• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 5 – Análise de dados e apresentação de resultados

5.1. Efeitos nas aprendizagens das crianças

5.1.1. Aprendizagens a nível dos conhecimentos

Na tabela 10 encontram-se registadas as percentagens de crianças que evidenciaram as aprendizagens por níveis de desempenho ao longo do Pi, nomeadamente, antes e após as atividades.

Aprendizagens a nível dos conhecimentos

Percentagem de crianças por nível de desempenho Reconhece a importância das

plantas e as suas utilidades no dia- a-dia Atividade 8: A procurar, a procurar diferentes plantas vamos encontrar Atividade 9: Tantas plantas diferentes Atividade 13: À descoberta do desenvolvimento de um pinto dentro de um ovo Atividade 14: À descoberta das características do pintainho 5% 55% 30% 0% 10% 10% 55% 25% 0% 10%

NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NO

Reconhece a diversidade de raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes em função de algumas das suas características (forma, cor, tamanho, recorte, nervuras, textura, aplicações no

dia-a-dia)

Conhece as etapas do desenvolvimento de um pinto

dentro do ovo

Reconhece algumas das características externas do

pintainho

Reconhece algumas das preferências dos pintainhos a nível da alimentação e habitat

Tabela 10 - Percentagem de crianças, por nível de desempenho, em relação às aprendizagens a nível de conhecimentos (antes e após as atividades)

No conhecimento “reconhece a importância das plantas e as suas utilidades no dia-a-dia” pode-se concluir que a percentagem de crianças por nível de desempenho em relação à aprendizagem, antes e após a atividade, manteve-se semelhante. Como se pode

15% 25% 35% 20% 5% 0 35% 50% 10% 5%

NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NO Antes da atividade Após a atividade

30% 50% 10% 5% 5% 0% 5% 20% 70% 5%

NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NO

Antes da atividade Após a atividade

10% 10% 0% 80% 0 0% 0% 0% 100% 0%

NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NO

Antes da atividade Após a atividade

25% 55% 10% 10% 0% 0% 0% 15% 85% 0%

NÍVEL 1 NÍVEL 2 NÍVEL 3 NÍVEL 4 NO Antes da atividade Após a atividade

verificar no gráfico, na fase das conclusões, ocorreu uma diminuição de 5% no nível “revela bem”, e um aumento de 5% no nível “ainda não revela”.

Através dos dados recolhidos referentes ao conhecimento “reconhece a diversidade de raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes em função de algumas das suas características (forma, cor, tamanho, recorte, nervuras, textura, aplicações no dia-a- dia)” pode-se verificar que houve alterações nos dados recolhidos durante as ideias prévias e durante o momento das conclusões. Após a atividade, verificou-se que nenhuma criança demostrava o nível “ainda não revela”. Em relação ao nível de desempenho “revela razoavelmente” houve um aumento de 10%, entre os dois momentos, bem como no nível “revela bem” em que se verificou um aumento de 15%. Salienta-se, ainda, que no nível “revela bem”, a percentagem de crianças em relação ao primeiro momento diminuiu 10%.

Conclui-se que as diferenças entre os dois momentos de monitorização das aprendizagens, podem ser justificadas pela utilização de diferentes recursos educativos digitais, nomeadamente, a aplicação ori-gami e os QR codes.

Relativamente ao conhecimento “conhece as etapas do desenvolvimento de um pinto dentro do ovo”, antes da atividade, 30% das crianças encontrava-se no nível “ainda não revela”, 50% no nível “revela razoavelmente” e, apenas, 15% nos níveis “revela bem” e “revela muito bem”. Através da análise dos dados, no momento das conclusões, cerca de 70% das crianças “revela muito bem”, 20% “revela bem” e, apenas, 5% “revela razoavelmente”. Estes dados foram obtidos através dos registos apresentados na figura 44.

Figura 44 - Exemplos de registos da atividade “Como se desenvolve um pinto dentro do ovo?”, antes e após a experimentação

No que diz respeito ao conhecimento “reconhece algumas das características externas do pintainho”, a percentagem de crianças por nível de desempenho, no momento

das conclusões, foi total (100%) no nível “revela muito bem”. Este sucesso relaciona-se com o facto de, antes da atividade, 80% crianças já se encontrar no nível de desempenho “revela muito bem”, 10% no nível “ainda não revela” e outros 10% no nível “revela razoavelmente”.

No gráfico da tabela relacionado com o conhecimento “Reconhece algumas das preferências dos pintainhos a nível da alimentação e habitat” pode-se constatar que, antes da atividade, 25% das crianças “ainda não revela” o conhecimento, 55% “revela razoavelmente”, 10% “revela bem” e 10% “revela muito bem”. Enquanto que, no momento das conclusões, a percentagem de crianças por nível de desempenho é positiva, a maioria das crianças “revela muito bem” (cerca de 85%) e 15% “revela bem”.

Esta atividade foi desenvolvida na última semana de intervenção, voltou-se a utilizar os QR codes que, neste momento, já era dominado pelas crianças. Estes dados foram recolhidos através da análise do Google formulários aquando do registo das ideias prévias, e no kahoot aquando do momento das conclusões, tal como se pode verificar através de dois exemplos ilustrados nas figuras 45 e 46.

Figura 45 - Exemplo dos dados recolhidos na resposta “Onde é que achas que os pintainhos gostam de viver?” através do Google Formulários (antes da atividade)

Quais as características do pintainho?

Q5 Depois da 3.ª semana o pintainho já pode comer...

Correct answers ...ração de crescimento. Players correct (%) 89,47%

Answer Summary

Answer options ▲ "...ração de iniciação."

♦ "...ração de crescimento."

Is answer correct? ✘ ✔︎

Figura 46 - Exemplo dos dados recolhidos na resposta “Depois da 3.ª semana o pintainho já pode comer…” através da plataforma Kahoot (após a atividade)

Na análise das aprendizagens, a nível dos conhecimentos, utilizaram-se cinco parâmetros de análise e, antes da atividade, verificava-se a existência de todos os níveis “revela muito bem” com uma média de 23%, “revela bem” com média de 22%, “revela razoavelmente” com média de 39% e “ainda não revela” com média de 17%. Após a atividade, verificou-se que relativamente ao nível “revela muito bem” a média é de 53%, “revela bem” de 17%, “revela razoavelmente” de 19% e “ainda não revela” de 2%.

A análise dos dados sugere que com as atividades desenvolvidas as crianças desenvolveram os conhecimentos em apreço, permitindo afirmar que o Pi teve um impacte positivo.