• Nenhum resultado encontrado

5 ANÁLISE E RESULTADOS

5.7 APRESENTAÇÃO DAS COMPOSIÇÕES

A elaboração das composições é a primeira fase de agrupamento e zoneamento dos recursos, pois quantificam e agrupam os recursos que são necessários ser aplicado juntos para a realização de um pacote de trabalho. Geralmente estes recursos não possuem as mesmas condições de pagamentos e mesmos Lead Times de compra, assim após agrupados nas composições os recursos necessários precisam ser identificados nos grupos orçamentários para que a característica de condição de pagamento flua para o cronograma de desembolso e o prazo de ressuprimento ou Lead Time flua para a lista de pedidos.

As composições utilizadas estão apresentadas no Apêndice C, Processo de Orçamentação para o Sistema SPOCC de Planejamento. Outras composições podem ser utilizadas, porém as apresentadas foram detalhadas com o objetivo de

ilustrar a transferência de dados dos insumos na linha do tempo para pagamento, geração de receita e realização de aquisição dos recursos necessários. Portanto a realização das composições associada a realização dos grupos orçamentários são as etapas necessárias para o devido agrupamento dos recursos em pacotes de trabalho.

O único pacote de trabalho que foi mapeado para efeitos de comparativo de tecnologia tradicional de execução comparativamente metodologia Lean Construction foi o Emboço Interno e os recursos necessários para desenvolvê-lo com a metodologia convencional estão expressos no quadro 09.

EMBOÇO INTERNO (produção para um m²)

Insumos Um. de produção Consumo

Pedreiro H 0,6 Servente H 0,8 Areia M³ 0,0244 Cal Kg 3,24 Cimento Kg 3,24 Betoneira Hprod 0,007

Quadro 09 – Consumo de insumos do emboço interno.

Fonte: Tabela de composição de preços para orçamentos - TCPO (2003).

Os valores utilizados para o desenvolvimento do comparativo do pacote de trabalho desenvolvido de maneira convencional foram obtidos através da combinação da composição mostrado no quadro 09 com a quantidade de metros quadrados expressa no Quadro 04 – Metro quadrado de emboço interno por pavimento, que esta no capítulo 4.8 - Proposta do trabalho.

Operação similar foi realizada com a composição expressa no Quadro 10- Tabela de composição do Emboço Interno com Argamassa Projetada, definida através de pesquisa com fornecedores na região de Curitiba-PR.

Como método Lean Construction optou-se pela argamassa projetada para substituição do método convencional. Na pesquisa com fornecedores da região de Curitiba que executam o emboço interno com massa projetada, foi constatado que a argamassa utilizada deve ser à base de cimento e seu consumo de 17 kg por m². A produção da máquina é de 180m² por hora e seu custo cobrado por produção, sendo que no mercado seu valor médio é de R$6,50/m² produzido incluindo o operador da máquina.

O quadro 10 mostra a composição do serviço emboço interno com argamassa projetada para um metro quadrado.

Emboço Interno com Argamassa Projetada Índices para um m²

Insumo Unidade Consumo

Argamassa Kg 17

Máquina com Operador H 0,0055h ou 20 segundos

Oficial H 0,0167h ou 1 minuto

Servente H 0,0111h ou 40 segundos

Energia Não foi possível aferir

Quadro 10– Tabela de Composição do Emboço Interno com Argamassa Projetada. Fonte: CHIBINSKI, M. (2012, p.06)

5.7.1 Análises Crítica Dos Resultados Obtidos

Diversas análises são possíveis, porém a crítica é quanto à de uma atividade que tenha em sua metodologia de execução o conceito da Lean Construction utilizado pode impactar no planejamento de uma obra. Conseguindo que esta seja uma que faça parte do caminho crítico da obra, o quanto de redução de tempo pode- se obter e assim reduzir o prazo total de execução de um projeto.

A Figura 32 (CHIBINSKI, et alii, 2011) mostra os custos e tempo de execução, comparando o desenvolvimento das atividades utilizando a Metodologia de projeção de massa com a convencional, utilizando os índices com base na produção da TCPO (2003) e a observada a realidade em obra.

O experimento demonstrou que aplicando atividades Lean Construction no planejamento obtém-se a redução de recursos humanos e de tempo. Além disso, mostrou que esta pode ser de um custo menor do que a convencional. Os valores apresentados na terceira opção referem-se à produção média realizada por seis empreiteiros da região de Curitiba.

O experimento foi aplicado no estudo da execução do emboço interno das paredes obtendo-se uma redução de cerca de 90% do uso de Mão de Obra (uma vez que utiliza seis trabalhadores ao invés de cinquenta trabalhadores para produção equivalente no modelo convencional), reduz o tempo, pois para o experimento aplicado na maneira convencional é muito difícil fazer em menos de 45 dias e com o método Lean proposto dura cerca de 8 dias, sendo ainda mais barata como mostram os dados apresentados na figura 32.

Figura 32 - Comparativo da Execução do Emboço Interno com a Metodologia de argamassa projetada e a convencional com os dados da TCPO e com os dados observados em obra. Fonte: CHIBINSKI, M. (2012, p.11)

No tocante ao processo de orçamentação, a análise que pode ser feita facilmente no processo produtivo quando realiza-se a troca de uma metodologia construtiva por outra é que o mapeamento das atividades ficam mais fáceis a partir de uma EAP que já possua um grau de detalhamento em acordo com a evolução natural da obra. Assim pode-se dizer que o mapeamento das atividades são realizados já na fase de orçamentação da obra através da utilização da EAP do planejamento como EAP de orçamento.

O Apêndice C ainda pode servir como parâmetro para comparativo de composições com as composições apresentadas na TCPO (2003). Além da

composição de emboço com argamassa projetada estão apresentadas neste estudo composições que podem ser utilizadas em edificações de alvenaria estrutural.