• Nenhum resultado encontrado

Capitulo II Diagnóstico de problemas e necessidades de formação

3. Apresentação e análise dos dados recolhidos

3.5 Apresentação e análise das notas de campo

As notas de campo que se apresentam neste trabalho referem-se a um curso de formação geral de catequistas – Modulo I Doutrina. Esta formação decorreu durante três sábados, entre as 9h e as 17h, na Paróquia de São Miguel de Sintra. A ação de

ANA INÊS COLARES 67

formação foi ministrada por uma formadora do departamento de catequese do patriarcado de Lisboa.

Para a recolha de informações através das notas de campo foram definidos os indicadores que se considerou relevantes para este projeto. Assim sendo, teve-se em atenção os conteúdos programáticos, os métodos pedagógicos utilizados, a metodologia de avaliação, os materiais, os espaços utilizados e os participantes. (ver Anexo B9,B10, B11 e B12).

3.5.1 Análise e interpretação dos dados

Foram identificados dois blocos temáticos: organização e gestão da formação e metodologias utilizadas. Na Tabela 11 apresentam-se as categorias referentes a cada bloco temático. Categorias 1 º B lo c o Material Espaço Tempo Participantes 2 º B lo c o Conteúdos Métodos pedagógicos Metodologia de avaliação

Tabela 11 Descrição dos blocos temáticos desenvolvidos

1º Bloco temático: Organização e gestão da formação

Neste bloco temático tem-se como finalidade compreender as dinâmicas relacionadas com a organização e gestão da formação. O presente bloco é constituído por cinco categorias.

1ª Categoria: Material utilizado

Em relação ao material que foi utilizado durante os três dias de formação para além do Manual da formação e do material pessoal de cada formando (caderno e caneta),

ANA INÊS COLARES 68

verificou-se a utilização do computador e material de reprodução nos dois primeiros dias de formação.

“Nessa sala foi montado o retroprojetor e o computador novamente. Quando entramos na sala uma das mesas tinha algumas folhas e a formadora estava a colocar uma barra cronológica numa das paredes da sala.”

(N1)

É de referir ainda a utilização de uma barra cronológica e imagens de algumas personagens bíblicas:

“Questionou se não era possível colocar o computador para passar umas imagens na parede e pediu também a barra cronológica que tinha deixado na sala de catequese onde tínhamos estado na sessão anterior.”

(N2)

Importa realçar o fato de no folheto informativo da formação (Anexo B9) estar referido material necessário para a formação que não foi utilizado, tal como o Diretório Geral da Catequese, o guia e o catecismo referente ao ano de catequese de cada catequista.

2ª Categoria: Espaços utilizados

Quanto aos espaços utilizados durante os dias de formação existiam algumas modificações. Inicialmente a formação decorreu no salão paroquial e, quando havia trabalhos em grupo, os formandos reuniam-se em salas ao lado.

Na parte da tarde do primeiro dia, a formação decorreu numa sala de catequese pois o grupo de formação não era muito grande e a sala de catequese tornou-se mais acolhedora. (ver Anexo C6)

Nos outros dois dias a formação teve lugar num andar superior e ocupou a sala que era destinada ao grupo de jovens da paróquia. Para os trabalhos em grupo foram utilizadas outras duas salas no mesmo andar (ver Anexo C6).

3ª Categoria: Tempo

Relativamente ao calendário da formação, houve algumas modificações e ajustamentos à calendarização inicial (ver Anexo B9). Inicialmente a formação teria

ANA INÊS COLARES 69

início a 12 de Janeiro e o seu termo seria a 26 de Janeiro, o que acabou por ser alterado para o dia 16 de Fevereiro.

Observa-se na Tabela 13 que a gestão do tempo era efetuada de acordo com uma dinâmica de trabalhos de grupo e plenários. Assim sendo, a formadora dava cerca de trinta minutos para os trabalhos de grupo e os plenários tinham em média trinta a quarenta minutos de duração.

Organização do tempo

N1: “No dia 12 de Janeiro iniciou-se o curso de formação geral para catequistas, Modulo I Doutrina na paróquia de São Miguel e Santa Maria de Sintra.

N2: ”Após a sessão do dia 19 de Janeiro ter sido cancelada (…) no dia 26 de Janeiro deu-se continuidade as sessões de formação.

N2: “Neste momento foi agendada o próximo dia de formação para o dia 16 de Fevereiro e o exame marcado para o dia 23 de Fevereiro pelas nove horas.

N3: “Tal como estava combinado a ultima sessão do Modulo I do curso de formação geral de catequistas decorreu no dia 16 de Fevereiro entre as 9h e às 17h.

Tabela 12 Organização do tempo

Gestão do tempo

N1: “Para a realização da ficha de trabalho 1 (…) foi dado aos grupos cerca de 40 minutos…”

N1: “Questionou o grupo sobre o tempo que necessitava para o almoço se concordava ser até às 14horas, uma hora para almoçar.

N3: “Às nove horas a formadora estava na sala a acolher os catequistas formandos que iam chegando.

N3:“Como de costume foi dado cerca de 30minutos para se concretizar esse trabalho…" N3: “Para esta atividade a formadora deu-nos cerca de 40 minutos…”

ANA INÊS COLARES 70

4ª Categoria: Participantes

Nesta categoria procurou-se efetuar uma breve caracterização dos participantes desta formação. Verificou-se que o grupo de participantes era constituído por 8 elementos do sexo feminino e 1 do sexo masculino. Estes formandos eram oriundos de quatro paróquias distintas (ver anexo C6). Afere-se que a frequência dos formandos nas sessões em algumas situações não foi regular.

É ainda de referir um outro aspeto relevante no grupo existia um formando que não tinha frequentado nenhuma formação.

2º Bloco temático: Metodologias utilizadas

Este bloco temático está dividido em três categorias, que abordam os conteúdos e metodologias pedagógicas, bem como as metodologias de avaliação.

1ª Categoria: Conteúdos programáticos

Em relação aos conteúdos programáticos percebe-se que estes estavam contidos num manual da formação, no qual se organizavam em temas e subtemas. No Módulo I Doutrina abordaram-se dois temas, aliança de Deus com a humanidade e a celebração da fé. Estes dois temas estavam divididos em seis subtemas como se pode verificar no folheto da formação (ver Anexo B9).

Nas notas de campo não foram identificadas referências relevantes para esta categoria, descrevendo-se apenas a passagem de um subtema para o outro e a concretização de fichas de trabalho como será descrito na categoria seguinte.

2ª Categoria: Métodos pedagógicos

Quanto aos métodos pedagógicos que o formador utilizou ao longo das sessões de formação pode-se afirmar que se utilizou o método expositivo e na sua maioria os trabalhos em grupos e plenários (ver Anexo C7).

As sessões de formação tinham início com uma oração, seguidas de trabalho em grupo e plenários, concluindo-se o dia de formação com uma oração.

No primeiro dia de formação a formadora chamou a atenção para o facto de que as sessões de formação seriam organizadas como um encontro de catequese, com o intuito de exemplificar como se deveria dinamizar uma sessão de catequese.

ANA INÊS COLARES 71 “A formadora dividiu os participantes em três grupos de três elementos, depois referiu para termos atenção ao que ela fazia no decorrer do curso pois ia dar exemplos como se podia dinamizar uma sessão de catequese.”

(N1)

De realçar que o formador mencionou que no último dia o grupo iria fazer uma celebração. No entanto, essa celebração não foi realizada em nenhum dos dias e não foi mencionada mais vez nenhuma.

Pelo que tem vindo aqui a ser descrito, é questionável se os métodos pedagógicos utilizados podem ser aplicados numa sessão de catequese com crianças.

3ª Categoria: Metodologia de avaliação

No que diz respeito à avaliação pode-se considerar que se trata duma avaliação formal, dado que tem em consideração a assiduidade nas sessões de formação, e ainda a realização de um exame para efeitos de certificação.

“No final do primeiro módulo os participantes terão de realizar um exame a fim de obter um certificado de participação. É ainda de referir que existe uma folha de presença que tem de ser assinada em cada dia de formação de manha e a tarde para efeitos de contagem da carga horária, uma vez que é considerado como um fator importante para efeitos de certificação.”

(N1)

A formadora referiu que no final de cada subtema no manual existia um conjunto de questões de auto-avaliação. Indicou ainda em cada subtema duas questões possíveis para que os participantes pudessem estuda-las. Explicou ainda que o exame teria a duração de 2horas e que seria composto por cinco questões (ver Anexo C7). Sublinha- se ainda que o exame era de consulta, sendo permitido levar todos os documentos que os formandos desejarem.