• Nenhum resultado encontrado

3. ESTADO DA ARTE

3.1 APLICAÇÕES MÓVEIS EXISTENTES

Para compreender que aplicações móveis já existem no mercado relacionadas com a DC e a alimentação sem glúten, foram estudados alguns exemplos de aplicações presentes na Google Play e na App Store dedicadas ao tema.

As aplicações estudadas incluem uma que ajuda a encontrar restaurantes com alimentos sem glúten e duas com a principal função de fazer scan de código de barras e informar sobre os produtos alimentares sem glúten. A quarta aplicação estudada informa o utilizador sobre quais os restaurantes mais próximos sem ter qualquer foco em procurar estabelecimentos com menus sem glúten, e a última foca-se em informar o utilizador sobre ementas sem glúten que existem nos restaurantes mais próximos da localização do utilizador. A quarta aplicação estudada, a Zomato, foi analisada com o intuito de estudar o UI (User Interface)9 de uma aplicação de sucesso que nos parece, efetivamente, bem conseguida.

Figura 10: Ícones das aplicações móveis estudadas, Fonte: Play Store (2019)

3.1.1 FIND ME GLUTEN FREE

Ao procurar por palavras-chave como glúten ou restaurante sem glúten, a aplicação Find Me Gluten Free é uma das primeiras a aparecer no motor de pesquisa da Play Store, com uma boa avaliação por parte dos utilizadores.

A aplicação móvel encontra-se disponível para download gratuito na versão Android e IOS, e dedica-se exclusivamente a encontrar restaurantes com ementas livres de glúten. No entanto, pelos comentários permitidos aos utilizadores na aplicação, torna-se evidente que nem todos os restaurantes listados na plataforma têm a preocupação de se informar sobre os devidos cuidados a ter, como por exemplo, evitar a contaminação cruzada.

9 User Interface ou Interação do Utilizador é a interação física que o utilizador tem através da parte visual de um produto ou serviço.

A cada utilizador é permitido deixar um comentário e avaliação, para cada restaurante presente na plataforma, dando assim uma ideia aos restantes utilizadores dos melhores estabelecimentos onde podem ter uma experiência agradável sem causar danos na própria saúde.

Assim que se abre a aplicação móvel, aparecem no ecrã principal sugestões dos restaurantes com opções livres de glúten mais próximos da zona onde o utilizador se encontra, analisado pela aplicação através da localização do telemóvel. Para ter acesso detalhado à informação de cada restaurante e às avaliações dadas por outros utilizadores, a plataforma impõe a criação de uma conta ou, como opção alternativa, associar a uma já existente como a Google ou o Facebook. Do mesmo modo que o faz para essa funcionalidade, também voltar a pedir uma conta associada para muitas outras funcionalidades da aplicação móvel.

A informação disponibilizada sobre os restaurantes indicados para uma alimentação sem glúten pode ser adicionada ou alterada por qualquer utilizador. Por esse motivo, ao dar liberdade de partilha de informação por parte dos utilizadores, alguma da informação apresentada na aplicação pode estar errada, mas também apresenta uma maior oportunidade de ter uma lista mais diversificada de restaurantes com refeições sem glúten e a abranger mais locais, do que poderia ser possível, se fosse apenas uma entidade a colocar essa informação.

Em termos de interface a aplicação apresenta-se com um design simples, mas bastante eficiente. Apenas utilizadores com algum conhecimento de inglês poderão utilizar a plataforma, por não se encontrar em nenhuma outra língua.

3.1.2 GLUTEN FREE FOOD FINDER

Gluten Free Food Finder é uma aplicação muito simples de análise de produtos alimentares para determinar se o alimento tem glúten ou não.

Os produtos devem ser verificados através do seu código de barras, e por esse motivo, se o utilizador quiser analisar um produto que não possua fisicamente no momento não conseguirá, pois apenas funciona com o código de barras.

Existe ainda uma opção de adicionar novos alimentos sem glúten, que não tenham ainda qualquer informação ao passar o código de barras, por qualquer utilizador. Não é exigido em qualquer momento da utilização da aplicação a criação ou associação de uma conta, para ter acesso a essa funcionalidade ou qualquer outra da aplicação.

Figura 12: Ecrã da aplicação móvel Gluten Free Food Finder, Fonte: Play Store (2018)

3.1.3 THE GLUTEN FREE SCANNER

A segunda aplicação estudada que se foca também em scan do código de barras dos alimentos, está disponível para download gratuito para IOS e Android, com o nome The Gluten Free Scanner. A interface desta aplicação encontra-se melhor desenvolvida do que a anterior e, para além de fazer scan aos códigos de barras, também permite pesquisar alimentos para quem se quer informar sobre

quais os produtos alimentares sem glúten existentes, ou um produto específico que não possua no momento da pesquisa na aplicação.

Nesta aplicação, a base de dados não é atualizada por qualquer utilizador, segundo a descrição da mesma na App Store por parte dos criadores da aplicação, que mencionam ter uma equipa de nutricionistas e investigadores responsáveis por comunicar a informação na aplicação móvel o mais correta e completa possível.

Está também disponível uma secção na aplicação dedicada a ajudar a encontrar restaurantes indicados para os doentes celíacos poderem continuar a sua alimentação saudável sem glúten fora de casa.

Apesar desta ser a aplicação mais completa e que melhor resolve as necessidades de um utilizador com doença celíaca com uso bastante intuitivo para o utilizador, só se encontra disponível nos Estados Unidos por só conter informação útil sobre alimentos e restaurantes desse país.

Figura 13: Ecrãs da aplicação móvel The Gluten Free Scanner, Fonte: Play Store (2018)

3.1.4 ZOMATO

Zomato é uma aplicação ligada à área da restauração que indica os restaurantes, pastelarias e derivados que se encontram mais perto da localização dada pelo telemóvel.

Encontra-se disponível para download gratuito por utilizadores de IOS e Android, e é uma aplicação popular entre os utilizadores de ambos os sistemas operativos.

Esta aplicação não tem qualquer ligação com a alimentação livre de glúten e a doença celíaca, mas foi escolhida como um caso de estudo a nível de interface e sucesso da aplicação entre os utilizadores de smartphones.

Logo após iniciar a aplicação pela primeira vez, o utilizador é incentivado a associar a conta de Facebook, da Google ou o e-mail à aplicação, mas também tem a opção com menos destaque de fazer o login de uma conta noutra altura, dado assim a liberdade ao utilizador de proceder de acordo com as suas preferências.

A partir daí, o ecrã principal é dedicado a explorar algumas das sugestões mais próximas da localização do utilizador dadas pela aplicação. É também possível filtrar a pesquisa de estabelecimentos divididos por áreas como cafés, bares, takeaway, sobremesas, locais para sair à noite e estabelecimentos abertos recentemente.

A aplicação Zomato tem também disponível um pacote que pode ser comprado como um plano de 3 meses, 6 meses ou 12 meses, que dá alguns descontos em estabelecimentos alimentares com parceria com a aplicação, entre outros benefícios.

Por fim, é também possível ter um perfil para atualizar como uma cronologia, à qual só se pode aceder associando uma conta.

3.1.5 CELIHACK APP - GLUTEN FREE RESTAURANTS GUIDE

CeliHack App é uma aplicação móvel que indica onde podem ser encontradas ementas sem glúten, dando maior destaque ao prato em si do que ao restaurante.

No Google Play aparecem muitas críticas à aplicação referentes ao modo como a localização do telemóvel é forçada na aplicação, sem dar a opção de ver outros locais, o que poderá ser uma desvantagem para quem pretenda como preparação para uma viagem procurar com antecedência locais para comer. Na data em que a aplicação foi consultada já se encontrava a opção de procurar por localizações diferentes de onde o utilizador se encontra com o seu smartphone, aparecendo inicialmente sempre a localização atual do utilizador.

Qualquer utilizador pode adicionar uma ementa, completando com fotografia, local, categoria de comida e preço, dando logo nessa publicação a primeira avaliação ao local obrigatoriamente. Para dar uma avaliação a um estabelecimento é necessário ter uma conta criada na aplicação. São apresentados dois ícones, um com cara feliz e outro com cara triste, para mostrar a satisfação do utilizador. De seguida, é possível elaborar um texto para dar maior detalhe sobre a experiência. Na data em que a aplicação foi consultada, ainda não se encontrava informação disponível para utilizadores que queiram procurar restaurantes em Portugal.

Documentos relacionados