• Nenhum resultado encontrado

Anexo I – ENTREVISTA – GABRIEL

ANEXO J – ENTREVISTA – YAGO

P. Yago, quero muito agradecer pelo tempo que você está me concedendo aqui nesta entrevista, viu? É muito importante pra mim. Primeiramente, eu estava lendo o seu texto e é muito interessante que no começo você fala que você começou fazendo CIL porque seus pais te incentivaram [isso]. Você acha que esse incentivo foi importante pra você porquê?

Y. Ah... porque se não eu não iria nem começar, ué. Se eles não tivessem falado pra eu ir, que iria ser importante para o meu futuro e tal, eu não iria. Eu não teria ido.

P. Uma coisa interessante, aqui no seu texto, você sempre fala do seu futuro, tanto nos questionários como nos textos, todos os papeis que você já preencheu e respondeu. Você sempre fala do futuro. O que você acha que o futuro reserva pra você?

Y. O inglês vai ser bom, na minha opinião, para o meu emprego e tal. Eu não faria inglês só para a língua [risos] ou só para viajar...pra viajar para outros países também. Para o meu futuro, sim.

P. Você é o primeiro a falar isso. Então se fosse só para aprender falar a língua, você não iria fazer não?

Y. Não, não ia não.

P. E teve uma parte que você começou a se desinteressar. Você já por três vezes reprovou e a outra você perdeu a matrícula e precisou voltar outro nível, não foi isso?

Y. Foi, isso.

Y. Porque estava ficando muito complicado de eu aprender. Eu não estava entendendo muito a matéria, aí eu fui perdendo o interesse.

P. O que me saltou aos olhos foi que por 3 vezes você disse que...sobre terminar logo o curso, acabar logo o curso e receber ,logo o diploma. Essa pressa você atribui a que?

Y. E que tipo... o inglês pra mim é mais para o meu currículo, para o meu futuro, entendeu? Não me interesso muito assim em aprender para falar inglês ou para ter outra língua. É bom, eu sei. É que nem eu te falei, quero aprender mais para o futuro de trabalho e tal.

P. Ser professor de inglês você não quer não?

Y. Se não atribuísse ao meu trabalho.Se não aumentasse alguma coisa em meu currículo eu não faria.

P. eu acho interessante que para você o inglês é só pra isso. É uma questão profissional mesmo, não é?

Y. Isso.

P. Uma ferramenta. Olha, interessante, de um tempo pra cá, você disse que ficou mais interessado no inglês e justamente por causa do currículo ou porque começou a gostar mais da língua.

Y. No começo, é que nem eu te falei. Mais pelo trabalho e tal. Aí, com o passar do tempo eu fui e esforçando, aí eu comecei a gostar mais de fazer inglês, que eu estava entendendo mais as matérias. Daí eu fui vendo alguns filmes, ouvindo mais algumas músicas e me interessando mais.

P. Yago, durante as minhas observações em sala de aula, eu percebi que você é muito tímido em sala. É verdade?

Y. Não é que eu seja muito tímido assim, quieto e tal. É que eu podia tá cansado e também não tinha interesse em fazer atividades. Eu queria mesmo é passar, aprender a matéria e passar.

P. [risos] Aprendeu, passou e pronto. Então, uma outra coisa que eu observei foi que você ficava extremamente quieto. A sua interação essa muito limitada em sala de aula. Você chegava sentava, o professor dava aula e você levantava e saía. Você percebeu isso?

Y. Percebi. É porque não me importava muito em falar em sala de aula. Eu queria mesmo era aprender, passar na prova, passar para o outro nível e terminar logo.

P. Hum. Vamos pensar que você tem espelho em sala de aula. Ou melhor, a sala ficou bem pequena e você está se assistindo em sala de aula. Quais são as características que você dá para o Yago em sala de aula.

Y. eu acho que atualmente eu presto bem atenção na sala de aula [isso o tempo todo] eu [você presta bastante atenção, é verdade] eu presto atenção na aula, fico dando mais atenção no que o professor fala, qual a dica que ele dá para eu ir bem na prova, entendeu? Tirar uma nota boa.

P. E na condição de aprendiz de língua inglesa de LI, como você se avalia?

Y. Olha, antes, eu vou dizer que eu era bem ruim. Eu não queria aprender, por isso eu tina dificuldades, mas agora com interesse tu acho que eu estou aprendendo mais e ...médio. Acho que sou mediano.

P. Mediano! Outro detalhe. O que mais te afeta na sala de aula? Ou seja, o que o professor faz ou o que os colegas fazem que você se sente afetado. Afetado de que forma; o que te desestabiliza que você gosta ou que você não gosta dentro da sala de aula.

Y. Eu não gosto que me tratem diferente. Se o professor ficar fazendo muita graça comigo e com os outros não, ficar humilhando também não acho legal. Ficar tipo tirando o aluno. Que nem minha última professora. Não acho legal também isso. Eu gosto mais do professor ser mais, passar filme, não só ficar dando aula, porque é muito chato.

P. Você considera o professor Sol um bom professor?

Y. Considero. Um dos melhores para aprender. Para você ter interesse de aprender inglês.

P. Quais são as coisas que faz, que você pensa, esse professor é top?

Y. Oh. Eu acho ele engraçado. Eu acho ele engraçado demais. E também acho que ele tem umas aulas dinâmicas que fazem a gente se interessar mais. Ele passa música, passa alguns vídeos. Acho bem legal isso.

P. A sua principal motivação para aprender inglês é somente a questão de futuro, então, não foi isso que você falou?

Y. Isso, isso e meus pais.

P. O que é o inglês para sua autoestima?

Y. Para minha autoestima. Eh... Ah... não sei...fazendo inglês eu vou ter um currículo melhor e posso me dar bem no futuro.

P. Qual é a sua relação com a língua inglesa fora de sala.

Y. Fora de sala? Eu acho que 4 ou 5. Só tento praticar assim mesmo. Eu assisto filmes, toco música e daí eu tento falar, tento descobrir o que o cara tá falando...essas coisas.

P. Eu estava olhando um gráfico. Num dos seus...como posso dizer? Um dos questionários que você respondeu muito interessante. Você diz assim. A pergunta é a seguinte...eu gostaria de ser...participativo em sala de aula. O que impede você de ser participativo em sala de aula?

Y. Acho que a preguiça mesmo de se enturmar com o pessoal. De... porque eu já reprovei duas vezes e eu era muito amigo do pessoal de sala. A gente fazia muita bagunça e isso me atrapalhava, né? Eu vi que isso não estava me ajudando.

P. Você agora é um aprendiz mais focado?

Y. Isso. Eu quero focar mais para terminar.

P. Você disse que sente orgulho de você quando faz algo certo. Na sala de aula você faz algo mais certo ou mais errado?

Y. Atualmente eu estou fazendo mais certo.

P. Em sala você pensa muito em suas notas. O que te faz tanto pensar em notas? Medo de ser reprovado novamente?

Y. Isso, exatamente isso?

P. E você disse que não gosta de sair de sala sem aprender.

Y. É... atualmente é.

P. Você aqui nas respostas você diz o seguinte “ Eu sei que sou tímido em sala”

Y. Sim

Y. (risos) Não... não é. Tímido assim que eu falo de querer me... de falar mais. Querer chegar mais no pessoal pra conversar. Tipo a timidez de como é que posso explicar. Não vou fazer amizade com aquele e conversar. Vai fazer bagunça na sala e eu vou reprovar de novo, entendeu?

P. Para a questão de graduação, você está pensando em fazer graduação em que área?

Y. Educação Física.

P. Você marcou isso em um dos questionários. Você falou que artes e educação física são suas disciplinas preferidas. É porque você desenha, não é?

Y. Sim.

P. Você faz é grafite?

Y. Também.

P. Mas isso é devido ao jogo de vídeo game que você curte?

Y. Curto. Acho legal.

P. Você joga o quê? Play II, X-box. O que você joga?

Y. Eu jogo no console. No Play III. Também gosto de RPG. Computador também.

R. Você disse que não é interessante para você ser reconhecido como aprendiz de língua inglesa. Por que não é importante para você?

Y. Eu acho que não é importante assim não... para o meu inglês. Para o que eu quero, para minha meta que é passar, pegar meu diploma. O mais importante mesmo é eu prestar atenção durante as aulas, tirar uma nota boa e passar.

P. O que você mais gosta de estudar em inglês?

Y. Eu gosto de estudar sobre filmes, livros. Mais coisas assim desse tipo... não gosto muito de vocabulário não... acho chato. Acho difícil de entender também.

P. Yago, muito obrigado pela sua entrevista e pelo tempo que você concedeu.