• Nenhum resultado encontrado

4.3 VERIFICAÇÕES PARA ATENDIMENTO DO DESEMPENHO PARA A

4.3.2 Segurança contra incêndio

As exigências do usuário utilizadas como parâmetro para definição dos critérios de desempenho relativos à segurança contra o fogo estão presentes nas partes 1,3, 4, 5 e 6 da NBR 15575:2013.

Quadro 8 – Requisito 8.2 – Parte 1

RG - 1 8. SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

8.2 Requisito - Dificultar o princípio de incêndio

Objetivo: Dificultar a ocorrência de princípio de incêndio por meio de premissas adotadas em projeto e na construção.

Método de Avaliação: Análise de projeto Observações/Sugestões: Resp. Atende Plano de Ação

a) Os edifícios multifamiliares são providos de proteção contra descargas atmosféricas de acordo com a NBR 5419?

b)As instalações elétricas são projetadas de acordo com a NBR 5410 para proteção contra risco de ignição nas instalações elétricas?

c) As instalações de gás são projetadas e executadas de acordo com a NBR 13523 e NBR 15526?

Projetista A

Projetista A

Projetista A

Fonte: Elaboração das autoras, 2019.

O item “a” traz que os edifícios multifamiliares dever ser providos de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), de acordo com a NBR

5419:2015 – Proteção contra descargas atmosféricas. Como o método indicado é análise de projeto feita pelo projetista no memorial descritivo preventivo contra incêndio. Juntamente a esta comprovação a evidência de aprovação de SPDA nos bombeiros.

O item “b” sugere que as instalações elétricas devem ser projetadas de

acordo com a NBR 5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão para proteção contra o risco de ignição nas instalações elétricas. Os métodos de avaliação adotado foi análise de projeto, no qual apresenta solução descrita em projeto, conforme observado na nota do projeto preventivo contra incêndio Figura 11:

Figura 11 – Nota projeto preventivo contra incêndio atendimento NBR-5419

Fonte: Arquivos da Empresa H, 2018.

Já no item “c” do Quadro 8, sugere que as instalações de gás devem ser

projetadas e executadas de acordo com a NBR 13523:2017 - Central de Gás Liquefeito e petróleo e NBR 15526:2012 - Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais. Para avaliação o método considerado é de análise de projeto constando solução em projeto e respectiva aprovação no Corpo de Bombeiros.

RG - 1 8. SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

8.3 Facilitar a fuga em situação de incêndio

Objetivo: Facilitar a fuga dos usuários em situação de incêndio.

Método de Avaliação: Análise de projeto Observações/Sugestões: Resp. Atende Plano de ação

a) As rotas de saída de emergência dos edifícios atendem ao disposto na NBR

9077? Projetista A

RG - 1

Projeto A

a) O edifício habitacional multifamiliar dispõe de sistemas de alarme, extinção, sinalização e iluminação de emergência, conforme proposta nas NBR 17240, NBR 13434, NBR 12693, NBR 13714 e NBR 10898?

8.7 Requisito - Sistema de Extinção e Sinalização de Incêndio

Objetivo: As edificações multifamiliares devem dispor de sistemas de alarme, extinção, sinalização e iluminação de emergência.

Método de Avaliação: Análise de projeto. Observações/Sugestões: Resp. Atende Observação

8. SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Quadro 9 – Requisito 8.3 - Parte 1

Fonte: Elaboração das autoras, 2019

Em atendimento ao item 8.3 – Segurança estrutural em situação de incêndio observamos o critério para minimizar o risco de colapso estrutural de acordo com a

NBR 14432:2001 – Exigências de resistência ao fogo de elementos construtivos de

edificações (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2001a).

As rotas de saída de emergência do edifício devem atender ao disposto na NBR 9077:2001 – Saídas de emergência em edifícios. Como método de aprovação foi adotada análise de projeto comprovada por meio da aprovação da rota de fuga

no órgão competente – Corpo de Bombeiros (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE

NORMAS TÉCNICAS, 2001b).

Quadro 10 – Requisito 8.5 - Parte 1

RG - 1

Projetista A

Projetista NA

Projeto não prevê área enclausurada, não havendo necessidade de portas corta-fogo.

Projetista NA

Projeto não prevê área enclausurada.

8.5 Dificultar a propagação de incêndio

c) Os sistemas ou elementos de compartimentação que integram as edificações habitacionais atendem à NBR 14432 e à parte da NBR 15575 para minimizar a propagação do incêndio assegurando estanqueidade e isolamento?

8. SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Objetivo: Dificultar a propagação de incêndio para unidades contíguas ou entre edificações.

Método de Avaliação: Análise de projeto. Observações/Sugestões: Resp. Atende Plano de Ação

a) A distância entre edifícios atende à condição de isolamento, considerando- se todas as interferências previstas na legislação vigente?

b) As medidas de proteção, incluindo no sistema construtivo o uso de portas ou selos corta-fogo, possibilitam que o edifício seja considerado uma unidade independente?

O item “a” sugere que a distância entre edifícios deve atender a condição de isolamento, considerando todas as interferências previstas na legislação vigente. O método de avaliação foi análise de projeto e respectiva aprovação no órgão

competente – Bombeiros. Os itens “b” e “c” não se aplicam visto que o

empreendimento não necessita de elementos de compartimentação e necessidade de uso de porta corta-fogo.

No requisito 8.7 – Sistema de Extinção e sinalização de incêndio, há a

necessidade de que o edifício habitacional multifamiliar disponha de sistemas de alarme, extinção, sinalização e iluminação de emergência conforme as normas ABNT pertinentes.

Quadro 11 – Requisito 8.7- Parte 1

Fonte: Elaboração das autoras, 2019.

O método de avaliação utilizado no Quadro 11 foi análise de projeto comprovada por meio de declaração em projeto conforme demonstrado na Figura 12 e aprovação do projeto em órgão competente.

SP - 3

Construtor P

Projetista P

Construtor P

a) Os critérios de avaliação da reação ao fogo da face inferior do sistema de

piso presentes na tabela 2 e 3 da NBR 15575-3? a) Solicitar ao projetista estrutural declaração em projeto; b)Solicitar ao fornecedor laudo no momento da compra

b) Os critérios de avaliação da reação ao fogo da face superior do sistema de piso presentes na tabela 4 (NBR 15575-3)?

8. SEGURANÇA AO FOGO - SISTEMAS DE PISO

8.2 Requisito - Dificultar a ocorrência da inflamação generalizada

Objetivo: Dificultar a ocorrência de inflamação generalizada no ambientes de origem do incêndio e não gerar fumaça excessiva.

Método de Avaliação: análise de projeto e ensaio. Observações/Sugestões: Resp. Atende Plano de ação

Figura 12 – Notas Projeto PPCI

Fonte: Arquivos da Empresa H, 2018.

Na parte 3 da Norma – Sistemas de Pisos o requisito de segurança ao

fogo evidencia o critério de dificultar a ocorrência da inflamação generalizada. Para atendimento a este item se faz necessária declaração no projeto estrutural e apresentação de ensaio no momento da compra do piso. Na análise efetuada no projeto estrutural do empreendimento não foi evidenciada a declaração de que os materiais da Classe I atendem ao critério e como a obra ainda não está na etapa de compra de piso fica pendente este item (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2013c).

Quadro 12 – Requisito 8.2- Parte 3

Fonte: Elaboração das autoras, 2019.

Já no item “b”, sugere que os critérios de avaliação da reação ao fogo da face superior do sistema de piso devem corresponder a tabela 4 da NBR 15575-3. Como complemento, materiais pétreos como mármore, granito e materiais cerâmicos são

SP - 3 Construtor P Construtor P P Construtor Construtor P P Projetista A

Solicitar ao fornecedor laudo no momento da compra.

h) As escadas, os elevadores e os monta-cargas atendem aos critérios estabelecidos no item 8.3.1 - PT 3?

Solicitar ao fornecedor laudo no momento da compra.

Solicitar ao fornecedor laudo no momento da compra.

f) Os dutos de ventilação e exaustão permanentes de banheiros, integralmente compostos por materiais incombusíveis, ou seja, Classe I, conforme tabela 2 (NBR 15575-3) e cujas oaredes ou tubulações que os constituam sejam corta-fogo, apresentando resistência ao fogo, no mínimo idêntica à do sistema de piso? g) Os dutos de exaustão de lareiras, churrasqueiras, varandas gourmet e similares são integralmente compostos por materiais incombustíveis, ou seja Classe I, conforme a tabela 2 (nbr 15575-3), e são dispostos de forma a não implicarem risco de propagação de incêndio entre pavimentos, ou no próprio pavimento onde se originam?

b) As aberturas existentes nos pisos para as transposições das instalações elétricas e hidráulicas são dotadas de selagem corta-fogo, apresentando tempo de resistência ao fogo idêntico ao requerido para o sistema de piso, levando em consideração a altura da edificação?

Solicitar ao fornecedor laudo no momento da compra.

c) As tubulações de materiais poliméricos com diâmetro interno superior a 40mm, que passam através do sistema de piso, recebem proteção especial representada por selagem capaz de fechar o buraco deixado pelo tubo ao ser consumido pleo fogo abaixo do piso? Tais selos podem ser substituídos por prumadas enclausuradas.

d) As tubulações de ventilação ar-condicionado que transpassam os pisos são dotadas de registros corta-fogo, devidamente intalados no nível de cada piso, apresentando resistência ao fogo igual à requerida para o sistema de piso? e) As prumadas totalmente enclausuradas por onde passam as instalações de serviço, como esgoto e águas pluviais, não necessitam ser seladas, desde que as paredes que as componham sejam corta-fogo e apresentem resistência ao fogo no mínimo idêntica àquela requerida para o piso.

Solicitar ao fornecedor laudo no momento da compra.

Solicitar ao fornecedor laudo no momento da compra.

Solicitar ao fornecedor laudo no momento da compra.

Construtor P

Construtor P

Construtor

a) Os sistemas ou elementos de vedação entre pavimentos, compostos por entrepisos e elementos estruturais associados, que integram as edificações habitacionais, atendem aos critérios de resistência ao fogo, visando controlar os riscos de propagação, do incêndio e da fumaça, de comprometimento da estabilidade da edificação como em todo ou de parte dela em situação de incêndio?

8.3 Requisito - Dificultar a propagação do incêndio, da fumaça e preservar a estabilidade estrutural da edificação

Objetivo: Dificultar a propagação de incêndio.

Método de Avaliação: realização de ensaio e análise de projeto Observações/Sugestões: Resp. Atende Plano de ação

8. SEGURANÇA AO FOGO - SISTEMAS DE PISO

considerados Classe I (incombustíveis), já os demais devem passar por ensaio para

definir a classe. O método indicado é ensaio de acordo com NBR 8660:2013 –

Ensaio de reação ao fogo em pisos. Como a compra do piso ainda não foi efetuada para que o laudo seja solicitado, fica como pendente o atendimento.

Quadro 13 – Requisito 8.3 - Parte 3

Fonte: Elaboração das autoras, 2019

No Quadro 13, o item “a” traz que os sistemas ou elementos de vedação entre os pavimentos devem atender aos critérios de resistência ao fogo, controlando os riscos de propagação de incêndio e de fumaça, de comprometimento de estabilidade da edificação num todo ou em parte dela, em qualquer situação de incêndio. A

comprovação utilizada é análise de projeto, sendo neste caso atendido. O item “b” alerta que se faz necessário que todas as aberturas existentes dos pisos para as prumadas elétricas e hidráulicas devem ser dotadas de selagem corta-fogo, com tempo de resistência igual ao do sistema de pisos utilizado e levando em consideração a altura da edificação. O método de avaliação é o ensaio comprovado por meio de laudo do fornecedor. Como o empreendimento ainda não está nesta etapa o critério é considerado pendente.

O item “c” traz que as tubulações de materiais poliméricos de diâmetro interno superior a 40mm que passam por intermédio do piso devem receber proteção especial por selagem capaz de fechar o buraco deixado pelo tubo ao ser consumido pelo fogo abaixo do piso, podendo essa metodologia ser substituída por prumadas enclausuradas. A avaliação e comprovação são as mesmas do critério anterior. No

item “d”, todas as tubulações de ventilação e ar condicionado que traspassam os

pisos devem se prover de registro corta-fogo, instalados ao nível de cada piso, sendo sua resistência igual ao do sistema de pisos adotado.

No item “e”, “f”, “g” e “h” mantém a mesma avaliação do item “b”, fazendo-se necessário laudo do fornecedor no momento da compra dos materiais sendo esta uma etapa que ainda não está em vigor, fazendo com que o atendimento apresente pendência.

SV - 4

Construtor P

Solicitar laudo ao fornecedor no momento da compra

Construtor P

Solicitar laudo ao fornecedor no momento da compra

Projetista P

Solicitar declaração em projeto

8.4 Requisito - Dificultar a propagação do incêndio e preservar a estabilidade estrutural da edificação

Objetivo: Dificultar a propagação de incêndio e preservar a estabilidade estrutural.

Método de Avaliação: Verificação de projeto Observações/Sugestões: Resp. Atende Plano de Ação

a) Os sistemas ou elementos de vedação vertical que integram as edificações habitacionais atendem à NBR 14432 para controlar os riscos de propagação e preservar a estabilidade estrutural da edificação em situação de incêndio?

8.3 Requisito - Dificultar a propagação de incêndio

Objetivo: Dificultar a propagação de incêndio.

Método de Avaliação: Ensaio Observações/Sugestões: Resp. Atende Plano de Ação

a) As superfícies externas(fachadas) classificam-se de acordo com o item 8.3.1 (NBR 15575-4)?

8. SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

8.2 Requisito - Dificultar a ocorrência da inflamação generalizada

Objetivo: Dificultar a ocorrência de inflamação generalizada.

Método de Avaliação: Ensaio Observações/Sugestões: Resp. Atende Plano de Ação

a) As superfícies internas das vedações verticais externas(fachadas) e ambas as superfícies das vedações verticais internas classificam-se de acordo com o item 8.2.1 (NBR 15575-4)

Quadro 14 – Requisito 8.2, 8.3 e 8.4 - Parte 4

Fonte: Elaboração das autoras, 2019.

Os requisitos 8.2 e 8.3 do Quadro 14, sugere que as superfícies internas e da fachada e materiais, classifiquem-se de acordo com a NBR 15575-4. O método de avaliação indicado é o ensaio, devendo este ser solicitado para o fornecedor.

No requisito 8.4 item “a”, os elementos de vedação vertical que integram as

edificações habitacionais devem atender à NBR 14432:2001 – Exigências de

resistência ao fogo de elementos construtivos de edificações, para controlar os riscos de propagação e preservar a estabilidade estrutural da edificação em situação de incêndio. A declaração deve estar disposta no projeto estrutural do empreendimento (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2001a).

SC - 5

Construtor P

Construtor P 8. SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

8.2 Requisito - Reação ao Fogo dos Materiais de Revestimento e Acabamento

Objetivo: Dificultar a propagação de chamas.

Método de Avaliação: Ensaio Observações/Sugestões: Resp. Atende Plano de Ação

a) A superfície inferior das coberturas e subcoberturas, ambas as superfícies de forros, ambas as superfícies de materiais isolantes térmicos e absorventes acústicos e outros incorporados ao sistema de cobertura do lado interno da edificação são classificados como I, II A ou III A de acordo com a tabela ou tabela (NBR 15575-5)?

Solicitar laudo do fornecedor

b) A avaliação da reação ao fogo da face externa do sistema de cobertura das edificações é classificada como I, II ou III de acordo com a tabela 3 (NBR 15575-5)?

Quadro 15 – Requisito 8.2- Parte 5

Fonte: Elaboração das autoras, 2019.

No Quadro 15, o critério apontado no item a indica que a superfície inferior das coberturas deve ser classificada de acordo com a Tabela 1 e/ou 2 da NBR 15575-2. O método de avalição considerado o ensaio, de responsabilidade do construtor, comprovado por laudo do fornecedor. Considerando que não estamos na

etapa, o critério não teve atendimento. No item “b”, a avaliação de resistência ao

fogo da face externa do sistema de cobertura das edificações deve ser classificada como I, II ou III, de acordo com a Tabela 3 da NBR 15575-5, método adotado será ensaio de responsabilidade do construtor, comprovado por laudo do fornecedor. Os materiais cerâmicos, fibrocimento e metálico são incombustíveis, portanto não precisam de ensaio/laudo.

SH - 6

Projetista A 8. SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

8.1 Reserva de Água para Combate à Incêndio

a) O volume de água reservado para o combate à incêndio é estabelecido segundo a legislação vigente ou, na sua ausencia, segundo a norma aplicável NBR 10897 e NBR 13714?

Objetivo: Dispor de reservatório reservado para combate à incêndio

Método de Avaliação: análise de projeto Observações/Sugestões: Resp. Atende Plano de Ação

SC - 5

Projetista P

Solicitar declaração do projetista estrutural

8.3 Requisito - Resistência ao fogo do sistema de cobertura

Objetivo: Não apresentar riscos de explosão, queimaduras e intoxicação por gás.

Método de Avaliação: análise de projeto Observações/Sugestões: Resp. Atende Plano de Ação

a) A resistência ao fogo da estrutura atende aos requisitos da NBR 14432, considerando um valor mínimo de 30min?

8. SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Quadro 16 – Requisito 8.3- Parte 5

Fonte: Elaboração das autoras, 2019.

No Quadro 16, a norma indica que a resistência do fogo da estrutura deve

atender aos requisitos da NBR 14432:2001 – Exigências de resistência ao fogo de

elementos construtivos de edificações e NBR 5628:2001 – Componentes estruturais, considerando um valor mínimo de 30 minutos. O método considerado será análise de projeto, comprovado por meio de declaração. Item não atendido (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2001a,c).

Quadro 17 – Requisito 8.1 - Parte 6

Fonte: Elaboração das autoras, 2019.

O Quadro 17, indica que o volume de água reservado para o combate ao incêndio deve ser estabelecido conforme legislação vigente ou, na sua ausência, segundo as Normas 10897:2014 - Sistemas de Proteção de Chuveiros automáticos

e NBR 13714:2000 – Sistemas de Hidrantes e Mangotinhos para Combate a

Incêndio. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNCNICAS, 2000, 2014). O método de avaliação considerado é análise de projeto, comprovada ela aprovação

SH - 6

Projetista A 8. SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

8.2 Combate à Incêndio com Extintores

Objetivo: Dispor extintores conforme legislação

Método de Avaliação: análise de projeto Observações/Sugestões: Resp. Atende Plano de Ação

a) Os extintores são classificados e posicionados de acordo com a NBR 12693?

do projeto preventivo contra incêndio nos órgãos competentes, de acordo com a figura 13:

Figura 13 – Evidência atendimento Requisito 8.1 - Parte 6

Fonte: Arquivos da Empresa H, 2019.

Quadro 18 – Requisito 8.2- Parte 6

Fonte: Elaboração das autoras, 2019.

SH - 6

Projetista A 8. SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

8.3 Evitar Propagação de Chamas nos Pavimentos

a) Quando das prumadas de esgoto sanitário e ventilação estiverem instaladas aparentes, fixadas em alvenaria ou no interior de dutos verticais(shafts), são fabricadas com material não propagante de chamas?

Objetivo: Evitar propagação de incêndio entre pavimentos

Método de Avaliação: análise de projeto Observações/Sugestões: Resp. Atende Plano de Ação

No Quadro 18, os extintores devem ser posicionados e classificados conforme legislação vigente. O método de avaliação utilizado foi análise de projeto, comprovado com aprovação em órgão competente.

Figura 14 – Classificação e Posicionamento Extintores no Projeto PPCI

Fonte: Arquivos da Empresa H, 2018.

Quadro 19 – Requisito 8.3 - Parte 6

No item “a” do Quadro 19, os materiais utilizados são os recomendados devem ser fabricados com material não propagante de chamas, tal como tubulações de PVC. O método adotado foi análise de projeto, no qual foi evidenciado no memorial a recomendação para uso de polietileno expandido, conforme evidência no memorial:

Figura 15 – Evidência atendimento Requisito 8.3 - Parte 6

Fonte: Arquivos da Empresa H, 2019.

Documentos relacionados