• Nenhum resultado encontrado

Conforme descrito na metodologia, o pré-teste foi aplicado no mês de maio de 2018, com seis usuários e quatro bibliotecários do próprio campo empírico. No prelúdio dos instrumentos, consta uma apresentação explicativa para os respondentes (Apêndice A) acerca dos objetivos da pesquisa, seguida das questões.

Diante disso, realiza-se a análise do pré-teste com o intuito de aprimorar e avaliar as perguntas das técnicas empreendidas na pesquisa, bem como para mostrar as impressões colhidas durante esse processo. Cabe destacar que, nesta etapa, evidencia-se a análise célere e sucinta de algumas questões e, na análise de dados propriamente dita, utiliza-se a técnica de análise de conteúdo de todos os questionamentos empreendidos nos instrumentos de pesquisa, com ênfase nas categorias estabelecidas a priori.

Após detectar algumas dificuldades de compreensão, foram realizadas revisões e alterações para melhorar o nível de clareza e legibilidade das questões apresentadas, bem como para tornar o vocabulário acessível aos participantes da pesquisa. Destarte, elabora-se o quadro 7 com os principais aspectos ponderados no pré-teste.

Quadro 7 – Modificações realizadas no pré-teste

(continua)

Pergunta Questionário destinado aos bibliotecários

Dados específicos Questão 1

Acréscimo da redação: "prioridade na coluna de 1 a 4, sendo 1 a mais prioritária e 4 a menos prioritária", para melhorar o entendimento do sentido da questão, sob a pretensão de identificar a proporção com que cada atividade (catalogação, classificação, indexação, vocabulário controlado e/ou tesauro) é executada.

Dados específicos Questão 5

Substituição de redes sociais por mídias sociais, por se tratar de um termo mais abrangente. O público entende redes sociais como uma categoria de mídias sociais. Dados específicos

Questão 7 e 8

Adição da palavra "informacionais" aos itens produtos e serviços para um melhor entendimento e adequação ao contexto informacional.

Pergunta Questionário destinado à comunidade

Dados gerais

Questionamento 3 Inserção da possibilidade de marcar mais de uma categoria de usuário na questão. Dados específicos

Questão 3

Substituição de redes sociais por mídias sociais, por se tratar de um termo mais abrangente. O público entende redes sociais como uma categoria de mídias sociais. Alteração da opção: informações disponíveis e confiáveis acerca do campo de atuação da biblioteca por informações disponíveis e confiáveis acerca da(s) área(s) de conhecimento atendida(s) pela biblioteca.

Quadro 7 – Modificações realizadas no pré-teste

(conclusão) Pergunta Questionário destinado à comunidade

Dados específicos Questão 6

Adendo da abreviação "COMUT" e da palavra "Pergamum" para facilitar a compreensão do público. Inserção de notas explicativas com o intuito de elucidar os termos guias, tutoriais, templates.

Dados específicos

Questão 7 Adição da expressão "catálogo on-line Pergamum" nas questões a e b. Dados específicos

Questão 7 e 8

Acréscimo da palavra "abaixo" como elo entre as questões a, b, c, d e os respectivos enunciados das questões 7 e 8.

Fonte: Elaborado pela autora.

Com relação ao questionário destinado aos bibliotecários (Apêndice B), não houve dificuldade nas perguntas de dados gerais, tais como: gênero; faixa etária; tempo de serviço na UFC; biblioteca em que atua; seção/divisão em que trabalha.

No entanto, reformula-se a questão 1 - Com quais elementos você mais atua nos processos de Organização e Representação da Informação na Biblioteca Universitária? (Pode marcar as opções por ordem numérica de prioridade na coluna de 1 a 4, sendo 1 a mais prioritária e 4 a menos prioritária).

Acrescenta-se o que está em negrito para melhorar o entendimento do sentido da questão, sob a pretensão de identificar a proporção com que cada atividade (catalogação, classificação, indexação, vocabulário controlado e/ou tesauro) é executada.

O Quadro 8 apresenta as respostas obtidas no pré-teste. Não há uma predominância de elementos em uma determinada ordem prioritária e/ou posição, tem-se como destaque a catalogação que ora se apresenta como primeiro para B2 e B4, ora como quarto elemento utilizado para B1 e B3. A classificação ocupa tanto a segunda como a terceira posição, a indexação geralmente é a terceira na escala, seguida do vocabulário controlado.

Quadro 8 – Pré-teste (Questão 1 – Bibliotecários)

B1 B2 B3 B4 Catalogação 4ª 1ª 4ª 1ª Classificação 3ª 2ª 3ª 2ª Indexação 2ª 3ª 1ª 3ª Vocabulário controlado/tesauro 1ª 4ª 2ª 4ª Sujeitos da pesquisa Elementos

Fonte: Dados da pesquisa, 2018.

As perguntas de cunho avaliativo acerca do Pergamum como sistema para a Organização da Informação, bem como da atuação do SB/UFC no âmbito da Organização da

Informação, não necessitaram de reformulação e foram bem recepcionadas pelos bibliotecários. O quadro 9 apresenta as respostas obtidas.

Quadro 9 – Pré-teste (Questões 2 e 3 – Bibliotecários)

Avaliações Muito

satisfatória Satisfatória Indiferente Insatisfatória

Muito insatisfatória Pergamum como sistema para a Organização

e Representação da Informação 25% 75% - - -

- Atuação do SB/UFC no âmbito da

Organização da Informação - 75% - 25%

Fonte: Dados da pesquisa, 2018.

Com a finalidade de alinhar e padronizar os Sistemas de Classificação utilizados pelo SB/UFC, formula-se a questão 4 – Quanto aos processos de Organização e Representação da Informação no SB/UFC, responda: 4.1 – Com relação ao Sistema de Classificação, quais são utilizados?

Nesta primeira etapa, os respondentes sinalizaram somente o uso da Classificação Decimal de Dewey (CDD), conforme o Gráfico 1. Entretanto, convém destacar que no momento da análise de dados dos questionários, das entrevistas e por meio da observação direta, evidencia-se o uso da Classificação Decimal de Direito (CDDir) associado à Classificação Decimal de Dewey na representação temática dos objetos informacionais.

Gráfico 1 – Pré-teste (Questão 4.1 – Bibliotecários)

Fonte: Dados da pesquisa, 2018.

Com vistas a padronizar os processos de Organização e Representação da Informação no SB/UFC, perguntou-se quais instrumentos de catalogação são utilizados. O Gráfico 2 apresenta as respostas obtidas no pré-teste.

Gráfico 2 – Pré-teste (Questão 4.2 – Bibliotecários)

Fonte: Dados da pesquisa, 2018.

Ainda no âmbito da padronização dos processos de Organização e Representação da Informação no SB/UFC, pergunta-se quais instrumentos de indexação são utilizados, conforme o Gráfico 3.

Pode-se perceber que os questionamentos 4.1; 4.2; 4.3 ou a; b; c da pergunta 4 foram bem compreendidos e aceitos pelos bibliotecários, provavelmente devido à associação involuntária dessas atividades com a Organização da Informação.

Gráfico 3 – Pré-teste (Questão 4.3 – Bibliotecários)

Fonte: Dados da pesquisa, 2018.

De outra maneira, na pergunta 6 – Quais incentivos e parcerias o SB/UFC estabelece para o desenvolvimento de ações mediadoras? Houve um certo desconforto ao responder, pois, apesar de inteligível, um respondente afirma não ser capaz de opinar, devido a sua falta de percepção referente às parcerias e aos incentivos empreendidos pelo SB/UFC e por compreender as ações mediadoras como embrionárias no referido sistema.

Gráfico 4 – Pré-teste (Questão 6 – Bibliotecários)

Fonte: Dados da pesquisa, 2018.

No que diz respeito ao questionário destinado à comunidade (Apêndice C), não houve dificuldade nas perguntas de dados gerais, tais como: gênero; faixa etária; categoria de ensino do curso, caso seja aluno. Somente no âmbito – categoria de usuário que se modifica a questão, oferecendo a possibilidade de marcar mais de uma categoria, pois alguns

respondentes possuem mais de um vínculo com a universidade. Por conseguinte, há também uma boa compreensão dos respondentes na questão 1 –

Quais mídias sociais da biblioteca você segue e utiliza? O Gráfico 5 apresenta as respostas obtidas no pré-teste.

Gráfico 5 – Pré-teste (Questão 1– Comunidade)

Fonte: Dados da pesquisa, 2018.

Durante o pré-teste, a questão 2, relativa ao atendimento e à satisfação com os conteúdos postados nas mídias sociais da biblioteca, foi bem compreendida pela comunidade, bem como seu vínculo com a questão 1.

Em contrapartida, a questão 5 provoca uma certa resistência do público ao discorrer sobre a justificativa de como avalia a sinalização, podendo repercutir na análise de dados.

Com relação à pergunta 6, acerca dos produtos e serviços já utilizados, de uma forma geral, foi bem entendida pelos respondentes. Acrescenta-se somente a abreviação COMUT e a palavra Pergamum para evidenciar a forma mais conhecida do serviço de comutação bibliográfica e do catálogo on-line utilizado pelo sistema de bibliotecas, respectivamente.

Há também algumas modificações pontuais nos itens 6.1 Tutoriais; 6.2 Guia; 6.3

Templates, com o intuito de familiarizar a comunidade de usuários com os produtos

informacionais oferecidos pela biblioteca.

No tocante à questão 7 – Quais das opções abaixo você possui conhecimento em relação ao acesso e uso da biblioteca? E seus desdobramentos nas alíneas a; b; c; d, também chamados de 7.1; 7.2; 7.3; 7.4, foi, de um modo geral, aceito e inteligível ao público, causando impacto positivo por meio da divulgação dos serviços que se tornaram conhecidos no momento da pesquisa.