• Nenhum resultado encontrado

A Empresa 6, fundada em 1987, hoje conta com 12 colaboradores. A empresa desenvolve softwares para diversos ramos empresariais. A empresa possui Missão, Visão e Valores bem delineados.

De acordo com o gestor, a empresa possui objetivos definidos de RH que são de conhecimento de todos os colaboradores. O pessoal da área administrativa conhece os objetivos porque está envolvido com eles diariamente, já para os demais é repassado através de reuniões ou conversas informais. É realizado planejamento de recursos

humanos, que é elaborado pelo gestor de forma informal, sem documentação. Este planejamento de RH está alinhado ao planejamento global da empresa.

A empresa possui uma estratégia de RH, mas o gestor não soube explicá-la. De acordo com ele, essa estratégia não conduz à obtenção de uma vantagem competitiva por meio dos recursos humanos.

Com relação ao processo de recrutamento e seleção, a Empresa 6 planeja antecipadamente as contratações que serão realizadas. O processo é estruturado (foi estruturado pelo gestor com auxílio de alguns colaboradores) e é conduzido pelo gestor e por outro colaborador responsável, os quais, de acordo com o gestor, têm formação para tal prática.

O colaborador aponta que a empresa não faz uso do recrutamento interno, mas o gestor diz que ocorre, entretanto, prefere contratar alguém de fora da empresa porque costuma possuir melhor qualificação.

O gestor aponta como principal desafio estratégico de recrutamento e seleção, achar profissionais qualificados e com experiência. Ainda assim, ele acredita que os colaboradores inseridos na empresa estão ocupando adequadamente seus cargos e que a rotatividade de colaboradores pode ser considerada média, já que possui diversos colaboradores com mais de cinco anos de casa. De acordo com o colaborador, o processo de recrutamento é regular, já que atende a necessidade, e o de seleção é bom. Já o gestor, aponta ambos como bons.

Quanto à remuneração estratégica, os colaboradores recebem vale- refeição/alimentação e vale-transporte como benefícios. O colaborador indica que gostaria de possuir assistência médica e odontológica. Os colaboradores possuem metas a serem cumpridas que são levadas em conta na composição do salário final. De acordo com o gestor, também ocorre bonificação pela produtividade, o colaborador desconhece esta prática.

Para a composição do salário oferecido aos colaboradores, a empresa analisa o salário oferecido pela concorrência, através de práticas como o cliente oculto e leva em conta, também, o grau de instrução. O gestor aponta como desafio o fato de os salários na área estarem muito altos. Na opinião do colaborador, a remuneração oferecida é regular porque está na média do mercado, mas poderia ser maior.

Com relação à qualidade de vida no trabalho, o colaborador avaliou a compensação e a oportunidade de crescimento e segurança como regulares, já as condições de trabalho e a integração social foram avaliadas como boas.

O colaborador respondente aponta a sua própria motivação e a dos demais colegas como regular porque o único meio que a empresa utiliza para motivá-los é através da remuneração, a qual não motiva muito. Em contrapartida, o gestor, talvez por estar motivado, classifica a motivação dos colaboradores como boa.

Os benefícios oferecidos pela empresa não motivam o colaborador, o qual apontou que se sentiria mais motivado se o salário fosse melhor e se possuísse assistência médica e odontológica. O colaborador classifica como as três ações que lhe proporcionariam maior motivação, do mais importante, para o menos importante: o recebimento de uma remuneração maior do que as oferecidas no mercado; benefícios (assistência médica, odontológica) e disponibilidade de capacitação para a sua área ou outras.

O relacionamento do colaborador com o gestor e os demais colegas é apontado como agradável pelo colaborador. Quanto à limpeza e às condições do ambiente físico, estas foram avaliadas como boas, tanto pelo colaborador quanto pelo gestor. As atividades desenvolvidas são consideradas estressantes pelo colaborador e não o são pelo gestor.

De acordo com o colaborador os equipamentos utilizados não são ajustados de acordo com cada usuário, já o gestor aponta que são. Todas as ferramentas necessárias para o melhor desenvolvimento possível das atividades de cada um dos colaboradores são fornecidas. O colaborador considera a empresa um local seguro para o desenvolvimento das atividades. A empresa tenta promover ações de educação/saúde através de conversas cm os colaboradores. Não é realizada a prática de ginástica laboral

Para o gestor, o grande desafio da qualidade de vida no trabalho é realizar ações relacionadas à QVT sem perder tempo de trabalho e sem aumento de custos. Ele até vê utilidade nas práticas de QVT, mas elas não podem atrapalhar o andamento da empresa e muito menos, gerar mais gastos. O colaborador avalia a QVT como regular porque gostaria de possuir maior flexibilidade de horários, o que na visão dele traria melhor qualidade de vida.

Com relação ao processo de treinamento e desenvolvimento, os treinamentos são programados com antecedência, permitindo a realização do levantamento das necessidades do treinamento. Os treinamentos normalmente são ministrados pelo gestor ou por consultor externo (profissional da área). São apresentados aos colaboradores os objetivos do processo e são, posteriormente, avaliados os resultados.

O colaborador sugere que sejam ministrados mais treinamentos sobre novos softwares, hardwares e sistemas. O gestor aponta como os maiores desafios estratégicos do T&D, o tempo e o custo para realização e, principalmente, o fato de treinar os colaboradores e eles pedirem demissão. O processo de treinamento e desenvolvimento é avaliado como bom por ambos os respondentes.

O processo de avaliação de desempenho não é realizado na empresa. Como é feita uma avaliação informal, o gestor crê já ser satisfatório. O colaborador não apresenta interesse na realização da avaliação de desempenho.

Na sequência, são apresentados os principais resultados, com relação às políticas/processos de recursos humanos, obtidos a partir da aplicação dos questionários (Quadro 8).

Políticas/Processos de RH Principais resultados

Recrutamento e Seleção Planejado antecipadamente

Prioriza recrutamento externo

Conduzido pelo gestor e um colaborador – acredita terem formação para tal

Recrutamento avaliado como bom (gestor) e como regular (colaborador)

Seleção avaliada como boa

Desafio estratégico: encontrar profissionais qualificados e com experiência

Remuneração estratégica Colaborador gostaria de receber outros benefícios

Salário oferecido: de acordo com os salários oferecidos pela concorrência e o grau de instrução dos colaboradores Remuneração recebida pelo colaborador: regular

Desafio estratégico: salários do setor são muito altos, o que gera muito custo

Qualidade de Vida no Trabalho

Gestor encontra-se motivado Motivação do colaborador: regular

Motivação dos demais colaboradores: regular Avaliação do colaborador: regular

Desafio estratégico: realizar ações relacionadas à QVT sem perder tempo de trabalho e sem aumento de custos

Treinamento e desenvolvimento

Planejado antecipadamente

Objetivos do treinamento repassados aos colaboradores Resultados do treinamento avaliados

Processo avaliado como bom

Desafio estratégico: tempo e custo para realizar treinamentos, treinar os colaboradores e eles saírem da empresa

Avaliação de desempenho Inexistente

Quadro 8: Resumo dos principais resultados encontrados na Empresa 6. Fonte: Dados da pesquisa. Florianópolis, 2009.

Na sequência é apresentada a Empresa 7, bem como os resultados sobre suas políticas e processos de RH, dados estes obtidos através da aplicação dos questionários.