• Nenhum resultado encontrado

Angola Investment Seminar 2013 Japão

No documento Síntese do Relatório Anual de Actividades (páginas 97-103)

Promoção de Investimento e Marketing

III. Actividades em Carteira

5. Angola Investment Seminar 2013 Japão

Realizou-se no dia 4 de Setembro, na cidade de Tóquio, Japão, no The Prince Park Tower Hotel, o Angola Investment Seminar (Seminário de Investimentos de Angola) organizado pela Embaixada de Angola no Japão e pela Japan Overseas Investments (JOI), com o apoio da Tokyo chamber of Commerce and Industry (TBC) e da Engineering Advancement Association of Japan (ENAA).

Os painéis foram separados em duas salas, em que houve foco nas oportunidades de negócio por sector:

Sala A: Geologia e Minas, Industria e Diamantes

Sala B: Agricultura, Energia e Agua e Transporte

A ANIP expôs na feira 2 (duas) brochuras ilustradas sendo uma dedicada exclusivamente ao sector mineiro e outra sobre “Como Fazer Negócios em Angola”.

98

Composição da Delegação Angolana Ministério da Geologia e Minas:

- Sua Excelência Dr. Francisco Manuel Monteiro de Queiroz, Ministro - Dr. Mankenda Ambroise, Director do Instituto Geológico de Angola

- Dr. Sebastiao Panzo, Director do Gabinete de Informação e Novas Tecnologias - Dra. Dionay Pires, Chefe de Departamento de Cooperação Multilateral

- Sr. Mauro Priano Marques, Protocolo - Sr. João Pindi Shungu, Relações Publicas

Ministério das Relações Exteriores:

- Sua Excelência, Dr. Andre Panzo, Director da Direccao Asia e Oceânia

Ministério da Energia e Aguas:

- Eng. António Belsa Costa, Director Nacional de Energia

- Eng. Armando João, Administrador da Edel para Área de Investimentos e Engenharia

- Dr Altino Salvador, Director Geral Adjunto do GAMEK para Área de Projectos e Engenharia

Ministério da Agricultura:

- Eng. Felismino Fernando Costa, Chefe de Departamento do GEPE

SODIAM:

- Eng. Santos António da Silva, PCA - Eng. José Carlos de Sousa, Director

ENDIAMA:

- Filipe Sérgio Adolfo, Assistente Principal do PCA

- Dra. Maria Conceição Pitra, Vice-presidente da Clinica Sagrada Esperança - Kinguluta Marques de Oliveira, Técnico Sénior, Gabinete de Marketing

Outros Participantes:

- José Alentejo, Director do Departamento de Apoio ao Sector Privado da Camara de Comercio e Industria de Angola

- Filipe Dilo, Director Geral da Frandil Lda.

- Gonçalves Cassoma, Administrador Geral da Safri comercial, Lda. - Longui Bongo, Director Geral da Lab-Comercial e Filhos, Lda. - Domingas Cassanga, Gestora da Mingas e Filhos, Lda.

- Nuno Borges da Silva, Presidente da Toyota de Angola, Lda.

A ANIP foi representada pela sua Presidente do Conselho de Administração, Dra. Maria Luisa Abrantes e pela Directora de Promoção de Investimento e Marketing, Ana Karina Silva.

O discurso de abertura foi de Sua Excelência João Miguel Vahekeny, Embaixador de Angola no Japão, que deu as boas vindas a audiência e agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso do evento.

99 Sua Excelência João Miguel Vahekeny

Seguiu-se o Sr. Yoshijiko Morita, Presidente da JOI, que fez uma breve análise histórica das relações Angola-Japão, intensificadas no seculo XXI. Hoje ambos os países têm fortalecido as relações no que tange ao etanol.

Frisou também o objectivo do Governo Angolano de diversificar a sua economia, investindo em outros sectores como industrial, agricultura, pescas e manufactura. A título de exemplo do apoio do Japão ao desenvolvimento de Angola, falou sobre o Sr. Sakai, japonês que trabalhou na Toyota de Angola nas décadas de 60 e 70.

Yoshijiko Morita

Para concluir o Sr. Yoshijiko, mencionou as infraestruturas melhoradas de Angola, o que permite que se invista sem grandes constrangimentos e apelou a que os empresários ai presentes fizessem networking para estabelecer parcerias

O Sra. Nobuko Sanui, Directora da KEIDANREN, mencionou que entre as várias parcerias entre Angola e o Japão, Angola adoptou o sistema digital japonês, mas precisa da construção tanto de hardware como de sotfware. A localização privilegiada de Angola facilitara o acesso a outros países da África Austral. Está a ser elaborado um plano master de 5 anos, para tal.

100 Mencionou igualmente a necessidade de um Acordo de Protecção ao Investimento no que tange as taxas alfandegárias, envio de remessas de royalties e a legislação local. Com o acordo eliminar-se-iam algumas destas barreiras, também citadas durante o TICAD V.

Sra. Nobuko Sanui

Terminou citando que muito tem sido feito em termos de capacitação de recursos humanos angolanos.

O Dr. André Panzo, Director para Aasia e Oceania do MIREX, fez um retrato positivo da situação socioeconómico e político de Angola.

Dr. André Panzo

Realçou que sendo o Japão a 3ª maior economia do mundo, Angola poderia ter melhores relações comerciais com este país asiático. Não há uma presença massiva de empresários japoneses, talvez pelos constrangimentos sublinhados pelo Sr. Sanui anteriormente.

A presença de toda a delegação angolana reiterou o interesse de Angola em estreitar os laços e como não foi possível mostrar tudo, o Dr. Panzo convidou os investidores japoneses a visitar Angola para constactar in loco as oportunidades existentes que hoje são muitas, em todas os sectores económicos. O Dr. Panzo sugeriu por fim que o próximo fórum Angolano de Investimentos se realizasse em Angola.

101 A Dra. Maria Luisa Abrantes, PCA da ANIP, durante a sua intervenção, focou a população angolana de 20,9 milhões de habitantes e a dos países vizinhos que totalizam mais de 100 milhões de habitantes. Falou também sobre a ligação por terra a estes países vizinhos, quer rodoviária como ferroviária.

Dra. Maria Luisa Abrantes

De seguida a Dra. Maria Luisa Abrantes falou sobre os dados macroeconómicos de Angola, que incluiu a conclusão do FMI de que a contabilidade e a governação angolanas são confiáveis e de que as nossas reservas estão acima do recomendado por eles. Concluiu falando sobre a documentação necessária, quer em caso de empresas como de pessoas singulares e as áreas de investimento prioritárias.

O Sr. Nuno Borges da Silva, PCA da Toyota de Angola S.A., depois de fazer uma abordagem sobre a historia da empresa em Angola, disse que a empresa foi criada num período de conflito, em Maio de 1991. Apos a paz em 2002 houve um bum no desenvolvimento em 2004.

Construiu-se a sede da empresa em 2006, ano emq eu os seus investimentos atingiram a cifra de 45 milhões de dólares. Houve uma fase seguinte de 15 milhões de dólares e pretendem atingir o investimento de 60 milhões de dólares com a construção de caminhões Hino.

102 Hoje a Toyota de Angola S.A., tem 640 funcionários dos quais apenas 4 são japoneses. Entre 32 marcas de carros existentes em Angola, a Toyota detém 14% de market share, sendo a número dois em 4X4 e número um em autocarros e minibuses. O PCA acredita que o motivo do sucesso seja a cultura da empresa baseada na humildade, uma característica do povo nipónico. Terminou aconselhando os investidores a verem Angola com os olhos, mente e coração abertos, porque é la onde se encontra o futuro.

A primeira parte foi encerrada pelo Ministro da Geologia e Minas, Sua

Excelência Francisco Queiroz.

Sua Excelência Francisco Queiroz

Disse que o rating de Angola da Standard and Poor melhorou e é agora BB. Há 11 anos de paz temos registado um crescimento histórico e a taxa de inflação tem diminuído. Segundo dados do Banco Mundial, no contexto da África Subsariana:

- Angola tem o 3º maior PIB nominal (122,5 mil milhões de dólares, África do Sul 338,6 mil milhões de dólares e Nigéria 279 mil milhões de dólares);

- Angola tem a maior média do PIB (9,9% em 2012);

- Angola tem o terceiro maior PIB per capita de USD 6700 (Botswana USD 8500 e África do Sul USD 7600);

- Angola tem a 5ª maior população e o 2º maior território da África subsariana;

O Sr. Ministro realçou alguns pontos do relatório de Maio de 2013 que falava de uma evolução do PIB real de 10% ao ano e não apenas devido ao sector petrolífero.

O investimento privado é bem-vindo para desenvolver grandes empresas locais e grupos empresariais em que Angola tenha vantagens, aumentar e desenvolver a produção local diminuindo os impostos, diversificar as exportações focando nos minerais e produtos agrícolas e fomentar a criação de emprego.

Reuniões à Margem do Fórum

A pedido do Embaixador de Angola no Japão, em virtude da ausência dos representantes do Ministério da Indústria e Ministério dos Transportes, a Dra. Maria Luisa Abrantes para alem das reuniões previamente agendadas com investidores, recebeu também interessados nos sectores acima mencionados.

103

Nome da Empresa Representante

Sector de Investimento Observação SOMITOMO Corporation e Sojitz Sr Matsue, Sr Ooshima, SrFunabiki Refinarias, Gás Natural, Amónia e metanol Investimento de 2 biliões e mais de 100 funcionários Mitsuimitomo Sr Uchida Financiamento de projectos a longo prazo

Mathyros Sr Taniguchi Petróleo e gás

KOSUKIZOHEN Sr Saki Kosogu, Sr

Andreas Lamacher Paisagismo, jardinagem Honda Motors Co Ltd Sr Usui Linha de montagem em Angola de geradores (frame) para reduzir os preços. Cortador de relva, motores de barcos, motas, automóveis, geradores Matriz em Tóquio desde 1948. Três dealers em Angola (Auto Competição, Casa Angolana e Ecomar). Vendas em Luanda, Benguela e Namibe (640.000 unidades) Mitsubishi

Corporation Sr Ozaki, Sr Umehara

Planeiam visitar angola e encontrar- se com o Ministro dos Transportes

No documento Síntese do Relatório Anual de Actividades (páginas 97-103)

Documentos relacionados