• Nenhum resultado encontrado

clássicos Zahar edições comentadas

\

Alice, Contos de fadas, Os três mosqueteiros, Peter Pan e muitos outros clássicos da

lite-ratura em uma versão comentada por renomados especialistas. Curiosidades e deta-lhes destacados nas obras que estimulam uma leitura mais crítica por parte do aluno.

Tradução, apresentação e notas: Thiago Lins, ilustrações: Hal Foster, 336 pp, isbn: 978-85-378-1183-2

Tarzan

Edição Comentada e Ilustrada

Edgar Rice Burroughs

ó

rfão com apenas um ano de idade, o pequeno lorde Greystoke é adotado por um antropoide, tranformando-se em Tarzan – o homem-macaco, ágil, forte, líder da selva.

Mas, tendo contato com membros de uma expedição americana, entre eles a bela Jane, o herói se transforma. Pode um homem selvagem resistir ao chamado da flores-ta, ou suas origens como nobre falarão mais alto?

adequado para Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, Formação do Professor

temas transversais Ética

interdisciplinaridade Língua Portuguesa (Literatura), História, Filosofia, Sociologia

O Lobo do Mar

Edição Comentada e Ilustrada

Jack London

o

náufrago Humphrey van Weyden é resgatado pela escuna Ghost e obrigado pelo temido capitão Wolf Larsen a integrar a tripulação.

No peculiar embate entre as concepções de ambos, a violência ganha ares de filosofia e Jack London ultrapas-sa o romance de aventura, criando uma reflexão sobre o bem e o mal, o determinismo e a condição humana.

adequado para Ensino Médio, Formação do Professor temas transversais Ética

interdisciplinaridade Língua Portuguesa (Literatura), História, Filosofia

Tradução: Daniel Galera, apresentação: Joca Reiners Terron, notas: Bruno Costa, 368 pp, isbn: 978-85-378-1122-1

literatura

30

As aventuras de Robin Hood Edição Comentada e Ilustrada

Alexandre Dumas

A

o mesmo tempo bandido e mocinho, herói de inúme-ras histórias e canções da tradição oral, o lendário Robin Hood encontra aqui sua melhor versão literária: no talen-to inquestionável de Alexandre Dumas.

Ambientado na Inglaterra nos séculos XII e XIII, As aventuras de Robin Hood traz as peripécias do fora da lei e seu bando em busca de justiça e igualdade, e também de diversão. Nas matas de Sherwood e Barnsdale, acom-panhamos os embates de Robin com o xerife de Nottin-gham, sua história de amor com Lady Marian e sua par-ceria com o leal João Pequeno e frei Tuck – tudo isso na narrativa ágil e mordaz que é marca registrada do autor.

A edição reúne pela primeira vez os dois volumes de Dumas sobre Robin Hood: O príncipe dos ladrões e O

pros-crito. Além do texto integral em cuidadosa tradução, o lei-tor ainda conta com dezenas de notas, cronologia e uma esclarecedora apresentação.

Tradução, apresentação e notas: Jorge Bastos, 472pp, isbn: 978-85-378-1260-0 adequado para Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, Formação do Professor temas transversais Ética

interdisciplinaridade Língua Portuguesa (Literatura), História

Tradução: Vivien Kogut Lessa de Sá, apresen-tação e notas: Lênia Márcia Mongelli, 328pp, ilustrado, isbn: 978-85-378-1065-1

Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda Edição Comentada e Ilustrada

Howard Pyle

o

ilustrador e escritor Howard Pyle revive, nessa edi-ção, a saga do Rei Arthur, suas batalhas para manter Excalibur, a espada que lhe dá direito ao trono depois de ser retirada de uma bigorna; o seu amor por Lady Guinevere e as origens da Távola Redonda; Merlin, traí- do pela feiticeira Vivien, além de Morgana e a Dama do Lago; e tantos nobres cavaleiros.

A linguagem e a diagramação são inspiradas nos textos medievais, com resumos da história em peque-nos destaques ao longo do texto.

adequado para Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, EJA temas transversais Ética, Pluralidade Cultural

literatura

31

Os Maias

Edição Comentada e Ilustrada

Eça de Queirós

E

dição primorosa da coleção Clássicos Zahar, inclui apresentação, centenas de notas, cronologia e ilustra-ções inéditas.

Obra máxima de Eça de Queirós e um marco da literatura portuguesa, Os Maias envolve irresistivel-mente o leitor na atmosfera da Lisboa do final do sé-culo XIX. Tendo como protagonistas Afonso, Pedro e Carlos Eduardo da Maia, e apresentando outros per-sonagens memoráveis, como João da Ega, Dâmaso Salcede, Maria Eduarda e o casal Gouvarinho, narra a trajetória de uma família, a história de um amor im-possível e os rumos de um país.

Eça dá vida a um refinado jogo social e compõe um panorama da cultura e dos problemas sociais e políticos do seu tempo, numa prosa limpa, cortante e inigualável. A ironia, o sentimentalismo e a crítica mordaz são alguns dos componentes fundamentais da grandiosidade literária de Eça de Queirós, que se completa na criação de seus personagens e na cons-trução novelística, na descrição comovente e dramá-tica da vida e da sociedade de seu tempo.

A edição traz centenas de notas, posfácio, crono- logia de vida e obra de Eça de Queirós e ilustrações iné-ditas. As gravuras são do arquiteto Wladimir Alves de Souza (responsável, entre outros projetos, pelas man-sões que hoje abrigam o Museu da Chácara do Céu e o Museu da Casa Brasileira), e foram feitas para o Clube do Eça, grupo existente no Brasil nos anos 960 que reunia apaixonados pela obra e o universo queirosiano.

Notas: Aluizio Leite e Monica Figueiredo, posfácio: Monica Figueiredo, 578pp, ilustrado, isbn: 978-85-378-1196-2 adequado para Ensino Médio, Formação do Professor temas transversais Ética interdisciplinaridade Língua Portuguesa (Literatura), História

literatura

32

Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges, introdução e notas: Martin Gardner, ilustrações: John Tenniel, 416pp, isbn: 978-85-378-0826-9

Alice

Edição Comentada e Ilustrada

Lewis Carroll

A

edição consagrada de Aventuras de Alice no País das

Maravilhas e Através do espelho, obras-primas de Lewis Carrol, que não podem faltar nas bibliotecas e nas es-colas. Além da tradução vencedora do Prêmio Jabuti, o livro inclui centenas de notas esclarecendo passagens, trocadilhos de época, enigmas lógicos e referências à vida pessoal do autor, elaboradas por Martin Gardner, um dos maiores especialistas em Carroll. Traz ainda todas as ilustrações originais de John Tenniel, além de esboços recém-descobertos; introdução situando esses clássicos no contexto da Inglaterra vitoriana; bibliogra-fia da obra de Lewis Carroll, enriquecida com edições em português; filmografia de Alice para o cinema, a te-levisão e desenhos animados; e um episódio inédito de

Através do Espelho: “O Marimbondo de Peruca”.

Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges, edição, introdução e notas: Maria Tatar, 452pp, ilustrado, isbn: 978-85-378-0828-3

Contos de fadas

Edição Comentada e Ilustrada

de Perrault, Grimm, Andersen & outros

E

ssa edição comentada e ilustrada reúne 26 contos originais de Grimm, Perrault e outros em suas versões originais. Cada texto é enriquecido por notas e uma apresentação − elabo-radas por Maria Tatar, autoridade no campo do folclore e da literatura infantil − que exploram suas origens históricas e complexidades culturais e psicológicas. Além disso, o volume conta com cerca de 300 pinturas e desenhos de ilustradores célebres como Arthur Rackham, Gustave Doré, George Crui-kshank, Edward Burne-Jones, Edmund Dulac e Walter Crane.

AdequAdo pArA Ensino Médio, EJA, Formação do Professor

TemAs TrAnsversAis Ética, Pluralidade Cultural

inTerdisCiplinAridAde

Língua Portuguesa (Literatura), História, Geografia, Filosofia, Sociologia

✸prêmio fnlij de tradução jovem

AdequAdo pArA

Ensino Médio, Formação do Professor

TemAs TrAnsversAis

Ética, Pluralidade Cultural

inTerdisCiplinAridAde

Língua Portuguesa (Literatura), Matemática

literatura

33 Tradução e notas: André Telles,

apresentação: Rodrigo Lacerda, ilustrado, 456pp, isbn: 978-85-378-0730-9

O corcunda de Notre Dame Edição Comentada e Ilustrada

Victor Hugo

N

a Paris do século XV, a cigana Esmeralda dança em frente à catedral de Notre Dame. Ao redor da jovem e da igreja, dançam outros personagens inesquecíveis – como o cruel arquidiácono Claude Frollo, o capitão Phoebus, a velha reclusa Gudule e, claro, o disforme Quasímodo, o corcunda que cuida dos sinos da cate-dral. Com uma trama arrebatadora, que tem a cidade de Paris como bem mais do que um mero pano de fun-do, Victor Hugo criou um dos grandes clássicos do ro-mantismo francês, de leitura irresistível.

A edição traz o texto integral, notas explicativas e mais de 50 ilustrações originais.

Tradução, apresentação e notas: Jorge Bastos, 496pp, ilustrado, isbn: 978-85-378-1088-0

adequado para Ensino Médio, Formação do Professor temas transversais Pluralidade Cultural interdisciplinaridade Língua Portuguesa (Literatura), Ciências (Biologia, Física), História, Geografia

adequado para Ensino Médio, Formação do Professor temas transversais Ética, Pluralidade Cultural interdisciplinaridade Língua Portuguesa (Literatura), História, Geografia

20 mil léguas submarinas Edição Comentada e Ilustrada

Jules Verne

H

á mais de 50 anos, a obra-prima do escritor fran-cês Jules Verne (828-905), que ajudou a criar o gênero ficção científica, encanta leitores de todas as idades. A aventura é das mais emocionantes. O leitor é transpor-tado para 866, ano em que navios de diferentes nacio-nalidades começam a naufragar e sofrer misteriosas avarias. Atrás dos mistérios, uma equipe vai viajar pelo fundo do mar a bordo do Nautilus, desbravando águas remotas, enfrentando criaturas das profundezas e des-cobrindo fauna e flora exuberantes.

Um clássico da literatura mundial em uma edição bra-sileira à altura. Contém mais de 70 gravuras de época, notas explicativas e uma tradução cuidadosa.

literatura

34

Peter Pan

Edição Comentada e Ilustrada

J.M. Barrie

N

a história criada pelo escritor escocês J.M. Barrie e publicada pela primeira vez no início do século XX Pe-ter Pan e a fada Sininho levam Wendy, João e Miguel para conhecer o lugar em que vivem, a Terra do Nun-ca, onde todos são eternamente crianças. Juntos, eles vão enfrentar o temível Capitão Gancho e seus piratas, conhecer índios e sereias, em uma história cheia de emoção e aventuras.

Com tradução cuidadosa, a edição inclui ilustrações originais e apresentação da escritora Flávia Lins e Silva.

✸altamente recomendável – fnlij

✸adotado em escolas

Tradução: Júlia Romeu, notas: Thiago Lins, apresentação: Flávia Lins e Silva, ilustrado, 224pp, isbn: 978-85-378-0890-0

O Mágico de Oz

Edição Comentada e Ilustrada

L. Frank Baum

s

ucesso imediato logo após sua publicação, O Mágico de Oz tornou-se a mais famosa história infantil da lite-ratura americana, adaptada para o cinema e o teatro e traduzida para inúmeros idiomas.

Além de texto integral, ilustrações originais e notas, essa edição traz dois importantes textos: a apresentação de Martin Gardner, que retraça a vida e a obra de L. Frank Baum; e o prefácio de Gustavo Franco, que inau-gura no Brasil uma surpreendente leitura do romance, conectando a saga de Dorothy e seus amigos a questões políticas e econômicas do fim do século XIX nos EUA.

adequado para

Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, EJA, Formação do Professor

temas transversais Ética, Pluralidade Cultural interdisciplinaridade Língua Portuguesa (Literatura), Filosofia

Tradução: Sérgio Flaksman, prefácio: Gustavo H.B. Franco, apresentação: Martin Gardner, notas: Juliana Romeiro ilustrado, 252pp, isbn: 978-85-378-1134-4 adequado para Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, Formação do Professor temas transversais Ética, Pluralidade Cultural

interdisciplinaridade Língua Portuguesa (Literatura), Filosofia

literatura

35

Persuasão Edição Comentada

Jane Austen

N

a Inglaterra rural, no início do século XIX, Anne Elliot, filha de um vaidoso e esnobe baronete, apaixona-se por Frederick Wentworth, um jovem inteligente e am-bicioso, mas sem tradições ou conexões familiares im-portantes. Por esse motivo, é persuadida pela família a romper com ele. Oito anos depois, Anne pensa com mais autonomia e maturidade e o destino fará com que seu caminho e o de seu grande amor se cruzem novamente.

Essa obra-prima ganhou uma edição definitiva, com o texto integral em cuidadosa tradução, centenas de notas explicativas e cronologia de vida e obra de Jane Austen.

O romance é seguido ainda de duas novelas inéditas em português: Lady Susan, uma narrativa epistolar em que a personagem-título procura manipular a todos os parentes conforme seus interesses; e Jack e Alice, que se passa em uma festa à fantasia, onde, pouco a pouco, a identidade dos convidados vai sendo revelada.

Tradução e notas: Fernanda Abreu, apresentação: Ricardo Lísias, colaboração nas notas: Juliana Romeiro, 360pp, isbn: 978-85-378-0811-5 adequado para Ensino Médio, Formação do Professor temas transversais Ética interdisciplinaridade Língua Portuguesa (Literatura), História, Filosofia, Sociologia

A besta humana Edição Comentada e Ilustrada

Émile Zola

F

rança, 1870. Atormentado pelo desejo de matar as mulheres por quem se sente atraído, o maquinista Jacques Lantier se refugia no comando de sua possante locomotiva a vapor, com que pe-riodicamente cruza a linha Paris-Le Havre. Os trilhos sobre os quais roda fazem com que ele cruze com a bela e cruel Séverine, e determinam as vidas dos tocantes personagens deste livro.

Mestre do naturalismo francês, Émile Zola nos põe em conta-to com a maldade que existe em cada um de nós. Complemen-tam este impactante romance dezenas de notas, ilustrações, cro-nologia e uma apresentação feita especialmente para essa edição.

adequado para Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, EJA, Formação do Professor temas transversais Ética, Pluralidade Cultural

interdisciplinaridade Língua Portuguesa (Literatura), Filosofia

Tradução, apresentação e notas: Jorge Bastos, 376pp, isbn: 978-85-378-1291-4

A BESTA