• Nenhum resultado encontrado

a

poio a educadores

122

Como agir com um adolescente difícil? Um livro para pais e profissionais

J.-D. Nasio

T

odos os pais e professores já passaram ou ainda vão passar por essa fase. Mesmo assim, as perguntas persistem: Por que os adolescentes são tão difíceis? Como lidar com eles no cotidiano? O renomado psicanalista e psiquiatra J.-D. Nasio apresenta numerosos conselhos sobre o que de-vemos ou não fazer para ajudar o adolescente a seguir em busca do amadurecimento e explica o que acontece duran-te essa misduran-teriosa e contraditória fase da vida.

Angústia, tristeza, revolta, orgulho e medo são alguns dos sentimentos típicos da adolescência e não saber ex-pressá-los é um dos principais dilemas dessa fase. O jo-vem pode passar apenas por uma “neurose saudável de crescimento”, uma fase necessária, mas passageira, ou sentir um sofrimento intenso que estimula comporta-mentos de risco. Seja qual for a técnica médica ou psi-coterapêutica empregada, o caminho está na qualidade do diálogo afetivo que o adolescente estabelece com o profissional e com os pais.

Tradução: André Telles, 124pp, isbn: 978-85-378-0694-4

Tradução: André Telles, 160pp, isbn: 978-85-7110-972-8

Édipo

O complexo do qual nenhuma criança escapa

J.-D. Nasio

o

que é o complexo de Édipo? A partir de sua vasta ex-periência como palestrante e clínico, J.-D. Nasio analisa separadamente o desenvolvimento do conceito mais cru-cial da psicanálise no menino e na menina. Sempre claro e objetivo em suas exposições, avalia a presença do Édipo na raiz das neuroses ordinárias e mórbidas do homem e da mulher, e sintetiza os principais tópicos relativos ao tema – como a castração, a figura do Falo e o papel exercido pelo pai nesse processo. Ao longo do livro, seções curtas com esquemas e quadros comparativos. E ainda: um apanhado de citações-chave de Freud e Lacan sobre o Édipo.

a

poio a educadores

123

Como ouvir as crianças

E responder às suas perguntas mais difíceis

Claude Halmos

o

que, afinal, uma criança deve saber? O que devemos – e o que não devemos – dizer? E como falar? A escrito-ra e experiente psicanalista Claude Halmos se entrega a esse exercício delicado, respondendo às perguntas em-baraçosas que lhe são feitas por crianças e adolescentes. Incluídas neste livro, suas respostas ajudarão os pais a descobrir a melhor maneira de estabelecer contato com os filhos e a compreender com clareza os sentimentos, dilemas e inquietações mais comuns nas primeiras fases da vida.

Em linguagem extremamente acessível, Como ouvir as crianças é leitura essencial a todos os que estão às voltas com as dores e as delícias de educar, sejam pais, psicólo-gos ou professores.

Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges, 152pp, isbn: 978-85-378-0883-2

A criança de 5 a 10 anos Um livro para pais e educadores

Abrahão H. Brafman

Q

uando uma criança passa dos cinco anos, sua atenção deixa de se concentrar apenas na família e o mundo ex-terior passa a despertar sua curiosidade. A mudança traz alegrias para os pequenos, mas também uma série de dú-vidas, desconfianças e hesitações. Como lidar com essa situação?

O experiente psicanalista Abrahão Brafman desvenda os muitos mistérios presentes nessa etapa da vida. Ele descreve com clareza os dilemas e as inquietações mais comuns na vida das crianças nessa faixa etária. E ainda aborda temas que podem ser extremamente perturbado-res, como divórcios ou ausência de progenitoperturbado-res, ciúme entre irmãos, efeitos da adoção, problemas de sono, fobia escolar, dificuldades de relacionamento com outras crian-ças e tendência homossexual precoce.

Coleção: Vida em Família, Tradução: Vera Ribeiro, 184pp, isbn: 978-85-378-1198-6

a

poio a educadores

124

Tradução: Fabiano Morais, 360pp, ilustrado, isbn: 978-85-378-0516-9

O gênio em todos nós

Por que tudo que você ouviu falar sobre genética, talento e QI está errado

David Shenk

P

or que, entre tantos músicos, atletas, cientistas, pou- cos alcançam aquilo que costumamos chamar de “ge-nialidade”? Quem aposta que é alguma qualidade gené-tica, ainda não conhece as teorias defendidas por esse livro. Em contestação à tendência de explicar o surgi-mento desses indivíduos excepcionais por meio de um determinismo genético, David Shenk, autor de livros de grande sucesso nos Estados Unidos e colaborador de diversos periódicos, desenvolve um brilhante argu-mento a favor da capacidade humana de moldar suas próprias habilidades. Segundo o autor, os genes apenas desenham as possibilidades de cada pessoa, que serão impulsionadas ou desestimuladas pelo meio em que vive e pelo trabalho individual. O resultado é uma visão otimista do ser humano, não mais destinado à grandeza ou à mediocridade por fatores que não pode controlar.

De onde vêm as boas ideias

Steven Johnson

A

final, de onde vêm as boas ideias? Essa é uma per-gunta que todos gostariam de saber responder. Ste-ven Johnson, um dos mais influentes pensadores da internet, consegue. O autor descarta o senso comum de que os grandes criadores já nascem geniais e, iso-lados em seus estúdios ou laboratórios, concebem as grandes descobertas. Traçando a história por trás de quase 200 invenções, comprova que um ambiente conectado, em que intuições circulam livremente, é mais propício para o surgimento de grandes ideias. Com as ferramentas presentes nos dias de hoje, qual-quer pessoa é capaz de criar algo inovador. É preci-so, porém, saber cultivar. Como? Essa é mais uma pergunta que Johnson consegue responder.

Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges, 260pp, isbn: 978-85-378-0684-5

a

poio a educadores

125

Sobre educação e juventude

Zygmunt Bauman

Q

ual o papel da educação num mundo em que não há mais visão clara de futuro? Que função devem desempe-nhar os educadores quando os jovens se defrontam com profundas incertezas quanto à sua sorte e às expectativas de uma vida estável?

Os valores do mundo de consumo exigem que as pessoas esqueçam hoje o que aprenderam ontem e aprendam hoje o que devem esquecer amanhã.

Neste livro contundente, o renomado sociólogo Zyg-munt Bauman reflete sobre o destino dos jovens e o papel da educação e do educador diante do panorama atual da so-ciedade, traçando para os educadores um novo caminho: fomentar a resistência e o espírito crítico. E prescreve: “É pela escola que devemos recomeçar.”

Tradução: Carlos Alberto Medeiros, 136pp, isbn: 978-85-378-1032-3

Um preço muito alto

A jornada de um neurocientista que desafia nossa visão sobre as drogas

Carl Hart

N

a juventude, Carl Hart levou a vida das ruas, nos gue-tos de Miami. Hoje ele é um neurocientista respeitado – o primeiro professor negro de ciências da Universidade Columbia –, cujas pesquisas pioneiras e polêmicas estão redefinindo nossa compreensão do vício.

Nesse polêmico relato autobiográfico, o autor vai além do alarde e dos exageros do movimento antidro-gas, examina a relação entre droantidro-gas, prazer, escolha e motivação, tanto no cérebro quanto na sociedade. Suas descobertas lançam novas luzes sobre ideias correntes a respeito de raça, pobreza e drogas, explicando o fracasso das atuais políticas nesse terreno.

Uma história forte de esperança, contada por um cien-tista que dedicou sua vida a ajudar os outros, Um preço muito alto vai mudar a maneira como pensamos sobre as drogas – e também como podemos promover mudanças.

Tradução: Clóvis Marques, 328pp, isbn: 978-85-378-1264-8

a

poio a educadores

126

A ciência dos bebês

Da gravidez aos 5 anos – como criar filhos inteligentes e felizes

John Medina

Q

uem nunca ouviu, por exemplo, que a televisão pode ser nociva para os pequenos? Ou que a ansie-dade das mães acaba passando para os filhos? Mas na hora de explicar a razão das afirmações ficamos com a dúvida: estamos diante de uma informação confiá-vel ou de mais outro dos muitos mitos envolvendo o universo infantil?

O biólogo molecular e pesquisador John Medina esclarece, com dados de pesquisas científicas, uma série de questões como essas e explica como se de-senvolve o cérebro de uma criança. Com descobertas recentes da ciência nas áreas de neurociência e psi-cologia, mostra como os pais podem ajudar na edu-cação de filhos mais saudáveis, inteligentes e felizes.

Coleção Vida em família, tradução: Laura Alves e Aurélio Rebello, 300pp, ilustrado, isbn: 978-85-378-0962-4,

A criança do espelho

Françoise Dolto e J.-D. Nasio

o

diálogo caloroso e envolvente entre representantes de duas gerações distintas de psicanalistas coloca o leitor em contato direto com a ideia e a prática da psicanalis-ta, respeitada pelo importante trabalho realizado com crianças. Em pauta, temas como o papel do espelho na vida de uma criança, a função do rosto para elas e o que é um desenho infantil. O volume ainda é ilustrado com exemplos de casos e sessões de terapia.

Coleção Transmissão da Psicanálise, tradução: André Telles, revisão: Marco Antonio Coutinho Jorge, 96pp, isbn: 978-85-378-0049-2

a

poio a educadores

127

Filosofia da educação

Leonardo Sartori Porto

u

m livro que mostra a relação entre a forma de ensinar e a ma-neira como adquirimos conhecimento. Ao abordar as principais teorias filosóficas sobre a educação, Leonardo Sartori Porto, que leciona na Faculdade de Educação da UFRGS, apresenta um diá-logo que ocorre há mais de dois milênios, de Platão e Aristóteles a Dewey e Adorno.

Educação e psicanálise

Rinaldo Voltolini

P

sicanálise e educação: as duas áreas, apesar de próximas, abor-dam de modo distinto a relação entre mestre e aluno. Enquanto a pedagogia busca o que seria o melhor modo de educar, a psica-nálise se atém às condições necessárias para que haja aprendiza-do. O psicanalista Rinaldo Voltolini, professor da Faculdade de Educação da USP, mostra como Freud foi um grande pensador do assunto ao abordar os dilemas do homem frente à civilização.

Quando impor limites? Devemos educar visando a uma profis-são ou a conhecimentos gerais? O ideal é privilegiar o indivíduo ou investir em uma educação para todos? Essas e outras pergun-tas são discutidas pelo autor a partir de um ponto de vista psicana-lítico, envolvendo questões de ética.

O adolescente e o outro

Sonia Alberti

A

final, o que é a adolescência?” Na busca de uma resposta para essa pergunta tão corriqueira quanto complexa, a autora, profes-sora adjunta do Instituto de Psicologia da Uerj, demonstra que, re-correndo à história, à mitologia, à literatura e sobretudo à clínica, o psicanalista pode compreender melhor o adolescente.

Col. Filosofia Passo-a-Passo, 72pp, isbn: 978-85-7110-914-8

Col. Psicanálise Passo-a-Passo, 84pp, isbn: 978-85-378-0711-8

Col. Psicanálise Passo-a-Passo, 80pp, isbn: 978-85-7110-776-2