• Nenhum resultado encontrado

APRESENTAÇÃO ORAL

No documento Revista ABRO: informação e atualização (páginas 46-85)

TL001 - AVALIAÇÃO DAS ASSIMETRIAS NA RADIOGRAFIA FRONTAL (PA).

ROBERTO HIROSHI MATSUI; LUIZ CESAR DE MORAES; MARI ELI LEONELLI DE MORAES; EDMUNDO MEDICI FILHO. UNESP-FOSJC, SAO JOSE DOS CAMPOS, SP, BRASIL. A radiografia em norma frontal faz parte da documentação ortodôntica assim como a telerradiografia lateral para fins de análises cefalométricas. Para análise da radiografia frontal são determinados pontos cefalométricos para fazer um traçado e a interpretação. A análise pode ser comparativa entre radiografias em t1 e t2 ou na mesma radiografia, na radiografia inicial são comparadas distâncias entre os fatores do lado direito e esquerdo, no sentido transversal e vertical. O objetivo foi demonstrar as assimetrias entre o lado direito e esquerdo nas radiografias PA convencional e Frontal 3D, nos plano transversal e vertical, importante para o tratamento odontológico. Na ortodontia essas assimetrias são passiveis de correção quando desejadas, em alguns casos as assimetrias faciais leves são vistas como diferencial para uma beleza, esta assimetria deve ser conservada desde que não haja comprometimento funcional.

A análise facial é fundamental para tratamento que envolve estética, já que o padrão estético é relativo, depende de combinações harmoniosas entre órgãos faciais. Nas análises cefalométricas os valores de referências, distorções na aquisição e preservação das imagens, são eventos discutíveis na interpretação, as imagens volumétricas dão maiores recursos minimizando possíveis desfechos negativos. Concluímos que a importância da avaliação da vista frontal mesmo nas radiografias volumétricas.

TL002 - AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA MANIPULAÇÃO DE BRILHO E CONTRASTE DE IMAGENS RADIOGRÁFICAS OCLUSAIS DIGITALIZADAS SUB E SUPEREXPOSTAS. MILTON GONÇALVES SOARES; MARI ELI LEONELLI DE MORAES; LUIZ CESAR DE MORAES; CAROLINA BACCI COSTA; AFONSO CELSO DE SOUZA DE ASSIS.

UNESP-FOSJC, SAO JOSE DOS CAMPOS, SP, BRASIL. O objetivo do presente estudo foi verificar a possibilidade de manipular o brilho e contraste de imagens radiográficas digitalizadas sub e super-expostas e fazer com que as mesmas apresentem boa qualidade para interpretação e auxiliar na elaboração dos diagnósticos. Foram feitas 13 radiografias intrabucais oclusais totais da maxila em um crânio seco, submetido a 13 diferentes tempos de exposição. As radiografias foram digitalizadas e posteriormente manipuladas em programa de edição de imagens. Foram realizadas 143 avaliações por especialistas em radiologia odontológica que classificaram as imagens em adequadas ou não para interpretação. Os resultados mostraram que as imagens sub-expostas quando manipuladas foram consideradas adequadas para interpretação, o que não ocorreu com as imagens super-expostas. Sendo assim, concluiu-se que é possível manipular imagens radiográficas digitalizadas com 75% de redução do tempo de exposição ideal e fazer com que as mesmas apresentem qualidade adequada para interpretação e que as imagens super-expostas a partir de 57,50% acima do tempo de exposição padrão ficaram

inadequadas para interpretação e não são adequadas para auxiliar na elaboração do diagnóstico.

TL003 - AVALIAÇÃO DE LESÕES MANDIBULARES UTILIZANDO DIFERENTES PROTOCOLOS EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA.

ANDREIA PERRELLA1; MARCELO AUGUSTO OLIVEIRA SALES2; MARCELO GUSMÃO PARAÍSO CAVALCANTI3. 1,3.UNIVERSIDADE DE SÂO PAULO, SÂO PAULO, SP, BRASIL; 2.UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA, JOÃO PESSOA, PB, BRASIL.

O objetivo deste trabalho foi demonstrar a validade da tomografia computadorizada (TC) para análise de lesões simuladas em mandíbula em uma estação de trabalho independente, assim como a comparação entre diferentes protocolos de pós-processamento. Para isto, foram realizadas perfurações na cortical vestibular ou lingual do corpo de 15 mandíbulas maceradas, atingindo ou não a medular, utilizando caneta de alta rotação e broca diamantada esférica. Os espécimes foram submetidos à TC multislice 16 canais, e posteriormente reconstruções multiplanares (RMP), em terceira dimensão (3D) e reconstruções parassagitais foram geradas em uma estação de trabalho independente por meio de programas de visualização volumétrica. As imagens foram interpretadas por 2 examinadores nos seguintes protocolos: axial, RMP/axial, 3D, associação axial/RMP/3D e parassagital. Analisou-se o número de lojas e invasão medular. A análise estatística foi executada utilizando o teste de validade. Os valores de sensibilidade e especificidade foram expressivos para todos os protocolos (superiores a 82%). A associação axial/RMP/3D apresentou a maior sensibilidade (96%) e especificidade (98%) na análise do número de lojas e sensibilidade de 87% e especificidade de 100% para invasão medular. Os valores menores foram encontrados no protocolo parassagital (82% de sensibilidade e 98% de especificidade) no acesso do número de lojas. Entretanto, este protocolo apresentou os melhores valores para invasão medular com sensibilidade e especificidade de 94% e 100% respectivamente. A TC apresentou alto índice de acurácia para a interpretação de lesões mandibulares. A associação de imagens axiais/RMP/3D e as imagens parassagitais foram consideradas um importante adjunto na análise destas lesões. TL004 - TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO – PROPRIEDADES E APLICAÇÕES EM CASOS CLÍNICOS. SAULO LEONARDO SOUSA MELO1; MÁRCIO CORRÊA2; IÊDA MARGARIDA CRUSOÉ ROCHA REBELLO3; LETÍCIA RUHLAND CORRÊA4; MURILLO ABREU JUNIOR5.

1,2,4,5.UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, FLORIANÓPOLIS, SC, BRASIL; 3.UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BA, BRASIL.

Este trabalho tem por objetivo fazer uma revisão da literatura abordando as principais propriedades da tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), demonstrando suas aplicações clínicas mais comuns a partir de casos clínicos. A TCFC fornece imagens com resolução submilimétrica de alta qualidade diagnóstica, com a utilização de baixas doses de radiação, equipamentos de menor custo e com maior flexibilidade de configuração. Por outro lado, apresenta

algumas desvantagens, como a radiação secundária, artefato em halo, resolução espacial deficiente e a não visualização de tecidos moles. Essas características permitem sua aplicação em diversas situações clínicas, todavia os potenciais benefícios ao paciente devem ser balanceados com o risco de exposição à radiação ionizante, ficando a TCFC reservada para uso em casos selecionados. Ela é confiável para ser aplicada às mais diferentes situações clínicas onde a mensuração linear entre sítios anatômicos for necessária, como em implantodontia e ortodontia, já que as mensurações feitas são similares, embora um pouco menores, às medidas reais. Outro benefício é a visualização inter-arcos demonstrando a intercuspidação dentária ou a relação de sítios edêntulos com os dentes antagonistas, auxiliando cirurgiões e protesistas no estabelecimento da angulação ideal do implante e na indicação de expansões ósseas ou levantamento de seio maxilar. Além disso, em casos específicos, onde não há evidências de patologias na radiografia periapical mesmo com testes clínicos indicando sua presença, ou quando for planejada cirurgia paraendodôntica em dentes multirradiculares, a avaliação com TCFC deve ser considerada.

TL005 - IMPLANTANDO UMA CLÍNICA DE RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA TOTALMENTE DIGITAL: DESAFIOS, VANTAGENS E RESULTADOS ESPERADOS.

NIELSEN SANTOS PEREIRA; LUIZ GASPAR F DOS SANTOS. PACS QUALITY, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL.

Acompanhando a tendência de um mundo cada vez mais digital, a odontologia segue os passos iniciados pela medicina há alguns anos rumo ao conceito: Filmless Radiology.

Mostraremos os desafios enfrentados com a implantação deste conceito em uma clínica de radiologia odontológica. Detalharemos as diversas etapas deste projeto, assim como, o processo completo, da marcação de consulta a liberação do resultado dos exames em um ambiente completamente digital. Faremos um breve apanhado dos resultados esperados e das vantagens deste conceito frente ao sistema tradicional; filmes/químicos.

Discutiremos a necessidade de um PACS (Picture Archiving and Communications System) e um RIS (Radiology Information System) integrados, para uma maior agilidade e confiabilidade, tanto no gerenciamento, quanto no arquivamento das informações dos pacientes, sejam as imagens (utilizando o protocolo DICOM) e/ou as informações texto (utilizando o padrão HL7).

TL006 - LOCALIZAÇÃO DE ELEMENTOS RETIDOS COM A UTILIZAÇÃO DE CORTES TOMOGRÁFICOS TRANSVERSAIS PANORÂMICOS.

NIELSEN SANTOS PEREIRA.

INSTITUTO DE RADIOLOGIA ORAL, RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL.

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência clínica na localização de elementos retidos, sejam estes, definitivos e/ ou supra-numerários, com a utilização de exames radiográficos panorâmicos e cortes tomográficos transversais panorâmicos; foram examinados aproximadamente 150 pacientes de ambos os sexos e todas as idades; a seleção ocorreu durante a confecção de laudos radiográficos diários

e com a concordância tanto do paciente quanto do dentista que encaminhou o exame; a finalidade principal do trabalho é mostrar aos dentistas/radiologistas as vantagens técnicas e científicas deste exame frente à localização pela técnica de Clarck, mostrar uma das indicações deste tipo de exame, ainda muito pouco conhecido e utilizado pela classe odontológica e principalmente apresentar a qualidade deste exame, muitíssimo pouco explorado pelas clínicas de radiologia, mesmo que disponham de equipamento panorâmico capacitado a realizá-lo.

TL007 - DIFERENCIAÇÃO RADIOGRÁFICA ENTRE GRANULOMA E CISTO PERIAPICAL.

FÁBIO OLIVEIRA CARDOSO; CLÁUDIA ASSUNÇÃO E ALVES; BRUNO CESAR LADEIRA VIDIGAL; MARTINHO CAMPOLINA REBELLO HORTA; FLAVIO RICARDO MANZI.

PUC-MG, BELO HORIZONTE, MG, BRASIL.

A causa mais comum das alterações na região periapical é a infecção da polpa dentária, sendo o granuloma e o cisto radicular as conseqüências mais comuns. Essas duas entidades patológicas de origem crônica apresentam imagens radiográficas semelhantes, dificultando o diagnóstico. A radiografia, juntamente com o exame clínico, pode elucidar o diagnóstico, uma vez que o prognóstico dessas lesões é diferente e conhecendo o seu diagnóstico facilitaria estabelecer uma conduta clínica mais apropriada. A realização deste trabalho teve como objetivo avaliar as diferenças radiográficas do granuloma e cisto periapical, estabelecendo a diferenciação dos mesmos por meio de avaliação da densidade radiográfica no intuito de facilitar o diagnóstico entre estas duas semelhantes lesões. Para este estudo, foram selecionados 40 pacientes da Clínica de Cirurgia da Faculdade de Odontologia (FOPUC – Minas), que apresentaram indicação de extração de dentes com lesão periapical. Após processadas, as radiografias foram analisadas por um radiologista com experiência em radiodiagnóstico, onde o mesmo classificou a lesão em granuloma ou cisto. As imagens foram também submetidas à análise histograma para obtenção das densidades radiográficas de cada lesão. Após as extrações dos dentes, foi realizado análise histopatológica para o diagnóstico definitivo de cada lesão para comparar com os achados radiográficos (p<0,05).

Com base nos resultados pode-se concluir que o diagnóstico radiográfico subjetivo não é preciso, enquanto avaliação do histograma se mostrou efetivo para diferenciação de lesões periapicais radiolúcidas circunscrita (granuloma e cisto periapical).

TL008 - AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE DAS

RADIOGRAFIAS CONVENCIONAL E DIGITAL FÓSFORO ATIVADO NA ODONTOMETRIA.

CLÁUDIA ASSUNÇÃO E ALVES; FÁBIO OLIVEIRA CARDOSO; AMARO ILIDIO VESPASIANO SILVA; VIVIAN CAMPOS GROHMANN; FLAVIO RICARDO MANZI.

PUC-MG, BELO HORIZONTE, MG, BRASIL.

A radiografia é um recurso fundamental em todas as etapas do tratamento endodôntico. Com o avanço tecnológico, os sistemas de radiografia digital surgiram como alternativa satisfatória. Apesar de apresentarem diversas vantagens em relação ao método convencional, ainda existe dúvida se a

qualidade das imagens seria semelhante ou melhor à do filme tradicional. A realização deste trabalho teve como objetivo comparar o comprimento de limas K #06 e #15, inseridas em canais de incisivos e caninos humanos extraídos, obtido por meio de radiografias convencionais e digitais pelo sistema fósforo ativado, com as medidas reais do comprimento de trabalho (CT). Para isso foram utilizados 47 dentes anteriores (incisivos e caninos), que foram mensurados por meio de um paquímetro digital, e obteve-se o CT. Após o preparo de acesso, essas medidas do CT foram transferidas para limas K #06 e #15 e estas foram posicionadas no canal radicular dos elementos dentários. Os dentes foram radiografados utilizando filmes convencionais e sensores digitais fósforo ativado e procedeu-se, por meio dessas imagens, a mensuração do comprimento das limas. Os testes ANOVA e Dunnet demonstraram que existiu diferença estatisticamente significante entre os valores do CT e a mensuração radiográfica das limas K #06, nas radiografias convencionais e digitais sem utilização de ferramentas do software. O mesmo não ocorreu quando se comparou o CT e o comprimento desses instrumentos endodônticos nas imagens digitais modificadas pelo software Kodak Dental Imaging 6.6. Com a lima mais calibrosa (#15) não houve diferença estatisticamente significante entre todos os métodos radiográficos e as medidas reais do CT. Conclui-se que a radiografia digital utilizando os recursos de modificação de imagem foi mais precisa na mensuração de limas K #06, demonstrando que a utilização da radiologia digital aumenta a acurácia do observador, e a fidelidade entre a imagem e o objeto radiografado. Métodos radiográficos convencional, digital e digital modificada pelo software não diferiram significativamente na mensuração do comprimento de limas K #15 em relação ao CT.

TL009 - AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA E TOMOGRÁFICA (CBCT) DE UM CASO DE HIPOFOSFATEMIA VITAMINA-D RESISTENTE. ANNE CAROLINE OENNING; MARIA INÊS MEURER; LILIANE JANETE GRANDO; FRANCIELE LOCATELLI; FILIPE MODOLO SIQUEIRA.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL.

Doença de Rickets vitamina-D resistente e Osteomalácia Hipofosfatêmica são hipofosfatemias com manifestação na infância ou adolescência, e referidas na idade adulta como Osteomalácias. Representam alterações no metabolismo vitamina-D/fósforo/cálcio por redução na reabsorção renal e intestinal de fosfato, causando hipomineralização da matriz óssea. Na maioria dos casos há deformidade nos membros (pernas curvadas) e baixa estatura. O caso apresentado refere-se a paciente do gênero masculino, 23 anos, leucoderma, encaminhado a um Ambulatório de Estomatologia pelo cirurgião-dentista para avaliação de fístulas associadas a múltiplos dentes com necrose pulpar em dentes aparentemente hígidos. O dentista referiu menor resistência dos tecidos dentais e presença de tecido pulpar ressecado nas aberturas endodônticas. Tomografia panorâmica e radiografias periapicais evidenciaram: múltiplas lesões radiolúcidas periapicais de limites imprecisos; cavidades pulpares amplas; esmalte e dentina com menor grau de densidade radiográfica aparente, com exceção da porção dentinária adjacente à cavidade pulpar; falta de delimitação cortical nos seios maxilares; aparente traço de fratura em

colo da cabeça da mandíbula à esquerda. Imagens de CBCT evidenciaram, ainda: trabeculado ósseo esparso; padrão agressivo de disseminação da infecção pelos espaços medulares; fratura radicular no dente 31. O levantamento da ficha médica do paciente mostrou ser o mesmo portador de doença renal crônica e Osteomalácia Hipofosfatêmica sem tratamento em curso. O paciente foi encaminhado para avaliação endocrinológica. Os tratamentos endodônticos encontram-se em andamento (prognóstico sombrio). Destaca-se a importância do cirurgião-dentista na profilaxia de focos sépticos e possíveis disseminações bacterianas que comprometam a saúde geral do paciente.

TL010 - PATOLOGIAS PRESENTES EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS DE PACIENTES EDÊNTULOS.

MATEUS ERICSON FLORES; ANDREA DOLESKI PRETTO; JOÃO GERALDO MARTINS DE SOUZA; GISELE ROVANI; CRISTIAN SBARDELOTTO.

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO, PASSO FUNDO, RS, BRASIL.

A radiografia panorâmica permite a visualização dos elementos dentários e estruturas relacionadas de côndilo à côndilo em um único filme. A radiografia panorâmica é um importante exame radiográfico utilizado para diagnóstico e planejamento terapêutico de doenças que acometem a estrutura dentária e os ossos da face. Através deste exame é possível avaliar reabsorções ósseas e radiculares, cistos, tumores, fraturas, distúrbios na articulação temporomandibular (ATM) com uma baixa dose de radiação e com uma técnica simples de baixo custo e com imagem de boa qualidade. Sua aplicação em pacientes edêntulos consiste em visualizar alterações ou patologias que acometam a estrutura óssea e tecidos moles, possibilitando também a investigação de patologias assintomáticas que serão descobertas através deste exame, como, imagens de reabsorção do rebordo alveolar, raízes residuais, dentes inclusos, imagens radiolúcidas e radiopacas, possibilitando ao profissional interceptar precocemente estas alterações, determinando assim um bom prognóstico para o paciente. O propósito desta pesquisa foi avaliar a presença de alterações ou patologias em radiografias de pacientes edêntulos. Foram avaliadas 73 radiografias do setor de triagem da FO-UPF, do período de 2007 a 2008. Quinze radiografias (20,5%) apresentaram alterações. Foram encontradas 18 alterações, sendo mais freqüente a presença de raízes residuais (44%). A localização inferior (72,2%) e posterior (61,1%) foi a mais encontrada. Para todo paciente edêntulo deve-se ter em mente que a falta de seus dentes não o exime de patologias, sendo que em 20,5% dos pacientes desta pesquisa, houve a presença de alterações, sendo mais freqüentes raízes e cistos residuais.

TL011 - AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA E ENDOCÓSPICA DAS MODIFICAÇÕES FARÍNGEAS NO TRATAMENTO CIRÚRGICO DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO.

PAULO RENATO DIAS SILVA; LIGIA PAULA TAROSSO DIAS; CARINA DOMANESCHI; ROBERTO HEITZMAN RODRIGUES PINTO; SILVIO ANTONIO BERTACHI UVO.

FO-USP, SAO PAULO, SP, BRASIL.

O objetivo deste estudo foi avaliar o aumento da capacidade respiratória obtida no tratamento da apnéia obstrutiva do sono,

através do avanço mandibular por cirurgia ortognática, por medidas cefalométricas em telerradiografias laterais e endoscopias. O paciente estudado também era portador de retrognatismo mandibular esquelético e de ma-oclusão padrão Classe II. O material e método usado no trabalho é composto dos estudos realizados pela endoscopia faríngea e telerradiografias laterias pré e pós cirurgia, onde foram realizadas mensurações, com a finalidade de registrar o aumento do espaço aéreo.Os resultados obtidos com a cirurgia ortognática mensurados através da telerradiografia foram o aumentos de espaço na região da nasofaringe e na região da orofaringe.Na endoscopia não é possível fazer mensurações, porém as imagens também mostraram a desobstrução faríngea.O ganho de espaço aéreo permitiu concluir que o tratamento realizado correspondeu plenamente às expectativas, sendo recomendado para apnéia obstrutiva do sono.

TL012 - TC-3D NA DETECÇÃO DE MINERALIZAÇÕES CUTÂNEAS DA FACE.

KAREN BORGES WALTRICK; MURILLO ABREU JUNIOR; MÁRCIO CORRÊA.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, FLORIANOPOLIS, SC, BRASIL

A tomografia computadorizada (TC) tem sido cada vez mais utilizada na Odontologia. A TC fornece uma quantidade de informações sobre o paciente infinitamente superior àquela fornecida pelas modalidades radiográficas convencionais. Neste sentido, a interpretação das imagens obtidas requer uma alta capacidade diagnóstica, exigindo grande preparação por parte do Radiologista para reconhecer a normalidade e as alterações encontradas. Dentre as diversas alterações que podem ser observadas nos exames de TC da região buco-maxilo-facial encontram-se as mineralizações em tecidos moles. Tais mineralizações mostram-se bastante freqüentes e tem como ocorrências mais comuns a acne mineralizada (calcificações distróficas em lesões de acne) e os osteomas miliares múltiplos (ossificações heterotópicas), ambas podendo ser decorrentes de uma história clínica pregressa de acne vulgar crônica. Tanto a acne mineralizada quanto os osteomas miliares múltiplos da face podem ser observados nos cortes axiais como pequenas estruturas (milímétricas) arredondadas hiperdensas localizadas na derme e/ou tecido subcutâneo e sendo confirmadas nas reconstruções volumétricas tridimensionais. O objetivo deste trabalho é demonstrar, através da apresentação de diferentes casos clínicos, a manifestação destas mineralizações cutâneas em imagens de TC-3D. Tal condição pode constituir-se em um desafio para o diagnóstico, constituir-sendo de fundamental importância que o Radiologista saiba detectar a expressão de tais alterações.

TL013 - A CONTRIBUIÇÃO DA TOMOGRAFIA

COMPUTADORIZADA FEIXE CÔNICO NO DIAGNÓSTICO DE PATOLOGIA ÓSSEA.

ELISMAURO FRANCISCO MENDONÇA.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, GOIÂNIA, GO, BRASIL.

Atualmente a Tomografia Computadorizada Feixe Cônico (TCFC) tem sido apresentada como um grande recurso para área de diagnóstico em especial para o diagnóstico de

alterações no complexo dentomaxilofacial. Ha necessidade, portanto, que os Cirurgiôes-Dentistas e Radiologistas estejam aptos a utilizar esta tecnologia com critérios que possam realmente colaborar para o diagnóstico de patologias ósseas Através deste tema livre, propomo-nos a apresentar uma série de casos de patologia óssea, nos quais, a utilização desta tecnologia proporcionou inúmeras vantagens em relação aos métodos convencionais de imagens.

TL014 - AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE REPARO DE LESÕES PERIAPICAIS PÓS-TRATAMENTO ENDODÔNTICO POR MEIO DE SUBTRAÇÃO DIGITAL RADIOGRÁFICA.

ELISMAURO FRANCISCO MENDONÇA; JANAINA BEMFICA; CLAUDIO RODRIGUES LELES.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, GOIÂNIA, GO, BRASIL.

O controle do processo de reparo ou progressão de lesões periapicais pós-tratamento endodôntico é monitorado pelo exame radiográfico convencional ou digital. Nesta pesquisa foi utilizada a subtração digital radiográfica (SDR), que utiliza a subtração de imagens longitudinalmente, na qual a mudança no osso alveolar é visualizada contra um plano de fundo (background) cinza homogêneo. Os objetivos desse estudo foram: (1) avaliar o processo de reparo de lesões periapicais pós-tratamento endodôntico por meio de SDR; (2) quantificar por meio de ponto/pixel (picture element), área (histograma) e medida linear (perfil linha) na área da lesão, o ganho ou perda de densidade mineral por meio da média dos valores dos pixels; (3) comparar as informações diagnósticas, sugestivas do processo de reparo, obtidas por meio da avaliação subjetiva da SDR com a avaliação

No documento Revista ABRO: informação e atualização (páginas 46-85)