• Nenhum resultado encontrado

Para o presente estudo, foi realizada a validade de conteúdo. Este método de validação baseia-se, necessariamente, no julgamento realizado por um grupo de especialistas experientes na área, o qual caberá analisar se o conteúdo está correto e adequado ao que se propõe. Incluída a validade de aparência ou de rosto que é um subtipo de validade de conteúdo. É um tipo intuitivo de validade e consiste no julgamento de especialistas quanto à clareza, à compreensão e à legibilidade do conteúdo dos itens, bem como da forma de apresentação do instrumento (MOURA

et al., 2008; LOBIONDO-WOOD; HABER, 2001).

Medeiros (2015) destaca que a elaboração de instrumentos bem como a validação de conteúdo com base no referencial metodológico de Pasquali, revelam o crescimento da enfermagem brasileira no ambiente científico, com necessidades de utilização de medidas confiáveis nas pesquisas. A validação implica na preocupação quanto à precisão, reconhecendo que a qualidade dos instrumentos torna-se aspecto fundamental para a legitimidade e credibilidade dos resultados de uma pesquisa.

Quanto aos juízes participantes da validação de conteúdo, foi identificado um predomínio dos que atuam na docência. Assim, revela-se conexões que colabora com o engajamento das dimensões acadêmicas e assistenciais. Propondo condições para assegurar o processo de tomada de decisão na assistência e

sistema de saúde. Nesta perspectiva, alcança o sentido inerência entre as pesquisas produzidas e as demandas prioritárias diante dos desafios contemporâneos da ciência, inovação e tecnologia (SILVA et al., 2017).

Juízes possuem tempo de experiência de pelo menos 10. Diante disso, torna- se factível inferir que os participantes são profissionais que possuem capacitação para compreender e avaliar as situações (DORNELLES; REIS; PANOZZO, 2016).

Quanto a área de formação, este estudo obteve especialista de diferentes profissões da saúde. Esse dado é congruente com a literatura, a qual demonstra a importância da interação de pesquisadores e profissionais de diferentes áreas na proposição e efetivação de estudos e intervenções na saúde. Outrossim, aos estudos que pretendem corroboraras práticas de atenção em saúde qualifica por meio do consenso de juízes (REVOREDO et al., 2015).

Como também, apontam que o processo de amostragem e as características da amostra corresponde aos objetivos de cada pesquisa, destaca que a análise de um objeto de estudo por especialistas contribui na toma da de decisões, resoluções de problemas e na descoberta de inovações e proposição de tendências. Aponta contribuição para o avanço científico em diferentes especialidades e campos de atuação.

É pertinente incorporar, as conclusões do estudo de Fazzolo Scarparo (2012). No qual revela que a validação embasada no uso estruturado do conhecimento, da experiência e da criatividade de um painel de especialistas, partindo do pressuposto de que o julgamento coletivo, quando organizado, é melhor que a opinião de um só indivíduo, ou de grupos desprovidos de conhecimentos específicos; assim, a evolução em direção ao consenso representa consolidação do julgamento intuitivo de um grupo de perito.

No que concerne ao processo de validação de conteúdo, durante as duas rodadas Delphi, os juízes concordaram que o material construído possuía conteúdo válido, conforme recomendado por Pasquali et al. (2010), que consiste em valores iguais ou superiores à 0,8. Quanto as sugestões dos juízes da Delphi, foram avaliados quanto a permanência e proposição para melhorarias mediante análise de relevância e as consideradas pertinentes foram acatadas.

A rodada Delphi 01 atingiu valores de adequabilidade para todos os critérios. Quanto as sugestões, foram consideradas pertinentes 3 sugestões da rodada Delphi 01, a saber: 1) Substituição dos termos positivo e negativo para reagente e não

reagente para desfechos de testes rápidos; 2) Esclarecimento de estratificação de risco e seguimento para APS ou SAE; 3) Substituiu o termo exames complementares por CD4 e carga viral.

Na rodada Delphi 02, majoritariamente os itens obtiveram valores de CVC maiores em comparação a rodada Delphi 01. Entretanto um item componente do critério de clareza de linguagem apresentou valor menor que na primeira rodada. Para este desfecho não foi necessário realizar adequações ou substituição, logo que obteve valores iguais ou superiores à 0,8. Portanto houve concordância quanto sua validade.

Na Delphi 02, foi considerado pertinente 1 sugestão dos juízes, a saber: 1) Incluir legenda com todas as siglas ao fluxograma. Considerando pertinente fazer esclarecimentos que sustente a legitimidade e facilite a aplicabilidade.

Depreende-se que o instrumento possui legitimidade. Em virtude da utilização da técnica Delphi avaliada como satisfatória por ter possibilitar o julgamento por profissionais qualificados de diferentes saberes, áreas de inserção e localidades geográficos. Para Scarparo et al. (2012) existe uma necessidade cada vez maior de investimento científico, de incorporação de novas ideias, bem como a ampliação dos conhecimentos. Destaca que a técnica Delphi apresenta importante potencial para o desenvolvimento de pesquisas quantitativas, quando se pretende estabelecer consenso, ideias qualificadas, assim acredita-se na sua aplicação como técnica de pesquisa para subsidiar estudos científicos em vários campos das ciências e por conseguinte na área da enfermagem.

A validação implica na preocupação quanto à precisão, reconhecendo que a qualidade dos instrumentos torna-se aspecto fundamental para a legitimidade e credibilidade dos resultados de uma pesquisa. Assim, complementar o cumprimento da segunda etapa desta pesquisa indica que o instrumento é relevante e favorece o êxito para sua utilização na prática gerencial e assistencial a que se propõe

7 CONCLUSÃO

O presente estudo permitiu identificar e compreender mediante pesquisa documental a rede de atendimento a PVHIV. Ainda, o papel elementar do SUS e protagonismo no tema das políticas de enfrentamento ao vírus da imunodeficiência humana. Evidenciou a relação do serviço de saúde no processo de enfretamento das vulnerabilidades do paciente e aponta para (re)significação das práticas e dos limites hierárquicos.

Depreende-se a necessidade de descentralização, fenômeno complexo e multifacetado, e integralização da atenção à saúde. Os desfechos encontrados respondem à questão de pesquisa, pois foi possível construir um fluxo de atendimento a PVHIV que viabiliza integralidade nos diferentes níveis de atenção viabilizado pelos achados e percurso metodológico. Por conseguinte, revelam a necessidade e pertinência de construir fluxos de atendimento à pessoa vivendo com vírus da imunodeficiência humana.

Considera-se que os objetivos propostos foram alcançados. Como também, aponta para uma tecnologia nos planos da gestão e da assistência, inerente a qualidade técnica do trabalho bem como no sentido político de direitos e cidadania envolvidos na construção de um cuidado integral. Viabiliza a conexão de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, estruturando um projeto de trabalho por meio de ações matriciais para atender a complexidade de fatores que interferem na saúde e qualidade de vida das pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana.

Evidencia-se a demanda para utilização de recursos tecnológicos como ferramentas de apoio para atenção à saúde de pessoa vivendo com vírus da imunodeficiência humana. Revela-se inerente a qualidade técnica do trabalho, permitindo a criação e implementação de condições adequadas à produção do cuidado, construindo conhecimentos e instrumentos de tecnologia em saúde em um processo que promove a gestão do cuidado. Ainda, colabora com a estratégia internacional 90-90-90 do contínuo do cuidado.

Por conseguinte, a construção do fluxograma fez-se necessário à validação do conteúdo por juízes especialistas na área, com a finalidade de respaldar o material construído e certificar seu potencial e cientificismo. Para tal, executou-se duas etapas de conferência Delphi, nas quais, os materiais produzidos atingiram

níveis de concordância e adequabilidade de acordo com os juízes que o avaliaram e respaldados pelo referencial metodológico. No entanto, ainda torna-se necessário que ocorra outras etapas de validação, quanto ao polo analítico e experimental.

Dessa forma, considera-se o fluxograma de atendimento à pessoa vivendo com vírus da imunodeficiência humana no município de Natal/ RN validado. Indica que o instrumento é relevante e favorece o êxito para sua utilização na prática gerencial e assistencial a que se propõe.

Como limitações do estudo, aponta-se perdas de juízes no painel da pesquisa, destaca-se a morosidade para devolução do material enviado por alguns juízes. Ainda dificuldade para o contato inicial, ressalta-se que foi realizada busca avançada e na plataforma lattes, na qual não disponibiliza e-mail para comunicação de modo a lenificar o processo.

Sugere-se que outros estudos sejam desenvolvidos para avaliar o cenário de descentralização e impacto na saúde das PVHIV. Ao passo que a realidade da assistência a esta população revela uma desarmonia existente entre as diretrizes do SUS. Logo, não se alcança a integração de todas as esferas, e compromete a integração de polos regionais e integração efetiva das ações e serviços.

Nessa perspectiva, o material produzido possui potencial para expandir a promoção do apoio, formulação de estratégias para implementação de uma melhor atuação dos profissionais de saúde no âmbito do trabalho interdisciplinar e intersetorial necessários a atenção integral e promotora de qualidade de vida a atendimento à pessoa vivendo com vírus da imunodeficiência humana.

REFERÊNCIAS

AGOSTINI, R.; et al. A resposta brasileira à epidemia de HIV/AIDS em tempos de crise. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 12, p. 4599-4604, 2019.

ALBUQUERQUE, E. M. Avaliação da técnica de amostragem “Respondent- drivenSampling” na estimação de prevalências de Doenças Transmissíveis em populações organizadas em redes complexas. 2009. 99f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.

AMPARITO, V.; CASTRO, M.R. A técnica Delphi e seu uso na pesquisa de enfermagem: revisão bibliográfica. Rev Min Enferm, v. 13, n. 3, p. 429-34, set. 2009.

ARRUDA, C.; et al. Redes de atenção à saúde sob a luz da teoria da complexidade. Escola Anna Nery, v. 19, n. 1, p. 169-73, 2015. Disponível em: http://www. scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141481452015000100169&lng=en. Acesso em: 12 Mai. 2019.

BANDEIRA, D.; et al. Adesão ao tratamento antirretroviral: uma intervenção multiprofissional. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, Minas Gerais, v. 6, n. 3, p. 2446-2453, dez. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10. 19175/recom.v6i3.994. Acesso em: 18 out. 2017.

BORGES, M.J.L.; SAMPAIO, A.S.; GURGEL, I.G.D. Trabalho em equipe e interdisciplinaridade: desafios para a efetivação da integralidade na assistência ambulatorial às pessoas vivendo com HIV/Aids em Pernambuco. Ciênc. saúde coletiva, v. 17, n. 1, p. 147-156, 2012.

BOUSQUAT, A.; et al. Atenção primária à saúde e coordenação do cuidado nas regiões de saúde: perspectiva de gestores e usuários. Ciênc saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 4, p. 1141-1154, abr. 2017.

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 set. 1990.Seção 1, p. 18055.

BRASIL. Ministério da Saúde. Nota técnica Nº 3/2020-DESF/SAPS/MS. Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e Programa Previne Brasil. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2002.

BRASIL. Ministério da saúde. Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no âmbito do Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 dez.2010. Seção1, p. 88-93.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Legislação Estruturante do SUS. Brasília: CONASS, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 77, de 12 de janeiro de 2012. Dispõe sobre a realização de testes rápidos, na atenção básica, para a detecção de HIV e sífilis, assim como testes rápidos para outros agravos, no âmbito da atenção pré-natal para gestantes e suas parcerias sexuais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 10, 13 jan. 2012, Seção 2, p. 42-43.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e Normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jun. 2013. Seção 1, p. 59.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Implantação das Redes de Atenção à Saúde e outras estratégias da SAS. Brasília: Ministério da Saúde, 2014a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Caderno de boas práticas em HIV/Aids na Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2014b.

BRASIL. Portaria nº 483, de 1 de abril de 2014. Redefine a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece diretrizes para a organização das suas linhas de cuidado. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 63, 2 abr. 2014c.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes para organização do CTA no âmbito da Prevenção Combinada e nas Redes de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2017a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Cinco passos para a construção de linhas de cuidado para pessoas vivendo com HIV/Aids. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2017b.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Boletim Epidemiológico Aids/DST, v.49, n. 53, 2018a. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2018/boletim-epidemiologico- hivaids-2018

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos. Brasília: Ministério da Saúde, 2018b.

BRITO-SILVA, K.; BEZERRA, A. F. B.; TANAKA, O. Y. Direito à saúde e integralidade: uma discussão sobre os desafios e caminhos para sua efetivação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 16, n. 40, p. 249-260, mar.2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000014. Acesso em: 18 out. 2017.

CALVETTI, P.U.; et al. Níveis de Ansiedade, Estresse Percebido e Suporte Social em Pessoas que Vivem com HIV/Aids. Psic Teor Pesq., Brasília, v. 32, n. 4, 2016.

COELHO, B.; MEIRELLES, B.H.S. Compartilhamento do cuidado da pessoa com HIV/Aids: olhar direcionado ao adulto jovem. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 72, n. 5, p. 1341-1348, out. 2019.

COLAÇO, A. D. A integralidade no cuidado à pessoa com HIV/AIDS na atenção básica à saúde: a percepção dos enfermeiros. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis.

COSTA, L.S.; OLIVEIRA, R.L. O acolhimento no processo do teste rápido para HIV em Matinhos PB. 2018. TCC (Monografia) – Universidade Federal do Paraná, Matinhos, 2018.

COUTINHO, M.F.C.; O'DWYER, G.; FROSSARD, V. Tratamento antirretroviral: adesão e a influência da depressão em usuários com HIV/Aids atendidos na atenção primária. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 116, p. 148-161, jan. 2018. DAYCHOUM, M. 40+20 ferramentas e técnicas de gerenciamento. Rio de janeiro: Brasport, 2018.

DORNELLES, A.E.; REIS, C.N.; PANOZZO, V.M. Juventude latino-americana e mercado de trabalho: programas de capacitação e inserção. Revista Katálysis, v. 19, n. 1, p. 81-90, 2016.

FEHRING, R.J. The Fehring model. In: CARROL-JOHNSON, R.M; PAQUETE, M. Classification of nursing diagnoses: proceeding of the tenth conference. Philadelphia, EUA: Lippincott Company, 1994. p. 55-62.

FERREIRA, D.C.; SILVA, G.A. Caminhos do cuidado – itinerários de pessoas que convivem com HIV. Ciên Saúde Colet, v. 17, n. 11, p. 3087-98, 2012.

FERREIRA, T.; et al. Avaliação da qualidade da atenção primária à saúde de crianças e adolescentes com HIV: PCATool-Brasil. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 37, n. 3, 2016.

GOMES, A. M. T.; SILVA, É. M. P.; OLIVEIRA, D. C. Representações sociais da AIDS para pessoas que vivem com HIV e suas interfaces cotidianas. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, n. 3, p. 485-492, jun. 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000300006. Acesso em: 18 out. 2017.

GUIMARÃES, P. V.; HADDAD, M. C. L.; MARTINS, E. A. P. Validação de instrumento para avaliação de pacientes graves em ventilação mecânica, segundo o ABCDE*. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 43-50. jan./mar.2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v17i1.23178. Acesso em: 18 out. 2017.

JESUS, G.J.; et al. Dificuldades do viver com HIV/Aids: Entraves na qualidade de vida. Acta Paul Enferm, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 301-307, Mai. 2017.

KALICHMAN, A.O.; AYRES, J.R.C.M. Integralidade e tecnologias de atenção à saúde: uma narrativa sobre contribuições conceituais à construção do princípio da

integralidade no SUS. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 32, n. 8, e00183415, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00183415. Acesso em: 18 out. 2017.

KLEIN, A. P.; D'OLIVEIRA, A. F. P. L. O "cabo de força" da assistência: concepção e prática de psicólogos sobre o Apoio Matricial no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 33, n. 1, e00158815, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00158815. Acesso em: 18 out. 2017.

KNOLL, R.K.; et al. Práticas de uma equipe multiprofissional para pessoas vivendo com hiv/aids: um estudo de caso em um município da foz do rio Itajaí-açu, Santa Catarina – Brasil. Arq Catarin Med, v. 48, n. 4, p. 2-15, dez. 2019.

KOTZ, S.; JOHNSON, N. L. Encyclopedia of statistical sciences. New York: John Wiley& Sons, 1983.

LEADEBAL, O.D.C.P.; et al. Prevalência do alto risco de complicações clínicas associadas ao óbito por Aids. Acta paul enferm., São Paulo, v. 32, n. 6, p. 683- 690, dez. 2019 .

MAFFISSONI, A.L.; VENDRUSCOLO, C.; METELSKI, F.K. Redes de Atenção à Saúde: Movimentos do Ensino e Serviço Rumo à Efetivação do Modelo Assistencial. Ensaios Cienc Biol Agrar Saúde, v. 21, n. 2, p. 110-116, 2017. D

MAGALHÃES JUNIOR, H.M.; PINTO, H.A. Atenção Básica enquanto ordenadora da rede e coordenadora do cuidado: ainda uma utopia? Divulgação em saúde para debate, Rio de Janeiro, n. 51, p. 14-29, out. 2014.

MAGNABOSCO, G.T.; et al. Assistência ao HIV/aids: análise da integração de ações e serviços de saúde. Esc Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 22, n. 4, 2018.

MAIA, L.A.; et al. Atenção à saúde bucal das Pessoas que Vivem com HIV/Aids na perspectiva dos cirurgiões-dentistas. Saúde em Debate, v. 39, n. 106,p. 730-747, 2015.

MEDEIROS, L.B.; et al. Integração entre serviços de saúde no cuidado às pessoas vivendo com aids: uma abordagem utilizando árvore de decisão. Ciênc saúde coletiva, v. 21, n. 2, p. 543, 552, jan. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015212.06102015. Acesso em: 22 mai. 2019. MEDEIROS, R. H. A. Uma noção de matriciamento que merece ser resgatada para o encontro colaborativo entre equipes de saúde e serviços no SUS. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 4, p. 1165-1184, dez.2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312015000400007. Acesso em: 18 out. 2017. MEDEIROS, R.K.S.; et al. Modelo de validación de contenido de Pasquali en las investigaciones en Enfermería. Rev Enf Ref., Coimbra, v. IV, n. 4, p. 127-135, fev. 2015.

MELO, E.A.; MAKSUD, I.; AGOSTINI, R. Cuidado, HIV/Aids e atenção primária no Brasil: desafio para a atenção no Sistema Único de Saúde? Rev Panam Salud Publica, v. 42, 2018.

MERHY, E.E.; et al. Em busca de ferramentas analisadoras das tecnologias em saúde: a informação e o dia a dia de um serviço, interrogando e gerindo trabalho em saúde. In: MERHY, E. E. Praxis en salud un desafío para lo publico. São Paulo: Hucitec, 1997.

MEYER, D.E. Como conciliar humanização e tecnologia na formação de enfermeiras/os? Revista Brasileira de Enfermagem, v. 55, n. 2, p.189-195, 2002. MOREIRA, M. F.; NOBREGA, M. M. L.; SILVA, M. I. T. Comunicação escrita: contribuição para a elaboração de material educativo em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 56, n. 2, p. 184-188, abr. 2003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672003000200015. Acesso em: 18 out. 2017. MOURA, E.R.F.; et al. Validação de jogo educativo destinado à orientação dietética de portadores de diabetes mellitus. Rev APS, Juiz de Fora, v. 11, n. 4, p. 435-443, dez. 2008.

NATAL. Prefeitura Municipal do Natal. Secretaria Municipal de Saúde. (Re)desenhando a Rede de Saúde na Cidade do Natal. Secretaria Municipal de Saúde de Natal: Natal, 2007.

NUNES JÚNIOR, S.S.; CIOSAK, S.I. Terapia antirretroviral para HIV/AIDS: o estado da arte. Rev enferm UFPE on line., Recife, v. 12, n. 4, p. 1103-11, abr., 2018.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. A atenção à saúde coordenada pela APS: construindo as redes de atenção no SUS: contribuições para o debate. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011.

PAIM, J.S.; SILVA, L. M. V. Universalidade, integralidade, equidade e SUS. BIS, Bol. Inst. Saúde, São Paulo, v.12 n.2, ago. 2010.

PASQUALI, L.; et al. Instrumentação psicológica: Fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PERROCA, M. G.; GAIDZINSKI, R. R. Avaliando a confiabilidade interavaliadores de um instrumento para classificação de pacientes: coeficiente Kappa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 37, n. 1, p. 72-80, mar. 2003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342003000100009. Acesso em: 18 out. 2017.

POLIT D. F.; BECK C. T. Fundamentos de Pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para as práticas da enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. POLIT, D. F; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Análise quantitativa. In: POLIT, D. F.; BECK C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.167-198

REVORÊDO, L.S.; et al. O uso da técnica delphi em saúde: uma revisão integrativa de estudos brasileiros. Arq Ciênc Saúde, v. 22, n. 2, p. 16-21, jun. 2015.

RIO GRANDE DO SUL. Linha de cuidado para pessoas vivendo com HIV/AIDS

Documentos relacionados