• Nenhum resultado encontrado

m

atemática

92

Em busca do infinito Uma história da Matemática

dos primeiros números à teoria do caos

Ian Stewart

C

om mais de 100 ilustrações, Em busca do infinito desmistifica as ideias essenciais da matemática, ex-plicando um tema fundamental de cada vez. Entre diagramas, fotos e desenhos – além de quadros des-tacando o que cada descoberta fez por sua época e também suas aplicações hoje em dia –, Stewart reve-la a natureza fascinante desta ciência e sua presença em todos os aspectos de nossa vida.

adequado para Ensino Médio, Formação do Professor temas transversais Ética

interdisciplinaridade Matemática, Ciências, Filosofia

17 equações que mudaram o mundo

Ian Stewart

o

aclamado professor Ian Stewart conta a história da humanidade através de 7 equações revolucionárias. Começando na Grécia Antiga, percorre 2.500 anos para demonstrar como essas equações pavimentaram o caminho para enormes avanços científicos, filosófi-cos e tecnológifilosófi-cos.

Stewart ensina que as equações decorrem de pa-drões que encontramos à nossa volta. É através delas que somos capazes de dar sentido ao nosso mundo, e influenciá-lo. Ele localiza a origem de cada equação apresentada, explica seu momento histórico e elucida o pensamento matemático e filosófico necessário para a sua descoberta.

Divertido, surpreendente e informativo, 17 equações que mudaram o mundo é um relato altamente original – e acessível – da história, da vida e do mundo.

Tradução: George Schlesinger, revisão: Diego Vaz Bevilaqua, 408pp, isbn: 978-85-378-1041-5 adequado para Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, EJA temas transversais Ética interdisciplinaridade Matemática, Língua Portuguesa, História, Física, Geografia Tradução: George Schlesinger, Revisão técnica: Samuel Jurkiewicz , 384pp, isbn: 978-85-378-1181-8

m

atemática

93

Almanaque das curiosidades matemáticas

Ian Stewart

D

esde os 4 anos, Ian Stewart, professor de matemá-tica da Warwick University, na Inglaterra, juntou ca-dernos de anotações, onde adicionou casos curiosos da matemática, formando esse almanaque. Ele oferece ao leitor um conjunto de casos notáveis em linguagem acessível: da explicação de por que não se pode dividir um número por zero e da história de Pitágoras (e seu teorema) até exemplos simples da teoria da complexi-dade e da complexicomplexi-dade dos juros simples.

Stewart tem tal genialidade para dar explicações que detalhes de temas espinhosos figuram confortavel-mente ao lado de uma piadinha. Nunca a matemática foi tão divertida!

New Scientist

Incríveis passatempos matemáticos

Ian Stewart

m

ais jogos, charadas, enigmas lógicos e histórias tira-das da coleção particular do professor Ian Stewart são capazes de esclarecer, distrair e abrir horizontes – tanto para os habituados com o assunto quanto para os no-vatos. O leitor encontrará informações e curiosidades divertidas que vão complementar a matemática que se aprende na escola. Os desafios são entremeados com fi-guras explicativas, fatos sobre a história da matemática, anedotas sobre cientistas e perguntas sobre os grandes problemas matemáticos do presente, passado e futuro.

adequado para

Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, EJA temas transversais

Ética

interdisciplinaridade

Matemática, Ciências (Física), Língua Portuguesa Tradução: Diego Alfaro, 356pp, Ilustrado,

isbn: 978-85-378-0270-0

Tradução: Diego Alfaro, 316pp, ilustrado, isbn: 978-85-378-0162-8

adequado para Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, EJA temas transversais Ética interdisciplinaridade Matemática, Ciências (Física), Língua Portuguesa

m

atemática

94

Aventuras matemáticas

Vacas no labirinto e outros enigmas lógicos

Ian Stewart

i

an Stewart prova mais uma vez que a matemática pode ser para lá de divertida. Com enigmas e jogos, o autor mostra como até os raciocínios mais elaborados podem ser entendidos por qualquer um.

Qual é a forma da lágrima? Como transformar o cone da casquinha de um sorvete num quadrado? Atrás de pequenas charadas como essas há geometria, probabi-lidade, análise combinatória e várias áreas da matemá-tica aplicada.

adequado para Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, EJA

temas transversais Ética

interdisciplinaridade Matemática, Língua Portuguesa

Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges, revisão: Samuel Jurkiewicz, ilustrado, 240pp, isbn: 978-85-378-0897-9

Mania de matemática

Ian Stewart

o

extraordinário e maravilhoso mundo dos que- bra-cabeças e paradoxos matemáticos analisado por um dos mais conhecidos divulgadores de ci-ência. O autor reúne uma grande variedade de desafios, e ao longo do livro somos apresentados a importantes problemas matemáticos e persona-gens bem curiosos, em histórias atraentes, inci-tantes e muito divertidas. O leitor não habituado aos temas correntes da matemática não deve se assustar. Embora os problemas propostos não se-jam triviais, é possível acompanhar e sobretudo se interessar pelos raciocínios apresentados.

adequado para

Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, EJA temas transversais

Ética

interdisciplinaridade Matemática, Língua Portuguesa

Vol.1: Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges, revisão: Samuel Jurkiewicz, 208pp, isbn: 978-85-7110-853-0

Vol.2: Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges, revisão: Samuel Jurkiewicz, 208pp, isbn: 978-85-378-0117-8

m

atemática

95

Alice no País dos Enigmas

Incríveis problemas lógicos no País das Maravilhas

Raymond Smullyan

A

lice volta ao País das Maravilhas, transformado em País dos Enigmas por Raymond Smullyan, um dos mais inventivos criadores de enigmas lógicos da atualidade e professor de filosofia da Universidade de Indiana e da City University of New York. E a menina é desafiada a decifrar os mais misteriosos e intrincados quebra-cabe-ças, propostos por Humpty-Dumpty, o Grifo, a Falsa Tartaruga e muitos outros personagens.

adequado para Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, EJA temas transversais Ética

interdisciplinaridade Matemática, Língua Portuguesa

Tradução: Vera Ribeiro, revisão: Luiz Carlos Pereira, 192pp, ilustrado, isbn: 978-85-7110-550-8

Tradução: Sérgio Flaksman, revisão: Luiz Carlos Pereira, 176pp, isbn: 978-85-7110-469-3

O enigma de Sherazade

e outros incríveis problemas das Mil e uma noites

Raymond Smullyan

N

esta divertida paródia das Mil e uma noites, o renomado matemático e lógico Raymond Smullyan transporta os leitores para o mundo dos enigmas e das charadas. As-sim como no clássico árabe, Sherazade – uma encantado-ra jovem de fantástica engenhosidade lógica – se vê em apuros com o sultão. Para não ser decapitada, desafia-o a solucionar os mais deliciosos e mirabolantes problemas matemáticos e lógicos. O volume traz incríveis anedotas e 225 enigmas, todos com as soluções. Contém problemas lógicos e jogos com números, metaenigmas (enigmas so-bre enigmas), exercícios de verdade, mentira, charadas, paradoxos desconcertantes e uma incursão, sob orienta-ção segura de Sherazade, a um divertido e novo domínio criado por Smullyan, chamado lógica coercitiva, no qual a resposta a um problema pode efetivamente mudar o des-tino do jogador!

adequado para Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, EJA temas transversais Ética

interdisciplinaridade Matemática,

m

atemática

96

20.000 léguas matemáticas

Um passeio pelo misterioso mundo dos números

A.K. Dewdney

E

ssa inventiva odisseia esquadrinha a história da ma-temática em busca da resposta para a pergunta: por que o cosmo – desde o mundo minúsculo dos átomos até a forma do próprio universo – é tão miraculosa-mente regido por leis matemáticas? O teorema de Pi-tágoras, a astronomia islâmica antiga, a teoria atômica e os computadores são explicados de forma clara, mos-trando o poder espantoso da matemática e proporcio-nando uma nova visão acerca dos mistérios do cosmo.

adequado para Ensino Fundamental (anos finais) , Ensino Médio, EJA temas transversais Ética, Pluralidade Cultural

interdisciplinaridade Matemática, História, Língua Portuguesa

Tradução: Vera Ribeiro, revisão: Vitor Tinoco, 236pp, ilustrado, isbn: 978-85-7110-563-8

Novas aventuras científicas de Sherlock Holmes

Casos de lógica, matemática e probabilidade

Colin Bruce

N

esse livro, o físico Colin Bruce elucida mistérios ma-temáticos que fazem parte da atmosfera de jogadores ambiciosos, empresários distraídos e vigaristas sem es- crúpulos. Por meio de seus profundos conhecimen-tos de probabilidade, estatística e teorias dos jogos, Sherlock Holmes resolve crimes e protege inocentes. Ao mesmo tempo, Bruce mostra como situações co-tidianas que nos cercam, como a oferta irresistível de assinar uma revista científica ou a análise contábil de uma empresa, exigem muita atenção e algum conhe-cimento para evitar decisões erradas.

Tradução: Helena Londres, 260pp, isbn: 978-85-7110-718-2

adequado para Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, EJA temas transversais Ética

m

atemática

97

As grandes equações

A história das fórmulas matemáticas mais importantes e os cientistas que as criaram

Robert P. Crease

o

filósofo da ciência Robert P. Crease conta, em lin-guagem simples, a história das equações mais impor-tantes do Ocidente e de seus engenhosos criadores.

O autor demonstra ainda que as equações matemáti-cas são tão importantes para o momento histórico em que foram criadas quanto as obras de arte. Seja o teo-rema de Pitágoras, a lei do movimento de Newton ou a “equação celebridade” de Einstein (E=mc²) – tema de capa da revista Time, em 946. Sem elas, não existiriam realizações relativamente simples, como pontes e edifí-cios, muito menos as complexas, como os computadores quânticos, os foguetes espaciais e a nanotecnologia.

Tradução: Alexandre Cherman, 280pp, ilustrado, isbn: 978-85-378-0707-1 adequado para Ensino Médio, EJA, Formação do Professor temas transversais Ética, Pluralidade Cultural interdisciplinaridade Matemática, Ciências (Física, Química), História, Geografia

Os mistérios dos números

Uma viagem pelos grandes enigmas da matemática (que até hoje ninguém foi capaz de resolver)

Marcus du Sautoy

o

famoso matemático Marcus du Sautoy – autor de A

música dos números primos – revela a beleza dos desafios matemáticos que contribuíram para a compreensão do mundo que nos cerca, com uma abordagem fácil, acessível e divertida, num livro superilustrado. Base-ando-se em experiências simples do cotidiano, o autor reúne inúmeros problemas – como medir o tamanho de um país ou criar uma senha impossível de ser vio-lada –, contando, ao mesmo tempo, a história por trás deles e as questões fundamentais que os suscitaram. Propõe ainda enigmas lógicos e oferece vários jogos para serem baixados da internet.

Tradução: George Schlesinger, revisão: Samuel Jurkiewicz, ilustrado, 304pp, isbn: 978-85-378-1064-4

adequado para

Ensino Médio, EJA temas transversais

Ética, Pluralidade Cultural interdisciplinaridade

m

atemática

98

O andar do bêbado

Como o acaso determina nossas vidas

Leonard Mlodinow

N

ão estamos preparados para lidar com o aleatório – e, por isso, não percebemos o quanto o acaso interfere em nossas vidas. Citando exemplos e pesquisas presen-tes em todos os âmbitos da vida, do mercado financei-ro aos esportes, de Hollywood à medicina, Mlodinow apresenta de forma divertida e curiosa as ferramentas necessárias para identificar os indícios do acaso. Como resultado, nos ajuda a fazer escolhas mais acertadas e a conviver melhor com fatores que não podemos contro-lar. Prepare-se para colocar em xeque algumas certezas sobre o funcionamento do mundo e para perceber que muitas coisas são tão previsíveis quanto o próximo pas-so de um bêbado depois de uma noitada…

• Um dos 0 Melhores Livros de Ciência de 2008, se-gundo a Amazon.com

Best-seller e livro notável do New York Times

Um guia maravilhoso e acessível sobre como o alea-tório afeta nossas vidas.

Stephen Hawking

Mlodinow escreve num estilo leve, intercalando desafios probabilísticos com perfis de cientistas … O resultado é um curso intensivo, de leitura agradável, sobre aleatoriedade e estatística.

George Johnson, New York Times

Tradução: Diego Alfaro, consultoria: Samuel Jurkiewicz, 264pp, isbn: 978-85-378-0155-0

adequado para Ensino Médio, Formação do Professor temas transversais Ética, Trabalho e Consumo interdisciplinaridade Matemática, Ciências (Física e Biologia)

m

atemática •

p

a

ra o professor

99

para o professor

História da matemática

Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas

Tatiana Roque

A

missão não era das mais fáceis: escrever o primeiro livro brasileiro de história geral da matemática, resul-tado de uma pesquisa original. “As publicações usadas no Brasil sobre o tema são traduções de obras lançadas nos Estados Unidos – em geral reedições de títulos de décadas atrás que seguem padrões atualmente consi-derados ultrapassados pela historiografia”, afirma Gert Schubring, pesquisador da Universidade de Bielefeld (Alemanha), no préfacio desse livro. E o resultado não poderia ser mais animador.

História da matemática apresenta um ponto de vis-ta crítico em relação a como esvis-ta trajetória vem sendo contada até então. E acaba ainda com mitos comuns, como a ideia de que a matemática é essencialmente abstrata e teórica e com uma estrutura rígida, já esta-belecida. “Forjou-se até aqui, a partir de mitos e lendas, uma imagem excessivamente idealizada da matemáti-ca. Trata-se agora de desconstruir esses mitos para si-tuar as práticas matemáticas em seu contexto”, afirma a autora.

• A música dos números primos

A história de um problema não resolvido na matemática

Marcus du Sautoy

• Introdução à filosofia matemática

Bertrand Russell

• Uma senhora toma chá…

Como a estatística revolucionou a ciência no século XX

David Salsburg

• Uma história da simetria na matemática

Ian Stewart