• Nenhum resultado encontrado

A Empresa 3 é uma microempresa da área de instrumentação eletrônica. Desenvolve softwares, produz equipamentos elétricos e de medição e controle. Foi fundada em 2004, inicialmente em uma incubadora, em 2008 passou para a unidade localizada no bairro Trindade, através da união com outra empresa do ramo. Atualmente, conta com um quadro de 15 colaboradores.

De acordo com o gestor, a empresa possui objetivos bem estabelecidos de RH que são de conhecimento de todos os colaboradores. Estes objetivos são apresentados aos colaboradores quando eles ingressam na empresa, caso ocorram alterações é feita uma pequena reunião para informá-los. É realizado planejamento de recursos humanos, o qual está alinhado ao planejamento global da empresa. Este planejamento de recursos humanos é elaborado pelo gestor em parceria com diretores/gerentes através de reuniões onde são definidos os objetivos, ações etc.

A empresa possui uma estratégia de RH que a conduz à obtenção de uma vantagem competitiva por meio dos recursos humanos, mas o gestor recusou-se a informá-la.

O processo de recrutamento é realizado apenas quando identificada a necessidade de contratação. Normalmente é realizado o recrutamento interno, a empresa prefere alguém que já esteja inserido na empresa; sempre que surge uma vaga é verificado se existe na organização alguém com capacidade e com o perfil para preenchê-la. Um exemplo disto, é o colaborador entrevistado que ingressou na empresa como estagiário e após o término do contrato de estágio, foi efetivado.

O processo de recrutamento e seleção é conduzido pelo gestor, o qual acredita não possuir formação para tal, na visão dele, este é um processo estruturado, haja vista que as perguntas são definidas previamente. É apontado pelo gestor como maior desafio estratégico do recrutamento e seleção identificar o conhecimento do futuro colaborador da empresa.

O gestor acredita que as pessoas certas estão nos lugares certos da organização, também aponta que a rotatividade de colaboradores é média. Pegando o colaborador respondente como exemplo, ele está na empresa há três anos, tendo sido estagiário por dois destes anos. De acordo com a avaliação dos respondentes, tanto o recrutamento quanto a seleção são bons.

Com relação à remuneração estratégica, os colaboradores recebem benefícios, vale-refeição/alimentação, vale-transporte e previdência privada. O colaborador gostaria de ter assistência médica. A empresa possui metas que fazem com que o salário varie de acordo com o atingimento delas. Não existe nenhuma outra forma de bonificação. O gestor leva em consideração na definição do salário dos colaboradores, o valor médio de mercado e o piso salarial de cada categoria.

Para o gestor, o maior desafio da remuneração estratégica, é o fato de não possuir condições de oferecer mais benefícios aos colaboradores. O colaborador avalia a remuneração, de forma geral, como boa.

Quanto à qualidade de vida no trabalho, o colaborador avalia todos os critérios como bons (compensação, condições de trabalho, oportunidade de crescimento e segurança e, integração social). O relacionamento do colaborador com o gestor e os demais colegas é apontado como agradável pelo colaborador.

O colaborador e o gestor consideram-se motivados e veem os outros colaboradores da mesma forma. Os benefícios oferecidos são apontados como uma

motivação para trabalhar na empresa. O colaborador classifica como as três ações que poderiam lhe proporcionar maior motivação, do mais importante, para o menos importante: o recebimento de uma remuneração maior do que as oferecidas no mercado; disponibilidade de capacitação para a sua área ou outras e bom relacionamento entre os colaboradores e gestores.

Com relação à higiene e segurança no trabalho, a limpeza do local e as condições do ambiente físico são apontadas como boas. As atividades desenvolvidas por todos não são estressantes, os equipamentos são ajustados de acordo com cada usuário e são fornecidas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das atividades. O colaborador acredita que a empresa é um local seguro para se trabalhar.

A empresa possui grande preocupação com a saúde dos colaboradores, é oferecida a prática de ginástica laboral e são realizadas ações de educação/saúde através da prática dos 5S. O gestor vê como maior desafio estratégico a implantação das técnicas de QVT, já que elas requerem treinamento e disposição dos colaboradores para funcionarem. A qualidade de vida no trabalho é considerada boa pelo colaborador.

A empresa promove treinamentos com os colaboradores, os quais não são planejados com antecedência, mas baseados em um levantamento das necessidades. O treinamento, normalmente, é ministrado por um consultor externo que tenha conhecimento sobre o novo sistema/conteúdo.

Os objetivos do treinamento são repassados aos colaboradores previamente e os resultados do processo são avaliados. Segundo o gestor, o custo muito alto da realização de treinamentos é o maior desafio estratégico do processo. Os respondentes avaliaram o processo de T&D como bom.

A empresa não realiza avaliação de desempenho, o gestor aponta o desconhecimento técnico de tal processo, como causa para a não realização. Não foi demonstrado interesse do colaborador pela realização da avaliação de desempenho.

Segue um quadro representando os principais resultados referentes às políticas/processos de RH encontrados na Empresa 3 (Quadro 5).

Políticas/Processos de RH Principais resultados

Recrutamento e Seleção Sem planejamento

Prioriza o recrutamento interno

Conduzido pelo gestor – sem formação para tal Processo avaliado como bom

Desafio estratégico: identificar o real conhecimento do futuro colaborador da empresa

Remuneração estratégica Colaborador gostaria de receber outros benefícios

Salário oferecido: valor médio de mercado e o piso salarial de cada categoria

Remuneração recebida pelo colaborador: boa

Desafio estratégico: não possuir condições de oferecer mais benefícios aos colaboradores

Qualidade de Vida no Trabalho

Colaborador e gestor encontram-se motivados

Motivação dos demais colaboradores da organização: regular Avaliação do colaborador: boa

Desafio estratégico: implantação das técnicas de QVT Treinamento e

desenvolvimento

Sem planejamento

Objetivos do treinamento repassados aos colaboradores Resultados do treinamento avaliados

Processo avaliado como bom Desafio estratégico: custo muito alto

Avaliação de desempenho Inexistente

Quadro 5: Resumo dos principais resultados encontrados na Empresa 3. Fonte: Dados da pesquisa. Florianópolis, 2009.

Na sequência é apresentada a Empresa 4, em conjunto com os resultados obtidos através da aplicação dos questionários na mesma.