• Nenhum resultado encontrado

Analisando o desempenho dos estudantes nas disciplinas introdutórias

3 ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

5. O DESEMPENHO DOS INGRESSANTES NO CURSO DE FÍSICA

5.1 Analisando o desempenho dos estudantes nas disciplinas introdutórias

Analisando as notas obtidas pelos 17 estudantes que ainda estão cursando a licen- ciatura em Física, verifica-se que 8 já reprovaram em pelo menos uma dessas disciplinas e 6 já reprovaram em pelo menos duas.

Pode-se inferir que esses estudantes apresentarão possíveis complicações na con- tinuidade dos estudos no curso. Cabe ressaltar que desses 6 estudantes que reprovaram em pelo menos 2 disciplinas, 5 ingressaram via lista espera e 1 via 2ª chamada.

Dos estudantes que já experimentaram reprovações, 6 entraram por lista de espera e 2 por 2ª chamada. Desse total, apenas 1 entrou por ação afirmativa.

Observa-se que dos 16 estudantes ingressantes através da lista de espera, 6 se eva- diram, 2 cancelaram suas matrículas, 6 estão cursando com reprovações e apenas 2 estão cur- sando com desempenho satisfatório. Assim, o aproveitamento do estudante ingressante via lista de espera mostra-se comprometido.

Dos 35 alunos ingressantes, apenas 9 alunos estão cursando com desempenho sa- tisfatório. Sendo que 4 já passaram por AF (avaliação final, uma espécie de recuperação), com média abaixo de 7 nas disciplinas Introdução a Física, Matemática Básica e Química. Assim, apenas 5 passaram acima da média (7,0) nas disciplinas críticas.

Desses 9 alunos com desempenho satisfatório, 5 entraram por ação afirmativa e 4 por ampla concorrência. Dos 5 estudantes com desempenho acima da média, 3 são aqueles remanescentes da 1ª chamada, 1 da lista de espera (ampla concorrência) e 1 da 2ª chamada (ampla concorrência). Dos 3 remanescentes da 1ª chamada com desempenho acima da média, 2 entraram por ação afirmativa, 1 pela ampla concorrência.

A tabela 9 detalha a situação desses estudantes com relação ao seu desempenho nas disciplinas introdutórias.

Tabela 9 – Desempenho dos estudantes que permaneciam no curso nas disciplinas introdutórias Ingresso Sisu Modalidade concorrência Nota IF Situação Introdução à Física Nota MB Situação Matemática Básica Nota QG Situação Química Geral

2ª cham Ação Afirmativa 2 8,8 Aprovado 6,3 Aprovado 6,0 Aprovado

2ª cham Ação Afirmativa 4 8,0 Aprovado 8,6 Aprovado 5,7 Aprovado

2ª cham Ampla concorrência 8,9 Aprovado 7,3 Aprovado 8,7 Aprovado

Lista esp Ampla concorrência 8,6 Aprovado 8,8 Aprovado 7,4 Aprovado

Lista esp Ampla concorrência 7,0 Aprovado 1,4 Reprovado 1,8 Reprovado

Lista esp Ampla concorrência 7,7 Aprovado 3,8 Reprovado 2,8 Reprovado

2ª cham Ação Afirmativa 2 7,2 Aprovado 7,2 Aprovado 5,3 Aprovado

Lista esp Ampla concorrência 7,0 Aprovado 2,9 Reprovado 5,7 Aprovado

Lista esp Ampla concorrência 4,0 Reprovado 1,0 Reprovado - Pendência

1ª cham Ampla concorrência 9,0 Aprovado 9,6 Aprovado 8,7 Aprovado

Lista esp Ampla concorrência 7,7 Aprovado 3,8 Reprovado 6,7 Aprovado

2ª cham Ampla concorrência 8,7 Aprovado 4,2 Reprovado 2,7 Reprovado

Lista esp Ampla concorrência 4,0 Reprovado 2,1 Reprovado 1,8 Reprovado

1ª cham Ação Afirmativa 3 8,8 Aprovado 7,3 Aprovado 7,2 Aprovado

2ª cham Ampla concorrência 7,8 Aprovado 7,9 Aprovado 4,5 Reprovado

Lista esp Ampla concorrência 9,0 Aprovado 5,8 Aprovado 5,4 Aprovado

1ª cham Ação Afirmativa 2 8,6 Aprovado 8,2 Aprovado 7,8 Aprovado

*Dados agrupados por ordem alfabética.

Fonte: Elaborado pela autora a partir dos dados Sisu/MEC e da CCA/IFCE/Sobral, 2014

Percebe-se que o maior número de reprovações está na disciplina de Matemática Básica. Os estudantes que reprovaram nessa disciplina não poderão cursar Cálculo Diferencial e Integral I.

Analisando o desempenho no curso dos estudantes que ingressaram por ação afirmativa, verificou-se que, dos 9 estudantes beneficiados, 3 se evadiram e 1 trancou o curso, restando 5 estudantes cursando regularmente com desempenho satisfatório e coeficientes de rendimento que variam de 8,36 a 6,41. Ressalta-se que esses 5 estudantes não reprovaram as disciplinas Introdução à Física e Matemática Básica, o que mostra um indício favorável ao

prosseguimento no semestre posterior, já que estas disciplinas são pré-requisitos para outras da matriz curricular.

Constata-se que, em Introdução à Física e Matemática Básica, o desempenho des- ses estudantes ingressantes por ação afirmativa que permaneciam no curso em 2013.2 apare- ce, em geral, superior à média do curso (7,0). As notas inferiores à média encontram-se na disciplina de Química Geral, entre aqueles que ingressaram por ampla concorrência. O gráfico 18 ilustra o desempenho desses estudantes nas disciplinas introdutórias.

Gráfico 18 – Desempenho dos estudantes beneficiados por ação afirmativa, que permaneciam no curso em 2013.2, nas disciplinas introdutórias

Fonte: Elaborado pela autora a partir dos dados da CCA IFCE/Sobral, 2014

Estabelecendo uma comparação entre o desempenho médio de cotistas e o de não cotistas, que permaneciam cursando o semestre 2013.2, constatou-se que a média dos primei- ros superou a média dos últimos nas três disciplinas investigadas, como se pode visualizar no gráfico 19. 8,6 8,8 7,2 8,0 8,8 8,2 7,3 7,2 8,6 6,3 7,8 7,2 5,3 5,7 6 Introdução Física Matemática Básica Química Geral

Gráfico 19 – Comparação entre o desempenho médio dos ingressantes por ampla concorrência e ação afirmativa nas disciplinas introdutórias

Fonte: Elaborado pela autora com base nos dados do sistema acadêmico IFCE, 2014.

Esses resultados corroboram os estudos de Travitzki e Raimundo (2012, p. 92)

sobre o desempenho de cotistas no ensino superior. Os autores mostraram que “os cotistas apresentaram desempenho médio superior aos não cotistas” nas atividades extracurriculares.

Eles defendem que esse pressuposto é validado pela análise do desempenho dos cotistas em outras atividades que exigem mais habilidades, e que os cotistas, em geral, apresentam bom

desempenho. Mas os autores ponderam: “No entanto, a generalidade desta conclusão é res-

tringida pela ausência de dados sobre desempenho acadêmico estrito, proveniente de notas de

provas ou cursos”. Os mesmos autores complementam:

Para as pessoas que poderiam ter receio de serem tratadas por um “médico cotista”, supondo um profissional menos qualificado, o estudo da Unicamp revelou que, em 34 dos 56 cursos, os cotistas apresentaram desempenho acadêmico superior aos alu- nos não cotistas, o que evidencia o sucesso do programa em conciliar inclusão com qualidade (TRAVITZKI; RAIMUNDO, 2012, p. 82)

O desempenho médio dos estudantes que ingressaram pela ampla concorrência pode ser superior ao desempenho médio dos ingressantes pelas ações afirmativas quando se exclui do cálculo as notas dos que reprovaram as disciplinas em questão. Assim, tem-se 7,4 como a média dos que ingressaram por ação afirmativa e 7,7 como a média dos que ingressa- ram por ampla concorrência.

7,45

4,79 4,68

8,28

7,44

6,4

Introdução à Fisica Matemática Básica Química Geral

5.2. Comparação entre o desempenho dos estudantes ingressantes nas disciplinas intro-