• Nenhum resultado encontrado

PROPOSTA DE PREÇOS A COBRAR PELOS DIREITOS FUNDIÁRIOS

No documento Síntese do Relatório Anual de Actividades (páginas 184-190)

ZONA

PREÇO PREÇO PREÇO

URBANO SUBURBANO RURAL

Zona 1 Kuimba, Noqui e Tomboco (Interior) 0,91 UCF/MAX= 80.08 KZ 0,60 UCF/MIN= 52.80 KZ ZONA 2 MBANZA KONGO 1,22 UCF/MAX= 107.36 KZ 0,91 UCF/MIN= 80.08 KZ ZONA 3 SOYO E TOMBOCO 2 (Litoral) 1,55 UCF/MAX= 136.4 KZ 1,22 UCF/MIN= 107.36 KZ 0,79 UCF= 69.31 KZ/ha

A Delegação foi dividida em duas, o grupo do Acompanhamento viajou para o Soyo, onde há o maior número de empresas, e o grupo do GEPE viajou para M’Banza Kongo para o contacto das entidades do Governo Provincial que está sedeado em Mbanza Kongo e empresas constantes da lista.

Sobre as empresas registadas para M’Banza Kongo, os investidores registaram- nas naturalmente por ser a capital de província, mas na verdade mudaram-se para o SOYO.

Em Tomboco, visitámos a empresa “Projecto de Exploração de Madeira –

Tomboco”, que está inactiva, que segundo informação da parte angolana foi à falência.

Deixámos a ficha para preencher, entregar ao GEPE Provincial para remeter à ANIP.

Igualmente a empresa “J. Augusto – Construção Civil Angola, Lda.”, o GEPE, informou que tendo obras a seu cargo, algumas com pagamentos feitos, não concluiu uns e outros nem arrancaram (Obras na Delegação da Cultura do Soyo e

185

Pavilhão gimnodesportivo do Kuimba). GEPE provincial fará um relatório

circunstanciado.

A Senhora Vice Governadora, informou que o Plano de Desenvolvimento da província do Zaire segue o paradigma do Plano Nacional de Desenvolvimento estará pronto no fim de Maio. Sobre a lista de Investimentos identificou alguns que estão en funcionamento mas remeteu ao GEPE para identificar detalhadamente.

Informou igualmente que é ideia das autoridades da província direccionar os Investimentos potenciais em cada Município. Os principais problemas identificados:

 Necessidade da conclusão das vias de comunicação, não só as estradas principais mas também as secundárias e terciárias

 Falta de um aeroporto para servir Mbanza Kongo, pois o existente só serve para aviões de pequeno porte e é inseguro porque fica praticamente dentro da cidade. O aeroporto do Nzeto está em reabilitação

 O abastecimento de àgua com a devida qualidade ainda não é suficiente, embora a província seja rica em cursos de àgua.

 O abastecimento de energia eléctrica faz-se por grupos geradores, pelo que se espera pela instalação da turbina a gás no Soyo, que abastecerá toda a província.

O GEPE, por sua vez, convocou os Delegados dos principais sectores, para informação sobre as perguntas que a ANIP elaborou: Oportunidades de negócios, parcerias necessárias e informação sobre os problemas existentes com as propostas aprovadas pela ANIP.

Oportunidades de negócio e parcerias por Sector Comércio

Foram emitidos em toda a província em 2012 38 alvarás para licenciamento de actividades comerciais. Desde 2001 foram emitidos 1219.

 Necessitam-se grandes superfícies (supermercados e hipermercados) que absorvam os produtos agrícolas e piscatórios da província

 Fomento aos empresários já existentes ou parceria com outros investidores detentores de capital

 No Município do Nzeto, sòmente há pequenas iniciativas de agentes económicos, necessitando-se parcerias e créditos aos comerciantes

O Senhor Vice Presidente da Câmara de Comércio, Senhor Manuel Katendi, forneceu-nos uma lista de empresas de vários Sectores que necessitam de parceria

Agricultura, Silvicultura, Produção Animal

 Existem oportunidades de negócio para o cultivo de hortícolas, citrinos, café e palmar

 Oportunidade para cultivo grandes extensões de cereais (milho principalmente) e oleaginosas

186

Indústria Transformadora

A Província tem atribuídos 16 projectos industriais (10 financiados pelo BDA) e um Pólo de Desenvolvimento industrial no SOYO, destinado a albergar 80 unidades industriais, naves, infra-estruturas de àgua e energia eléctrica, redes de esgotos, sistemas de telecomunicações e de combate a incêndios. Este Pólo Industrial será composto pelas fábricas de Metanol, Pesticidas, Etileno, Polímeros, Àcido Fosfórico, Fertlilizantes, Recauchutagem de Pneus, Siderurgia para varões de aço destinados à construção civil, Existe a intenção do Banco sul-africano (DBSA) apoiar investidores daquele país na implantação de projectos, dos quais já há a confirmação para uma fábrica de Metanol.

Existe igualmente a intenção de:

 Implantação de uma fábrica de açúcar no Kuima

 Construção de uma fábrica para produção de açúcar, álcool e energia eléctrica na comuna de Kinzau

O Sector da Indústria provincial propôs a:

 Criação de pequenas indústrias para o aproveitamento´, conservação e transformação, da produção excedente de hortícolas, peixe, citrinos, baseados nos Sectores da Agricultura, Comércio e Pescas – produção de sumos, compotas, doces, massa de tomate e patés de peixe – nos Municípios de Nzeto, Noqui

 Construção de uma fábrica para barcos de pesca artesanal, para os Municípios do Soyo, Nzeto e Tomboco

 Construção de uma Indústria Metalomecânica para formação profissional no Soyo

 Construção de um laboratório para análise dos produtos alimentares e controlo de qualidade

 Construção de uma fábrica de serração e carpintaria em Tomboco

 Construção de uma Gráfica em Mbanza Kongo

 Construção de Cerâmicas de tijolo e telha em Mbanza Kongo e Nzeto

 Construção de uma fábrica de cimento

Também já são existentes projectos de implantação das fábricas de Amónia e Ureia, no SOYO, de Exploração de fosfatos na Mucula que necessitam de acompanhamento

Indústria Extractiva

A Província do Zaire é rica em formações rochosas que compõem o escudo cristalino da bacia sedimentar do Baixo Congo, citando o Sector Provincial da Geologia e Minas, possuindo areia de boa qualidade, arenitos, basaltos, burgau, calcários de vários tipos, granitos, gnaisses, quartzitos, lateritas, rochas asfálticas, quartzo, areias silicosas, bauxite, cobre, mercúrio, pirita, calcopirita, guano chumbo, fosfatos e também Àguas minerais.

187 O Sector provincial tem cadastradas 52 empresas, das quais apenas 12 se encontram em pleno funcionamento; as restantes umas nunca funcionaram e 12 estão paralisadas. Os principais centros de localização destas empresas são Mbanza Kongo, Tomboco, Nzeto e Soyo. Existem litígios com as autoridades provinciais motivadas pela exploração desordenada de inertes.

A Província tem no Município do Soyo reservas de àguas minerais.

O Sector Provincial de Geologia e Minas, recomenda a transformação de determinadas pedreiras em indústria de Mosaico, pois nos Municípios de Tomboco e Nzeto, as rochas ornamentais (Sienitos, Alcalis Monzonitos e Alcalis Fedspatos Granitos) estão a ser explorados e transformados em brita.

Alojamento e Restauração (Restaurantes e Similares)

A direcção provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo Provincial forneceu- nos uma lista das unidades em cada Município, dos quais existem:

 6 Hotéis, 4 no Soyo e 2 em M’Banza Kongo

 1 Aparthotel em M’Banza Kongo

 13 Pensões, M’Banza Kongo (3), Soyo (8), 1 no Nzeto e 1 no Kuimba

 9 Hospedarias, M’Banza Kongo (2), Soyo (2), Nzeto (2), Nóqui (2) e Tomboco (1)

 2 Aldeamentos Turísticos, um no Soyo e outro no Kuimba

 20 Restaurantes, M’Banza Kongo (4), Soyo (11), Nzeto (4), Tomboco (1)

Turismo

Esta é uma área quase sem investimentos na província, pelo que é um potencial atractivo para novos investimentos e parcerias.

A Administração do Nzeto e a Direcção de Comércio, Hotelaria e Turismo Provincial forneceram-nos listas dos pontos turísticos para todos os Municípios, que serão entregues ao Dep. de Marketing, considerando que não esteve presente nesta visita.

O Senhor Administrador do Nzeto, Senhor Domingos Bernardo, a convite do

GEPE Provincial que nos fez deslocar ao Município, informou que necessita de

Investimentos e Parcerias nos seguintes Sectores:  Agricultura

 Pesca, incluindo Pesca artesanal

 Turismo, considerando que o município tem áreas virgens

 Alojamento e Restauração

188

189

PROVÍNCIA DA HUILA

DE 03 A 06 DE JUNHO

CAPITAL: Lubango ÁREA: 75.022 km² POPULAÇÃO: 800 000

MUNICÍPIOS: Quilengues, Lubango, Humpata, Chibia, Gambos, Quipungo, Caluquembe, Caconda, Chicomba, Matala, Jamba, Chipindo e Kuvango

CLIMA: tropical seco de altitude e a temperatura média é de 19ºc.

FAUNA: o elefante, leão, palanca, olongo, guelengue e o búfalo

190

PROVÍNCIA DA HUILA

No documento Síntese do Relatório Anual de Actividades (páginas 184-190)

Documentos relacionados