• Nenhum resultado encontrado

4. Enquadramento operacional

4.2. Área 2 Participação na escola e relações com a comunidade

4.2.4. Torneio Badescas

O torneio “Badescas” foi a atividade central do nosso núcleo de estágio ao qual intitulamos desta forma, para englobar o termo de “Badminton” e “AESCAS” (sigla do nosso agrupamento). Decidimos englobar todos os ciclos de ensino para que todos os ciclos de ensino tivessem o mesmo número de torneios. Mas para além disso, decidimos extrapolar a dinâmica dos torneios e incluir um torneio de funcionários docentes e não docentes da escola. Convidamos toda a comunidade educativa por email, sendo que, infelizmente, mas como expectável, apenas tivemos inscrições dos professores de educação física. Tivemos uma inscrição de um professor do ensino primário, mas que não pôde comparecer porque coincidiu com uma atividade na escola. A escolha do dia do torneio, 5 de maio, foi no sentido de ser quase no início do 3º período e para assim os alunos não terem testes marcados para essa data. Para além disso, o cartaz do torneio foi lançado antecipadamente e enviado por email para todos os professores, para que estes tivessem o cuidado de marcar o mínimo de testes para esta data. Tivemos de nos acautelar, pois apesar de constar uma atividade do núcleo no plano anual de atividades, não define especificamente o dia.

Toda a organização do torneio, deu-se com muita antecedência. O plano de ação, o plano estratégico, a escolha dos materiais, o levantamento das medidas

101

do pavilhão e respetivas linhas existentes, o contato com possíveis colaboradores e patrocinadores, o esquema competitivo, os cartazes, a abertura de inscrições online, etc. Tive sempre por dentro de todo o processo organizativo e fiquei responsável pela maior parte da estrutura organizativa. Isto porque sei trabalhar muito bem com os sistemas informativos, com os quadros competitivos e também porque tenho muita experiência em organizar eventos desta grandeza. O ponto forte deste torneio foram os contatos realizados para arranjar patrocinadores. Arranjamos algumas empresas que nos garantiram algum suporte financeiro à atividade, como também ajuda para a correta nutrição dos nossos participantes.

Duas das tarefas que me deu mais trabalho, foi o levantamento das medidas do pavilhão e das linhas existentes, passando posteriormente para um programa informático. Perdi algumas horas a realizar esta parte, mas ganhei muito tempo quando foi para proceder à montagem dos campos, isto porque não existem marcações de campos de badminton no pavilhão, sendo que tive de adaptar o espaço e aproveitar o maior número de marcações possíveis, para que os campos fossem bem visíveis e não se tornassem confusos. Como tinha um mapa, rapidamente se montou todos os campos. A outra tarefa que me deu mais trabalho foram os esquemas competitivos. Organizar todos os campos, com todas as horas disponíveis, mais os escalões existentes, deu sem dúvida muito trabalho. Isto porque tentei garantir que cada campo fosse para um escalão apenas, sendo mais fácil a posterior organização e distribuição dos alunos pelos campos corretos. Tentei sempre antever os problemas que poderíamos vir a ter, para garantir uma boa organização da atividade e também para uma gestão correta de todos os materiais disponíveis.

As inscrições para o torneio foram feitas através de um link que estava patente no cartaz de divulgação da atividade (Anexo VI). Foi preciso a ajuda do departamento de Tecnologias da Informação e Comunicação para a criação de um formulário de inscrição, pois as inscrições eram limitadas e em alguns anos de escolaridade o torneio desenrolava-se em 2x2 e não 1x1. Optamos por limitar as inscrições a cada ano de escolaridade, pois não havia material nem espaço

102

para a montagem de muitos campos e também porque englobamos todos os anos de escolaridade para a participação no torneio. Neste sentido, se não limitássemos as inscrições, estávamos sujeitos a ter o torneio lotado e podíamos não suportar este número tão grande de inscrições. A diferença deste torneio para os restantes foi o facto de ser um desporto individual, o que se expectava uma afluência grande de interessados.

Do 5º ano de escolaridade até ao 8º ano de escolaridade o torneio foi de pares mistos e/ou femininos e isto porque se expectava um maior numero de interessados e assim garantíamos a duplicação de participantes destes anos de escolaridade. E aconteceu o que previmos, um rápido esgotamento de inscrições destes anos de escolaridade. Por outro lado, do 9º ano de escolaridade até ao 12º ano de escolaridade optamos pelo torneio de singulares masculino e feminino, isto porque se expectava um número mais reduzido de participantes. Verificou-se isso na realidade, com a surpresa do 10º ano de escolaridade do género masculino, onde houve muitos alunos viram as suas inscrições serem colocadas em reserva.

Tendo terminado o prazo de inscrições, verificamos que tínhamos muitos alunos do 10º ano de escolaridade masculino, mas poucas inscrições dos alunos de 5º ano e também do 11º e 12º feminino e 12º masculino. Então, na elaboração dos calendários, optei por juntar o 11º e 12º ano feminino e colocar os alunos que estavam de reserva, num grupo juntamente com os alunos do 12º ano masculino. Para além disso, enviei um email aos professores do 2º ciclo, onde pedia que falassem com os alunos e me enviassem as inscrições por email.

No final, tivemos cento e sessenta inscrições, sendo que 12 delas foram de professores. Para além disso, contamos com oitenta e seis alunos do 5º ano de escolaridade ao 8º ano de escolaridade. Do 9º ano de escolaridade até ao 12º ano de escolaridade inscreveram-se trinta e nove rapazes e vinte e três raparigas.

A atividade decorreu de uma forma bastante positiva, tendo sido plenamente atingidos os objetivos propostos bem como a motivação e o gosto pela escola /

103

disciplina, a promoção das relações interpessoais entre alunos e entre alunos e professores; a formação pessoal e integral dos alunos; o estímulo de atitudes e de valores como o respeito, a tolerância e a solidariedade e o cultivo da prática de desporto e de hábitos de vida saudáveis. Apesar de ter sido um torneio a meio do período e não ser regular a sua realização, verificou-se uma boa adesão de participantes. No entanto, atendendo ao número de alunos da Escola, julgamos que o número de alunos participantes fica aquém do desejado, mas também porque o espaço onde se realiza a prova é muito limitado, e por não ser um torneio inserido numa época dedicada a este tipo de atividades desportivas.

Foi claramente uma atividade onde investi muito tempo, mas onde no final o sentimento foi muito prazeroso por ter corrido tudo da melhor maneira. No decorrer do torneio houve apenas um momento de aflição, pois os jogos eram de apenas 10 minutos e chegou a uma parte da manhã que era necessário ser bastante rápido na submissão dos resultados, para saber quais os alunos que passavam para a 2º fase do torneio. Este torneio foi muito bom para a comunidade escolar, sendo que obtivemos feedbacks muito positivos. Foi tão bem sucedida que conseguimos colocá-la no plano anual de atividades do grupo de educação física para o ano letivo de 2017/2018.