• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II – Estudo empírico

9. Proposta do modelo de gestão de voluntariado empresarial para a Schmitt-

9.3. Potenciais implicações práticas da proposta do modelo de gestão de

9.3.3. Apoio a crianças e idosos

Além dos jovens, fica claro que tanto nas entrevistas como nos resultados obtidos a partir do questionário, o público preferêncial com quem os colaboradores preferem trabalhar são as crianças e os idosos. Como nos disse anteriormente o entrevistado E2, também o entrevistado E1 é desta opinião:

“Crianças e idosos principalmente. Por norma as crianças que vivem em instituições precisam de alimentos, roupa entre outras coisas essenciais. Também, muitas vezes, estas instituições precisam de pequenas reparações na sua infra-estrutura e a Schmitt poderia entrar nesse tipo de projetos.”

O apoio a crianças e idosos pode ser dado ao longo do ano, em atividades voluntárias. Além das usuais ações relativas à época natalícia, como recolha de alimentos e roupa, poderia ainda existir um envolvimento dos colaboradores, mais presencial com este público. Propõe-se, mais uma vez, a eventual parceria com os lares de idosos que existem na comunidade e com a instituição que acolhe crianças desfavorecidas.

Em relação aos idosos, propõe-se uma eventual ação de formação/sensibilização, na qual se explique a forma correta de utilizar um elevador e como, por exemplo, se pode atuar em caso de emergência.

Ao nível das crianças, poderia ser prestado acompanhamento escolar e promover a segurança nos elevadores.

Propõe-se que, tanto os idosos como as crianças possam realizar uma visita às instalações da empresa. Estas ações/atividades propostas vão de encontro às preferências dos colaboradores, que como anteriormente se referiu, a atividade que mais gostariam de desenvolver seria o contacto direto com o público.

9.4. A implementação da proposta de um modelo de gestão de voluntariado empresarial na Schmitt-Elevadores, Lda, alinhada às opções estratégicas da

organização

Depois de apresentada a proposta de voluntariado empresarial para a Schmitt- Elevadores, Lda é necessário traçar diretrizes para que o programa esteja alinhado com as opções estratégicas da organização. Para isso, a organização poderá equacionar a sua atual política de responsabilidade social empresarial (Tachizawa, 2002) em que está inserido este projeto de voluntariado empresarial. Propõe-se à organização: refletir sobre os conceitos de responsabilidade social e voluntariado empresarial, identificar as questões que envolvem a responsabilidade social empresarial afetas ao voluntariado empresarial e a que tipo de públicos o programa se dirige.

Outra das dimensões importantes identificadas neste estudo, é o desempenho social das organizações de acordo com os princípios de responsabilidade social empresarial. Fica evidente que o desempenho social das empresas é tão importante como o seu desempenho económico (Porter & Kramer, 2006). Assim, será necessário à organização traçar objetivos e metas do seu desempenho social, com a finalidade de se tornar mais competitiva e ao mesmo tempo, ser considerada uma organização socialmente responsável e com consciência cidadã. Estas duas dimensões (voluntariado empresarial integrado na política de responsabilidade social - tabela 21 (página 143) e o desempenho social da organização - tabela 22 (página 144)) servem de base para definir de forma congruente e alinhada ao desempenho social da organização com as suas opções estratégicas (tabela 23 página 145).

Apresenta-se a seguir, a título de exemplo, como a Schmitt-Elevadores,Lda poderá integrar esta variável social no seio da sua organização. Os quadros seguintes refletem uma matriz com as principais ideias chave que a organização

pode utilizar, com o objetivo de poder fazer o alinhamento estratégico entre o negócio da organização e o programa de voluntariado empresarial.

TABELA 21:

Dimensão do VE, inserido na política de RSE

Definição para a organização dos conceitos de RSE e VE

RSE: Incorporar, na visão e missão sustentadas nos valores da organização, a variável da sustentabilidade;

VE: Incorporar, na visão e missão sustentadas nos valores da organização, a variável social/comunidade.

Questões que envolvem a RSE e o VE

RSE: Todo o tipo de questões que envolvem problemas sócio- ambientais, internos e externos à organização;

VE: Questões relativas à comunidade onde a organização está inserida.

Públicos aos quais a RSE e VE se dirigem

RSE: Todas as partes interessadas da organização: colaboradores, fornecedores, administração, clientes, sociedade, etc;

VE: De acordo com as preferências dos colaboradores, perceber com que tipo de público gostariam de trabalhar, desenvolvendo atividades que possam solucionar problemas existentes na comunidade onde a organização está inserida.

TABELA 22:

Dimensão do desempenho social

Forma como a organização responde às questões do

voluntariado empresarial

Proativa – Antecipa as questões, faz mais do que o exigido por lei.

Atividades e processos realizados

-Avaliação dos projetos de voluntariado, bem como tudo o que diga respeito a atividades de responsabilidade social;

-Avaliação constante das despesas;

-Redução de desperdícios, melhoria de recursos e melhor envolvimento entre atividades operacionais; -Disciplina orçamental para colaboradores, fornecedores e clientes;

-Investimento em novos produtos e serviços;

-Criação de canais de comunicação com colaboradores, fornecedores, clientes e sociedade. Informações utilizadas para a

escolha das atividades e processos

-Palestras, formações e pesquisas com os Stakeholders internos e externos;

-Práticas utilizadas no mercado;

-Indicadores e índices de sustentabilidade.

Envolvimento das áreas

funcionais

-Gestão do voluntariado e da responsabilidade social;

-Boa governação; -Liderança;

TABELA 23:

Alinhamento estratégico

Inclusão da variável social na

formulação estratégica

- Definição RSE e VE inseridos na missão da organização;

- Escolha de focos estratégicos; - Criação de política de RSE;

- Capacidade governativa sustentável, através de boa governação com uma liderança eficiente, respeitando as políticas de RSE.

Vínculo das práticas sociais com o core business da organização

Focos estratégicos: - Disciplina orçamental;

- Riscos e oportunidades sócio-ambientais (ao nível da dimensão do VE encontrar as reais necessidades da comunidade);

- Diálogo e transparência.

Incluir o voluntariado empresarial na cultura da organização

Através da consciencialização dos vários atores da organização. Esta abordagem deve ser feita pela gestão de topo sendo mais fácil, assim, incutir esta nova política no seio da organização. Forma de avaliação dos resultados –

utilizar um modelo de indicadores para a avaliação do desempenho

social

Indicadores e índices de gestão. Relatório anual de sustentabilidade (RSE) e relatório semestral das atividades de voluntariado (VE).

Reportação dos resultados com

frequência

Reportar à administração os resultados obtidos, pelo menos, duas vezes por ano.

9.5. Desenvolvimento de competências através da proposta de programa de