• Nenhum resultado encontrado

No âmbito do Curso de Estado-Maior Conjunto 2018/2019, a decorrer no Instituto Universitário Militar, encontro-me a desenvolver um trabalho de investigação subordinado ao tema: “O Recrutamento nas Forças Armadas e nas Forças de Segurança”.

O trabalho tem como objetivo analisar, comparativamente, a capacidade de atrair candidatos para o ingresso nos cursos de formação de Praças das Forças Armadas (FFAA), cursos de formação de Guardas da Guarda Nacional Republicana (GNR) e cursos de formação de Agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP).

A questão central da investigação é “Como potenciar a atratividade organizacional das FFAA a partir da análise às FS?”.

O modelo de análise para a investigação foi estruturado segundo três dimensões: Candidatura, Imagem e Recompensas, para o qual foram definidos os indicadores que nortearam a pesquisa dos dados a comparar entre as instituições, conforme tabela abaixo.

Dimensão Fatores Indicadores a pesquisar

Candidatura Admissão Requisitos mínimos Procura

Imagem Informação e Comunicação EstruturaDivulgação

Recompensas

Incentivos financeiros Remuneração Incentivos não financeiros Certificação ProfissionalIncentivos

Para responder à questão central da investigação foi efetuada uma análise estratégica dos dados obtidos pela comparação dos indicadores de pesquisa entre as instituições, tendo sido construída uma matriz de análise SWOT, obtendo-se ações estratégicas que poderão potenciar o recrutamento nas FFAA.

Julga-se fundamental auscultar as entidades com conhecimentos na área dos recursos humanos sobre as ações estratégicas resultantes da investigação, engrandecendo desta forma a investigação com a sua visão.

Face ao exposto, solicito os seus bons ofícios, para aferir da possibilidade de colaborar na realização deste estudo, disponibilizando-se para a realização de uma entrevista.

Antecipadamente grato pela disponibilidade, Lisboa, 07 de março de 2019 Carlos Filipe Henriques Pereira Major de Engenharia do Exército Português pereira.cfh@ium.pt Tlm: 966 519 783

Tabela 9 – Guião das entrevistas

N.º Questão

1. Candidatura

1.1

Verificou-se a existência no Mercado de Trabalho de um número considerável de jovens com escolaridade inferior ao 9.º ano de escolaridade que, face aos requisitos atuais de admissão das FFAA e FS, não podem concorrer para as instituições. Em que medida considera razoável alterar os requisitos de admissão às FFAA permitindo, para certas especialidades, a ad- missão de jovens com apenas o 2.º ciclo do ensino básico completo (7.ºano de escolaridade), garantindo-lhes a possibilidade de terminar o 3.º ciclo do ensino básico através de protocolos recorrendo ao ensino recorrente?

1.2 Na sua opinião é vantajoso alterar o requisito atual de idade máxima de candidatura, passando de 24 anos para 26 anos, igualando desta forma o imposto pelas FS?

1.3

As FS possuem em média um número de candidaturas 12 vezes superior às vagas existentes e as mesmas são sempre preenchidas. As FFAA apesar de possuírem um número de candi- daturas superior às vagas não conseguem preencher as mesmas. Qual é, na sua opinião, a razão para existir uma atrição que leve ao não preenchimento das vagas e quais as principais medidas que considera razoáveis para reverter a situação?

2. Imagem

2.1

Na investigação constatou-se que existe uma diferença entre os três Ramos na política de divulgação do recrutamento, nomeadamente quanto à dimensão da estrutura, canais, forma e meios de divulgação e partilha de informação com as Relações Públicas. De forma a rentabi- lizar e potenciar a rede de recrutamento dos três ramos, considera vantajosa a centralização da responsabilidade de execução do recrutamento e divulgação numa única entidade, ao nível do EMGFA, congregando os centros e pontos de divulgação existentes para ações de recruta- mento ao nível das FFAA, criando uma política única de divulgação e recrutamento das FFAA, partilhando-se experiência e conhecimentos para um fim comum?

2.2

Com a centralização do recrutamento e divulgação numa única entidade, considera vantajoso criar-se um plano de comunicação único para as redes sociais? Definindo-se por exemplo as metas a atingir e horários privilegiados para divulgação de mensagens, devendo existir sem- pre uma estreita ligação com as relações públicas dos ramos para a partilha de informação. 2.3

Com a centralização do recrutamento e divulgação das FFAA poderiam ser otimizados recursos financeiros e apostar-se numa política de divulgação também assente nos órgãos de comunicação social. Considera esta linha de ação uma boa medida de aumentar a atra- tividade das FFAA?

2.4

As FS, quer através do programa Escola Segura, quer através de palestras escolares, têm um contato com os alunos mais jovens contribuindo para a divulgação das suas instituições. Neste sentido propõe-se como linhas de ação para a divulgação a participação em palestras escolares dirigidas para os jovens a partir do 7.º ano de escolaridade, de forma a que o conhecimento da profissão militar seja dado a conhecer o mais cedo possível bem como a sua relevância e papel na sociedade. Concorda com esta interação com a população mais jovem ou acha que se deve manter como público-alvo os jovens que frequentam o 10.º ano ou superior?

2.5

Para potenciar a divulgação, a análise estratégica identificou a possibilidade de atrair a pop- ulação jovem com a realização de visitas às Unidades Militares com programas interativos. Considera esta política de abertura das Unidades à população jovem uma medida razoável para aumentar a atratividade da população?

2.6

Existem baixos níveis de conhecimento sobre os incentivos à prestação do Serviço Militar, antes e após o ingresso nas FFAA. Quais seriam, na sua opinião, as grandes medidas a adotar no sentido de contrariar este facto?

2.7

O Dia da Defesa Nacional é um elo de ligação e transmissão de informação que deve ser ex- plorado e potencializado. Propõe-se a preparação de folhetos informativos, a entregar a todos os participantes, com duas linhas de ação principais: a divulgação dos incentivos do novo reg- ulamento de incentivos e a divulgação dos programas do Centro de Informação e Orientação para a Formação e Emprego (CIOFE) onde devem constar as oportunidades de formação certificada completa. Qual é a sua opinião sobre esta estratégia de divulgação?

3. Recompensas 3.1

A remuneração base de um guarda e de um agente é superior à remuneração base do militar das FFAA em aproximadamente 34%. Considera que esta diferença prejudica a atratividade das FFAA? É pertinente considerar o aumento da remuneração base dos militares das FFAA para o nível remuneratório igual aos guardas e agentes das FS?

3.2

Verifica-se também na fase de recruta uma diferença significativa no valor da remuneração en- tre os soldados recrutas e os guardas e agentes provisórios (196.36€ contra 583.58€). Considera justificável, para aumentar a atratividade das FFAA, que os soldados recrutas passem a auferir um rendimento igual aos guardas e agentes provisórios durante o período de recruta?

3.3

Os suplementos remuneratórios que os agentes e guardas recebem no desempenho das suas funções do dia-a-dia, tais como o suplemento de escala e suplemento de patrulha, permitem aumentar o seu rendimento mensal e nestas circunstâncias a diferença de rendimento para os militares das FFAA aumenta para os 63%. De forma a aumentar a atratividade das FFAA con- sidera oportuna a atribuição de suplementos remuneratórios para os militares das FFAA para compensar a realização de tarefas mais exigentes, tais como a atribuição de um suplemento pelo serviço de 24 horas ou suplemento de faxina à cozinha?

3.4 el o aumento deste suplemento para os militares das FFAA?Os valores atribuídos de suplemento de residência são superiores nas FS. Considera justificáv-

3.5

Atualmente apenas existe um curso nas FFAA que se encontra totalmente alinhado com o perfil profissional correspondente do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ). Todos os restantes conferem apenas módulos certificados de partes de cursos certificados. Da análise estratégica resultou a necessidade de planear e preparar cursos com uma certificação com- pleta reconhecida no CNQ, garantindo que os militares das FFAA adquiram uma formação profissional no seio da instituição. Concorda com esta necessidade de adaptação?

3.6

Para potencializar a perspetiva de carreira dos militares das FFAA em comparação com o vínculo permanente dos agentes e militares das FFAA perspetivou-se a possibilidade de au- mentar o tempo de contrato em Regime de Contrato para determinadas especialidades, o que permitirá também rentabilizar a formação certificada ministrada aos militares. Considera esta linha de ação válida ou julga conveniente outra abordagem?

4. Geral

4.1 Para além das medidas apresentadas, perspetiva outras que permitam potenciar a capacidade de atrair candidatos pelas FFAA permitindo competir com as FS pelos recursos humanos existentes no mercado de trabalho?

APÊNDICE F – ENTIDADES ENTREvISTADAS