educação física deveriam interagir mais com os alunos. (11HM4)

“(…). Deveriam também promover palestras com atletas conceituados das diferentes modalidades...”

(11HM3)

“Por fim acho que deveriam ser feitas visitas de estudo onde poderíamos fazer percursos,

arvorismo, slide, escalada e outras atividades ao ar livre.”

(11HP3)

Por fim, a temática que foi mais referenciada pelos alunos, foi relativamente ao currículo. Essencialmente os alunos apontam a alternância de modalidades como um ponto a alterar na disciplina. Os discentes indicam que as disciplinas são constantemente as mesmas, não havendo lugar a novas modalidades e habilidades motoras. Os discentes recorrem muitas vezes à pouco diversidade de modalidades abordadas para assinalar uma mudança na disciplina, pois consideram que se torna aborrecido voltar a praticar as mesmas modalidades. De seguida, vão ser apresentados alguns excertos, para que se perceba que os alunos atribuem grande importância a uma diversidade de desportos.

“O único parâmetro que deve ser melhorado é a diversidade de desportos praticados, pois nem toda a gente gosta dos mesmos desportos e muitos alunos demonstram

desinteresse por causa disso.”

(11AM2 )

“Para tornar a aula de educação física mais interessante e dinâmica proponho/mudaria a variedade de desportos praticados, porque, depois de tantos anos a ter aulas deste género torna-se cansativo e até repetitivo fazer sempre os mesmos exercícios e jogos. É, portanto, necessário variar as modalidades lecionadas, começando por implementar atividades ”fora da caixa” e variar os métodos de ensino e dinâmicas das aulas. Focar também na melhoria da condição física dos alunos, e não na aprendizagem dos desportos.”

(11AM3)

“Para tornar a disciplina mais interessante, deveria haver mais diversidade de modalidades assim como haver aparelhos de ginástica, deste modo o interesse dos alunos vai aumentar porque existem mais variedade de desportos/modalidades.” (11AP1)

“Se tivesse que alterar as aulas de educação física, eu acrescentaria mais modalidades a diferentes anos. Tornaria a disciplina menos repetitiva (todos os anos são modalidades

iguais com exercícios iguais).”

141

”Bom, talvez alargar mais o currículo de modalidades abordadas, ou seja, tentar conciliar as modalidades bases, como por exemplo, o futsal, o basquetebol, o andebol para modalidades menos conhecidas como o badminton, voleibol. Ou então modalidades que por um lado são mal vistas pelos alunos, como é o caso da dança ou ginástica”. (11GM4)

“Eu penso que para tornar as aulas de educação física mais interessante dever-se-ia implementar mais e diversificadas atividades lúdicas inerentes à matéria/modalidade em questão”

(11GP3)

“Para tornar as aulas de educação física mais interessantes eu acrescentaria novas modalidades como karaté, judo, taekwondo, ping-pong, pois como todos os anos damos

as mesmas modalidades, educação física torna-se aborrecida.”

(11HP2)

Como conseguimos observar anteriormente, a grande maioria dos alunos aponta fatores do currículo para alteração das matérias. Mais de metade dos alunos inquiridos (quinze em vinte e quatro) apontam o tema do “Currículo” para uma mudança na disciplina. Apesar de não existirem muitos dados para este tema em específico, Henrique & Januário (2005), conseguiram observar, no seu estudo, que os alunos revelaram desinteresse ao longo dos anos, pela mesmas matérias de ensino e que, quando confrontados com modalidades novas, a motivação dos alunos tendencialmente é maior. Observamos também, que em relação a este tema, tanto os alunos menos dotados, como os mais dotados, mudariam a disciplina porque os desportos lecionados são iguais de ano para ano.