• Nenhum resultado encontrado

O Apoio ao Discente realizado pelo UDC contempla ações de acolhimento e permanência,

83 acompanhamento de estágios não obrigatórios remunerados, apoio psicopedagógico, participação em centros acadêmicos; entre outras ações inovadoras.

AÇÕES DE ACOLHIMENTO E PERMANÊNCIA

Considerando a importância de promover a integração e assimilação da cultura e da vida acadêmica dos alunos ingressantes, assim como a necessidade de integrar esses alunos no ambiente acadêmico apresentando o curso e as políticas institucionais, foi implantado o “acolhimento ao ingressante e permanência” com a finalidade de acompanhar o acesso e a trajetória acadêmica dos estudantes ingressantes e favorecer a sua permanência.

As ações têm como objetivos: desenvolver ações que propiciem um diálogo intercultural

na comunidade acadêmica; oferecer acolhimento, informações, socialização, solidariedade e conscientização aos alunos ingressantes; integrar o aluno ingressante no ambiente acadêmico, promovendo o contato com professores e alunos veteranos e com as informações sobre o funcionamento do UDC, dos cursos, dos projetos de extensão, investigação científica e dos programas de formação continuada; desenvolver ações de inclusão (bolsas; financiamentos; apoio psicopedagógico e em acessibilidade; nivelamento etc.) que visam a incluir os discentes nas atividades do UDC, objetivando oportunidades iguais de acesso e permanência, considerando-se não só a existência de deficiências, mas também diferenças de classe social, gênero, idade e origem étnica.

ACESSIBILIDADE METODOLÓGICA E INSTRUMENTAL

O órgão de apoio psicopedagógico e em acessibilidade (Núcleo de Apoio Psicopedagógico) atua para eliminar barreiras nos instrumentos, utensílios e ferramentas de aprendizagem utilizadas nas atividades de ensino, investigação científica e extensão que são desenvolvidas no curso. Orienta a metodologia de ensino-aprendizagem, os recursos pedagógicos e tecnológicos e as técnicas de ensino e avaliação; que são definidos de acordo com as necessidades dos sujeitos da aprendizagem. Quanto a esses aspectos, realiza atendimento de apoio aos discentes e docentes de forma contínua.

Sempre que necessário serão utilizados os recursos de tecnologia assistiva incorporados em teclados de computador e mouses adaptados, pranchas de comunicação aumentativa e alternativa, entre outros disponibilizados pela Instituição.

84

MONITORIA

Os alunos do curso podem participar do Programa de Monitoria. A Monitoria visa a proporcionar aos discentes participação ativa no âmbito de um componente curricular, sob orientação do docente responsável, com objetivo de contribuir para a melhoria do ensino, promover cooperação acadêmica entre discentes e docentes e fomentar a iniciação à docência.

NIVELAMENTO

O Centro Universitário Dinâmica das Cataratas auxiliará seus alunos em suas dificuldades de aprendizagem, orientando-os e estimulando-os a superá-las mediante o acompanhamento de professores orientadores e Coordenadores de Curso e também por meio do oferecimento de cursos e oficinas de nivelamento e recuperação.

No início de cada ano letivo, serão elaborados projetos de revisão de conhecimentos básicos para os alunos do primeiro semestre, a partir de uma prova diagnóstica aplicada aos calouros. O objetivo desses projetos é revisar, complementar e sedimentar conceitos essenciais para que o aluno acompanhe as disciplinas ministradas nos cursos de nível superior, elevando sua autoestima e melhorando seu desempenho na aprendizagem. Para tanto, serão ministradas aulas aos sábados, no período matutino, sem nenhum acréscimo financeiro ao aluno.

Destaca-se o programa de nivelamento e desenvolvimento das habilidades de Desenho de Observação, Desenhio da Figura Humana, Desenho de Moda e Sftwares Gráficos. A mesma política em relação às oficinas para revisão de conhecimentos básicos de Informática, Leitura e Interpretação de Texto será utilizada.

INTERMEDIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS REMUNERADOS

Uma coordenação de estágios organiza a documentação e operacionaliza estágios não obrigatórios no curso. Também apoia o coordenador do curso, divulga oportunidades de estágio não obrigatório remunerado, e promove contato permanente com ambientes profissionais (campos de estágio) e os agentes de integração para captação de vagas, atuando na integração entre ensino e mundo do trabalho.

85

APOIO PSICOPEDAGÓGICO

A Instituição oferece aos seus alunos um serviço de apoio psicopedagógico, que se destina à orientação acadêmica no que diz a respeito à vida acadêmica do discente, incluindo notas, desempenho, trabalhos, provas e frequência e aos problemas de aprendizagem.

O atendimento psicopedagógico para discentes é realizado por psicólogo através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico por agendamento. O Núcleo tem como objetivos estabelecer, propiciar e orientar aos discentes e docentes acessibilidade pedagógica e atitudinal através de:

• Atendimento aos acadêmicos com problemas pessoais, afetando a aprendizagem. • Atendimento aos discentes e docentes com problemas de relacionamento

interpessoal, seja com os próprios colegas ou na relação docente-discente; • Atendimento aos docentes diante da necessidade de orientação metodológica; • Atendimento ao corpo administrativo diante de situações do âmbito do Núcleo; • Orientação aos discentes e docentes para otimização da aprendizagem individual e

grupal;

• Colaboração com a avaliação docente e institucional;

• Oferecimento de estratégias visando fazer a profilaxia da recorrência de situações antípodas às condições ótimas de ensino-aprendizagem.

• O acompanhamento discente também será assegurando em caso de acadêmicos com transtorno do espectro autista, conforme Lei N0 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Outrossim, cabe ressaltar que este Núcleo também promove o acompanhamento docente quando necessário.

PARTICIPAÇÃO EM CENTROS ACADÊMICOS

O corpo discente terá como órgão de representação o Diretório Acadêmico, regido por Estatuto próprio, por ele elaborado e aprovado conforme a legislação vigente.

A representação terá por objetivo promover a cooperação da comunidade acadêmica e participação nos órgãos colegiados do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas. Compete ao Diretório Acadêmico indicar os representantes discentes, com direito a voz e voto, nos órgãos colegiados do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, vedada a acumulação.

86

OUTRAS AÇÕES INOVADORAS

O UDC fomenta a participação discente em projetos de extensão, artísticos, culturais e de responsabilidade social e ambiental, abertos à comunidade acadêmica e à população em geral.

As novas ideias dos docentes e discentes, oriundas da “sala de aula” (debates, discussões, estudo de casos, grupos de estudo etc.), das demandas da sociedade e do mundo do trabalho, transformadas em projetos, dão origem a atividades de extensão (oportunidades de aprendizagem alinhadas ao perfil do egresso).

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO

O Centro Universitário Dinâmica das Cataratas incentivará seus acadêmicos a estudarem no exterior através do Programa de Intercâmbio Acadêmico, com o objetivo de proporcionar a troca de informações e experiências com instituições de ensino de outros países, como forma de qualificar os alunos e valorizar o ensino oferecido. O programa possibilita cursar algumas disciplinas nas universidades conveniadas durante um semestre. Podem se inscrever alunos de graduação e pós-graduação, que tenham bom desempenho acadêmico e conhecimentos da língua estrangeira do país de destino.

O objetivo principal do intercâmbio acadêmico é proporcionar aos estudantes de graduação e pós-graduação a oportunidade de uma vivência acadêmica, em instituições estrangeiras, de forma a contribuir com a sua formação estudantil e com o seu crescimento pessoal e profissional, através de novas experiências, de trocas de conhecimento e da interação cultural. O Centro Universitário Dinâmica das Cataratas também recebe alunos e docentes das instituições conveniadas.