• Nenhum resultado encontrado

Análise do Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos/Serviços da Empresa Híbrida

6. ESTUDO DE CASO E ANÁLISE

6.2 Características da Empresa Híbrida (bens tangíveis acompanhados de serviços)

6.2.1 Análise do Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos/Serviços da Empresa Híbrida

A partir do resultado obtido com a entrevista feita ao diretor executivo da loja de vestuário, verificou-se que a empresa direciona seus esforços com muita seriedade em atender as necessidades do seu público-alvo. No que se refere à questão de desenvolvimento do produto, a organização da empresa encara como um fator decisivo para sobreviver no mercado, porque a exigência do mercado dita as normas que devem ser seguidas, e para esta empresa o desenvolvimento de novos produtos é um fator decisivo de crescimento e sucesso das vendas.

Verifica-se que esta empresa está inserida na Perspectiva do Processo Proativo para Desenvolvimento de Novos Produtos, como foi visto na matriz no capítulo 3, por apresentar informações de o cliente é a base para desenvolver novos produtos, porém sem deixar de considerar a estrutura da empresa para oferecer os produtos requeridos pelos clientes.

Verifica-se que, mais uma vez as inovações radicais relacionam com esse tipo de empresa por apresentar também a Perspectiva do Processo Proativo para Desenvolvimento de Novos Produtos.

1. Identificar Necessidade

A empresa faz reuniões para poder identificar uma necessidade a ser atendida pelo público-alvo. Os funcionários participam das reuniões para poderem compartilhar as informações que os mesmos conseguem com o contato com os clientes.

2. Pesquisa de Mercado

Essa organização procura identificar uma nova idéia de produtos/serviços junto ao seu público-alvo das seguintes formas:

• Através de pesquisa de mercado, que existe um programa de pesquisa na empresa que é chamado de “Pesquisa para Identificar o Motivo de uma Não Venda”, onde um funcionário fica encarregado de anotar os motivos que fizeram o cliente não efetuar uma venda em potencial, ou seja, uma venda que estava para ser confirmada e que por algum motivo especifico não pode ser efetivada. Através do boca-a-boca dos

funcionários com os clientes finais, onde as informações de melhorias nos produtos e serviços são repassadas para os funcionários em reuniões quinzenais;

• Através de telemarketing, que é feito a cada 6 meses com os clientes que estão cadastrados no banco de dados da empresa, com intuito de identificar novos interesses por determinados tipos de roupa e também para identificar a satisfação ou insatisfação do cliente com o produto adquirido;

• E através de participação em eventos de moda, para descobrir as últimas novidades e as tendências futuras da moda de vestuário e através de consultas a sites especializados sobre moda.

3. Idéia Identificada

A empresa tenta atender prontamente as exigências de seu mercado, exigências que foram identificadas na pesquisa de mercado. Os pontos observados na pesquisa são colocados como prioridade para serem efetuados, porém, a empresa procura adequar as exigências com seus custos de execução, e então se verifica a viabilidade diante dos recursos financeiros da empresa. Se a empresa tiver condições de arcar com os custos, as exigências dos consumidores são atendidas prontamente. Isto porque a filosofia da empresa é o cliente em primeiro lugar, ou seja, é o cliente que tem uma participação fundamental, mas as condições da empresa de atender as necessidades dos clientes são respeitadas. Um exemplo dado pela empresa foi que os clientes estavam se queixando do balcão do caixa, que estava muito próximo dos provadores, e os clientes solicitaram que fosse revisto esse ponto de insatisfação, a empresa prontamente reorganizou seu layout para poder melhor atender seus clientes, porque os custos para execução de tais exigências eram acessíveis para a empresa.

4. Nova Pesquisa de Mercado

Não é feita uma nova pesquisa para confirmação da idéia identificada. Ou seja, depois que a empresa percebe algo que pode ser oferecido como um novo produto/serviço, prontamente o produto ou serviço é oferecido.

5. Confirmação da Idéia pelo Público Potencial

Este estágio do modelo não se aplica para esta empresa. Porque a nova pesquisa de mercado não é feita.

6. Elaboração do Projeto

Depois de encontrada uma idéia a ser desenvolvida para o mercado, a empresa desenvolve o projeto, detalhando todos os passos a serem seguidos.

Todos os funcionários participam da elaboração do projeto e do desenvolvimento de novos produtos/serviços, os vendedores, as pessoas que trabalham no caixa, os estagiários e o diretor (proprietário) da loja, visto que todos participam das reuniões quinzenais e estas reuniões têm entre outras finalidades, tratar de assuntos como desenvolvimento de novos produtos/serviços, onde todos podem contribuir com suas opiniões sobre as idéias colocadas para discussão.

7. Elaboração do Protótipo

Não é elaborado um protótipo do produto/serviço antes de ser lançado definitivamente no mercado. Uma vez identificada à necessidade a ser atendida, não existe uma confirmação junto ao público alvo, com relação a disponibilizar um protótipo do produto/serviço, para confirmar se é realmente aquilo que o cliente deseja.

8. Validação do Protótipo

Este estágio do modelo não se aplica para esta empresa. Porque a empresa não elabora um protótipo para apreciação do publico-alvo.

9. Lançamento do Produto

O lançamento do produto/serviço no mercado é feito através de eventos promovidos pela empresa, convidando os clientes cadastrados no banco de dados através do telemarketing, mala direta e com o boca-a-boca dos funcionários junto aos clientes, uma vez que são eles que estão no contato direto com o cliente final da empresa.

10. Monitoramento do Ciclo de Vida do Produto

A empresa monitora o andamento do ciclo de vida do produto/serviço de acordo com o estoque dos produtos, verificando se determinado produto não está sendo vendido. Com isso, a empresa procura adotar outras técnicas de vendas para poder esvaziar o estoque. Um exemplo dado pela empresa é a técnica de colocar os produtos na vitrine, isso ajuda em 80% as vendas de produtos que estão parados no estoque, segundo o entrevistado.