• Nenhum resultado encontrado

Capítulo I – Enquadramento teórico

1.3. Potencialidades do voluntariado empresarial

Para além das contribuições do Estado, a economia social (terceiro setor) vive muito do trabalho voluntário de muitos cidadãos e dos donativos de particulares e organizações. Nesta temática destaca-se igualmente o empreendedorismo social, o qual através de projetos que respondem a problemas sociais ou ambientais, atua como agente de mudança social. Hoje em dia, além das usuais contribuições filantrópicas, algumas organizações têm vindo a desenvolver programas de voluntariado empresarial, dando possibilidade aos seus colaboradores de despenderem algumas horas do seu tempo laboral em projetos de voluntariado. (BCSD Portugal, 2011).

O voluntariado empresarial contempla diversos benefícios, contribuindo positivamente: para a comunidade, para os colaboradores voluntários, para as organizações/instituições sociais e para as respetivas organizações. Assim, o voluntariado empresarial é gerador de importantes contribuições, tanto a nível económico como a nível social, ajudando a tornar a sociedade mais justa e menos desigual (Santos, 2005).

As vantagens das organizações estão muito relacionadas com os benefícios para os colaboradores que participam nas atividades/ações de voluntariado empresarial, uma vez que os colaboradores fazem parte da organização. A principal vantagem das práticas de voluntariado empresarial para as empresas, passa pela eventual melhoria da imagem pública, que poderá ter impactos positivos nos clientes e colaboradores (Gatignon-Turnau & Mignonac, 2014).

O voluntariado empresarial deve ser visto numa tripla perspetiva win-win- win (Quirk, 1998; Samuel et al. 2013), pois, durante estas atividades, o envolvimento de diferentes stakeholders permite a troca de conhecimentos (Allen, 2000), melhora performance e permite gerar maior motivação e envolvimento no trabalho dentro das empresas (Azevedo, 2007).

Allen (2003) explica que o voluntariado empresarial produz novas fontes de energia e talento. Ressalva ainda que o voluntariado empresarial pode ajudar na conquista de objetivos estratégicos, fortalecendo a imagem pública das organizações.

Sob outro ponto de vista, Corrullón e Medeiros (2002) afirmam que os programas de voluntariado solidificam a imagem da empresa, particularmente junto da imprensa e da opinião pública. Corroborando com esta ideia, Basil et al. (2009) defendem que o voluntariado empresarial, como estratégia de responsabilidade social empresarial, permite às organizações melhorar a sua imagem, ao mesmo tempo que proporciona benefícios sociais à comunidade.

De acordo com Tuffrey (2013), o voluntariado empresarial, além de contribuir para o aumento da reputação e da melhoria das relações da organização e da comunidade onde está inserida, tem-se mostrado capaz de potenciar um maior envolvimento, satisfação e produtividade dos seus colaboradores.

Ainda, de acordo com o mesmo autor, o estudo “Good Companies, Better Employes” – (Tuffrey, 2013), os programas de voluntariado empresarial geram vários benefícios para as organizações onde se destacam:

 aumento da satisfação dos colaboradores em relação ao empregador;

 aumento da satisfação do colaborador em relação ao trabalho por si desempenhado;

 aumento da predisposição do colaborador para participar em programas de desenvolvimento de competências;

 maiores taxas de retenção de colaboradores que participam em ações/atividades de voluntariado empresarial.

Foi possível verificar que participar em iniciativas de voluntariado pode trazer vantagens pessoais e profissionais para os colaboradores. A nível pessoal, os voluntários sentem-se mais úteis, por poderem colaborar no desenvolvimento da comunidade onde estão afetos.

No estudo Volunteering – The Business Case (Corporate Citizenship, 2010), os colaboradores envolvidos em programas de voluntariado referem que estes possibilitaram o desenvolvimento de competências: ao nível da comunicação, habilidade para ajudar os outros, adaptação, negociação, liderança, resolução de problemas, trabalho em equipa, vontade de melhoria contínua, planeamento e organização.

De acordo com este estudo, 41% dos colaboradores afirmam que as competências adquiridas em projetos de voluntariado empresarial os ajudaram a melhorar a sua performance, no seu local de trabalho.

De seguida, é apresentado um quadro (tabela 1), onde se destacam as principais potencialidades do voluntariado empresarial.

TABELA 1

Benefícios do voluntariado empresarial

Fonte: adaptado, Marisa & Roriz, 2014

O quadro identifica o que foi revisto na literatura, acentuando as potencialidades do voluntariado empresarial em 3 grandes grupos: organização, colaboradores e comunidade. De todos estes benefícios destacam-se a boa imagem e reputação da empresa, que sairá mais forte depois de desenvolver este tipo de projetos. É de salientar que a comunidade tem um ganho imenso, pois, existe uma troca de conhecimento essencial para o desenvolvimento da sociedade.

O voluntariado empresarial apresenta também algumas limitações. Torna-se necessário perceber se a organização está preparada para investir num projeto desta natureza; caso contrário, os efeitos poderão ser nefastos. A título de exemplo, podemos dizer que se o número de horas despendido para

Organização Colaboradores Comunidade

- Maior envolvimento dos colaboradores;

- Maior motivação dos colaboradores;

- Fortalecimento da imagem corporativa;

- Publicitação de práticas socialmente responsáveis; - Melhoria das relações com todos os stakeholders;

- Bom clima organizacional.

- Desenvolvimento de competências;

- Maior motivação e auto- estima; - Melhor performance no posto de trabalho; - Aprendizagem pessoal e profissional. - Maior interação e envolvimento; - Desfrutar e usufruir do conhecimento e experiência das organizações e colaboradores; - Resolução de problemas que atingem a comunidade; - Melhor qualidade de vida; - Sociedade mais justa e equilibrada.

atividades/ações de voluntariado empresarial for muito acentuado, este pode levar a atrasos que coloquem em risco os objetivos traçados pela empresa. Assim, a perceção do desenvolvimento das competências dos colaboradores aumenta com as horas de voluntariado, mas apenas até um certo ponto (Booth et al., 2009). Os voluntários podem exercer atividades de voluntariado empresarial a pedido de outras pessoas, ou porque o seu grupo de colegas também participa e ou, ainda, por sofrerem pressões por parte da empresa (Azevedo, 2007; Rodell, 2013).

Podem também ter expetativas de receber algum tipo de compensação, ou obter um melhor estatuto dentro da empresa (Pavia, 2014).