• Nenhum resultado encontrado

2.2 AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA

2.2.2 APLICAÇÕES E BENEFÍCIOS

As técnicas de análise do ciclo de vida têm diferentes aplicações. Internamente, as indústrias podem, através das técnicas de ACV, desenvolver novos produtos ou otimizar produtos e processos, reduzindo os impactos ambientais. Externamente, elas podem utilizar as técnicas para divulgar ao consumidor ou a órgãos ambientais melhorias dos aspectos ambientais de seus produtos e processos, ou ainda comparar qualidades ambientais com outros competidores (SANTOS, 2006).

Os esquemas montados, chamados na Europa de Selos Verdes e no Brasil de Rótulos Ambientais, frequentemente baseados em análises do ciclo de vida de produtos do tipo berço ao túmulo, levaram as empresas a iniciar esforços no sentido de um melhor entendimento e gerenciamento do ciclo de vida de seus produtos (CHEHEBE, 1997).

Chehebe (1997) entende que a Avaliação do Ciclo de Vida de produtos pode ser utilizada em uma grande variedade de propósitos. Segundo o autor, as informações coletadas na ACV e os resultados de suas análises e interpretações podem ser úteis para tomadas de decisão, na seleção de indicadores ambientais relevantes para avaliação da performance de projetos ou otimização de projetos de produtos ou processos e/ou planejamento estratégico.

A Sociedade para Toxicologia e Química Ambiental - (SETAC, 1993) enumera possíveis aplicações da ACV:

36  Desenvolvimento do planejamento estratégico;

 Otimização, melhoria e projeto de produtos e processos;  Identificação de oportunidades de melhoria ambiental;

 Auxílio ao estabelecimento de procedimentos comerciais ou especificações;  Suporte à auditoria ambiental e à minimização de resíduos;

 Desenvolvimento do marketing ambiental;  Seleção de critérios para a rotulagem ambiental;  Definição de políticas públicas e privadas;  Auxílio às metodologias educacionais.

Instituições públicas podem usar a ACV para analisar os sistemas de serviços públicos, propondo melhorias ambientais, além de ter uma ferramenta para controle da performance ambiental tanto de indústrias, como de outros setores como construção civil e agropecuária.

Para Chehebe (1997) a grande importância da Avaliação de Ciclo de Vida está na utilização desta ferramenta de gestão ambiental no aprimoramento das questões de todo o sistema vinculado à produção de um bem e, consequentemente, aprimorar os aspectos ambientais do mesmo. Existe uma tendência da ACV tornar-se um instrumento capaz de estabelecer modificações no sistema tributário mundial – tributo sócio ambiental - através do qual os produtos seriam taxados de acordo com sua carga ambiental, avaliada ao longo de todo o seu ciclo de vida (Helsink University of Technology, 1996 apud (SANTOS, 2006)). Obviamente que para isso será necessário a elaboração de um banco de dados mundial consistente sobre a carga ambiental dos diversos produtos.

As diversas regulamentações impostas para o controle da poluição, fazem com que algumas empresas verifiquem os benefícios de se ir além da conformidade da legislação. Assim, as empresas estão encontrando benefícios holísticos em suas operações, através do procedimento de ACV (BENJAMIN, 2002). Apesar das importantes aplicações da ACV, Chehebe (1997) comenta sobre a existência de uma crença de que a ACV poderia ser manipulada para reproduzir os resultados que o patrocinador do estudo desejar. Isso porque a ACV não parece ser uma ferramenta fácil de ser aplicada e reproduzir os mesmos resultados a despeito de quem conduza o estudo.

Várias empresas responderam às preocupações ambientais providenciando produtos "verdes" e usando processos "verdes" (CURRAN, 1993). Benjamin (2002) acredita que a

37

performance ambiental de produtos e processos se tomou um assunto chave, isto explica o porquê de algumas companhias procurarem caminhos para minimizar seus efeitos sobre o meio-ambiente. Várias companhias vêm encontrando vantagens na utilização de estratégias de prevenção à poluição e sistemas de gerenciamento ambiental para melhorar suas performances ambientais, através do procedimento sistemático da ACV.

Na prática as indústrias encontram grandes dificuldades para conseguir inventários detalhados do ciclo de vida, maiores ainda em relacionar os mesmos com uma análise de impacto defensável e, enormes, em transformar os resultados dos dois primeiros estágios da ACV em ações adequadas.

A ACV tem como importante benefício o suporte para se realizar decisões ambientais estratégicas. Isso implica em que todos os participantes de uma cadeia do ciclo de via de um produto, do berço até o túmulo, têm uma responsabilidade e um papel a desempenhar, levando em conta todos os atores relevantes sobre a economia, o ambiente e a sociedade (SETAC, 2005).

Essa metodologia pode ajudar governantes, indústrias e organizações privadas a tomar decisões sobre o design de produtos, processos e serviços que podem impactar o meio ambiente.

A abordagem em ciclo de vida permite que os designers de produtos, prestadores de serviços, agentes governamentais e indivíduos façam escolhas consideradas de longo prazo, considerando todos os aspectos ambientais (SETAC, 2005).

A seguir são descritos os benefícios da ACV para as indústrias, governo e consumidores  Indústrias: Ao integrar a perspectiva de ciclo de vida na gestão global da indústria e

trazendo produtos e desenvolvimento de processo para uma direção mais sustentável, a organização terá benefícios na sua gestão ambiental, saúde e segurança ocupacional, riscos e gestão da qualidade, bem como desenvolvimento e aplicação da produção e tecnologia mais limpas de produtos e processos. Incorporando ciclo de vida e gestão da sustentabilidade irá melhorar a imagem e o valor de sua marca perante o mercado (SETAC, 2005).

 Governos: Iniciativas governamentais não só garantem e reforçam a posição dos setores industriais e de serviços nos mercados regionais e globais, mas também garantem benefícios globais em termos ambientais para a sociedade (equilibrado com

38

aspectos econômicos e sociais). Ao envolver-se em programas de apoio e iniciativas ambientais para promover a implantação da ACV, os governos podem mostrar responsabilidade global e governança através do compartilhamento e divulgação de opções de sustentabilidade em todo o mundo (SETAC, 2005).

 Consumidores: ACV ajuda o consumidor a caminhar para uma direção mais sustentável, oferecendo melhores informações para a compra, os sistemas de transporte, fontes de energia, orientando, assim, as decisões dos consumidores. A ACV oferece uma plataforma para o diálogo multilateral e envolvimento do público com as indústrias e governos, passando pela agenda local até as estratégias nacionais e internacionais para o desenvolvimento sustentável (SETAC, 2005).

Documentos relacionados