• Nenhum resultado encontrado

4. Metodologia

4.3. Procedimentos de análise dos dados

4.3.2. Análise das amostras de áudio

4.3.2.2. Análise perceptivo-auditiva

Como anteriormente exposto, pelo volume total das amostras coletadas, entre emissões de trechos de canção e vocalizações em [a], optou-se por selecionar, para esta etapa, o conjunto dos arquivos de áudio com as emissões do trecho de canção, a fim de viabilizar a execução da perceptiva. A escolha por este recorte também foi motivada pelo fato de estes arquivos apresentarem uma proximidade maior com a situação da prática do canto em si, com maior variedade de sons (vogais e consoantes) e solicitações musicais.

Para esta etapa da análise, integraram todos os trechos de canção registrados de todos os sujeitos de pesquisa em todas as solicitações do experimento, conforme descrição abaixo:

- Emissões de trecho de canção, com estratégia de respiração alta, emissão em intensidade forte, dos sujeitos 1, 2, 3 e 4, de todas as coletas.

- Emissões de trecho de canção, com estratégia de respiração alta, emissão em intensidade fraca (piano), dos sujeitos 1, 2, 3 e 4, de todas as coletas. - Emissões de trecho de canção, com estratégia de respiração baixa, em intensidade forte, dos sujeitos 1, 2, 3 e 4, de todas as coletas.

- Emissões de trecho de canção, com estratégia de respiração baixa, em intensidade fraca (piano), dos sujeitos 1, 2, 3 e 4, de todas as coletas.

Dentre o total de amostras coletadas pelo experimento, 54 arquivos de áudio eram de trechos de canção: trecho de canção inicial – sem sustentação de agudo – e trecho de canção final – com sustentação de agudo. Todos os 54 arquivos das amostras de trecho de canção integraram esta etapa.

Foram organizadas, por meio de sorteio, 27 pastas com dois arquivos sonoros de trecho de canção do mesmo sujeito em cada uma. O sorteio foi realizado de maneira a compor duplas de arquivos com estratégias respiratórias

diferentes ou intensidades diferentes, ou ambas, sempre de um mesmo sujeito, utilizando o material de todas as coletas de trecho de canção. Foi elaborado um roteiro para a comparação intrassujeito das amostras. Foram realizadas avaliações perceptivas por meio da comparação dos arquivos contidos em cada pasta. Estava incluída neste total a amostra de confusão para posterior averiguação da consistência dos examinadores.

A seguir, exemplo do roteiro aplicado na avaliação perceptiva das amostras, aplicado aos examinadores com formação musical e experiência na área de canto:

Iniciais do juiz:_________

Na mídia recebida, estão 27 pastas. Em cada pasta, há dois arquivos sonoros. Escute e compare os dois arquivos sonoros contidos na primeira pasta e responda às perguntas relativas a eles, marcadas com o número 1, identificando a pasta 1. Os

arquivos podem ser ouvidos quantas vezes o examinador julgar necessário.

Ao término das questões sobre os arquivos da pasta 1, prossiga para a pasta 2 e avalie também comparativamente os dois arquivos da pasta 2 e assim por diante. As questões terão sempre o número correspondente à sua pasta. Ou seja, as questões sobre os arquivos sonoros da pasta 2 receberão o número 2, as questões sobre os arquivos sonoros da pasta 3 receberão o número 3 e assim sucessivamente. Todas as questões seguirão este mesmo padrão de identificação.

1. ESCUTE OS DOIS ARQUIVOS DA PASTA 1:

1a. Comparando a escuta dos dois arquivos da PASTA 1, há diferença na qualidade de emissão?

( ) SIM ( ) NÃO

1b. Comparando a escuta dos dois arquivos da PASTA 1, qual tem maior intensidade? ( ) DaCBFSag_3_ está mais forte ( ) DCAFSag_1_ está mais forte ( ) Emissões da PASTA 1 são similares em intensidade

1c. Comparando a escuta dos dois arquivos da PASTA 1, qual dos dois arquivos apresentou emissão com qualidade vocal mais agradável para você?

( ) DaCBFSag_3_ é mais agradável ( ) DCAFSag_1_ é mais agradável ( ) Emissões da PASTA 1 são similares em agradabilidade

1d. Qual dos dois arquivos da PASTA 1 apresenta melhor padrão de afinação? ( ) DaCBFSag_3_ está mais afinado ( ) DCAFSag_1_ está mais afinado ( ) Emissões da PASTA 1 são similares no padrão de afinação

1e. Qual das duas emissões da PASTA 1 apresenta qualidade vocal mais relaxada? ( ) DaCBFSag_3_ apresenta emissão

da voz com mais relaxamento

( ) DCAFSag_1_ apresenta emissão da voz com mais relaxamento

( ) As emissões da PASTA 1 são similares no parâmetro relaxamento vocal

2. ESCUTE OS DOIS ARQUIVOS DA PASTA 2:

2a. Comparando a escuta dos dois arquivos da PASTA 2, há diferença na qualidade de emissão?

( ) SIM ( ) NÃO

2b. Comparando a escuta dos dois arquivos da PASTA 2, qual tem maior intensidade? ( ) DCApSag_1_ está mais forte ( ) DCBpSag_2_ está mais forte ( ) Emissões da PASTA 2 são similares em intensidade

2c. Comparando a escuta dos dois arquivos da PASTA 2, qual arquivo apresentou emissão com qualidade vocal mais agradável para você:

( ) DCApSag_1_ é mais agradável ( ) DCBpSag_2_ é mais agradável ( ) Emissões da PASTA 2 são similares em agradabilidade

2d. Qual dos dois arquivos da PASTA 2 apresenta melhor padrão de afinação? ( ) DCApSag_1_ está mais afinado ( ) DCBpSag_2_está mais afinado ( ) As emissões da PASTA 2 são similares no padrão de afinação

2e. Qual das duas emissões da PASTA 2 apresenta qualidade vocal mais relaxada? ( ) DCApSag_1_ apresenta emissão

da voz com mais relaxamento

( ) DCBpSag_2_ apresenta emissão da voz com mais relaxamento

( ) As emissões da PASTA 2 são similares no parâmetro relaxamento vocal

O roteiro repetiu esta estrutura e padrão até apresentar todas as amostras contidas nas 27 pastas, em duplas de arquivos a serem comparados perceptivamente. Participaram oito juízes desta etapa. Todos com formação musical e experiência profissional com a voz cantada.

4.3.2.2.1. Análise estatística dos dados perceptivos

A análise estatística das tarefas de percepção envolveu, em uma primeira etapa, procedimentos de intra e entre juízes participantes, considerando-se o comportamento para respostas aleatorizadas que foram apresentadas em repetição e as respostas comparadas entre juízes. Para esta etapa, foi utilizado o software Excel.

Em uma segunda etapa, a análise discriminante foi aplicada para avaliar a capacidade discriminante das variáveis como cantora (1, 2, 3 e 4), estratégia respiratória (alta ou baixa), parte do trecho canção avaliado (inicial ou final) e intensidade (forte e piano) em estimar as respostas às questões 1 a 5 da tarefa de percepção.

Todas as análises foram conduzidas por meio do software XLSTAT.

Documentos relacionados