• Nenhum resultado encontrado

Pela análise dos materiais e a forma de montagem, verificaram que o problema de vazamento estaria resolvido e assim fizeram. Os aquecedores ficaram prontos e marcaram um dia para as medições das temperaturas. Os estudantes novamente em grupos ficaram das 8h às 17h e registram as temperaturas de 15 em 15 minutos em uma tabela. De posse das tabelas, os estudantes passaram a fazer as análises dos dados coletados e a professora percebeu que para analisar os dados teria que trabalhar o conteúdo de funções. Todavia, como já estavam no terceiro tema, ela sabia que apesar desse conteúdo estar no programa do 1º ano do ensino médio, ela poderia trabalhar tranquilamente nessa turma que é do 9º ano do ensino fundamental.

O trabalho foi concluído, todos os problemas respondidos e vários conteúdos matemáticos e não matemáticos trabalhados. Ficou claro a evolução da prática da professora, comparando ao primeiro tema, no qual ela se mostrava preocupada com a indisciplina, o

desinteresse da turma, de que forma trabalharia os conteúdos e as avaliações. Nesse último

tema dois fatos se destacavam: primeiro, a relação da professora com os estudantes, eles estavam mais amigáveis e afetivos; segundo, a consciência ecológica dos estudantes, por terem feito um estudo com a utilização de energia limpa.

Turma da Professora M

A professora M também escolheu uma turma do 9º ano do ensino fundamental, mas com 35 estudantes. A turma tem um perfil disciplinado, pois a professora é bem rígida nesse quesito, mas a turma está muito desmotivada e desinteressada em quase tudo o que se refere à escola, e foi esse o motivo da escolha da turma pela professora. Ela sempre foi professora deles e percebeu que durante os últimos anos eles vêm, ano a ano, perdendo o interesse em estudar. Nessa turma, também foram trabalhados 3 temas durante o ano de 2014: Petróleo, Relógio de Sol e Aquecedor Solar.

Tema 1: Petróleo

Após uma explanação da professora sobre o trabalho que seria realizado, eles passaram a sugerir temas e a professora foi anotando no quadro. De todos os temas que surgiram, eles acabaram escolhendo Plataforma de Petróleo, mais especificamente o estudante que sugeriu o tema queria saber como a plataforma flutuava e como se extraia o petróleo do fundo do mar.

Com o tema definido, a professora explicou que agora já poderíamos partir para segunda etapa, na qual eles teriam que fazer uma pesquisa sobre o assunto. Desse modo, na aula seguinte, os estudantesforam para a sala de informática. Durante a pesquisa, os estudantes começaram a encontrar muitos dados sobre petróleo e resolveram não pesquisar somente sobre as plataformas, mas sobre petróleo de maneira geral, e a professora concordou, então, mudaram o título do tema apenas para Petróleo.

Eles conseguiram muitos dados e também elaborar muitos problemas, mas um se destacou: Como se faz para determinar a idade do petróleo? Eles leram nas pesquisas que era utilizado o método de datação por carbono 14, mas não entenderam e queriam saber mais sobre isso. Nesse momento, percebemos uma insegurança na professora, pois, para responder a essa pergunta, o conteúdo matemático utilizado é logaritmo e o assunto é ensinado no 1° ano do ensino médio. Na reunião de planejamento, de avaliação e de reflexões entre a professora e o pesquisador, ela se mostrou preocupada com o assunto. Como iria ensinar logaritmo em uma turma do 9° ano do ensino fundamental? O pesquisador orientou que ela poderia ensinar a ideia e o conceito de logaritmo sem muito aprofundamento, só o necessário para que eles entendessem o conceito e pudessem resolver o problema. Ele pediu para que ficasse tranquila, porque já foi feito antes e eles conseguem acompanhar sem problemas. Não obstante, ela achava que não porque nem mesmo ela tinha segurança para ensinar tal conteúdo. Percebendo a sua insegurança e a proximidade da aula, o pesquisador decide, então, assumir a aula. Não foi a melhor solução, mas serviu para boas reflexões.

Tudo aconteceu de forma normal para um primeiro tema, a professora se apresentou insegura para trabalhar as etapas da Modelagem, uma preocupação excessiva com a avaliação e a indisciplina, e sempre buscava a fuga do tema, trabalhando assuntos do livro seguindo o currículo linear, pois determinados conteúdos precisavam ser estudados. As conversas sobre essas questões eram recorrentes e o pesquisador sempre a tranquilizava retornando por diversas vezes aos textos já estudados sobre o trabalho com a Modelagem Matemática. O tema foi concluído em dois meses e foi possível registrar vários avanços nas atitudes da professora e dos estudantes, mas era claro que o caminho, ainda era longo.

Para o segundo tema, os estudantes e professora já estavam com um entendimento melhor sobre as etapas da Modelagem e foram sugeridos vários temas, como futebol, construção de pontes e astronomia. Durante conversas em sala de aula entre professora, estudantes e pesquisador sobre os temas, quando o pesquisador falava mais especificamente sobre Astronomia, um assunto se destacou, o relógio de sol. Assim, os estudantes queriam saber mais sobre ele. Após a explanação do pesquisador, os estudantes gostaram e sugeriram que o tema fosse Relógio de Sol.

A professora explicou que eles teriam que fazer a pesquisa sobre o tema escolhido, que anotassem todas as informações sobre relógio de sol e que tal atividade seria avaliada. Os estudantes partiram para a sala de informática e iniciaram a pesquisa, anotando todas as informações, desde a origem até os tipos de relógios possíveis de se construir. Durante a pesquisa eles perceberam a necessidade de estudar e determinar a latitude do local, o norte geográfico e magnético da terra e o ângulo de inclinação do ponteiro com a horizontal, ou seja, descobriram que a posição e ângulo do relógio é importante para determinar as horas de forma correta. Com isso, foi possível elaborar variados e bons problemas, deixando a professora insegura, mas não tanto como no primeiro tema, pois sabia que poderia contar com o pesquisador.