• Nenhum resultado encontrado

79

BALANÇO SOCIAL DA AGÊNCIA NACIONAL PARA O INVESTIMENTO PRIVADO.

Na apreciação ao balanço social da ANIP no período de Janeiro a Dezembro de 2013, no apuramento dos dados quantitativos para o apuramento dos resultados qualitativos positivos ou negativos, mas também do conjunto de dados heterogéneos, necessários para o funcionamento da Instituição.

O balanço social, que a seguir apresentamos, tem por objectivo apresentar um conjunto de indicadores, que nos anos posteriores devem permitir o diagnóstico, a comparação, o acompanhamento da evolução dos referidos indicadores em matéria de Recursos Humanos e tirar as conclusões sobre a mudança do clima social na Instituição.

FORÇA DE TRABALHO (EFECTIVIDADE)

RELAÇÕES JURÍDICAS, HUMANAS E PROFISSIONAIS

(DISCIPLINA)

PROTECÇÃO, HIGIENE E APOIO AO PESSOAL

CONDIÇÕES ADMINISTRATIVAS E PSICOSSOCIAL E FÍSICA DE

TRABALHO

FORMAÇÃO

CONQUISTAS, PERSPECTIVAS E CONSTRAGIMENTOS

CONCLUSÔES E RECOMENDAÇÕES FORÇA DE TRABALHO (EFECTIVIDADE) N/O INDICADORES Nº 1 Total Trabalhadores 95 2 nacionais 95 3 expatriados 0 4 homens 46 5 mulheres 49 6 técnicos superiores 59 7 técnicos médios 18 8 administrativos 18 9 abandono 0 10 demissões 2 11 admissões 10 12 promoções 11

13 idade média 29 anos

14 falecimento 1

O quadro Nº 1 sobre a efectividade indica que è 95 (noventa e cinco) funcionários, até mês de Dezembro de 2013, sendo 91(noventa e um) trabalhadores no activo, 2 (dois) encontram-se de Junta Médica e 2 (dois) em comissão de serviço fora da Agência.

80 Dos 91 (noventa e um) trabalhadores no activo só 24 (vinte e quatro) são do Quadro e recebem salário na folha do SIGFE/MINFIN, 08(oito) recebem salário na folha em comissão de serviço com cargo de Chefia e Direcção, num total de 32 trabalhadores e os restantes 63 (sessenta e três), trabalham por contrato.

Foram visados pelo Tribunal de Contas 19 (dezanove) Técnicos, que estão no activo á mais de 10(dez) anos e outros recentemente enquadrados fazendo parte do novo Quadro da ANIP.

A ANIP tem no Quadro 43 trabalhadores, num total de 130 (cento e trinta) previstos e a coberto do nº3 do artigo 17.º do Decreto Presidencial nº 2/13 de 2 de Junho.

Tal como o quadro acima indica, esta força de trabalho é configurada por 100 % nacionais, os técnicos superiores representa 62% e os médios 19%, o pessoal administrativo representa 19%, enquanto a idade média è de 29 anos.

No cômputo geral, foi observada, durante o período em análise, um movimento do pessoal em termo de fluxo de saída e entrada com a taxa de rotação de 6,6%, sendo a promoção de trabalhadores 9,5%.

RELAÇÕES JURIDICAS, HUMANAS E PROFISSIONAIS (DISCIPLINA)

N/O INDICADORES

DE

CASOS OBSERVAÇÃO

1 Contratos 10 Contratos

executados A tempo determinado

2 Processos disciplinares 14 Processos

06 Censuras registadas, 01 Admoestação verbal e 02 demissões 3 Inspecção 0 Interpelações 4 Comunicação 142 Despachos Nomeação 27 Deslocação 109 Exoneração 06

De ponto de vista jurídico, a Instituição tem contratos escritos, celebrados com os funcionários, respeitando as condições exigidas pela Legislação vigente quanto a sua feitura nomeadamente a capacidade das partes, o consentimento das partes contratantes é objecto certo do contrato. Portanto ninguém foi forçado a exercer seu direito nesse sentido.

Se as relações jurídicas são como tais descritas no parágrafo anterior, as que fazem referência às humanas e profissionais, levantam o problema da coexistência, da cooperação entre os trabalhadores e a hierarquia.

81 O ambiente humano e profissional apresentam um índice de conflitualidade na ordem de 0,1%, o que não deve constituir preocupação.

Pensamos que para reduzir este indício, no decurso do próximo ano dever-se-á apostar na sensibilização e na comunicação a nível de cada área como um verdadeiro instrumento de aproximação e de resolução dos conflitos.

CONDIÇÕES DE PROTECÇÃO E HIGIENE E APOIO AO PESSOAL

N/O INDICADORES Nº DE CASOS CUSTO/KZ/ANO 1 ACIDENTES DE TRABALHO 0 0,00 2 DOENÇAS PROFISSIONAIS 0 0,00 3 SEGURO DE SAÚDE 224 22.029.016,00 4 APOIO AO PESSOAL 2 1.439.884,00 TOTAL 23.468.900,00

Dos 224 (duzentos e vinte e quatro) assegurados, 75 (setenta e cinco) são trabalhadores e 149 (cento e quarenta e nove) dependentes.

Quanto a doenças, 2 (dois) trabalhadores encontram-se de junta médica, e apenas 1 (um) beneficiando de salários conforme orienta a lei por ser do Quadro.

O apoio ao pessoal refere-se ao passamento físico de um funcionário e a perda de um ente querido de outro funcionário.

CONDIÇÕES ADMINISTRATIVAS E PSICOFÍSICAS DE TRABALHO

Para a valorização de cada posto futuramente descrito no referido qualificador, a ANIP possui uma Grelha de salários, que remunera 25 categorias profissionais, tendo cada uma 3 classes salariais que dão uma dinâmica quer em termo de mudança de salário, quer em termo de classe dentro da categoria, consoante os critérios impostos no âmbito da gestão de carreiras profissionais nos diferentes níveis. Por outro, a referida Grelha remunera 5 postos de responsabilidade administrava e gestão de Agência nos diferentes escalões; de referir, que o cargo da Presidente do Conselho de Administração passou a ser equiparado a Secretario de Estado por Decreto Presidencial, Administradores, Chefes de Gabinetes, Directores, Chefes de Departamentos e Chefes de Secções.

As actividades laborais são realizadas num ambiente físico adaptado em todas áreas de conformidade com o horário oficial: 7.30horas de trabalho por dia, perfazendo 37 horas/semana, com sistema de turno único na área do sistema integral para os serviços administrativos.

82

FORMAÇÃO

N/O ÁREA CUSTOS FORMAÇÃO

1

Administrativa / formação realizada no

exterior 96.070,00 Eur

Gestão de Recursos Humanos / Informática e Arquivo / gestão de

Património / financeira e administrativa / comunicação e relações públicas / Secretariado.

2 Avaliação e Acompanhamento/ formação local 100.000,00 kz Elaboração, avaliação e financiamento de projectos de

investimento “ activos reais “ 3

Administrativa/

formação local 210.000,00 kz Curso básico de informática e

técnicas de arquivo

Ao término do nosso balanço, podemos concluir que, este foi possível graças a um espírito analítico de apreciação da situação de trabalho que interessa os funcionários da Instituição. Fazendo alusão à formação do pessoal e seu respectivo custo, e à apreciação da incidência desta formação no campo da execução das tarefas na Instituição.

A formação ministrada abrangeu as áreas de particular sensibilidade para o bom funcionamento da Agência: (i) Recursos Humanos, 2 (dois) trabalhadores, (ii) Avaliação de Projectos de Investimentos 10 (dez) técnicos e (iii) área de secretariado, expediente e arquivo 12 (doze) trabalhadores. Este e outros programas favorecem o desenvolvimento de trabalhadores e serão objecto de uma intervenção contínua ao longo do ano 2014.

Os aspectos abordados neste balanço, são encorajadores, a julgar pelo nível de cobertura feita em prol dos recursos humanos e a acção social.

CONQUISTAS E PERSPECTIVAS

- Adesão ao Seguro de Saúde ENSA, para todos os funcionários e dependentes. - Formação de funcionários, local e no exterior.

- Ingresso de novos funcionários à função pública como efectivos, visados pelo Tribunal de Contas e promoção de outros.

- Atribuição de viaturas aos técnicos do Departamento de Acompanhamento de Projectos e Relações Públicas

- No que concerne as condições administrativas e físicas de trabalho, a ANIP propõe elaborar em 2014 um qualificador de ocupação, ferramenta necessária para a gestão de postos de trabalho.

-Perspectivamos para o ano de 2014 novas instalações, com que possamos instalar todos os funcionários com maior comodidade.

- Formação em Direito Fiscal para todos os Juristas da ANIP a partir de 13 de Janeiro de 2014 (1º quinzena) on job e deslocação de 3 (três) técnicos ao Brasil para elaboração de um estudo comparativo sobre incentivos fiscais.

-Formação de trabalhadores no exterior do País (Portugal) GEPE,DAF(contabilidade e património).

83 - Regularizar a estrutura orgânica já aprovada para melhor enquadramento dos Técnicos da ANIP junto ao MINFIN.

CONCLUSÔES E RECOMENDAÇÕES - Processos disciplinares

Nível alto, por falta de cumprimento das tarefas atribuídas.

- Motivação

Enquadramento dos trabalhadores visados pelo Tribunal de Contas. Atribuição de viaturas individuais para o trabalho diário.

Nova grelha de incentivos

- Assiduidade

Estável

Recomendamos um novo espaço físico (melhor comodidade). Revisão ao valor atribuído para as refeições.

84

Promoção de

No documento Síntese do Relatório Anual de Actividades (páginas 78-84)

Documentos relacionados