• Nenhum resultado encontrado

FUNCIONAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO

No documento CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS (páginas 111-116)

10. CORPO DOCENTE E TUTORIAL

10.5 CORPO DOCENTE

10.5.3 FUNCIONAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO

O funcionamento bem como a constituição do Colegiado de Curso seguem regulamento próprio como segue:

TÍTULO I

DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I

Da Natureza e das Finalidades

Art. 1º - O Colegiado de Curso é órgão normativo, deliberativo, executivo e consultivo, constituído para cada um dos cursos superiores do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, e que exerce as atribuições previstas neste Regulamento Interno, subordinando-se ao Conselho Universitário.

TÍTULO II

DA CONSTITUIÇÃO E DAS ATRIBUIÇÕES CAPITULO II

Da Constituição

Art. 2º - O Colegiado do Curso será constituído de: I - pelo Coordenador do Curso, seu Presidente;

II - por todos os docentes que ministram disciplinas do currículo do curso; III - por 01 (um) representante do corpo discente, escolhido por seus pares.

Parágrafo Único. O representante do corpo discente tem mandato de 01 (um) ano, vedada a sua recondução.

112

Art. 3º - A representação dos discentes será eleita pelos acadêmicos do curso de Graduação, dentre os estudantes que tenham cumprido, pelo menos 1(um)semestre da carga horária obrigatória do Curso, sendo designada através da Coordenação do Curso.

Art. 4º - O Coordenador do Curso será o Presidente nato do Colegiado do Curso, enquanto se mantiver na função de Coordenador.

CAPÍTULO III

Das Atribuições do Colegiado

Art. 5º - São atribuições do Colegiado do Curso de Graduação:

I - aprovar e reformular o projeto pedagógico do curso, submetido ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão;

II - elaborar o currículo do curso e suas alterações com a indicação das disciplinas e respectiva carga horária, de acordo com as diretrizes curriculares emanadas do Poder Público;

III - analisar e aprovar os planos de ensino das unidades curriculares do curso, propondo alterações quando necessárias com a participação da Coordenação Pedagógica; IV- fixar diretrizes para a elaboração de planos e programas de ensino, no âmbito do curso; V -estabelecer formas de acompanhamento e avaliação do curso, em articulação com a

Comissão Própria de Avaliação (CPA), inclusive acompanhando e auxiliando na divulgação dos resultados;

VI- decidir sobre aproveitamento de estudos e de adaptações, mediante requerimento dos interessados;

VII- apreciar os recursos interpostos por alunos e docentes, no âmbito de sua competência, como primeira instância;

VIII – apreciar convênios, no âmbito acadêmico, referentes ao curso, encaminhando-os para parecer ao Presidente do Colegiado;

IX – analisar os casos de infração disciplinar e, quando necessário, encaminhar ao órgão competente;

X – propor e/ou avaliar as atividades extracurriculares necessárias para o bom funcionamento do curso, registrando-as em formulários próprios;

XI – apresentar ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão regulamentos específicos do Curso referentes às Atividades Bibliografia Complementares, Estágios Curriculares e Trabalhos de Conclusão de Curso;

113

XII – avaliar, fixar normas e promover a integração dos componentes curriculares do curso, visando garantir-lhe a qualidade didático-pedagógica e a interdisciplinaridade;

XIII- colaborar com os demais órgãos do UDC no âmbito de sua atuação; XIV – exercer a fiscalização e o controle do cumprimento de suas decisões;

XV- exercer outras atribuições de sua competência ou que lhe forem delegadas pelos demais órgãos colegiados;

XVI – solucionar os casos omissos neste Regulamento e as dúvidas que por ventura surgirem na sua aplicação.

Art. 6º - Compete ao Presidente do Colegiado de Curso: I - integrar, convocar e presidir o Colegiado de Curso;

II - cumprir e fazer cumprir as decisões do Colegiado de Curso e dos demais órgãos da Administração Superior;

III - orientar, coordenar e supervisionar as atividades do curso;

IV - elaborar o horário do curso e fornecer ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão os subsídios para a organização do calendário acadêmico;

V - fiscalizar a observância do regime acadêmico e o cumprimento dos programas e planos de ensino, bem como a execução dos demais projetos da Coordenação de Curso; VI - acompanhar e autorizar estágios curriculares e extracurriculares no âmbito do curso; VII - homologar aproveitamento de estudos e propostas de adaptações de curso;

VIII - exercer o poder disciplinar no âmbito do curso;

IX - representar o Colegiado junto aos demais órgãos do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas;

X - designar relator ou comissão para estudo de matéria a ser decidida pelo Colegiado, quando for o caso;

XI - promover a integração com os Colegiados dos demais cursos;

XII- exercer outras atribuições de sua competência ou que lhe forem delegadas pelos demais órgãos do UDC.

Parágrafo Único: na ausência do Coordenador de Curso, a presidência do colegiado será exercida pelo representante docente mais antigo do Curso.

TÍTULO III

DO FUNCIONAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO E SUAS REUNIÕES CAPÍTULO I

114

Do funcionamento dos Colegiados de Curso

Art. 7º. O funcionamento dos órgãos colegiados obedece às seguintes normas:

I. as reuniões ordinárias realizam-se no início e no final de cada semestre e, as extraordinárias, por convocação do presidente ou a requerimento de 1/3 (um terço) dos membros do respectivo órgão;

II. reuniões realizam-se com a presença da maioria absoluta dos membros do respectivo órgão;

III. as reuniões de caráter solene são públicas e realizam-se com qualquer número; IV. nas votações, são observadas as seguintes regras:

V. as decisões são tomadas por maioria dos presentes;

VI. as votações são feitas por aclamação ou por voto secreto, segundo decisão do plenário; VII. as decisões que envolvem direitos pessoais são tomadas mediante voto secreto; VIII. o presidente do órgão participa da votação e no caso de empate, terá o voto de

qualidade;

IX. nenhum membro do órgão pode participar de sessão em que se aprecie matéria de seu interesse particular;

X. cada membro do respectivo órgão terá direito a apenas 01 (um) voto, independente dos cargos eventualmente acumulados.

XI. da reunião de cada órgão é lavrada ata, que é lida e aprovada ao final da própria reunião ou no início da reunião subsequente;

XII. os membros do órgão, quando ausentes ou impedidos de comparecer às reuniões, são representados por seus substitutos;

XIII. as reuniões que não se realizarem em datas pré-fixadas no calendário acadêmico, aprovado pelo órgão, são convocadas com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, salvo em caso de urgência, constando da convocação, a pauta dos assuntos. § 1º. As decisões de caráter emergencial poderão ser tomadas pelo seu presidente, ad referendum do Colegiado, devendo ser apreciadas na reunião subsequente, para ratificação.

§ 2º. A ausência de determinada classe de representante não impedirá o funcionamento do órgão colegiado, nem invalidará suas decisões.

Art. 8º. Será obrigatório, prevalecendo sobre qualquer outra atividade administrativa ou acadêmica, o comparecimento dos membros às reuniões dos órgãos colegiados.

§1º. Perderá o mandato o membro eleito ou indicado que faltar a duas reuniões consecutivas ou três intercaladas, sem justificativa.

115

§2º. São inelegíveis e perdem sua condição de representantes, para quaisquer órgãos colegiados deliberativos, os docentes e discentes que não estejam no pleno exercício das atividades da classe que representam.

Art. 9º. Na falta ou impedimento do presidente do órgão colegiado, a presidência será exercida por seu substituto imediato e, na falta ou impedimento deste, pelo membro do órgão colegiado mais antigo no UDC.

Parágrafo Único. O Reitor presidirá as reuniões dos órgãos colegiados do UDC a que comparecer.

CAPÍTULO II

DAS REUNIÕES DO COLEGIADO

Art. 10. Das decisões tomadas pelos órgãos colegiados poderão ser editados atos normativos pela presidência, nas seguintes formas:

I - resolução, quando se tratar de decisões de caráter normativo; ou II - portaria, quando regulamentar atos executivos.

Parágrafo Único. As resoluções e as portarias recebem números cardinais sequenciais, seguidos da indicação do ano em que foram editadas.

Art. 11. O secretário dos órgãos colegiados superiores será designado pelo presidente e a secretaria dos mesmos é de responsabilidade da Reitoria.

Parágrafo Único. Os demais órgãos colegiados serão secretariados por secretário designado pelo presidente de cada órgão.

Art. 12. Do ato ou deliberação de cada órgão colegiado caberá recurso ao órgão hierarquicamente superior.

§ 1º. O prazo para interposição de pedido de reexame ou de recurso das decisões dos órgãos colegiados será de até dez dias após as suas efetivas divulgações.

§ 2º. Os recursos contra as deliberações dos órgãos colegiados esgotam-se na esfera administrativa do Centro Universitário, sendo definitivas, desta forma, as decisões do Conselho Universitário.

Art. 13 - Antes do início da votação de qualquer matéria, poderá ser concedida vista a Membro do Colegiado que a solicitar, devendo o processo ser devolvido à Secretaria uma (01) semana após. Art. 14 - A reunião do Colegiado poderá ser suspensa ou encerrada por:

I – Conveniência da ordem;

II – Falta de “quorum” para deliberações; III – Falta de matéria a ser discutida.

116

Art. 15 - Os casos omissos serão resolvidos pelo próprio Colegiado.

Art. 16 - O presente regulamento terá vigência a partir da sua homologação pelo Conselho Universitário.

No documento CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS (páginas 111-116)