• Nenhum resultado encontrado

p

a

ra o professor

Fundamentos de gramática do português

José Carlos de Azeredo

A

o analisar a língua escrita “viva” – aquela em que são escritos os jornais e revistas, assim como as obras técnicas e ensaísticas –, essa gramática re-nova o estudo do português, sendo instrumento para professores, pesquisadores e outros profissio-nais. Aos estudantes dará estímulo para que tirem suas próprias conclusões, a partir da observação dos fatos da língua, de Italo Moriconi.

O escritor e sua missão

Thomas Mann

o

livro reúne doze textos dedicados à obra de es-critores essenciais para o estudo da literatura mun-dial, como Dostoiévski, Tchekhov e Zola. Um livro essencial para se aprofundar não apenas na obra de escritores modernos europeus e o contexto em que foram realizados os seus escritos, mas também no próprio pensamento de Thomas Mann.

•Ensino de português

Fundamentos, percursos, objetos

José Carlos de Azeredo

•Iniciação à sintaxe do português

José Carlos de Azeredo

•Iniciação à semântica

Maria Helena Duarte Marques

para o professor

outros títulos

•Estudos sobre a literatura clássica americana D.H. Lawrence •Travessia marítima com D. Quixote Thomas Mann

a

rtes

52

Isso é arte?

150 anos de arte moderna do impressionismo até hoje

Will Gompertz

o

riginal, irreverente, acessível e tecnicamente impe- cável, Isso é arte? conduz o leitor por uma excitante viagem através de mais de 50 anos de arte moderna, do impressionismo até os dias de hoje. E não poderia haver guia melhor que Will Gompertz, o editor de artes da BBC.

Com estilo envolvente – que mescla profundo co-nhecimento do assunto, ótimo texto e um delicioso senso de humor –, ele conta a história dos movimentos, dos artistas e das maravilhosas obras de arte que não apenas mudaram a arte para sempre, mas ajudaram a criar e definir o mundo moderno, contextualizando os fatores sociopolíticos, tecnológicos e artísticos que levaram à fundação de cada movimento e estilo.

Dos nenúfares de Monet aos girassóis de Van Gogh, das latas de sopa de Andy Warhol ao tubarão em conserva de Damien Hirst, o leitor descobre as histórias por trás das obras-primas e aprende do que realmente se trata a arte moderna.

A todos os que já olharam para uma cama desfeita num museu e se perguntaram “Isso é arte?”, este li-vro é leitura essencial. Gompertz não responde à per-gunta, mas faz melhor: oferece as ferramentas para que você mesmo decida.

adequado para

Ensino Médio, Formação do Professor

temas transversais

Ética, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo

interdisciplinaridade

História, Artes

Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges, ilustrado, 464pp, isbn: 978-85-378-1086-6

53

a

rtes •

p

a

ra o professor

53 Retrato de Portinari Antonio Callado

o

pedido do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro a Antonio Callado, em 956, para que escrevesse um per-fil de Portinari, desencadeou uma relação recíproca de afeto e admiração entre duas das figuras de maior desta-que na vida cultural brasileira do século XX. Dessa pro-ximidade resultou a primeira edição de Retrato de

Porti-nari, com as memórias do pintor sobre sua infância no interior de São Paulo, a adolescência pobre no Rio de Ja-neiro, o aprendizado em Paris e a vida intelectual de seu tempo, acompanhadas de uma série de desenhos que o pintor fez especialmente para o volume. Depois da mor-te de Portinari, Callado retomou o livro, complemen-tando-o com o relato dos últimos anos de vida do pintor, sua doença, a separação da mulher. A obra é enriquecida com os desenhos originais que Portinari fez para o livro, além de mais de 50 obras do pintor, fotos da época e o fac- símile de seu poema “Os inventariantes”.

Prefácio: Ana Arruda Callado, ilustrações de Candido Portinari, 200pp, isbn: 978-85-7110-750-2

adequado para

Ensino Médio, EJA, Formação do Professor

temas transversais

Pluralidade Cultural

interdisciplinaridade

Artes, História, Língua Portuguesa

Guia ilustrado Zahar de cinema

Ronald Bergan

C

om pouco mais de um século de história, a invenção dos irmãos Lumière mudou os parâmetros da arte ao se transformar em um bem de consumo de massa capaz de criar novas linguagens e até mesmo influenciar outras formas de expressão artística, como a literatura e a pintu-ra. O Guia ilustrado Zahar de cinema, organizado pelo crí-tico inglês Ronald Bergan, é uma viagem pela história, os gêneros e as biografias de atores e diretores que fizeram da sala escura uma porta para um novo universo. Além de indicar as 00 obras-primas que nenhum cinéfilo pode deixar de ver, Bergan lista diretores do mundo todo de A a Z, perfila grandes estrelas e explica como é o ciclo de vida de um filme, do argumento à estreia.

adequado para Ensino Médio, EJA, Formação do Professor

temas transversais Pluralidade Cultural

interdisciplinaridade Artes, História

Coleção Guia ilustrado Zahar, tradução: Carolina Alfaro, 510pp, isbn: 978-85-7110-983-4

língua portuguesa

a

rtes •

p

a

ra o professor

54

para o professor

• Pequena história da dança

Antonio José Faro

• Arte e mídia

Arlindo Machado

• Sobre a arte moderna

E outros ensaios

Paul Klee

• A filosofia da arte

Jean Lacouste

• Filmar o real

Sobre o documentário brasileiro contemporâneo

Consuelo Lins e Cláudia Mesquita

outros títulos

Conceitos da arte moderna

Nikos Stangos (org.)

o

s principais conceitos e transformações da arte, desde 1900, analisados em uma coletânea de ensaios críticos por alguns dos mais renomados historiadores e críticos de arte da Inglaterra e dos Estados Unidos.

Escritos de artistas

Anos 60/70

Glória Ferreira e Cecilia Cotrim (orgs.)

m

ais de cinquenta textos produzidos nos anos 1960 e 1970 por artistas e grupos de variadas ten-dências, áreas e nacionalidades. A coletânea traz tanto textos clássicos quanto ensaios que indicam novas abordagens na percepção das obras.

m

úsica

56

Uma breve história da música

Roy Bennett

u

ma série de livros didáticos, ilustrados e em for-mato grande, atendendo ao estudante e ao estu-dioso da música em seus mais variados aspectos.

Uma breve história da música revela os caminhos da música do Ocidente a partir do século IX, quando surgiram as primeiras “composições”; o desenvol-vimento da escrita e das ideias musicais e também os instrumentos e práticas adotadas nos diversos períodos dessa evolução. Quadros sinópticos de cada período mostram os vários tipos de música, seus locais de origem, sua gênese cronológica e os principais compositores da época.

Coleção Cadernos de Música da Universidade de Cambridge, tradução: Teresa Resende Costa, revisão: Luiz Paulo Sampaio, 80pp, ilustrado, isbn: 978-85-7110-365-8

Coleção Cadernos de Música da Universidade de Cambridge, tradução: Teresa Resende Costa, revisão: Luiz Paulo Sampaio, 100pp, ilustrado, isbn: 978-85-7110-144-9

Elementos básicos da música

Roy Bennett

A

s temáticas musicais, estilos, instrumentos, partituras e história da música são analisados nesse livro a partir da teoria musical e sua prá-tica. O conteúdo desse volume abrange o conhe-cimento musical básico: som, ritmo, acordes, escalas, ornamentos, todos os gêneros musicais e tipos de instrumentos de uma orquestra. Com-plementam o volume exercícios de verificação e um quadro sinóptico relacionando compositores e períodos musicais.

adequado para

Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, EJA, Formação do Professor temas transversais

Pluralidade Cultural

interdisciplinaridade Música, História

adequado para Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, EJA, Formação do Professor temas transversais Pluralidade Cultural

m

úsica

57

Almanaque do choro A história do chorinho, o que ouvir, o que ler, onde curtir

André Diniz

u

m guia completo sobre o gênero musical que Heitor Villa-Lobos afirmava ser a “alma musical do povo brasileiro”. É uma introdução ao univer-so do choro, desde sua origem e passando pelos quase 50 anos de história, em uma linguagem cla-ra mesmo pacla-ra quem desconhece música. Além de apresentar os principais músicos, compositores e instrumentos do gênero, esse livro traz uma pe-quena cronologia do choro, várias fotografias e ilustrações, além de depoimentos de músicos.

A melhor introdução contemporânea para se en- tender um pouco da história do mais importante gênero instrumental brasileiro.

"

Folha de S. Paulo

Prefácio: Maurício Carrilho, 108pp, ilustrado, isbn: 978-85-7110-698-7

312pp, ilustrado, isbn: 978-85-7110-897-4

adequado para Ensino Médio, EJA, Formação do Professor temas transversais Pluralidade Cultural interdisciplinaridade Música, História Almanaque do samba

A história do samba, o que ouvir, o que ler, onde curtir

André Diniz

H

istórias, curiosidades, pequenas biografias de di-versos bambas do samba e muitas ilustrações dão o tom cadenciado ao Almanaque do samba. O autor faz um rico passeio pela história do samba – das raízes mestiças, passando pela bossa nova e pelas canções dos festivais, até suas incursões pelo rock e pela música eletrônica. Com uma prosa leve e informa-tiva, revela como os rumos da cultura e da política nacionais se relacionam com o desenvolvimento do samba, e discute suas raízes e influências. Mais de 00 imagens e 80 boxes com informações comple-mentam esse almanaque, que conta ainda com uma discografia comentada dos discos mais relevantes de diversos compositores e intérpretes, lista de lugares onde se pode ouvir bom samba em todo o Brasil e cronologia do ritmo.

adequado para Ensino Médio, EJA, Formação do Professor temas transversais Pluralidade Cultural interdisciplinaridade Música, História

m

úsica •

p

a

ra o professor

58

para o professor