• Nenhum resultado encontrado

A normatização de desempenho trouxe uma grande quantidade de conteúdo complexo. Os métodos de avaliação categorizados como ensaio foram planilhados para simplificar a aplicação.

Os quadros são apresentados por categoria de desempenho seguindo a mesma configuração de apresentação da lista.

Quadro 43 – Ensaio Laboratorial de Segurança Contra Incêndio

Os ensaios do Quadro 43 são relacionados a segurança contra incêndio são complexos, pois envolvem estrutura, aparelhagem e de alto custo. São ensaios restritos ofertados por poucos laboratórios no Brasil. Porém quando um sistema é ensaiado, basta que sejam mantidas as mesmas características que o ensaio terá validade indeterminada. O mesmo vale para os materiais ensaiados para ignição e propagação de chamas, que necessitam ser ensaiados apenas uma vez porque o ensaio está relacionado com a característica do material.

Quadro 44 – Ensaio Laboratorial de Desempenho Acústico

Fonte: Elaboração das autoras, 2019.

O Quadro 44 traz os ensaios necessários para validar o desempenho acústico. São baseados em normas internacionais e sua grande dificuldade é de que não basta apenas realizar o ensaio quando a obra estiver pronta porque o resultado pode ser aquém do esperado. Se faz necessário projetar e executar os tratamentos acústicos para atingir o resultado esperado o que, muitas vezes ainda pode demandar ensaios intermediários.

Requisito Sistema Ensaio Incumbência

3 - 12.3.1.1 Pisos Ensaio de níveis de ruídos permitidos na habitação, ruído de impacto em sistemas de piso

Construtor 3 - 12.3.2.1 Pisos Ensaio de isolamento de ruído aéreo dos sistemas de

pisos entre unidades habitacionais

Construtor 4 - 12.3.1.1 Vedações Ensaio de níveis de ruído aéreo dos sistemas de pisos

entre unidades habitacionais

Construtor 4 - 12.3.2.1 Vedações Ensaio de níveis de ruídos permitidos na habitação,

diferença de nível ponderada, promovida pela vedação entre ambientes

Construtor

5 - 12.3.2 Cobertura Ensaio de isolamento acústico da cobertura devido a sons aéreos

Construtor 5 - 12.4.1 Cobertura Ensaio de nível de ruído de impacto nas coberturas

acessíveis de uso coletivo

Construtor ENSAIO LABORATORIAL DE DESEMPENHO ACÚSTICO

Quadro 45 – Ensaio Laboratorial de Durabilidade, Manutenibilidade e Acessibilidade

Fonte: Elaboração das autoras, 2019.

A avaliação de desempenho de durabilidade e manutenibilidade contempla vários ensaios (Quadro 45). Entre eles, apenas a avaliação de ação de calor e choque térmico em vedações externas de fachada é de elevada complexidade, pois utiliza aparelhagem de alto custo. Os demais ensaios costumam ser fornecidos pelos fabricantes de piso, da cobertura e dos componentes do sistema hidrossanitário.

Ainda que a NBR 15575:2013 aponte os intervenientes incumbidos em realizar os ensaios, este ponto ainda é muito discutido. Raros fornecedores caracterizam o desempenho de seus produtos, dificultando assim a aplicação da Norma de forma conexa.

4.5 ANÁLISE DOS RESULTADOS APRESENTADOS

Para o desenvolvimento deste estudo de caso, utilizou-se a lista de verificação considerando todas as premissas estabelecidas na NBR 15575:2013. Em sua aplicação foram constatados inúmeros pontos a serem adequados. Até o momento da realização do estudo não foi feito o manual de operação, uso e manutenção e tão menos uma especificação mais detalhada sobre os materiais a serem utilizados no empreendimento.

Requisito Sistema Ensaio Incumbência

3 - 14.2.2 Pisos Ensaio de resistência à umidade do sistema de pisos de áreas molhadas e molháveis

Construtor 3 - 14.3.2 Pisos Ensaio de resistência à ataques químicos em

revestimentos de pisos

Fornecedor 3 - 14.4.2 Pisos Ensaio de resistência à abrasão dos revestimentos de

pisos

Fornecedor 4 - 14.1.1 Vedações Ensaio de resistência à ação de calor e choque térmico

em vedações externas de fachada

Construtor 5 - 14.2.1 Cobertura Ensaio de estabilidade de cor de telhas e de outros

componentes de cobertura

Fornecedor 6 - 15.2.1 Hidrossanitário Ensaio de rugosidade interna de tubulações Fornecedor 6 - 15.2.2.1 Hidrossanitário Ensaio de capacidade de escoamento de componentes

de instalação hidrossanitária

Fornecedor 6 - 16.1.2.1 Hidrossanitário Ensaio de capacidade de volume de descarga Fornecedor

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

37%

56% 7%

ATENDIDO PENDENTE NÃO APLICADO

Apesar das normas técnicas estarem associadas ao Código de Defesa do Consumidor, o mercado continua considerando que elas são apenas referências para construção. Outro ponto observado é a falta de interesse em alguns profissionais estudarem desempenho, dificultando assim o entendimento do cumprimento de alguns pontos que se fazem necessário.

A lista de verificação produzida com este trabalho facilita a identificação dos itens não-conformes de acordo com a norma, sendo necessário daqui para frente apenas a integração da mesmo as rotinas da empresa.

Os resultados apurados com a aplicação da lista de verificação referente aos requisitos dos usuários apresentados neste trabalho evidenciam a necessidade de uma melhor especificação de materiais, desenvolvimento de projeto acústico proporcionando condições adequadas, detalhamento de vida útil de cada sistema, e registro em projeto de questões relacionadas a manutenção do edifício.

Gráfico 1 – Resultados Segurança Contra Fogo

Fonte: Elaboração das autoras, 2019.

Os resultados obtidos na lista de verificação referente aos requisitos dos usuários de segurança contra incêndio apresentam uma pendência de 56% de acordo com o Gráfico 1.

É possível observar que como os critérios que solicitam aprovação do projeto preventivo contra incêndio no órgão competente contribuem para que este percentual não seja maior, visto que o foco da norma está relacionado aos materiais que transpassam andares por meio dos sistemas de pisos, tubulações

DESEMPENHO ACÚSTICO

0%

100% 0%

ATENDIDO PENDENTE NÃO APLICADO

hidrossanitárias, ventilação, elétrica, etc e a obra ainda não está em fase de instalações. Dada motivação, o percentual de pendência se mantem considerável.

Considerando o desempenho acústico o resultado é negativo de acordo com o Gráfico 2, pois dada etapa da obra o empreendimento ainda não possui comprovação de ensaios ou ensaios em protótipo com as mesmas características dos produtos que serão utilizados. Foi apresentado o estudo preliminar de acústica contratado pela empresa, porém as análises não foram consideradas devido a necessidade de execução de ensaios para o atendimento.

Gráfico 2 – Resultados Desempenho Acústico

Fonte: Elaboração das autoras, 2019.

No requisito do usuário relacionado com a durabilidade e manutenibilidade, através do Gráfico 3 observa-se que os projetos têm apresentado pouco detalhamento e meios de facilitar a manutenção. Em nenhum dos projetos verificados havia especificação da vida útil de projeto. Um fator que também contribuiu para a avaliação negativa é a etapa da obra, pois a construtora ainda não está em fase de elaboração do Manual de uso, operação e manutenção do empreendimento.

DURABILIDADE E MANUTENIBILIDADE

21%

79%

0%

ATENDIDO PENDENTE NÃO APLICADO

Gráfico 3 – Resultados Durabilidade e Manutenibilidade

Fonte: Elaboração das autoras, 2019.

Em relação aos resultados de funcionalidade e acessibilidade expostos no Gráfico 4, os projetos não apresentam muitos detalhes construtivos e meios de acesso para facilitar as vistorias e manutenções necessárias.

Gráfico 4 – Resultados Funcionalidade e Acessibilidade

Fonte: Elaboração das autoras, 2019.

Em relação aos resultados de funcionalidade e acessibilidade expostos no Gráfico 4, os projetos não apresentam muitos detalhes construtivos e meios de acesso para facilitar as vistorias e manutenções necessárias.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Documentos relacionados